segunda-feira, 23 de maio de 2011

Novos Ninco

 Prestes a chegar estão os novos Pro da Ninco. Audi, Lamborghini e Renault, são três novas referências, se bem que nenhum constitua novidade absoluta, mas sim novas decorações para o R8, o Murcielago e o  Megane Trophy.
 O menos interessante parece estar o Megane, pela decoração pouco atraente que ostenta.

domingo, 22 de maio de 2011

Le Mans 1976 em Slot

 1976, está nesta altura bem representado no que a modelos de Slot correspondentes a Le Mans diz respeito.
A extinta Spirit havia-nos dado o privilégio de poder pôr a circular nas nossas pista o modelo vencedor dessa edição.
Este ano e por intermádio da Avant Slot, chega-nos o bonito Mirage GR8 segundo classificado da mesma clássica.
 Temos então já, primeiro e segundo classificados de Le Mans, no ano de 1976.
 Algo distintos nas suas linhas constiuem ambos dois interessantes modelos, o Porsche sobretudo pelo significado que enverga e o Mirage por ser um modelo bem atraente.
 A Avant Slot pôs todo o seu saber neste já clássico Sport  Protótipo, naquele que constitui a sua primeira edição relativa a este tipo de modelos.
 A Spirit por seu lado aquando deste lançamento, deixou entre os adeptos muitas alegrias, mas ao mesmo tempo um certo amargo de boca, pela pouca eficácia conseguida nesta edição.
 Nota-se o cuidado da Avant Slot quanto à dimensão das rodas, muito correctas e perfeitamente escaladas. Pena terem integrado a simulação dos discos na própria jante, o que acaba por tornar esse efeito, ridículo.
Por seu lado, rodas exageradas  disponibilizadas para o Porsche 936/76  pela Spirit, para além do prejuízo estético, soma ainda a má funcionalidade destas, já que sobretudo atrás batem nas cavas das rodas.
 Mecânicamente, a par da pouca eficácia do conjunto Spirit, a Avant aplicou neste modelo um desenvolvimento do bem conseguido chassis estudado para os seus modelos LMP. Um motor em posição Anglewinder, é concerteza outra mais valia. Dizer ainda que à frente foi aplicado o sistema de semi-eixos, com a inevitável vantagem em curva.

sábado, 21 de maio de 2011

Capaz, ou talvez não?

 Pois talvez a verdade dos factos aqui mostrados relativos ao recém chegado Mazda 787B da Mr. SlotCar, demonstrem que a fasquia imposta pela Slot.It esteja demasiado elevada.
 Algo mais curto sobretudo na secção frontal, o novo Mazda canadiano apresenta linhas que mais se aproximam da realidade deste 787B.
 Provido de conceitos e equipamentos próprios, surge o Mazda da Mr. SlotCar com berço independente e em formato triangular. A fixação do chassis à carroçaria faz-se através de três parafusos, um à frente a dois na traseira.

 A Slot.It já nossa conhecida, para além dos seus convencionais sistemas e equipamentos, faz a fixação dos dois órgãos através de dois parafusos apenas.

 Mas o construtor canadiano preocupou-se com as questões de peso e tanto nas jantes que sendo as 4 de aperto e ainda calibradas e a cremalheira, foram alvo de emagrecimento, onde lhes foram retiradas umas fatias de matéria prima que se encontrava em excesso.
Pior parecem ser os bronzes, talvez pensados também sob a problemática do peso. Porém, talvez aqui tenha sido um erro este projecto, pois não existe compatibilidade com outros fabricante. E dado serem tão finos, não sabemos para já se oferecerão fiabilidade.
Na secção frontal do chassis, cuidaram ainda da possibilidade de afinação no eixo da frente, tarefa só possível pela adopção de parafusos alen que nos sentimos obrigados a adquirir à parte, dado que este vem desprovido de série.

 No modelo da Slot.It, já tudo é nosso conhecido, com o seu conceito de bronzes esféricos que funcionam na perfeição e no eixo da frente, a regulação das alturas faz-se através de pequenas capas interpostos entre o eixo e o chassis.

 A carroçaria, foi também alvo de cuidado trabalho de aligeiramento.
O cockpit está bem conseguido, fugindo com grande artimanha ao exagero da utilização do plástico, o que o faz surgir com bastantes aberturas para o interior do mesmo.
 E tudo o que são plásticos foram reduzidos à mínima dimensão.
Um pormenor curioso, é a forma como resolveram a fixação do piloto. Um parafuso, não sei se terá sido uma boa solução?

 Contrariamente, o modelo italiano denota um cokpit super completo, o que obriga a uma placa extensa que ocupa o modelo em toda a sua largura.
Também outros complementos, quando em comparação os dois modelos, deixa-nos a clara noção de grande exagero na aplicação de plásticos neste Mazda da Slot.It.

 Pode reparar-se por exemplo como a Mr.SlotCar e a Slot.It interpretaram o escape do modelo.
 Trata-se de um dos aspectos onde se nota claramente o excesso de plástico no carro da Slot.It.

 Já no conjunto traseiro que compõe o aileron, o MMazdaz da Mr. SlotCar parece ter exagerado. Tendo a vantagem de se tratar de um acessório que pode facilmente ser retirado, obriga a excessiva matéria e peso. Também na parte inferior do dito aerofólio, o mesmo carro surge com mais um reforço de formato rectangular que em nada ajudará ao emagrecimento do conjunto, com a agravante de se tratar da zona do modelo mais delicada quando sujeito às forças centrífugas
 Mas o que mais surpreende afinal, são mesmo os registos que no fim de contas, dão as notas finais aos modelos.
 Como é isto possível??
21,5 gr para o Mr. SlotCar e 20,1 gr para o Slot.It!
Incrivelmente, o moddelo italiano impôe uma das mais importantes regras do sucesso. Menor peso total  e menor massa no aileron, serão de imediato duas das melhores premissas para se conseguir impôr nos testes dinâmicos que afinal se refinam durante as competições.

 E como se não bastasse, também no restante conjunto acaba por haver uma clara vantagem para o mesmo fabricante.

 Uma distância maior entre eixos e eixo traseiro patilhão, continua a ser mais uma aparente vantagem para os italianos. E se o comparativo se fizer com os modelos estritamente de série, então mais uma vantagem para o mesmo modelo, proporcionada pela maior largura dos pneus traseiros, a menos que os canadianos tenham conseguido alguma fonte milagrosa para o composto dos mesmos.

 Ambos os chassis contemplam a possibilidade de alinhar os fios em calhas existentes para o efeito, embora melhor conseguidoe mais funcional no mesmo Mazda.

 E quanto aos pesos totais, já nada a obstar nem a admirar.

É quase caso para dizer, "estes italianos fizeram milagres". Só comprova a excelente aposta que a Slot.It tem feito nas novas tecnologias ao alcance do Slot.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Team Gunston - Também na NSR

Com a referência 1073, chega-nos através da NSR, o Porsche 917K com o Nº1 e participante nas 9 Horas de Kyalami em 1970, pilotado pelo inglês Richard Attwood e a estrela local sul-africana da época, John Love, num modelo pertença de David Piper.
Nestas duas imagens, em cima o modelo da NSR e em baixo o da Fly há já alguns anos editado, onde para além do laranja interpretado de modo diferente por ambos os fabricantes, o modelo da NSR erra por completo no tipo de letra para a inscrição "TEAM GUNSTON" que surge na frente sobre a faixa castanha.
 
Também  ainda sobre a mesma faixa castanha, símbolo da Coca-Cola não deveria ultrapassar os limites da mesma ao mesmo tempo que as suas jantes nunca foram pretas mas sim douradas. O logo "David Piper" que surge lateralmente na parte superior do capôt-motor também se encontra incorrecto no modelo agora chegado, encontrando-se muito fiel no da Fly. O símbolo da "Goodyear" na capota, desapareceu nesta nova edição.
Como não fazia parte desta versão a tomada de ar existente naquela zona e que foi contemplada no modelo da NSR, esse aspecto condicionou a representação tanto do logo de "David Piper" como da própria "Coca-Cola" que surge mal dimensionada a mal colocada.
 E nesta duas imagens em que se podem observar os dois modelos lateralmente, pode verificar-se a faixa castanha com péssima representação no modelo de fabrico italiano, ao mesmo tempo que também o logo da "Goodyear" torna a estar em falta.

 Na traseira, as diferenças não são significativas, podendo acrescentar apenas que no modelo da NSR, surgem muito melhor representados os apêndices superiores na extremidade do capôt-motor com os respectivos ganchos de afinação.
Contudo, perce-me melhor a linha geral do modelo da NSR, ao mesmo tempo que a cor laranja utilizada se torna muito mais apelativa, tornando o conjunto mais agradável. E em pista, .... o NSR dá cartas....