quinta-feira, 14 de abril de 2011

SCX também apresenta novidades

 Da parte da SCX o esperado Citroën 2CV Sahara, acaba por dar a cara. O curioso modelo francês que na realidade utilizava um motor para cada eixo, é-nos trazido pelo fabricante espanhol que tem primado através deste tipo de pérolas, oferecendo-nos também um exemplar de 4 rodas motrizes, se bem que propulsionadas apenas por uma só motorização que ao que parece, será de novo tipo. Mas para o efeito, desenvolveu uma nova técnica capaz de ao mesmo tempo, permitir algum trabalho necessário no eixo da frente, através da utilização de um patilhão basculante.

Pena a grelha frontal não se encontar melhor reproduzida, já que justificava o duplo chevron e o contorno exterior da cor do alumínio polido, enquanto a parte central deveria corresponder à cor da carroçaria. Também a tira de cabedal que prende o pneu teria ficado valorizada com uma alteração de cor do próprio plástico, passando de preto a castanho.


Apresentado em Março de 1958, foram produzidas 693 unidades e nasceu duma ideia de Mr. Bonnafous que em 1954 transformou um 2CV normal, equipando-o de um segundo motor de 375 cc. A Citroën interessou-se pelo projecto, lembrando-se dos campos de petróleo da Argélia vindo então a comercializar este "Sahara".

Vai ficar a faltar a versão, "capota aberta" .....

Embora daqui não se espere grande potencial dinâmico, não deixa de ser mais uma curiosidade do Slot, aliado a alguns outros exemplos como o Citroën DS ou o R8 Gordini.



 Pelas imagens, percebe-se que se trata de um modelo espartano quanto baste, mas capaz de cumprir com o objectivo que se lhe impunha, vencer as areias do deserto....
Um aspecto do compartimento traseiro que alberga um pequeno motor igual ao da frente.


O Hummer H3 deste fabricante vê chegar uma nova decoração para este autêntico monstro dos plásticos.