terça-feira, 23 de outubro de 2012

Honda HSV - Scaleauto

Os participantes destas lides de Igualada, acabaram por ser um pouco surpreendidos com a realização de um troféu com o esperadíssimo Honda HSV, uma produção do fabricante Scaleauto e que ainda não se encontra disponível nos mercados. Este fabricante disponibilizou 34 modelos iguais ao nível da sua montagem mas individualmente caracterizados com pinturas de cores diversas para distribuir por equipas formadas por 2 ou 3 pilotos.
Não perdemos o ensejo para nos podermos inteirar das potencialidades deste nova máquina, cuja expectativa nos deixava a todos, em franja.
A regra era simples. Entregavam-se os carros e havia um período de 30 minutos para que cada equipa se desse ao trabalho de a afinar à sua maneira. Não era permitida qualquer alteração e obrigava-se à utilização d todo o equipamento de série.
Os bonitos Honda HSV

 O momento em que Rúben Almeida pelo Clube Slot da Trofa e Luís Azevedo por parte do GT Team / ART se concentraram na melhor das afinações dos seus modelos de prova.
 O desempenho destas máquinas, é verdadeiramente surpreendente. Tem-se o prazer único de parecer estarmos a dirigir um Rolls-Royce, dada a agradabilidade proporcionada, ao mesmo tempo que a sua eficácia dinâmica, surpreende verdadeiramente.
E lá fomos à luta. As duas equipas começaram bem, mas pouco-a-pouco, o Honda do Clube Slot da Trofa foi diminuindo o seu rendimento, causado por ataque pinhão/cremalheira que se foi deteriorando. Pelo contrário, a equipa do GT Team / ART, deixava as equipas espanholas literalmente, em sentido., ao ponto de discutir a vitória taco-a-taco até ao final, apesar desta ter acabado por pender para o lado de nuestros hermanos.
Foi mais uma belíssima prestação por parte das equipas portuguesas, a demonstrar o real valor do slot que por cá se vai tendo.

 O Honda que coube em sorte à equipa do GT Team /ART. Pior, não poderia ter sido, feio, feio, feio, todos os dias......

 .....e o pódio, onde Paulo Mendes, Rui Mota e Luís Azevedo, tiveram o prazer de pisar o segundo degrau mais alto....

Pelo Clube Slot da Trofa, Rúben Almeida e Augusto Amorim, viriam a ocupar o 7º posto final. Mais uma brilhante presença, sobretudo se atendermos a um número de 34 equipas presentes nesta prova.

Endurance Slot.It - Igualada 2012

Antes de tudo, as maiores desculpas pela primeira notícia aqui disponibilizada versando este tema, que para nós se tornou no mais querido e no maior dos acontecimentos anuais, enquanto competição slotística. Deveu-se tudo, a uma tecnologia de acesso possível mas de difícil domínio pelo menos, por enquanto, razão pela qual surgiu uma linguagem em que nalguns parágrafos o entendimento se encontrava dificultado. No entanto, tivemos o cuidado de já ter refeito esse trágico texto e do qual pedimos desde já as nossas desculpas.
É sabido que se trata esta prova, de um dos eventos que maior número de vedetas à escala ibérica consegue reunir e por isso, constitui uma das maiores etapas ao nosso alcance.
 E movidos de uma tremenda força anímica, Augusto Amorim, Paulo Mendes, Rúben Almeida, Luís Azevedo e Rui Mota, partiram de Portugal rumo a esta tremenda tarefa, com o objectivo de conseguir uma boa classificação para as cores nacionais.
 Para este ano, a Slot.It escolheu o Chaparral 2E como o modelo a utilizar, o que, diga-se, se trata de um fantástico modelo de competição, de onde se consegue tirar prazer de condução e surpreendentes prestações dinâmicas.
 O primeiro revés do GT Team / ART aconteceu durante os treinos, quando se constatou que as bombas que seguiram para Barcelona, não permitiam o esperado desempenho. Rúben Almeida conseguiu no entanto através de um modelo montado à última da hora, disponibilizar a esta equipa um Chaparral bem melhor do que os dois de que iam munidos.
Por seu lado, era Rúben Almeida que havia já sofrido o seu revés, ao perder para esta deslocação três dos pilotos que compunham a sua equipa. E assim sendo, houve necessidade de sacrificar um dos elementos do GT Team / ART para sua equipa. Não sendo ainda suficiente, teve que integrar também um elemento espanhol, Juanjo Tiscar, um piloto bem escolhido, diga-se.
 E a prova de qualificação, mostrou desde logo as intenções com que "los portugueses", como já se ouvia, a fazer o primeiro dos brilharetes do fim-de-semana, quando Rúben Almeida do Clube Slot da Trofa conseguiu o melhor registo absoluto da qualificação.
 O GT Team / ART não esteve tão bem nesta prova, tendo conseguido apenas a 15ª posição, de entre um universo de 32 equipas presentes.
Iniciada a prova, o Clube Slot da Trofa posiciona-se de garras bem afiadas, na disputa do troféu maior, deixando em absoluto desassossego os melhores representantes espanhóis, até à altura em que o motor cede, vindo a afundar-se na classificação geral.
Por seu lado, os azares do GT Team / ART, eram um pouco maiores, pois o motor do seu carro, foi o primeiro a ceder na prova num total de 18 motores e logo no turno de abertura. O motor perdeu rendimento por algum tempo, despertando momentâneamente, levando os seus pilotos a pensar que se encontraria sanado o problema. No segundo turno este órgão manteve um rendimento aceitável, mas cede definitivamente no terceiro turno, ainda após algumas peripécias de preciosas perdas de tempo.
Com tudo isto, a equipa do GT Team /ART cai a pique para a 31ª posição da geral. A partir daqui, coube a cada um o melhor desempenho possível, que levou o Clube Slot da Trofa à 4ª posição da geral, a quase um passo de subir ao mais baixo degrau do pódio. Já o GT Team / ART teve a mesma tarefa pela frente, mas um pouco mais penosa, já que a abrupta queda obrigava a quase uma hercúlea recuperação. No entanto, o esforço dos três elementos foi recompensado, já que o sexto lugar final acabou um pouco por saber a vitória.
No fim, um saboroso complemento de participação foi oferecido a todos os presentes, na forma de um bonito Chaparral do mesmo modelo que participou nesta edição, mas na cor oficial deste fabricante.


 O pódio final

.....e o GT Team/ART.

O que se viu em Igualada 2012 - Arrow Slot


 No decorrer das provas maratona que em Espanha fazem movimentar os mais apaixonados amantes do mundo dos Slot Car, acontece em paralelo a habitual feira aproveitada pelos fabricantes, para exporem as suas mais recentes criações. Um desses fabricantes, a Arrow Slot que não chegou a apresentar-se na Slotlandia em Itália, presenteou-nos com a amostragem do BMW LM V12 em fase ainda de protótipo. Deu no entanto, para perceber o quanto importante poderá vir a ser no mundo dos modelos da categoria LMP. Trata-se de uma carroçaria de alguma imponência cujas cotas poderão vir a fazer dele, uma referência.





  Quanto ao Saleen, tudo como dantes apesar de Albert Atienza nos ter confidenciado que para os princípios do próximo ano será editada a primeira versão decorada e com um novo chassis capaz de receber a bancada Slot.It.

domingo, 21 de outubro de 2012

Barcelona 2012

A etapa dos campeonatos nacionais de Espanha, está cumprida.
E as expectativas por parte dos Team's portugueses, eram para este ano grandes, muito embora e à última da hora, o Clube Slot da Trofa tivesse sofrido um reves.

Assim,  viu-se esta equipa reduzida a um só elemento, o que levou Ruben Almeida a dividir os comados do seu Chaparral, com Augusto Amorim do GT Team e ainda com o piloto espanhol Juanjo Tiscar. No Chaparral do GT Team, ficava sem um dos seus elementos, ficando então Paulo Mendes, Rui Mota e Luis Azevedo, a tentar o melhor resultado possivel.
O Clube Slot da Trofa viria a acabar esta prova que constituía a jornada raínha de Espanha, na 4ª posição, enquanto o GT Team se ficava pela 6º lugar, entre um total de 32 equipas presentes e numa prova que decorreu num período de 12 horas. Note-se que ambas as equipas se viram obrigadas a troca de motor, depois de terem entregue a alma ao criador.
No domingo, não perdendo a oportunidade única de estrear os novíssimos Honda HSV da Scaleauto, ambos os Team's acabaram por participar nesta prova que teve a duração de 4 horas e igualmente com um total de 32 equipas presentes., com um total de 32 equipas presentes. Aqui, a equipa do GT Team discutiu a vitoria até ao caír do pano, com a fortissima equipa da DreamSlot. Esta formação espanhola viria no entanto a sagrar-se vencedora desta disputa, vendo-se a equipa do GT Team relegada para um honroso segundo lugar. O Clube Slot da Trofa que contou novamente com a participação de Augusto Amorim, posicionava-se num também meritório, 7º lugar.
Um fim-de-semana de verdadeiro brilharete para os representantas das cores lusas, num terreno em que nuestros hermanos se mostram invariávelmente, extremamente fortes.
Brevemente mais noticias e imagens neste espaço.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Com caracter quase definitivo .....

 Se algumas marcas levantam suspeitas quanto ao seu êxito comercial frente a uma crise económica que começa a atingir proporções gigantescas, a Sideways parece demarcar-se dessa catástrofe comercial, mostrando até invejável fulgor.
Depois do êxito comercial com a edição do Ford Capri Zakspeed de Gr.5 e do Lancia Beta Montecarlo da mesma categoria, mostra-se agora e já em fase final, a resplandecência de uma invejável silhueta que dá pela alcunha de "Moby Dick".
O modelo de testes da Porsche com a designação oficial de 935/78, conhecerá brevemente o seu gémeo miniaturizado. Estas imagens mostram-nos justamente essa peça, deixando-nos desde já absolutamente maravilhados. De surpreendente reprodução, espera-se que dele se possam recolher os melhores desempenhos.
E para já, esta que se espera venha a ser a primeira referência deste modelo da Porsche, por ser dotado de um aileron muito baixo deverá ser a melhor das opções para quem quiser dele fazer o modelo de eleição no mundo do Slot e dentro dessa categoria de carros. E quem disso fizer intenções, que se acautele, porque tanto quanto se sabe, o valor de cotação da primeira peça deste fabricante, o Ford Capri, já disparou para valores pouco usuais, o que quer dizer que o mesmo poderá vir a acontecer com este 935/78. A posição do seu aileron, fará dele um modelo único, pois as restantes versões serão dotadas de um apêndice aerodinâmico mais estreito, mas também mais elevado.


Mas certamente não tardará muito para que uma segunda versão nos seja disponibilizada, tal como se poder também observar pela imagem de baixo.

O mesmo conceito mecânico equipará esta versão da Porsche, mas a curta distância entre eixos, poderá vir a penalizá-lo.



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Serão sinais de crise?

Estaremos perante uma espécie de fim de linha?
Na última Feira Slotlandia, não se encontrou presente o fabricante Avant Slot. Sabe-se que a Avant Slot, tem sido das marcas fabricantes de modelos de Slot, que têm tido algum retorno positivo por parte dos praticantes da modalidade. Mas ultimamente nada se tem visto que comprove o perfeito estado de saúde desta marca. Nada de novo nem sequer presença na maior feira de slot do mundo.
Parte do seu sucesso, acontece no mundo dos ralis, onde tanto os Peugeot como os Mitsubishi têm marcado este terreno de provas, de forma positiva.

Mostraremos aqui algumas das versões que este fabricante disponibilizou sobre o bem nascido Mitsubishi EVO X.

No entanto,  modelos com características mais vocacionadas para a velocidade e onde o Peugeot HDI mostrou uma faceta muito eficaz, não terão sido os terrenos onde melhor demarcaram a sua eficácia dinâmica.

Com investidas nos Sport Protótipos Clássicos, caso do Mirage e também nos GT1 com o Lotus, foram terrenos no entanto onde não tiveram oportunidade de fazer prova da validade das suas apostas face à concorrência.
Mas no campo dos ralis, acabou por ter algum êxito a aposta de um chassis como base mecânica para a totalidade dos seus modelos, onde se poderá ainda acrescentar o Subaru, mas este com um pouco de menos sucesso.
Tratam-se de modelos extremamente bem elaborados ao nível das suas carroçarias e da qualidade das suas linhas, tendo como maior aliado um peso que se torna uma referência, acabando por se  transformar em verdadeiras máquinas nas classificativas, onde chegam mesmo a fazer frente ao que de melhor se fabrica nos nossos dias.

Mas para nós portugueses, a reprodução do Mitsubishi de Armindo Araújo, acaba por ser uma verdadeira referência que muito carinhosamente guardamos e desfrutamos.


E dentro deste modelo, acabou por surgir uma raridade acontecida por uma gafe na decoração e da qual se desconhece a quantidade de modelos com este defeito que chegaram ao mercado.
Trata-se da pintura na capota, onde do lado direito não surgem as fitas vermelha e azul.
Em baixo, as duas versões.
Mas vamos fazer votos para que esta crise, não venha a confirmar as nossas suspeitas.