sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Os protótipos clássicos da Slot.It - Considerandos

 
Está na hora e mais ainda agora com a chegada de mais dos gloriosos protótipos do mundo dos históricos clássicos, de se fazer uma resenha comparativa entre as belas reproduções da Slot.It.
Abordarei o tema através dum artigo que versará algumas comparações de relevo, como é o caso dos pesos de cada um deles.
 A honra da estreia neste fabricante coube ao belíssimo Ferrari 312 PB, uma máquina que não deixou ninguém indiferente na época. Excelente reprodução tanto das suas linhas como da própria representação das jantes, muito próximas da realidade.
No capítulo da balança, com os seus 66.9gr, acusa o peso da estreia registando o maior dos números de todos os modelos e versões até agora a nós chegadas.
 Bem mais recente, é o Chaparral 2E. Uma vez que este modelo pouco tem a explorar ao nível das suas versões, a Slot.It atreveu-se a dele tirar partido com evoluções tecnológicas. A isso, correspondem pesos diferentes para modelos aparentemente iguais. No entanto, a sua mais recente produção, não faz dele dos mais leves modelos. Compreende-se o facto, pela complexidade de linhas da sua carroçaria, bem como o acréscimo de elementos em fotogravura.
 Surpreende a leveza do Alfa Romeo 33/3, que parece não acusar os anos em que foi produzido. Trata-se do segundo modelo deste tipo de carros a que a Slot.It se debruçou e os seus 64.6gr, ainda hoje não escandalizam.

 O Ford GT 40 recebeu duas versões distintas e ainda um terceiro, uma espécie de versão híbrida entre o MKI e o MKII. A versão MKII é no entanto significativamente mais pesada do que as outras duas.
 Mas verdadeiro peso pluma, mostra-se o agora chegado Mc'Laren M8D. No mundo dos clássicos, os seus 59.5gr surpreendem verdadeiramente.

 Quando pesadas exclusivamente as carroçarias, espanta-nos o facto de apresentarem o mesmo peso, tanto o Alfa Romeo como o Chaparral, o que comprova que o chassis do modelo do trevo de quatro folhas é o que está a penalizar o carro.

 Já no referente aos Ford GT 40 e uma vez que repartem a mecânica, fica comprovado que é a carroçaria que faz a diferença entre ambos.
Nos modelos mais recentes e tal como se mostra através da segunda imagem abaixo, a política de imagrecimento dos modelos da Slot.It passa por uma elaborada reprodução do conjunto do cokpit, onde o próprio piloto se reproduz, à excepção do capacete, apenas por uma película exterior. Os Ferrari 312 PB e os Alfa Romeo 33/3, são altamente penalizados por se apresentarem com pilotos maciços.
 
 A carroçaria do novo militante, continua a bater recordes. 13.3gr é o registo deste peso pluma.
 No referente às mecânicas, o conceito geral é mantido na totalidade dos modelos e versões. Mas a Slot.It não parou e também neste campo deu continuidade à tarefa de desenvolvimento dos seus modelos.
 É disso exemplo e significativo o exemplo que seguidamente abordaremos.
Nas duas imagens aqui deixadas dos chassis de dois modelos do Chaparral 2E, pode observar-se alguma diferença existente entre ambos. Dotados de berço de motor intercambiável, poderemos verificar que o conceito dos chassis é distinto. No modelo de cima, a versão mais pesada e referente à primeira edição, o seu chassis permite que se venha a montar um berço para motores Boxer em posição anglewinder. No modelo de baixo, a versão posteriormente editada e mais leve, não permite que isso venha a contecer, mas admite a inclusão da última evolução de berços para motores em posição sidewinder de caixa pequena. Isto representa por um lado a enorme vantagem de se poder montar suspensões no berço, tanto nos apois convencionais, como nos agora existentes lateralmente. Quanto ao motor, ainda que sendo o mesmo, são montados com a cabeça em lados opostos, o que implica uma posição do pinhão também distinta relativamente à cabeça do motor, já que se encontra do mesmo lado do modelo. 
 Esta segunda versão, é a que foi editada em invólucro de cartão completamente fechado e com o dorsal 66. E já agora, existe também entre eles, uma diferença ao nível da carroçaria. Enquanto na versão com o número 65 a lateral se estende numa linha plana até ao seu limite inferior, na versão 66 esta é arredondada até ao seu limite.

 No caso dos Ford GT 40, apesar das distinções existentes nas carroçarias, as suas mecânicas permanecem inalteradas. O mesmo será dizer, que para uma escolha que se prenda com o melhor dos compromissos dinâmicos, deverá sem dúvida optar-se pela versão MKI (Gulf no caso), já que se trata da mais leve das versões.
 Mas para mim, a mais obvia das escolhas, parece tratar-se do novo Mc'Laren. Mas atenção que este modelo se encontra limitadíssimo no que se refere à largura dos pneus traseiros. Admite pneus mais estreitos do que a totalidade dos rivais, o que poderá representar alguma penalização.

 Chassis do Chaparral - 49.0 gr

 Chassis do Alfa Romeo - 48.5 gr

 Chassis Ford GT 40 - 48.0 gr

Chassis Mc'Laren - 45.7 gr

Será bom no entanto, termos sempre presente que nem tudo o que parece, é. E tenho bem presente, que nunca diria que um dos mais competitivos clássicos, seria o Chaparral 2E. No entanto, a competição veio a comprová-lo. Agora, fica para os verdadeiros entendedores destas matérias da competição, o passo seguinte e que é provar em pista se o agora chegado, será ou não a verdadeira máquina a bater. Eu, quase não tenho dúvidas......



quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Slot.It - Mc'Laren M8D


  O Mc'Laren M8D, foi o segundo modelos específico de Can-Am como escolha de edição por parte da Slot.It
 E que dizer desta histórica peça de colecção?
Trata-se tal como o foi o Chaparral 2E, de um verdadeiro ícon no mundo dos modelos que competiram em Can-Am.
 Em boa hora a Slot.It recuperou a marca e o modelo, já que promete elevada competitividade no mundo dos modelos clássicos.
Como peça, poderemos apontar alguns defeitos de moldagem, algo em que este fabricante tem vindo a perder para as melhores reproduções da actualidade. A reprodução das jantes é algo ridículo, já que não foi proporcionada qualquer profundidade às mesmas, ao mesmo tempo que se apresentam de diâmetro exagerado, um erro que a Slot.It tem vindo sistemáticamente a repetir.
 No que respeita às cotas do modelo, não haverá neste particular muito a apontar. No entanto, parece-me apresentar-se com as extremidades frontais demasiado em cunha, ao ponto de não se tornar possível a inclusão de pequenas tomadas de ar rectangulares existentes nalgumas das versões deste modelo.
 E como se portará este M8D, quando em confronto directo com os seus rivais?
Na verdade, se a Slot.It apenas editou dois modelos específicos de Can-Am, existiu ainda um terceiro modelo fabricado pelas mãos deste fabricante e que se inclúi nas versões deste campeonato. Trata-se do Alfa Romeo 33/T3, uma versão cujo capôt traseiro se encontra completamente fechado na retaguarda e fácilmente identificável pela inexistência de faróis à frente.
 Na comparação possível, este novo Mc'Laren parece poder vir a transformar-se no terror dos clássicos.
 Sabendo-se que o Chaparral é um dos melhores clássicos, servirá então de referência comparativa.
 Se as cotas parecem empiricamente favoráveis ao novo modelo, sobretudo pela sua altura que fará baixar o centro de gravidade, terá ainda como factor favorável, a maior distância entre o eixo traseiro e o limite do patihão.

Curiosa a ausência da marca e modelo "Mc'Laren M8D" na parte inferior do chassis. Alguma razão para tal?
E entre este novato e o já conhecido Chaparral, poderemos referir que embora utilizando a mesma motorização, é possível verificar que a colocação do mesmo no berço que é comum, se encontra invertida. Isto é, se no chaparral o pinhão se encontra do lado da cabeça do motor, no Mc'Laren, este encontra-se do lado oposto. Quer istro dizer, que uma vez que a cremalheira se posiciona do mesmo lado em ambos os modelos, o motor encontra-se em posição invertida, um relativamente ao outro. Haverá alguma razão para tal? Pensamos que não, para além do esgotar de stock de motores.
Outra curiosidade é a existência de um furo redondo do lado direito do chassis, mediado entre o eixo frontal e o patilhão. Para que servirá? Este, não entendo mesmo.

E agora, o confronto entre "David" e "Golias".
Aquando da edição dos modelos da extinta "MG Vanquish", referenciou-se pelos órgãos da especialidade, a sua representação perfeitamente fora de escala. Sem termo comparativo, acreditávamos mas fazendo crença nos entendidos. Hoje é possível verificar por confronto directo, o quanto fora de escala se encontravam aqueles modelos.
Perfeitas bestas em dimensões foram-nos então disponibilizadas. Não tivesse sido o inovador sistemas de diferencial de que vinham equipados e estaríamos hoje com um perfeito monstrinho nos braços. Valha-nos então o seu diferencial, para fazer deles peças diferenciadoras e até enriquecedoras de colecções de quem procura raridades.
Um perfeito disparate é o que é possível contemplar, sobretudo, nas imagens de baixo. Em cima, poderemos ficar abismado com a altura a que cada um dos bonecos se situa.
Por parte da MG Vanquish vimos chegar também o Mc'Laren M8B. Será que a Slot.It lhe seguirá o exemplo?

3 Horas Grupo 5


Vai ter lugar nas instalações do "GT Team Slot Clube", uma prova de resistência com a duração de 3 Horas e destinada a modelos do conhecido Grupo 5, a ter lugar este sábado dia 30 de Novembro.
Serão admitidos os modelos que representem carros do Grupo 5, dos fabricantes Sideways e Scaleauto, admitindo-se a utilização dos chassis fabricados por ambos os fabricantes. O motor permitido será o  SLOT IT Ref.: SI-MN08H - Motor BOXER/2 de 21500rpm caixa grande aberta sendo permitida a utilização de berços de motor das marcas dos modelos e também da italiana, Slot.it.
A pista a utilizar será a do fabricante Carrera.

O programa da prova é o seguinte:
13:45hs – Treinos Livres
14:15hs – Inscrições e Entrega de Pneus
14:30hs – Treinos de Qualificação
15:00hs – Início da Prova
18:30hs – Fim da Prova
18:45hs – Divulgação dos Resultados

Mais informações através do email: gtteambraga@gmail.com

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Sideways - Ford Capri

 Por parte da Sideways, chega-nos mais Ford Capri.
Trata-se do espactacular modelos que correu sob as cores da "Liqui Moly / Nigrin" e que se sagrou campeão alemão da Divisão 1.
 O piloto, o consagradíssimo Manfred Winkelhock.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Porsche 935 K4 - Será o próximo?

 Será que depois do fantástico Moby Dick, a Sideways nos surpreenderá com este brutal K4 da série 935 da Porsche?
 Se o Porsche 935 K3 foi um espanto e um autêntico regalo para os nossos olhinhos, o que parecia não poder tornar-se mais brutal, foi deitado por terra com a chegada desta evolução rebaptizada de K4.
 De linhas simplesmente brutais a fazer lembrar um pouco a brutalidade do BMW M1 Gr.5, seria uma delícia podermos ver desfilar uma destas obras de arte pelas pistas de slot.
 Sairia enriquecido o parque de slot dedicado aos modelos do extraordinário Grupo 5....

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Um modelo em estreia em Portugal? Pistas secretas, quem as tem?


Por outro lado, surge também o rumor duma possibilidade real. 
Serão as próximas 24 Horas da Trofa disputadas com os novos BMW M1 da Scaleauto?
Notícia interessante?
É uma possibilidae, assim como chegou a ser a estreia do Saleen da Arrow Slot.
Uma estreia é uma estreia, com todo o fervilhar que daí possa surgir para o resto do mundo.
Aguardemos........
......por novas pistas......................