sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Carrera à escala 1/32

O fabricante Carrera, traz-nos uma variedade de belas peças e de dispares temáticas, como são os casos do Auto Union e Mercedes, os heróis de Avus.


 Os Cheetah haviam já sido alvo de fabrico na Carrera, mas surgem agora também à escala rainha do Slot.

 O AC Cobra é também bem vindo, apesar de se notar uma fraqueza de relevo nestas produções, a ausência de cromados.

 A Ferrari está também bem representada.



 A BMW, através do M3 última geração e ainda o 2002 Gr.2, estão na linha de modelos a disponibilizar.

 Um belo Lola T222, faz também parte do seu catálogo.
 Mais um Moby Dick e mais um 997, ambos da Porsche.

 Mercedes SLS e Audi R18 ocupam também lugar importante.
 O Citroën DS3 será um modelo bem vindo por parte dos aficionados dos ralis, onde se anuncia também o modelo de Sebastian Loeb.

Ninco World Cup - Portugal - A pista

 

Foi já disponibilizado o traçado que receberá os representantes mundiais para a final da Ninco World Cup, a decorrer em Albufeira, Portugal. Relembre-se que a mesma terá lugar nos dias 22 e 23 deste mês.

TVI visita o mundo do Slot

 



Uma equipa de reportagem da TVI visitou ontem as instalações do Clube Slot de Braga, com o propósito de uma reportagem que versou várias entrevistas e recolha de imagens.

Representantes tanto do Clube Slot de Braga como do GT Team tiveram oportunidade de se expressarem numa abordagem abrangente sobre a modalidade, onde não faltou a recolha de imagens das pistas existentes naquele espaço e o registo do desempenho de alguns pilotos que se fizeram presentes.

Os representantes daquela estação televisiva não souberam precisar nem a data nem a hora a que a mesma irá para o ar, mas está previsto que venha a acontecer num dos horários nobres daquela estação televisiva, estimando-se que seja num dos telejornais deste próximo fim-de-semana, 8/9 do corrente mês.

É uma honra em particular para os praticantes bracarenses mas para os praticantes portugueses em geral, uma vez que se começa finalmente a dar massivamente a conhecer uma modalidade em que ultimamente Portugal terá começado a assumir algum destaque e protagonismo além fronteiras.

A chamada de atenção para este órgão de comunicação nacional, aconteceu pela reportagem levada a cabo pela jornalista Rita Dantas Ferreira na revista "Notícias Magazine", sob o título "Uma brincadeira de adultos", em que se versava um pouco a história, os acontecimentos e as glórias conseguidas ao longo de uma décadas, pelos praticantes desta modalidade na cidade dos arcebispos.
Foi quanto bastou, para que acontecesse uma reportagem de muito maior impacto proporcionada pela televisão. Agora vamos manter-nos atentos e ansiosos, esperando que o maior número de pessoas a possa desfrutar tal como nós.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Comunicado Ninco - Ninco World Cup - Portugal


A NINCO World Cup é a maior competição de slot do mundo. Durante todo o ano, centenas de pilotos competiram para poder representar o seu país na grande final, de onde só os melhores disputarão a glória de ser Campeões do Mundo.

 

A final de 202 da NINCO World Cup reger-se-à pelo seguinte horário. Destacamos que a competição será unicamente da escala 1/32 com que voltaremos às origens e com uma corrida com a duração de 6 horas ininterruptas.

Graças a este novo horário, as equipas poderão chegar no sábado pela manhã e partir domingo de tarde, optimizando assim a logística das deslocações.


 
Comunica-se ainda, que a organização chegou a acordo com o Hotel Real Bellavista de Albufeira, para custos especiais e mais acessíveis aos participantes e acompanhantes deste campeonato.
É necessário contactar directamente com o hotel, mencionando a "oferta Ninco World Cup" para a consulta dos respectivos preços e disponibilidade, segundo acordo com Silvia Cruz.
Coordenadas do Hotel, para GPS:
Latitud: 37º05'44.46''N Longitud: 8º14'25.07''W

O aeroporto mais próximo de Albufeira, local onde se disputará a final mundial, situa-se em Faro, a cerca de 35 Km.

Sloting Plus, na Austrália



Foi na cidade Australiana de Adelaide, que nos passados dias 8 a 10 de Junho e  no decorrer da feira "Australian Scale Model National", que o fabricante Sloting Plus conseguiu um verdadeiro brilharete.

 Depois de em 2010 e seu modelo Reynard ter sido considerado pelos aficionados como o modelo do ano, conseguiu agora na Austrália abrilhantar o mundo slotístico daquelas paragens longínquas com esse mesmo modelo.

No decorrer da Australian Scale Model National realizaram-se os campeonatos nacionais à escala 1/32, 1/28 e ainda 1/24, nas instalações da Thunderbird Raceway. Um dos maiores eventos, prendeu-se com a categoria LMP/Proto Open Class, aberta a modelos à escala 1/32 e onde participaram 25 pilotos oriundos de toda a Austrália.
As três primeiras posições foram conseguidas por pilotos cuja aposta havia recaído no Reynard 2KQ da Sloting Plus e a pista onde decorreu o evento era de madeira e as calhas em cobre estanhado, por forma a evitar-se o efeito magnético, alimentada ainda por uma fonte de tensão de 12v.

O pódio foi assim ocupado:_____________________________________________
1º lugar: Trevor Pay, Reynard 2KQ - Sloting Plus
2º lugar: Anthony Niro. Reynard 2KQ - Sloting Plus
3º lugar: Chris Richardson. Reynard 2KQ - Sloting Plus

E porque nós sabemos que este material é bom e funciona bem, levantamos a questão:
- Para quando um novo modelo, caro Miquel Miret??
Da esquerda para a direita - Miquel Miret, Rui Mota e António Balse

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Ferrari 458 GT2 - Carrera

 O fabricante Carrera, editou este muito bem reproduzido Ferrari 458 GT2. Para os amantes das boas reproduções e amantes do cavalinho italiano, aqui está uma peça de estante.

Preparação Lancia 037 - Ninco

 O novo Lancia 037 da Ninco, é motivo de interesse como modelo de competição. Enquanto Rui Mota prefere guardá-lo para exposição em vitrina, Bruno Martins não resiste ao seu desenvolvimento com vista à competição pura. E assim, aproveita-se para deixar aqui imagens comparativas entre o modelo original e um já devidamente adaptado para as provas de rali que brevemente retomarão lugar no calendário das provas regionais.
 Atendendo-se ao facto do motor Sparker NC-9 ser um dos pontos negativos do modelo base, foi sobre esse órgão que se depositaram as grandes alterações sobre este Lancia.

Modelo original

 Em baixo, pode observar-se o chassis que foi cortado do lado da chegada dos fios condutores, de modo a poder aproveitar-se a ancoragem existente no mesmo para a fixação do motor.
 A zona que originalmente recebia o íman desaparece, para dar agora lugar à parte recortada que contempla o encaixe para o motor. Dessa forma, permite-se o encaixe para os motores de formato boxer ou caixa grande. Aplicou-se depois o motor do fabricante Avant Slot e que equipa os modelos de série desse fabricante, já que as suas características dinâmicas e magnéticas permitirão um aumento de performance. Os parafusos originais foram substituídos por outros da Slot.It, assim como o conjunto do eixo traseiro, cremalheira e jantes que passaram a ser de aperto. Os pneus foram também alvo de substituição, recebendo agora pneus Slot.It de menor diâmetro e maior grip, o que permitirá maior tracção não só pela qualidade da borracha, mas também pela aproximação do motor à própria calha, onde o poder magnético do motor se fará notar com mais eficácia. As suspensões da frente originais foram substituídas pelas vermelhas (duras), mantendo-se as originais azuis (médias) atrás.
 O interior que passava a não permitir que o modelo fosse fechado, já que o motor de maior dimensão influenciava o encaixe entre os dois, foi substituído por um em lexan, que permite ainda um abaixamento do centro de gravidade do conjunto e diminuição de peso total do modelo.

Comparação entre o chassis original e o modificado.

 Na imagem de baixo, pode verificar-se o apoio original e que é recortado para se poder colar mais à frente no chassis.

 Em baixo, o encaixe já na nova posição, onde originalmente se encontrava o íman que equipa o modelo de série.

 Material de aperto no eixo de trás e um novo patilhão de lâmina mais funda e comprida, oriunda do mesmo fabricante.

 O eixo frontal recebeu jantes plásticas de pressão do fabricante Slot.It e pneus de baixo perfil e zero grip da Scaleauto, o que permite uma diminuição de peso e aligeiramento total do modelo, contribuindo dessa forma para um melhoramento das performances originais deste Lancia 037.
E o carro ficou uma bela máquina......

Um agradecimento especial a Bruno Martins, pela cedência do seu modelo para a elaboração deste artigo.

ProModel - Uma marca nacional


Fonte de Alimentação


___________Especificações técnicas______________

Voltagem de entrada: 110/220 VCA (comutação interna)
Voltagem de saída: ajustável de 2 a 15 VCC
Amperes de saída: 32A (máximo) 30A (contínuo)
Protecções: curto circuito/temperatura/limitador de débito de corrente
Medidor de dupla função: voltímetro e amperímetro de escala espelhada
Dimensões: 175mm X 67mm X 165mm
Peso: 2 Kg
Outras funções: telecomando e programação de voltagem

Esta fonte de alimentação foi testada e desenvolvida em Portugal e espera-se que a sua qualidade e robustez tenha em breve o merecido retorno.
A tomada de força directa para os 32 amp, encontra-se na parte traseira, constituída por dois alvelos standardizados, de 35 amp. 
 Os da frente têm como máximo aconselhável 6 amp e a outra tomada utilizável, encontra-se tapada e do lado esquerdo (tipo isqueiro automóvel), tendo como máximo aconselhável, 15 amp.
 As restante instruções básicas encontram-se descritas nos manuais da própria fonte de alimentação. Apresenta também um comutador a que se pode recorrer nas traseiras do aparelho, sempre que se pretenda que a mesma tenha uma tensão fixa e permanente.

Para mais detalhes e produtos,  consultar:

Flyslot, o regresso dos camiões


 A Flyslot Cars, retoma a linha de camiões que marcaram em determinada época a extinta Fly.
Agora novas decorações, poderão acabar por inspirar futuros projectos de competições pelos diversos clubes existentes.