terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Blog *Slot*Tatilandia*

Para os apaixonados pelos ralis, sugere-se a consulta do Blog " *Slot*Tatilandia* ", cujo último artigo versa a preparação do MG Metro da MSC.


Trata-se de um extraordinário artigo que não deverá passar em claro aos apaixonados. Para tal, basta clicar no endereço que abaixo se mostra. Força....

http://slotatilandia.blogspot.com/

Modelos especiais

1993 foi um ano de Graça.
Ano de boa colheita para o nascimento de mais uma pérola para uma grande maioria de novos adeptos do Slot.

 Nascia o primeiro modelo da "Ninco", um novo fabricante que nascia para fazer frente às existentes marcas, através da introdução de novos conceitos e técnicas de construção.
O modelo escolhido, o "Renault Clio", então um dos modelos da moda.
Embora este fabricante tivesse de uma acentada proporcionado dois modelos, coube em sorte a referência 50101 ao carro branco. O modelo vermelho, assumia a referência imediatamente seguinte.
 Embalados em caixa de cartão, um pouco ao estilo da rival Scalextric, fazia-se acompanhar de um folheto com imagens e referências.
 Os modelos em plástico pintado, apresentavam-se decorados com autocolantes, numa política de trabalho similar à da rival espanhola.
 Como motorização, apostava-se num motor de caixa pequena, integrado no chassis através e um berço independente, aqui, em tudo divergente da Scalextric.
 Volvidos 10 anos, este que era agora um dos gigantes desta indústria, resolvia comemorar o feito com uma edição especial.
 Com base no mesmo modelo, editava um conjunto complementado com um livro bilingue, que relata todos os desenvolvimentos da marca até 2003. Também a totalidade das referências e edições especiais são mostradas nesta bela edição.
 Quanto ao Clio, trata-se de um modelo exactamente igual ao original, tendo sido apenas substituídos os autocolantes pela tampografia.
 Resta dizer que todas as edições se encontram numeradas.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

17º Art Car - Coube a Jeff Koons

 O artista Norte-Americano Jeff Koons, nascido a 21 de Janeiro de 1955 e reconhecido pela sua arte pós-moderna e da qual se destaca "Puppy", um gigante cão com 16 metros de altura feito com flores e que se encontra no Museu Guggenheim de Bilbao, foi o esolhido para decorar o 17º modelo da marca alemã na sua já consagrada série de modelos "Art Car" e que teve a honra de integrar a lista de participantes da edição de 2010 das 24 Horas de Le Mans.
 Como base para a sua criação, a BMW entregou-lhe a última evolução do M3, o E92 e da qual nasceu uma verdadeira obra de génio.

 Jeff Koons em cima, a colocar o logótipo obrigatório nos modelos, referente à categoria em que este iria estar integrado, na GT2.




Uma verdadeira obra de arte rolante e que uma vez mais a marca bávara fez alinhar na clássica francesa.
Relembre-se que um dos Art Car da marca nascido das mãos de "Frank Stella" em 1976, seguiu directamente desta prova para o Museu de Arte Moderna em Nova York, o BMW 3500 CSL que ficou conhecido por "milimétrico", por razões óbvias. 

(É caso para dizer.....tirei a ideia, da minha camisa...)


 Este se não lhe vier a fazer companhia, é uma injustiça.




Resta saber se o já anunciado pela Scalextric, estará ao nível desta extraordinária peça de arte.

Curiosidades do Slot

Aparentemente, apenas mais um "SCX" ou quando muito, de um Seat Leon da SCX.
Mas este, é especial.

E afinal, de onde lhe vem a especialidade?
Pormenores de alguma subtileza, a marcar a diferença.
 Curiosamente, o habitual valor atribuído aos modelos da "Scalextric" em detrimento dos "SCX" por parte dos nossos vizinhos de país, neste caso, esse valor de cotação encontra-se subvertido. E se o modelo que contempla a sigla "Scalextric" ronda um preço próximo dos 30€, o nosso, o tal em que surge apenas "SCX", poderá valer umas centenas desses mesmos €'s.
 De resto tudo igual. Melhor, não é bem assim, pois existe ainda um pormenor mais pequenino e que esse sim, marca mesmo a inesperada diferença.
 Na imagem de baixo, consegue-se ainda ler a referência. E esta aqui é, 61330PT.
Foi a primeira vez que se recorreu a letras a acompanhar a referência original. E é suposto designar Portugal.
E ao que parece, esta referência é extremamente rara pelo menos lá por fora. Por cá não sei, mas o certo é que o valor ninguém lho tira

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

BMW 3500CSL - Fly

 Na sequência do artigo anterior, pareceu-me bem honrar com um artigo mais específico, a carreira de um dos maiores símbolos da marca Bávara, aquele que finalizou o seu ciclo de vida com a sigla 3500CSL.
 A carroçaria deste coupé teve início com o modelo 2000 que adquiriu a sigla C de coupé, CA de Coupé Automático e CS de Coupé Sport.
Apresentava-se com uma carroçaria de 2 portas e bastante baixo, com uma silhueta bastante estilizada na época e que ostentava uma superfície vidrada considerável e uma reduzida superfície dos pilares que sustentavam a capota. Com uma frente em cunha, integrava as característica grelhas centrais que caracterizam este construtor.
 Foi ainda um dos modelos utilizados pelo preparador "Alpina" que se manteve associado à marca durante muitos anos.
 Esta carroçaria deu lugar mais tarde ao modelo 2800, cuja frente foi então alterada de modo a permitir um melhor encaixe do novo bloco de 6 cilindros, ao invés do 4 cilindros do anterior 2000.
A mesma base foi aproveitada então para todas as evoluções que completaram o seu cíclo e que haveria de culminar com os fabulosos 3500CSL que militaram oficialmente nos campeonatos IMSA, no continente Norte-Americano.
 Esta nova frente muito mais agradável, contemplava agora, além das duas grelhas verticais frontais, as horizontais que integravam um conjunto de duas ópticas cada.
A secção traseira, manteve-se em tudo inalterada.
Foram inúmeros os desenvolvimentos assumidos por esta carroçaria, até se chegar ao modelo reproduzido pela Fly. Os alargamentos das rodas traseiras numa fase inicial eram similares aos dos modelos 2002, isto é, sem qualquer tomada de ar e a inexistência de aileron era uma realidade. Porém, neste patamar agora atingido, as exigências eram já outras e ouve necessidade de se recorrer a duas enormes entradas de arrefecimento para os rediadores instalados imediatamente à frente das rodas traseiras tendo também contemplado um aileron.

 A motorização debitava agora uns respeitáveis 440cv às 8600 rpm e era sem dúvida alguma, o ponto forte deste modelo, associado à sua enorme capacidade de resistência o que lhe valeu por exemplo, a vitória à geral nas 12 Horas de Sebring em 1975.

 Os alargamentos posteriores eram agora imensos, para se conseguir cobrir a totalidade da largura dos impressionantes pneus que equipavam este modelo.
 E como nos é possível observar através das imagens mostradas, a reprodução do modelo de pista encontra-se a um excelente nível. Pena não vermos também reflectido um comportamento dinâmico à escala.
Como reparo, um aileron algo elevado.
 Um pormenor do espartano interior destes modelos que marcaram a história da BMW para sempre.
Também foi com este carro que nasceram as características cores oficiais para a competição, onde na edição de 1973 das 24 Horas de Le Mans conseguiram um brilharete, ao classificarem-se na 11ª posição da geral com o modelo com o dorsal 51, se bem que com um propulsor já puxado aos 3.3L de cilindrada e tripulado pela dupla ToinenHezemans / Dieter Quester. Na mesma edição, o outro modelo inscrito pela "BMW Motorsport" e tripulado por Chris Amon / Hans Joachim Stück, não logrou chegar ao fim.



Parabéns BMW.....e parabéns Fly.....