quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Preparação Lancia 037 - Ninco

 O novo Lancia 037 da Ninco, é motivo de interesse como modelo de competição. Enquanto Rui Mota prefere guardá-lo para exposição em vitrina, Bruno Martins não resiste ao seu desenvolvimento com vista à competição pura. E assim, aproveita-se para deixar aqui imagens comparativas entre o modelo original e um já devidamente adaptado para as provas de rali que brevemente retomarão lugar no calendário das provas regionais.
 Atendendo-se ao facto do motor Sparker NC-9 ser um dos pontos negativos do modelo base, foi sobre esse órgão que se depositaram as grandes alterações sobre este Lancia.

Modelo original

 Em baixo, pode observar-se o chassis que foi cortado do lado da chegada dos fios condutores, de modo a poder aproveitar-se a ancoragem existente no mesmo para a fixação do motor.
 A zona que originalmente recebia o íman desaparece, para dar agora lugar à parte recortada que contempla o encaixe para o motor. Dessa forma, permite-se o encaixe para os motores de formato boxer ou caixa grande. Aplicou-se depois o motor do fabricante Avant Slot e que equipa os modelos de série desse fabricante, já que as suas características dinâmicas e magnéticas permitirão um aumento de performance. Os parafusos originais foram substituídos por outros da Slot.It, assim como o conjunto do eixo traseiro, cremalheira e jantes que passaram a ser de aperto. Os pneus foram também alvo de substituição, recebendo agora pneus Slot.It de menor diâmetro e maior grip, o que permitirá maior tracção não só pela qualidade da borracha, mas também pela aproximação do motor à própria calha, onde o poder magnético do motor se fará notar com mais eficácia. As suspensões da frente originais foram substituídas pelas vermelhas (duras), mantendo-se as originais azuis (médias) atrás.
 O interior que passava a não permitir que o modelo fosse fechado, já que o motor de maior dimensão influenciava o encaixe entre os dois, foi substituído por um em lexan, que permite ainda um abaixamento do centro de gravidade do conjunto e diminuição de peso total do modelo.

Comparação entre o chassis original e o modificado.

 Na imagem de baixo, pode verificar-se o apoio original e que é recortado para se poder colar mais à frente no chassis.

 Em baixo, o encaixe já na nova posição, onde originalmente se encontrava o íman que equipa o modelo de série.

 Material de aperto no eixo de trás e um novo patilhão de lâmina mais funda e comprida, oriunda do mesmo fabricante.

 O eixo frontal recebeu jantes plásticas de pressão do fabricante Slot.It e pneus de baixo perfil e zero grip da Scaleauto, o que permite uma diminuição de peso e aligeiramento total do modelo, contribuindo dessa forma para um melhoramento das performances originais deste Lancia 037.
E o carro ficou uma bela máquina......

Um agradecimento especial a Bruno Martins, pela cedência do seu modelo para a elaboração deste artigo.