sábado, 21 de maio de 2011

Capaz, ou talvez não?

 Pois talvez a verdade dos factos aqui mostrados relativos ao recém chegado Mazda 787B da Mr. SlotCar, demonstrem que a fasquia imposta pela Slot.It esteja demasiado elevada.
 Algo mais curto sobretudo na secção frontal, o novo Mazda canadiano apresenta linhas que mais se aproximam da realidade deste 787B.
 Provido de conceitos e equipamentos próprios, surge o Mazda da Mr. SlotCar com berço independente e em formato triangular. A fixação do chassis à carroçaria faz-se através de três parafusos, um à frente a dois na traseira.

 A Slot.It já nossa conhecida, para além dos seus convencionais sistemas e equipamentos, faz a fixação dos dois órgãos através de dois parafusos apenas.

 Mas o construtor canadiano preocupou-se com as questões de peso e tanto nas jantes que sendo as 4 de aperto e ainda calibradas e a cremalheira, foram alvo de emagrecimento, onde lhes foram retiradas umas fatias de matéria prima que se encontrava em excesso.
Pior parecem ser os bronzes, talvez pensados também sob a problemática do peso. Porém, talvez aqui tenha sido um erro este projecto, pois não existe compatibilidade com outros fabricante. E dado serem tão finos, não sabemos para já se oferecerão fiabilidade.
Na secção frontal do chassis, cuidaram ainda da possibilidade de afinação no eixo da frente, tarefa só possível pela adopção de parafusos alen que nos sentimos obrigados a adquirir à parte, dado que este vem desprovido de série.

 No modelo da Slot.It, já tudo é nosso conhecido, com o seu conceito de bronzes esféricos que funcionam na perfeição e no eixo da frente, a regulação das alturas faz-se através de pequenas capas interpostos entre o eixo e o chassis.

 A carroçaria, foi também alvo de cuidado trabalho de aligeiramento.
O cockpit está bem conseguido, fugindo com grande artimanha ao exagero da utilização do plástico, o que o faz surgir com bastantes aberturas para o interior do mesmo.
 E tudo o que são plásticos foram reduzidos à mínima dimensão.
Um pormenor curioso, é a forma como resolveram a fixação do piloto. Um parafuso, não sei se terá sido uma boa solução?

 Contrariamente, o modelo italiano denota um cokpit super completo, o que obriga a uma placa extensa que ocupa o modelo em toda a sua largura.
Também outros complementos, quando em comparação os dois modelos, deixa-nos a clara noção de grande exagero na aplicação de plásticos neste Mazda da Slot.It.

 Pode reparar-se por exemplo como a Mr.SlotCar e a Slot.It interpretaram o escape do modelo.
 Trata-se de um dos aspectos onde se nota claramente o excesso de plástico no carro da Slot.It.

 Já no conjunto traseiro que compõe o aileron, o MMazdaz da Mr. SlotCar parece ter exagerado. Tendo a vantagem de se tratar de um acessório que pode facilmente ser retirado, obriga a excessiva matéria e peso. Também na parte inferior do dito aerofólio, o mesmo carro surge com mais um reforço de formato rectangular que em nada ajudará ao emagrecimento do conjunto, com a agravante de se tratar da zona do modelo mais delicada quando sujeito às forças centrífugas
 Mas o que mais surpreende afinal, são mesmo os registos que no fim de contas, dão as notas finais aos modelos.
 Como é isto possível??
21,5 gr para o Mr. SlotCar e 20,1 gr para o Slot.It!
Incrivelmente, o moddelo italiano impôe uma das mais importantes regras do sucesso. Menor peso total  e menor massa no aileron, serão de imediato duas das melhores premissas para se conseguir impôr nos testes dinâmicos que afinal se refinam durante as competições.

 E como se não bastasse, também no restante conjunto acaba por haver uma clara vantagem para o mesmo fabricante.

 Uma distância maior entre eixos e eixo traseiro patilhão, continua a ser mais uma aparente vantagem para os italianos. E se o comparativo se fizer com os modelos estritamente de série, então mais uma vantagem para o mesmo modelo, proporcionada pela maior largura dos pneus traseiros, a menos que os canadianos tenham conseguido alguma fonte milagrosa para o composto dos mesmos.

 Ambos os chassis contemplam a possibilidade de alinhar os fios em calhas existentes para o efeito, embora melhor conseguidoe mais funcional no mesmo Mazda.

 E quanto aos pesos totais, já nada a obstar nem a admirar.

É quase caso para dizer, "estes italianos fizeram milagres". Só comprova a excelente aposta que a Slot.It tem feito nas novas tecnologias ao alcance do Slot.