quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SLS - Igualada na mira

 Chegado às bancas, a mais recente criação da Scaleauto, o Mercedes-Benz SLS, foi de imediato alvo de reestruturação visual, pois Igualada, a prova para o qual se encontra no imediato destinado, já se encontra por perto.
 E mesmo antes de testado mecânicamente, foi já deitada mão à obra, com o intuito de o dotar de uma imagem similar aos restantes modelos da equipa GT Team / ART Slot Cars.
 Ainda por acabar contudo, encontra-se já com a pintura em fase adiantada....



terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mercedes-Benz SLS

Chega hoje à loja GT Team Slot Cars, o esperadíssimo Mercedes SLS do fabricante Scaleauto.

 Como é sabido, arrancará uma prova de resistência especialmente agendada para este modelo e que servirá para quem se deslocar aos campeonatos que decorrerão em Igualada, Espanha, como forma de preparação e desenvolvimento destas novas bombas do fabricante espanhol.
Como se imagina, a expectativa é grande quanto às potencialidades deste modelo e a equipa GT Team/ART Slot Cars deposita nele grandes esperanças para a conquista de algum resultado de relevo nos campeonatos internacionais que decorrerão no país vizinho. Relembre-se que esta equipa estará representada pelos pilotos Augusto Amorim, Nuno Aguilar, Paulo Mendes, Luís Azevedo, Rui Mota e ainda a título excepcional e a dividir os comandos de um dos Mercedes SLS com um destes representantes do GT Team/ART Slot Cars, o consagrado piloto trofense Rúben Almeida.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Os Formula Indy para 2012

 A nova imagem dos futuros Formula Indy. Acresce-se o factor segurança, que não chegou a tempo de salvar o piloto britânico.....







Dan Wheldon morre em acidente na Formula Indy

Piloto inglês morre após grave acidente com 15 carros.
Bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis e campeão de 2005 da Indy, o piloto inglês Dan Wheldon morreu domingo após se envolver num acidente na 11ª volta do GP de Las Vegas, última etapa da temporada da categoria.
Wheldon, piloto de 33 anos, chegou a ser levado de helicóptero para um hospital na região do autódromo, mas não resistiu.
Quinze pilotos envolveram-se no acidente. O inglês partiu da 34ª posição e não conseguiu desviar o seu carro, que com o choque levantou voo. Estima-se que a velocidade no momento da colisão fosse superior a 300 km/h.
Segundo a mídia americana, outros três pilotos saíram vítimas de traumatismos, entre eles o australiano Will Power que ainda tinha chance de chegar ao título.
Depois da confirmação da morte de Wheldon, a prova foi encerrada e Dario Franchitti sagrou-se dessa forma campeão. Os pilotos que não se envolveram no acidente deram cinco voltas no circuito numa solene homenagem ao malogrado piloto.
"Eu nunca tinha visto nada como aquilo", afirmou o piloto Ryan Briscoe. "Eram pedaços de metal e carros em chamas no meio da pista. Foi assustador, mas o nosso primeiro pensamento era esperar que ninguém se tivesse magoado, porque haviam peças por todos os lados."
"Parecia uma cena de filme", disse Danica Patrick.
Nenhum dos quatro brasileiros que largaram em Las Vegas hoje (Tony Kanaan, Hélio Castro Neves, Bia Figueiredo e Vítor Meira) se envolveram no acidente.
Wheldon, que venceu a 100ª edição das 500 Milhas de Indianápolis nesta temporada, participava da prova como convidado, numa promoção de um dos patrocinadores da Indy.
Pela equipa Sam Schmidt, largara em último e se vencesse, dividiria com um adepto um prémio de US$ 5 milhões.
O inglês era tido como o principal candidato a substituir o lugar de Danica Patrick no ano que vem, que em 2012 irá para a Nascar.
A corrida em Las Vegas era também a última do atual chassis utilizado pela Indy.
Fabricado pela Dallara, assim como o atual, o modelo da próxima temporada desenvolvido pela empresa italiana terá uma proteção especial para aumentar a segurança dos carros.
Dan Wheldon foi o quarto piloto a morrer da era moderna da Indy e o primeiro não americano. O último acidente fatal havia acontecido em 2006, quando Paul Dana morreu durante a prova em Miami.
Em 2003, Tony Renna acidentou-se numa sessão de treinos de Indianápolis e também não resistiu. Scott Brayton foi a vítima, em 1996.

Le Mans Miniatures - Alpine Renault A442 A


 De produção Le Mans Miniatures, estes belos e perfeitos Renault A442 A.
Com os habituais requintes, uma vez mais não parecem ter sido produzidos para andar, mas sim para nos encantar.





sexta-feira, 14 de outubro de 2011

E porque não?

 O Ferrari 312 PB foi uma das mais interessantes apostas do fabricante italiano Slot.It.
Modelo carregado e história nos inícios dos anos 70, foi muito bem trazido para o nosso mundo do Slot e foi de generalizado agrado a sua chegada.
A opção do fabricante italiano recaiu num modelo já algo desenvolvido relativamente à primeira versão do 312PB da Ferrari.
Parecia-me a mim uma aposta mais lógica, se tivesse recaído a sua aposta sobre a primeira das versões, pois não nos poderemos esquecer que debaixo das belas imagens que os modelos representam sempre, está uma muito mais importante aposta dinâmica, pois tratam-se afinal, de carrinhos desenvolvidos para a competição, onde a optimização do seu desempenho e performance, é a essência da modalidade e sempre uma questão muito valorizada.
E tratava-se este, de um modelo bem mais compacto em dimensões, onde a ausência de matéria plástica em excesso, é uma mais valia. E este, no que respeita a cotas e matéria prima para além do eixo posterior, é bem mais interessante.
Como se verifica nestas imagens de modelos reais, para trás das rodas posteriores, trata-se de um modelo aberto e quase a representar o seu fim de linha.
Mas com a falta de licenças para a produção de modelos do cavalinho italiano, trata-se afinal tudo isto, duma utopia. Uma frustrante realidade que impossibilita o nascimento tanto deste, como eventualmente mas menos interessante, modelo ainda 312PB cauda longa com que a Ferrari se fez representar em Le mans.
Mas afinal, o mundo não acaba na Ferrari e existem outras interessantes possibilidades que poderiam ser alvo de atenção por parte da Slot.It, ainda dentro do mesmo espírito e época dos modelos protótipos, hoje já considerados clássicos.
De igual importância existiu o modelo 908/3 da Porsche, que à excepção da Fly, nunca foi lembrado.
 É pena, porque além de inúmeras decorações que se lhe associam, tratando-se de um modelo de cotas bastante curtas e compactas, parece poder traduzir-se com alguma facilidade, numa bela máquina de competição.
 Este modelo sendo desenvolvido pela Slot.It, proporcionaria sem qualquer dúvida e atendendo ao actual estado de fabricação a que este fabricante chegou, onde a grande aposta na redução de peso é uma franca realidade, que fossem máquinas de grande quilate dinâmico.
Desagradá se calhar a alguns, pois as suas formas chegaram mesmo a servir para o baptizar de "Porsche sabonete", mas a verdade é que a sua distribuição de pesos, valer-lhe-ia porventura uma enorme mais valia nas salutares guerras que sempre gostamos de protagonizar. Além disso, complementava-se também o equilíbrio na guerra entre Ferraristas e Porschistas.
Será que Maurizio Ferrari temerá este confronto?
Maurizio, vamos lá pá!......