terça-feira, 31 de maio de 2011

Comparativo Mazda VS Mazda

 Depois dos anteriores comparativos entre os Mazda 787B da Slot.It e o da recém chegada Mr. Slotcar, chegou agora a vez de decobrir a verdade no verdadeiro terreno de batalha.
 A pista escolhida foi a do GT Team Slot Clube, terreno bem meu conhecido e mais disponível para o efeito.
 Rectas grandes encadeadas com partes de alguma dificuldade técnica, parecem também reunir as desejadas dificuldades para comparar velocidade e comportamento dos mini-modelos.
 Os modelos seleccionados foram então o último modelo do Mazda editado pela Slot.It e gentilmente cedido para o efeito por Bruno Martins e o novo Mazda que constituía para nós uma absoluta incógnita, o pretito da Mr. Slotcar.
 Modelos completamente de série onde se partiu para o primeiro turno de 3 minutos com cada um deles, onde nem as palhetas foram substituídas, nem o aperto do chassis foi revisto.


 O primeiro a inaugurar a pista foi o modelo do novo fabricante no mercado.
Denotando de imediato uma capacidade de tracção inesperada, comprova que a opção do tipo de borracha se comporta perfeitamente no plástico da Carrera, que no entanto mantém nesta pista alguma borracha, o que certamente ajudará ao ganho de tracção.
 29 voltas e dois despistes onde ficou patente alguma tendência inesperada para capotar, registou como melhor volta o tempo de 8,893 segundos.
 Partiu-se de seguida e exactamente nas mesmas circunstâncias, com o modelo da Slot.It.
Três despistes vêm comprovar a maior dificuldade de pilotagem com este modelo, onde se deve realçar a menor capacidade de tracção e uma grande tendência para perder a traseira.
 E pior, foi concluir que conseguiu menos duas voltas e com um tempo de 9,017, mostra ainda que foi 0,127 segundos mais lento.
Surge então a surpresa. O novo Mazda consegue apesar do maior peso total, surpreender o mais que comprovado modelo italiano.
 E partiu-se então para a fase seguinte, onde se procederam a acertos de basculação entre carroçaria e chassis e ainda do berço do motor.
 Os pneus da frente que se mostraram também altos em qualquer dos modelos, foram substituídos por capas da Scaleauto.
 Inicia-se agora o teste com o modelo italiano e a melhoria de comportamento é abismal, passando-se nos mesmos 3 minutos,  das 27 para as  33 voltas e baixam-se 0,267 segundos passando o registo da melhor volta para os 8,750 segundos.
Agora o modelo comporta-se de forma magnífica, não tendo sequer esboçado tendência para o despiste, embora se mantenha claro que a tendência para perder a traseira, se mantém.
 E é chegada a vez do Mr. Slocar.
E nova surpresa.
Com início cauteloso, ainda com a memória fresca das cambalhotas, foi-se apertando o ritmo e com alguma facilidade se começa a cimentar a ideia que quase se pode apertar tudo o que nos apetecer.
Parece outro modelo. A desconfiança desaparece e começa a proporcionar verdadeiro gozo.
 E embora no fim registe as mesmas 33 voltas cumpridas pelo Slot.It, superou com alguma facilidade o tempo de 8,750 segundos, a marca anterior. O crono registou o tempo de 8,722 segundos, mais rápido 0,028 segundos. Não parece muito, mas trata-se afinal de uma estreia que teve como fiel da balança, um dos melhor sucedidos Grupo C do fabricante italiano e do mundo.
Merece destaque o fabuloso comportamento de raiz, em que demonstra uma frente excelente e um comportamento de traseira digno de registo, As engrenagens parecem perfeitas e as suas palhetas mostraram-se também excelentes.

Até onde poderá ir esta nova bomba?