sexta-feira, 6 de abril de 2012

Pequeno tributo a "Ferdinand Alexander Porsche" - Falecimento - 1935-2012


"Butzi", um homem afastado da marca fundada pelo seu avô, Ferdinand Porsche, faleceu ontem, 5 de Abril de 2012.
Leia um interessante artigo no Blog "drive through" em:
http://drivethroughpt.blogspot.pt/

          Porsche 901, um modelo de sua autoria         
Mais tarde rebaptizado 911, por força das leis que protegeram a Peugeot que havia patenteado o registo de três dígitos com o zero no meio.












NSR - Mais um Porsche 917K

Watkins Glen 1971


Por parte da NSR e enquanto não chega o futuro e anunciado Toyota LMP, chega-nos mais um Porsche 917. Ainda que sendo mais uma versão pertença de David Piper e com o chassis Nº010, este participou em Watkins Glen tendo como um dos pilotos o português Mário Araújo Cabral que fez equipa com Tony Adamowicz, não tendo completado a prova naquela que acabou por ser a última presença do modelo 917 da Porsche, num Campeonato do Mundo de Sport Protótipos.
No mesmo fim-de-semana, este modelo sofreu alterações ao nível dos escapes tendo ainda sido despojado dos seus faróis originais, vindo dessa forma a participar ainda em Watkins Glen, numa prova do Campeonato Can-Am. No entanto, as suas performances ficaram longe dos Grupo 7 participantes nesse campeonato.
Como pormenor único neste modelo da Porsche, a montagem de jantes oriundas da Ferrari, do 312P que havia pertencido também a David Piper.
 Pena este fabricante não se ter dado ao cuidado de representar o tipo de jantes correspondentes ao modelo, tendo antes apostado no tipo e cor de jantes habituais do 917.
Como é também possível observar-se, o logo da "Sandman" que surge na frente, é de grandes proporções no modelo real, mas a NSR preferiu representá-lo mais pequeno e incluir o símbolo da Porsche.


 Recorde-se que com base no mesmo modelo, a Fly já havia realizado a edição do mesmo Porsche, mas na sua participação em Vila Real no mesmo ano de 1971.
 Mas aqui, a Fly cumpriu com o tipo de jantes que equiparam este Porsche. Douradas e da rival Ferrari.



quarta-feira, 4 de abril de 2012

Lola B09/90 - Slot.It

 A nova máquina da Slot.It, tão esperada. Mecânicamente, o novo patilhão será a parte mais revolucionária.

Opel Manta 400 - Avant Slot



Este parece ser o Manta 400 do fabricante Avant Slot. E se o modelo vier com esta qualidade, então estamos perante mais uma bela peça de Slot. As imagens mostram uma carroçaria muito bem conseguida, o que começa a ser apanágio deste fabricante.





Venha lá ele.....

terça-feira, 3 de abril de 2012

Renault 4/4 - Mas que valente curtição - SlotKlass

 Uma nova marca chega ao mercado, através de produções em resina. O modelo escolhido para primeira referência por parte da SlotKlass, é o Renault 4/4, ou simplesmente, Renault Joaninha como ficou conhecido em Portugal.
 Muito honestamente, considero esta edição, um verdadeiro mimo que deixará poucos amantes do Slot da minha geração, indiferentes.
 Com as suas apaixonantes linhas, marcou sem qualquer dúvida, uma época no mundo do automóvel. Pela certa, muitos dos amantes da marca francesa se sentirão verdadeiramente incomodados enquanto não o conseguirem juntar aos restantes tesouros que compõem as suas colecções.
 E como se não bastasse, resolveu este fabricante abrilhantar esta produção, através da acessibilidade tanto do compartimento de carga, como do próprio motor, a cópia do verdadeiro que equipava esta jóia francesa.

 De linha muito perfeita, esta reprodução encontra-se muito bem conseguida. Um verdadeiro encanto.

 Quem esperaria tanto, duma reprodução em resina?
Quanto à parte mecânica, nada nos é dado a conhecer, mas acreditamos que esteja ao nível duma SlotClassic, muito pouco performante.
A parte mais negativa está nos 150€ necessários para a sua aquisição. Editado em duas cores, branco ou amarelo, as suas referências são SKL01BL (BLanco), ou SKL01AM (AMarillo).

Arrow Slot - Uma nova marca

 Arrow Slot, é uma marca que brevemente fará a sua chegada ao mercado do Slot de Competição. A primeira opção recaiu no Saleen S7R.

Embora já anteriormente explorado pela Fly, nunca conseguiu impor-se no mundo da competição, muito embora o esforço desse fabricante o tivesse levado à produção duma série Racing, especialmente pensada para competir.
Saleen S7R - Fly Racing

Agora, parece que apostando em mecânicas ao mais alto nível da sofisticação dinâmica, poderemos estar perante um novo desempenho para este modelo.
Ressalta à vista um chassis onde a carroçaria se apoia na sua totalidade, com o óbvio benefício que se pode colher ao nível da basculação do conjunto.
A introdução de um berço anglewinder para o conjunto motor/eixo posterior, será certamente outra das opções a louvar, dadas as vantagens conseguidas com esta opção. Um interior que nos parece em lexan, proporcionará uma das mais garantidas vantagens, a do abaixamento do peso.
 Aqui pode ver-se a extraordinária reprodução do Saleen do fabricante Fly. No caso, o modelo com que Pedro Matos Chaves e Miguel Ramos participaram na edição de 2002 no Campeonato de GT's em Espanha e do qual se sagraram vencedores.
Em termos de maqueta, é bem provável que o mais recente Saleen, venha a estar uns furos abaixo da reprodução da Fly.