terça-feira, 19 de abril de 2011

Experiência notável ....

 Notável desenvolvimento.
Lorenzo Fallini, um tetraplégico pôde já dar-se ao gozo de desfrutar dos prazeres do Slot.
Isto porque, o engenheiro de Maurizio Ferrari desenvolveu um sistema adaptado para a boca, que transmite ao punho as respectivas entregas de corrente eléctrica. Esta experiência positiva, resultou em pleno.
Integrando o Team Terzo Tempo con Lorenzo, esta experiência permitiu a este inafortunado partilhar os comandos do Porsche 917 na NSR com o próprio Maurizio Ferrari e também com o próprio proprietário da NSR, tendo cumprido 2 turnos de 45 minutos duma prova de 24h, onde evoluíu muito ao longo da mesma e vindo a conseguir a 20ª posição final de entre as 32 equipas presentes.
Sem dúvida, uma experiência de louvar......

Scaleauto

A Scaleauto editará dentro em breve os seus novos berços de motor, capazes de receber vários formatos de motor, com a possibilidade ainda de os posicionar com algumas regulações de alturas e até fazer variar a altura do eixo relativamente ao conjunto carroçaria/chassis.

Não está também excluída a possibilidade de montagem de suspensões neste mesmo berço.




Interessante novidade que deve estar para breve.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Maquetas de se lhe tirar o chapéu


Mirage GR8 - Avant Slot



O Mirage GR8 da Avant Slot chegou ao mercado.
O modelo agora editado foi inscrito pela equipa americana Grand Touring Cars Inc. e foi levado à segunda posição final das 24 Horas de Le Mans de 1976 pela dupla de pilotos franceses "Jean-Louis Lafosse / François Migault", com menos 11 voltas que o vencedor e mais uma do que o terceiro classificado.
Pelo que nos é dado observar, parece estar-mos perante uma réplica bem conseguida que utiliza um chassis desenvolvido de acordo com os critérios deste fabricante e que tão bons resultados tem dado em pista.

Utilizando o chassis com conceito básico desenvolvido para os seus modelos LMP1 mas agora equipado com berço capaz de integrar motor anglewinder, não nos restarão dúvidas quanto à competitividade deste modelo.
Á frente, o conjunto que sugura as rodas é composto por semi-eixos, o que nos deixa expectantes quanto ao resultado que daqui se possa usufruir, mas partindo do princípio que constituirá de todo uma vantagem, começamos prosaicamente a elevar a fasquia das suas possíveis performances.
Entretanto na lista de futuras edições, constam outras versões entre as quais duas dotadas de uma grande tomada de ar.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

TT no Slot & Go

Não resisti em editar este Vídeo.
A pista pertence ao Zé Pedro da Slot & Go, mas o gatilhador que ainda se consegue ver por uma nesga,  sou eu!!
A convite do Zé Pedro, tive oportunidade de matar saudades com os modelos de TT, pois não perdi o ensejo de corresponder ao convite por ele endereçado de ali me deslocar justamente para esse fim. E ainda bem, pois além destas voltas, pude ainda desfrutar de uma visita a uma exposição particular de modelos estáticos. Exposição particular e multi-temática, baseia-se por fundamentalismo em modelos de origem italiana. Entre os inúmeros documentos históricos, muitas imagens autografadas por nomes do desporto automóvel mundial, conseguidos por alguém que conseguiu sentar-se ao lado de Henri Toivonen.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

SCX, Fiat e Monte Carlo

 Embora com alguns erros e através duma rasteira, a SCX lá nos fez chegar o interessante Fiat 131 Abarth que através da dupla constituída por W. Rohrl - C. Geistdorfer levaram de vencida a edição de 1980 do Rali de Monte Carlo.
 Apenas disponível nos circuitos completos, este modelo jamais será comercializado avulso. Daí a rasteira, pois doutro modo torna-se difícil chegar-lhe.
De excelente aspecto, poderemos dizer que estamos perante um modelo cuja decoração está excelente e as sua linhas também bem conseguidas.
 Porém, apesar disso, alguns erros são perceptíveis, como a falta do conjunto de dois faróis, dada a totalidade dos oito existentes na realidade e a reprodução contemplar apenas seis.
As jantes serão o pior dos erros pois nunca este modelo usou este tipo de jantes, mas este é um mal que se mantém em todas as versões já editadas e muito provavelmente se manterá em futuras reproduções.
Quanto à ausência dos pequenos piscas redondos na extremidade dos guarda-lama, será um pormenor bem insignificante.
 Também os originais faróis existentes e encastrados na grelha, deveriam ser de dois tamanhos, sendo os extremos mais pequenos. A miniatura incorpora os quatro de igual tamanho, o que foge à realidade.
 No interior, os pilotos deveriam também usar capacetes integrais na cor branca e não os abertos na cor azul. Enquanto isso no exterior, surge um retrovisor do lado direito do carro, inexistente na realidade.
 Mas sem dúvida alguma, pormenores que facilmente nos escaparão, perdendo até afinal a sua real importância, sobretudo quando constatada a dificuldade na sua aquisição.
 Uma traseira bem cuidada com um aspecto altamente dignificante do modelo que representa.
 A tampografia está também muito boa, conforme se pode observar.

 A motorização RX-42B é uma grata surpresa.
 Para os adeptos das luzes, uma desilusão, pois vem desprovido do sistema que habitualmente equipa os modelos deste fabricante.
Mais um histórico que não pode faltar nas boas colecções......

MSC - Ford RS200

 Da MSC, aí está.
O RS200 na sua versão oficial da participação do Rali da Suécia.
Não faltam interessados......


SCX também apresenta novidades

 Da parte da SCX o esperado Citroën 2CV Sahara, acaba por dar a cara. O curioso modelo francês que na realidade utilizava um motor para cada eixo, é-nos trazido pelo fabricante espanhol que tem primado através deste tipo de pérolas, oferecendo-nos também um exemplar de 4 rodas motrizes, se bem que propulsionadas apenas por uma só motorização que ao que parece, será de novo tipo. Mas para o efeito, desenvolveu uma nova técnica capaz de ao mesmo tempo, permitir algum trabalho necessário no eixo da frente, através da utilização de um patilhão basculante.

Pena a grelha frontal não se encontar melhor reproduzida, já que justificava o duplo chevron e o contorno exterior da cor do alumínio polido, enquanto a parte central deveria corresponder à cor da carroçaria. Também a tira de cabedal que prende o pneu teria ficado valorizada com uma alteração de cor do próprio plástico, passando de preto a castanho.


Apresentado em Março de 1958, foram produzidas 693 unidades e nasceu duma ideia de Mr. Bonnafous que em 1954 transformou um 2CV normal, equipando-o de um segundo motor de 375 cc. A Citroën interessou-se pelo projecto, lembrando-se dos campos de petróleo da Argélia vindo então a comercializar este "Sahara".

Vai ficar a faltar a versão, "capota aberta" .....

Embora daqui não se espere grande potencial dinâmico, não deixa de ser mais uma curiosidade do Slot, aliado a alguns outros exemplos como o Citroën DS ou o R8 Gordini.



 Pelas imagens, percebe-se que se trata de um modelo espartano quanto baste, mas capaz de cumprir com o objectivo que se lhe impunha, vencer as areias do deserto....
Um aspecto do compartimento traseiro que alberga um pequeno motor igual ao da frente.


O Hummer H3 deste fabricante vê chegar uma nova decoração para este autêntico monstro dos plásticos.