domingo, 16 de fevereiro de 2014

Policar - Feira Nuremberga 2014


A Policar, uma associada da Slot.It, surgiu na Feira de Nuremberga deste ano com protótipos que afinal já havia mostrado no ano passado ano.
Assim, tivemos o privilégio de constactar a existência do Ferrari 312 PB, que no fundo surge como uma pequena evolução do já conhecido e editado pela própria Slot.It. No chassis, a parte realmente revista, surge agora o logótipo da marca "Policar", ao invés da Slot.It.

Gorada ficou a expectativa em torno deste modelo, pois esperava-se algo mais em virtude desta carroçaria quase permitir a reprodução da primeira série do Ferrari 312 PB, já que este surgiu desprovido de faróis e o seu capôt-motor era ligeiramente mais curto, algo que a tecnologia actual com alguma facilidade contornaria, permitindo algum ganho dinâmico, sobretudo pelo ganho em peso e redução das suas dimensões.

 Também já nosso conhecido da feira anterior, encontravam-se os protótipos dos Lotus 72. E ao que parece, em protótipo se mantêm, o que defrauda de algum modo quem deles se encontra à espera. Por provar, fica pois o inovador sistema de tracção, já que este se fará pela adaptação de um muito original sistema de engrenagens ao eixo posterior.
Quanto aos modelos em si disponíveis em imagens, parecem encontrar-se demasiado elevados à frente, muito provávelmente por culpa da obrigatória existência de um patilhão. Talvez aqui os técnicos da Slot.It não tenham encontrado um tão engenhoso sistema como o que fizeram para a engrenagem que transporta a potência do motor ao eixo posterior.

 Surgem equipados com vários tipos de ailerons e distintos tipos de tomadas de ar de alimentação do motor Cosworth que os equipava, mas fica por ver se será editado o aileron mais esticado e recuado correspondente ao modelo com que Emerson Fittipaldi se sagrou Campeão do Mundo de Formula 1 em 1972 sob as cores da John Player Special. Neste caso, o modelo requer igualmente um conjunto de jantes e pneus bem mais largos do que os aqui mostrados e recebeu a designação de Lotus 72D.
Em baixo pode ser observado o aileron mais recuado e os pneus traseiros substancialmente mais largos. As tomadas de ar existentes nos flancos, requererão igualmente uma revisão para a representação desta versão, já que são ligeiramente mais esticados, sobretudo na parte que os liga ao corpo principal do Lotus.
Relembre-se que a seu tempo, este histórico Campeão  do Mundo já havia sido alvo de reprodução por parte da extinta MG Vanquish. Reprodução pouco conseguida no entanto, mas como é sabido, equipado com sistema de diferencial.

Campeonato GT Ninco 2014


É já sexta-feira próxima, que o GTTeam Slot Clube leva a efeito o arranque de um novo campeonato, desta feita a ter lugar na pista permanente do fabricante Carrera. Este vai ter início com uma semana de atraso, causado pela coincidência do seu início com o dia de S. Valentim.
No entanto, o facto não perturbou o natural ânimo dos adeptos, que aproveitaram o ganho de tempo para melhoramento das performances das suas máquinas.
Então, até dia 21 às 21 horas...

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

De Tomaso Pantera - Scaleauto


 A Scaleauto privilegiou-nos com a edição de um dos fantásticos desportivos dos anos 70.
Transformado quase numa lenda, este fantástico desportivo de linhas arrojadas para a época, constituía uma das grandes falhas existentes no mundo dos slot car.
Agora e através da Scaleauto, podemos dele desfrutar para deleite de alguns dos seus maiores apreciadores.
 Editado numa primeira fase na cor amarela, permite-nos tanto a representação de duas participações na clássica de Le Mans, nos anos de 1974 e 1976, como a possibilidade ainda de o mantermos em versão  civil, dada a falta de modificações externas que o modelo sofreu para ambas as participações.

 Fazendo-se acompanhar de duas folhas de decalque, fica ao alcance dos apreciadores, decorá-lo numa das duas versões possíveis de Le Mans, ou optar ainda por mantê-lo na sua pura versão de estrada.

 Vai ser possível no entanto, vêr surgirem outras versões tanto na série sob a marca de Scaleauto, como ainda da marca MSC onde quanto a mim, se encontram nesta última as mais apelativas.

 O mini-modelo mostra-se como uma peça interessante, ainda que com alguns erros a fazerem-se notar. A realçar no imediato, a falta de cromados por substituição do prateado, o que dota de alguma maneira o mini-modelo a uma espécie de brinquedo para crianças.
A representação dos faróis escamoteáveis, não parece ter sido da melhor forma representada, já que o seu limite mais frontal não deveria acompanhar tanto como surge na miniatura, a linha limite da carroçaria. Estes deveriam apresentar uma forma mais rectangular.

 Na traseira, existe uma troca no grupo óptico, pois a representação branca desse conjunto, haveria de se situar na parte interior e não exterior como é possível observar-se.

 No entanto, o aspecto mais crítico prende-se com a representação das rodas.
Era característica dos modelos desta época, surgirem com pneus de alto perfil e jantes de tamanho relativamente pequeno. Na reprodução proporcionada pela Scaleauto, ficamos com a ideia deste vir equipado na sua vida real com jantes de 18" e pneus de perfil baixo. Este exagero proporciona um desenho de centro das jantes completamente irreal e onde o centro em forma pentagonal e sem a representação das porcas de aperto se torna até ridículo e que não beneficia em nada o mini-modelo.

Equipado com 4 escapes e uma rede na parte inferior traseira, merecem um ponto positivo estas belas reproduções.
A sua mecânica apoia-se no já habitual chassis da marca, mas equipado com berço para motor em posição sidewinder e motor de caixa pequena.
O seu patilhão complementa-se com a inclusão de uma pequena mola.
Registar que este bonito De Tomaso Pantera se encontra com as rodas muito no limite das cavas dos guarda-lama, o que pode dificultar o seu bom desempenho dinâmico, obrigando a que se recorra à inclusão de parafusos allen que o chassis admite lateralmente e para os quais a própria carroçaria se encontra também preparada.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

24 Horas Slotcar da Trofa - GT Team, Campeão

 Foi levada a cabo mais uma edição das 24 Horas Slotcar da Trofa, onde a principal formação do GT Team Slot Clube, se consagrou como a incontestável vencedora.
A segunda formação do GT Team Slot Clube - da esquerda para a direita - David Azevedo, Rui Mota, David Fernandes, Francisco Matos, Bruno Martins e Nuno Aguilar.
 
Este Clube bracarense participou este ano com uma equipa de segunda linha e que integrava o mais jovem dos elementos participantes nesta edição, vindo a completar esta maratona numa fantástica quarta posição final

 Os brilhantes vencedores, Luís Azevedo, José Pedro Marques, Paulo Mendes e Augusto Amorim elevaram ao degrau maior, o nome deste clube bracarense que se tem vindo, ano após ano, a consagrar nacional e internacionalmente, como uma das mais importantes formações europeias.

Do mesmo clube, a segunda equipa conseguiu com excelentes desempenhos individuais, surpreender as equipas adversárias, tendo marcado o fecho desta edição com a luta directa com a segunda formação do clube organizador, onde com um duplo turno repartido por Bruno Martins e Rui Mota, conseguiram assegurar a posição à frente da forte segunda equipa trofense.

 A alegria e maturidade demonstrada pelo nosso Benjamim, foi algo que contagiou a totalidade da nossa formação.

 Alguns modelos alinhados para o início da prova maratona e a totalidade dos mesmos no final da prova, onde a formação dos três primeiros se encontra convenientemente ordenada.

 O ambiente no decorrer da prova e a totalidade das formações presentes, ficaram também registados.
Mais uma excelente edição levada a cabo pelo Clube Slotcar da Trofa, onde para além dos vencedores, se encontram igualmente de parabéns, a totalidade das formações presentes e respectivos elementes, o clube organizador, mas sobretudo as equipas que completaram o pódio, a equipa da própria organização e dos lisboetas da RGP Kaizen
Registar aqui que se levou a cabo antes do início da prova, um minuto de silêncio em memória do saudoso Nuno Silva, um habitual participante e que faleceu no ano passado.
 
Um obrigado a todos, especialmente ao Clube Slotcar da Trofa.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Ninco - Número 6 Clube Ninco

 Para o modelo número 6 da série dedicada aos modelos específicos "Clube Ninco"foi escolhido o Chevrolet Corvette de última geração construído por este fabricante de modelos de slot.
 Assumiu então o dorsal "06", específico, representativo e comemorativo do feito. Para o mercado, recebeu a referência 55091 e vê-se completado com a totalidade do habitáculo, bem como sistema de luzes.
Para os coleccionadores, aqui ficam as imagens para aguçarem o bico.....

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

BTCC - 3ª Prova

  
Foi no dia 06 do corrente mês, que nas instalações do GT Team Slot Clube decorreu a terceira jornada dedicada aos modelos pertença do "Braga Touring Car Championship".
 E uma vez mais mais os pilotos recorreram a máquinas dos fabricantes MSC e Avant Slot. E o interesse deste campeonato mantem-se intacto, já que parece não haver nem modelo nem piloto que consiga verdadeiramente mostrar-se incólome ao poderio da concorrência. Se na jornada anterior foi Paulo Mendes a demonstrar uma supremacia de se lhe tirar o chapéu, desta feita esse protagonismo foi direitinho para Augusto Amorim.
 E se assistimos à estreia do MG Metro pela iniciativa de José Pedro Marques, presenciamos também um extraordinário desempenho de Paulo Marques que com o seu Ford RS 200 poderia ter feito frente ao vencedor da jornada, não tivesse padecido de uma cremalheira desapertada.
 Pelo meio, tanto Rui Mota como Bruno Martins aproveitavam para conseguir um brilhante resultado, completando o pódio ao lado de Augusto Amorim.
 Paulo Mendes embora com o mesmo número de voltas de Bruno Martins, via-se ultrapassado no número de metros finais, seguido por Paulo Marques. Ricardo Ferreira continua uma carreira de evolução que o levou à 6ª posição, enquanto Francisco Matos se lhe seguia. Carlos Alvim que apostava em estreia no Porsche 959 da MSC, impunha-se a José Pedro Marques que se via afundado na classificação, por culpa de um MG Metro com muito por desenvolver.
 Mais uma belíssima jornada onde a qualidade dos modelos se equipara, mas onde o Peugeot da Avant Slot se tem mostrado com grande saúde.
 O pódio com Augusto Amorim o vencedor, ladeado por Rui Mota e Bruno Martins.
Resultado Campeonato aqui:

Nuno Ferreira - O slot está de luto

A família slotista sente-se enlutada com o súbito desaparecimento de um dos mais queridos aficionados do nosso hobby.
Foi com pesar que recebemos a notícia de que Nuno Ferreira nos tinha deixado. Dele ficaram no entanto, agradáveis momentos de convívio que repartimos nas nossas brincadeiras pelo país. Sempre afável e resistente ao frio de que a generalidade dos praticantes padecia nas provas disputadas no inverno, era com ternura que lá íamos trocando diálogos e conhecimentos.
Amigo Nuno, creio que o poderei dizer em nome da totalidade dos slotistas, um grande ATÉ SEMPRE !

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Lancia Beta Montecarlo - Sideways

A Sideways aprontra-se para fazer chegar brevemente o belíssimo Lancia Beta Montecarlo, participante em Le Mans com as cores oficiais da "Martini". 
 De impressionante beleza, ninguém ficará indiferente a estas ímpares linhas italianas.
 Na verdade, já anteriormente a Fly nos havia presenteado com tamanha beleza.
 Estas decorações foram integradas num conjunto de três modelos que faziam parte da série "Historical Teams". Como funcionará no caso da Sideways, é uma incógnita. Para já, é editado o modelo com o dorsal 67, depois, ....depois logo se verá.....