quinta-feira, 7 de abril de 2011

Musketeer



 Musketeer, trata-se de mais um fabricante de resinas que ao que parece, apresenta algumas curiosas propostas.
 E este C4, pode tratar-se de um projecto interessante para os TT.
 Aspecto agressivo e de aparente baixa altura, pode vir a tratar-se de um projecto a não perder.
 Mas curioso estará tambvém o 2CV que mais conhecido ficou por "duas cabeças".
Curioso construtor que poderá melhor conhecer em:
http://resinasmusketeer.blogspot.com/

Novidades e maneiras de fazer dinheiro ......

 A NSR ainda não disponibilizou nenhum Chevrolet Corvette montado nem decorado e já começa a editar acessórios para evolução do há pouco disponível modelo às peças......
Ora bolas......

Lola VS Lola

 Dois modelos surgiram no mercado em épocas distintas, cada um deles com o seu interesse.
Sobretudo a história, faz deles peças interessantes pelos resultados e imagens que ainda hoje conseguimos conservar.
Por parte da Sloter, temos um belo Lola T280 do qual mantemos gratas recordações do Team Bip, para não falar do aqui mostrado participante em Le Mans e o da Power Slot, o Lola T298 que integrado no mesmo Team português, conseguiu resultados de alto relevo nos campeonatos europeus. Como se não bastasse, aqui bem perto, na Rampa na Falperra, vimos várias vezes evoluir este mesmo modelo e com esta mesma decoração aqui mostrada, pelas mãos do próprio Andrés Vilariño, várias vezes Campeão Europeu de Montanha.

 O segundo surge como resultado evolutivo que a ciência nos vai permitindo fazer avançar o mundo, mostrando-nos um modelo de linhas mais fluídas, mais largo e mais aerodinâmico.
Estes dois fabricantes que têm hoje em comum o seu triste desaparecimento, permitiram-nos poder hoje usufruir e reconstruir um pouco mais da história desta marca, que já havia também anteriormente podido contar com colaboração da Fly através da edição do seu Lola T70 e mais tarde através da Revell, do mesmo T70 em versão Spyder. Está deste modo, melhor ou pior, escrita uma página carregada de interesse e ligada ao Slot, através do contributo destes quatro fabricantes.
 E olhando para estes dois modelos de forma comparativa, desde logo nos fica a empírica ideia de estarmos perante um Lola T298 francamente mais performante. Assim nos indica, o aspecto. Na verdade desconheço o resultado dinâmico, mas não me restarão grandes dúvidas quanto a esse facto.

 O modelo da Power Slot demonstra ter uma silhueta ligeiramente mais baixa, o que por si só, já constituirá um bom indicador.

 Continuando na guerra das medidas, continua o modelo da Power Slot a ganhar, ao apresentar uma distância entre eixos superior, bem como a mais significativa distância, eixo traseiro/patilhão, nitidamente a seu favor.

 E se o mesmo modelo apresenta um eixo posterior mais largo o que lhe conferirá um aumento de sutentabilidade no extremo dos seus limites, à frente o apoio proporcionado pelo seu muito mais largo eixo, representará um ganho indiscutivelmente muito mais importante.

O maior ângulo de viragem que o seu patilhão consegue relativamente ao modelo da Sloter (imagem de baixo), poderá em situações de ganchos apertados como acontece nas rampas, representar uma mais valia.
Menos positivo será talvez o alongamento apresentado pelo seu aileron, que poderá causar o desconfortável balancear da traseira e denunciar com facilidade a precariedade de falta de tracção, caso os pneus não se encontrem colaborantes.
Algum reparo merece a falta de qualidade de alguns dos componentes que equipam o Lola T298 da Power Slot, como as jantes por exemplo, equanto na Sloter, sem que seja um exemplo, apresente qualidade superior.

 Mecânicamente, estamos perante conceitos absolutamente distintos. No modelo da Sloter somos confrontados com uma motorização de caixa pequena fixada directamente ao chassis e em posição Sidewinder, enquanto a Power Slot apostou num motor boxer em posição Anglewinder acoplado ao chassis através da utilização de um berço independente.
Nitidamente as vantagens estão todas do lado da Powerslot e se o modelo da Sloter em seu tempo ainda conseguiu alguns brilharetes nos animados confrontos com os carros da poderosa Slot.It, este Lola T298 acaba de me deixar francamente, com a pulga atrás da orelha.
 E afinal, porque foi este T298 inexplicávelmente esquecido?

quarta-feira, 6 de abril de 2011

PN Slot - Ficha Técnica Porsche 962C

Mais uma ficha técnica dos modelos PN Slot, no caso, do Porsche 962 LH.

O estranho Ford F3L P69

 O nosso bem conhecido e bem sucedido para as pistas de Slot através da NSR, Ford P68, foi um modelo de pouco sucesso nas pistas das competições automóveis que pagou cara a sua presença numa fase em que as alterações à regulamentação, marcaram definitivamente o seu insucesso.
Através de uma recriação da Racer (em cima), chegou-nos já este belo exemplar ao mercado, encontrado-nos também à espera da chegada da menos dispendiosa criação da NSR (em baixo).
 Mas conforme se observa, chegou a trazer algumas novidades tecnológicas como o seu aileron que por si só já constituía novidade, como ainda pelo mesmo ser activo.  De acordo com o ângulo de viragem do volante, este inclinava-se optimizando e maximizando a actividade aerodinâmica que deveria proporcionar a maior carga possível sobre o eixo posterior. Esta capacidade, levou a alguns registos fotográficos que nos proporcionam a ilusão de que algo estaria mal com aquele órgão, mas que de facto não passa apenas do resultado de desenvolvimentos aerodinâmicos levados a cabo por Mr. Alan Mann.
Mas deste projecto, passou-se para o mais arrojado e sofisticado P69, um spyder que para além da perda da capota, de um novo desenho da frente, de um refinar de uma quantidade de pormenores, viu ainda a sua secção frontal preenchida com um segundo aileron.

 
 Este modelo teve a sua estreia e única presença em 13 de Abril de 1969 nas 6Horas de Brands Hatch. Tinha como pilotos Jack Brabham e Frank Gardner tendo registado para a grelha de partida o tempo de 1:33.000, mas não chegou a tomar sequer parte da mesma por manifestos problemas no seu motor de 2993 cc, vendo deste modo inglório, chegar ao fim um ciclo de vida de um modelo que marcou a marca Ford.
Será que a Racer um dia reproduzirá este estranho mas belo exemplar?????

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Le Mans 1968

Tragédia Stock Car Light

Le Mans 1970


Protagonistas estáticos da edição de 70/71 de Le Mans

E também os protagonistas que alinham na nossa escala predilecta.
Um Set representando o Team Gulf  de John Wyer, numa produção Fly.

 Da Fly mas da sua série corrente, o 917 vencedor da edição de 1970, dando assim a primeira vitória à Porsche.

O mesmo histórico modelo editado também pela NSR, mas aqui a fazer parte de um Set.

Ainda da Fly, mas da série "Steve McQueen Colection", a representação do modelo que com o actor protagonizou o filme "24 Horas de Le mans".

O mesmo modelo, mas agora numa produção NSR.

 Ainda da NSR, este modelo de David Piper, participante na mesma prova.

E porque não este, um dos modelos adaptados para as filmagens do mesmo filme, numa bela reprodução da Fly.