quarta-feira, 1 de outubro de 2014

BMW M1 - Scaleauto


 Embora editado há já algum tempo, este BMW M1 da Scaleauto merece neste espaço uma referência pela excelência com que este fabricante nos tem vindo a presentear nas suas últimas criações.
 A maqueta merece nota elevada, pois a qualidade dos seus pormenores é verdadeiramente notável, bem como a distinta qualidade dos seus acabamentos.
 A traseira desta versão participante na edição de 1981 das 24 Horas de Le Mans é substancialmente diferente da mais conhecida e comum neste modelo. Não conseguiu no entanto completar a mesma, tendo desistido após ter completado 236 voltas.

 Dotado de uma decoração pouco exuberante, não deixa por isso de se mostrar interessante.
 A sua pintura mostra-se verdadeiramente irrepreensível e num raro exemplo de perfeição absoluta. O mesmo poderá ser dito no que se refere à restante decoração. O trabalho de tampografia é notável e onde não se encontra a menor das falhas. O logótipo da "EMKA" por exemplo que se encontra posicionado lateralmente e acima das rodas traseiras, não perdeu o fino sombreado a vermelho com que surge na versão original. Um verdadeiro primor.
O piloto luminoso existente na capota não foi esquecido, bem como o deslocamento dos faróis originais para o centro, para dar lugar nas extremidades, aos piscas.
Mas então, esta versão não apresenta erros? Sim, poderão ser apontados alguns aspectos menos correctos, como é o caso das jantes. Não consegui apanhar nenhuma imagem do modelo participante em Le Mans, cujas jantes fossem estas. E o curioso é que a Scaleauto apresentou esta versão, equipada com uma representação das jantes mais condizente com a realidade , muito embora também pouco conseguida (imagem de baixo).

Também a tomada de ar de formato triangular existente lateralmente nos guarda-lama traseiros, deveriam posicionar-se mais acima relativamente à versão original. Isso implicou uma reformulação posicional dos logótipos ali existentes, com a respectiva incorrecção. Os bocais de enchimento de combustível integrados nas janelas laterais posteriores, poderiam ter recebido melhor atenção na sua representação. Mas de muito simples resolução, ficou por melhorar a representação dos faróis frontais, já que a transparência com que se apresentam, permite que se veja através deles a grelha. Uma pena, pois bastava que tivessem sido pintados de prateado por trás, para melhorar e recriar outro realismo.
Em resumo, estamos perante uma reprodução em que pela sua excelência, os pequenos erros estão perdoados.






terça-feira, 30 de setembro de 2014

BMW M1 John Player Special - Sideways

 A Sideways já nos gratificou com o segundo modelo decorado com as cores da "JPS", um patrocinador tabaqueiro que se imortalizou com a sua presença no mundo da F1 nos anos 70, tendo Emerson Fittipaldi elevado este nome quando se sagrou pela primeira vez campeão do mundo de F1 com o Lotus 72D.

Mas na verdade, esta combinação resulta em pleno no trabalho que este fabricante tem vindo a desenvolver nalguns dos modelos já editado, Embora não correspondam a nenhuma imagem realista, o certo é que mesmo inventadas, estas criações resultam visualmente em pleno.
E se Emerson Fittipaldi se encontra associado a esta imagem, outro brasileiro ficou agora igualmente associado a este BMW M1, embora Ayrton Senna da Silva tivesse igualmente corrido sob as mesmas cores e igualmente integrado na equipa Lotus. Mas aqui, o fabricante resolveu inventar e colocou este carismático piloto ao volante deste espectacular modelo de Grupo 5.
 E pouco mais haverá a dizer acerca desta obra de arte, já que se encontra por si só enaltecido através do resultado visual que nos proporciona.

 Mas a Sideways resolveu acrescentar alguma pimenta a este lançamento, fazendo acompanhar esta máquina de uma boneca à escala, representando as pit babes que normalmente acompanham os modelos nas linhas de partida que antecipam as provas.
Não falta a cor e logótipo do patrocinador, na vestimenta destas beldades.

 Se o Capri deu o pontapé de saída e se o Porsche 935 Moby Dick é o senhor que se segue nesta série, o BMW M1 será eventualmente um dos mais bonitos e interessantes modelos que comporão estes modelos que começam a mostrar-se como cobiçados exemplares por parte dos coleccionadores.

 Sem dúvida, um esplendor único em ambas as edições. Se o Ford Capri se ornamenta quase em exclusividade pela "JPS", o BMW M1 acrescenta o patrocínio da "Olympus", um patrocinador que também se associou à Lotus na Formula 1.


Alfa Romeo 33/3 - Targa Flório 1971 - Slot.It

A Slot.It disponibilizou já no mercado o Alfa Romeo 33/3 na sua versão vencedora da edição de 1971 da prova Targa Flório e que pôs termo a uma sequência de cinco vitórias consecutivas imposta pela Porsche nesta prova.
 Pilotado por Nino Vaccarella e Antoine Hezemans, fez parte da equipa oficial da marca que inscreveu nesta edição três destes modelos.

 Este modelo da marca transalpina, apresenta linhas de rara beleza e na sua época mostrou-se como um dos mais competitivos modelos da categoria dos Sport Protótipos.



Com a referência CA11f, poderá mais tarde ser complementado numa caixa específica com espaço preparado para este modelo e ainda um segundo Alfa Romeo participante na mesma edição da prova tendo-a completado na segunda posição a 1´11´´ do vencedor e que irá mais tarde ser editado pelo mesmo fabricante. O terceiro modelo oficial da marca, havia de acabar a prova com um despiste e participou com o dorsal 6, sendo a sua carroçaria totalmente vermelha.

A Slot.It já nos seus primeiros anos de existência havia feito uma brincadeira parecida e relativa à mesma prova, mas relativa à edição de 1972, onde a Ferrari levou desta feita de vencida a acérrima concorrência. Mas dessa vez, os dois modelos editados faziam originalmente parte do conjunto, não tendo sido comercializados separadamente. Também as versões de que faz parte o mesmo Set, correspondem ao mesmo carro, mas dizendo respeito cada um deles, à versão de treinos e à versão de prova. Como curiosidade, este modelo acaba por ser único, dada a existência de uma lomba lateral do lado direito e ao nível do seu chassis, que escondia a existência de um pneu suplente.


 Prevê-se que a chagada ao mercado deste segundo modelo venha a acontecer em Janeiro de 2015, podendo nessa altura completar-se este belo conjunto.


 Comparativamente a algumas das versões já disponibilizadas, haverá alterações significativas? Na verdade, não. A inexistência de faróis frontais foi já uma realidade nalgumas versões e também na de Can-Am deste modelo, sendo o capôt-motor absolutamente igual ao das restantes séries, exceptuando-se o modelo Can-Am em que este é substancialmente diferente.
 Nino Vaccarella foi bem representado ao volante deste modelo, já que o seu capacete aberto marca alguma diferença.
 Se o agora chegado 33/3 se mostra exactamente igual na sua secção dianteira ao da série Can-Am, já a secção posterior se revela absolutamente díspar.
 Se lateralmente o contorno da cava da roda se prolonga para a traseira até à parte mais inferior na versão americana,  na parte traseira contempla ainda grelhas. Na vista superior do capôt traseiro, onde existe a característica bossa deste modelo, a versão Can-Am acrescenta ainda na parte mais frontal da mesma, uma pequena protuberância.

Três distintas versões deste bem nascido modelo de competição, por parte da Alfa Romeo.


A versão agora chegada mostra-se ligeiramente mais magra.
 O seu chassis permite agora apenas, berço para motor de caixa pequena em posição sidewinder, tendo perdido a opção de montagem de motor em posição anglewinder, o que acontecia nas versões primeiras.
Agora para os mais apaixonados pelo coleccionismo, fica a espera pelo mês de Janeiro para completar tão belo conjunto.

sábado, 27 de setembro de 2014

Brabham BT44B - 1975 - Flyslot

Enquanto David Brabham anunciou esta semana o ressurgimento da mítica marca no seu regresso enquanto construtor de carros de competição sob a designação "Project Brabham", a Flyslot desvendou o protótipo que tem em desenvolvimento, sobre o modelo BT44B dessa mesma marca Brabham e que militou nos meandros da Formula 1 em 1975, sob a belíssima combinação cromática  do patrocinador "Martini". Trata-se afinal, de um dos mais belos F1 construídos até à actualidade.
Esta versão será equipada de motor em posição longitudinal (inline) e rodas direccionais, na mesma filosofia que tem pautado a construção das suas últimas criações de F1. A primeira série será a a tripulada pelo piloto argentino Carlos Reutman.