domingo, 19 de outubro de 2014

Carlitos Slot, uma fonte de inspiração

Raramente me espanto com a qualidade dos Blog's que um pouco por todo o mundo vão surgindo, tendo por base o nosso mundo dos slot cars. No entanto embora há já muito fosse seguidor do Blog "Carlitos Slot", acabei por ser superiormente surpreendido com dois dos três últimos artigos ali surgidos. Os meus sinceros parabéns pela excelência das matérias e qualidade ali versadas, já que são verdadeiramente surpreendentes. Mais grato me sinto, por se tratar também de matéria escrita na língua de Camões.
 Através de Kit's da Airfix e chassis dum fabricante que só por intermédio desses artigos acabei por descobrir a sua existência e por essa razão acabei por inserir na coluna de fabricantes de slot que constam neste Blog, este artesão consegue incríveis adaptações de modelos estáticos para maquetas rolantes, numa invejável qualidade e quanto a mim suficientemente digna de apresentação e divulgação generalizada.

 Surge um inacreditável Triumph Herald, onde a característica abertura do seu capôt não foi esquecida e onde se torna possível a observação da simulação da sua mecânica.
 Excepcional sem dúvida e quiçá, capaz de aguçar o apetite a outros praticantes da modalidade.
Para quem o deseje, aqui fica então o endereço:
http://carlitos-slot.blogspot.pt/

sábado, 18 de outubro de 2014

Campeonato Clássicos Protótipos - Primeira prova

 Foi ontém à noite que as instalações do GT Team Slot Clube receberam o regresso das réplicas das velhas máquinas que fizeram as glórias nos anos 60 e 70. Ferrari 312 PB, Ford GT40, Chaparral 2E, Matra-Simca MS 670B e Mc`Laren M8D fizeram-se representar nesta primeira batalha, onde as expectativas relativamente às mais recentes reproduções do fabricante Slot.It, constituíam a grande incógnita.
 A qualificação iniciou-se com Luís Azevedo, mas havia de ser Augusto Amorim a conquistar o melhor registo e a deixar desde logo a concorrência atenta às potencialidades do novo Matra. Também o novo Mc`Laren conquistava por intermédio de Rui Mota o segundo melhor registo, o que parecia vir a comprovar o valor das novas reproduções do construtor italiano.
 Luís Azevedo - Ford GT40

 José Pedro Marques - Chaparral 2E

 Augusto Amorim - Matra-Simca MS 670B

 David Azevedo - Mc`Laren M8D

 Paulo Mendes - Ford GT40

 César Amorim - Chaparral 2E

 David Fernandes - Ferrari 312 PB

 As mangas acabaram por ficar definidas e em nenhuma delas se repetiam os modelos. Enquanto isso, Francisco Matos que não chegou a participar, virou espectador.
 Mais não foi o único a assistir à prova, pelo lado de fora....

 A primeira das mangas viria a receber David Fernandes, David Azevedo, Luís Azevedo e César Amorim.
Acabaria por se transformar numa manga muito renhida e onde a surpresa acabaria por chegar da parte de David Azevedo ao bater o experiente Luís Azevedo, que com um Ford GT40 acabaria por sentir algumas dificuldades em manter a máquina na pista. Mas uma volta acabaria por ser a diferença entre os dois primeiros o que demonstra bem a luta entre ambos pela conquista da vitória nesta manga. Enquanto isso, David Fernandes com um modelo menos desenvolvido, conseguia ainda assim ficar em terceiro lugar a duas voltas do segundo. César Amorim com o seu Chaparral  ficava um pouco mais para trás, já que sentia algumas dificuldades na pilotagem da sua máquina, o que o levaria a alguns despistes.

 A segunda manga reunia Paulo Mendes, Augusto Amorim, Rui Mota e José Marques, naquela que viria a ser a manga mais acesa.
Iniciada a prova e embora Rui Mota tenha vencido a primeira manga, Augusto Amorim viria a impôr um ritmo diabólico, mas onde o número de despistes acabaria quase por determinar o escalonamento das posições. Paulo Mendes mostrava-se igualmente aguerrido e a entrar na luta pela vitória, mas Augusto Amorim viria a mostrar uma consistência impressionante, tendo em toda a prova tido dois despistes e por culpa alheia, o que lhe valeria a vitória nesta impressionante batalha a que tivemos oportunidade de assistir. Rui Mota despistava-se apenas três vezes, mas acabaria por determinar a segunda posição final, a cerca de meia volta de Ausgusto Amorim. Paulo Mendes viria a ocupar a terceira posição a apenas duas voltas de Rui Mota, o que bem demonstra a intensidade que se viveu nesta noite. José Marques apesar de um extraordinário andamento que impunha com o seu Chaparral, viria a ocupar a quarta posição final com mais dua voltas do que David Azevedo, o vencedor da manga anterior.
 Sem dúvida uma prova empolgante, onde a surpresa maior seria protagonizada por Luís Azevedo que acabaria numa inusual sexta posição, numa prova em que  a concorrência desta vez se preparou como deve ser, relegando-o para posições a que este piloto está muito pouco habituado.
 No final, carros e pilotos prestaram-se à fotografia para a posteridade.
A próxima jornada deverá contar com luta mais animada ainda, pois Luís Azevedo prometeu já que a sua próxima máquina irá ser bem melhor.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Campeonato Slot Car Clássicos Protótipos

O GT Team Slot Clube realiza hoje a prova inaugural dos Clássicos Protótipos. Será a pista Ninco permanente existente neste clube, a receber a totalidade das provas. Esperam-se as estreias das últimas novidades do fabricante Slot.It e que servirá de termo de comparação com os anteriormente explorados por este fabricante. Espera-se pois animada discussão pela vitória, onde os mais jovens pilotos terão uma palavra a dar neste particular.
Compareça e assista ao desenrolar de mais uma batalha que se vai iniciar esta noite.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Será o próximo Clássico da NSR?

 No ano de 1971, a Porsche surgiu em Le Mans com uma nova versão do fantástico 917. Enquanto o Team Martini surgia com um modelo 917 KH (cauda curta) mas agora com novo capôt traseiro e um em versão LH (cauda longa), o Team Gulf surgia com um só na básica versão KH e dois na nova versão LH. Depois de ter explorado a versão KH (imagem de baixo), parece que a NSR aponta agora agulhas para nos fazer chegar a versão LH (imagem de cima). Modelo interessante que que poderá não merecer os melhores elogios enquanto máquina de competição, dadas as cotas que esta versão apresenta. E na questão estética, surge com uma frente não muito conseguida, mas trata-se de um interessante modelo que o mundo dos slot car estava a sentir falta.
Falta agora confirmar se de facto a NSR se apronta mesmo para nos fazer chegaresta nova bomba germânica.

Os três modelos 917 LH que fizeram parte da edição de 1971 das 24 Horas de Le Mans.


Original Slot Cars - Mais um Peugeot 205 Turbo 16

 A Original Slot Cars tem já em fase de tampografagem, o próximo senhor que se segue. Afinal, a continuação do conhecido Pegeot 205 Turbo 16, mas com uma nova decoração. Na côr azul e sob o patrocínio dos tabacos franceses "Gauloises", vai certamente marcar a diferença relativamente às restantes decorações até agora editadas.
Em paralelo, está prestes a fazer chegar uma nova simulação de jantes que provávelmente equipará este futuro Peugeot que aqui se anuncia.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Flyslot - O novo mundo da competição.

 A Flyslot mostra-nos a sua última tendência, numa tentativa de conseguir entrar no capítulo da competição. A aposta nasceu da parceria existente entre esta marca e a Avant Slot, acabando por daí resultar dois modelos da marca Ferrari, um 512 BB e um F40. Surgem ambos, dotados de um poderoso motor de caixa pequena em posição sidewinder e capaz de atingir as 32.ooo rpm e vem equipado com pinhão metálico de 11 dentes. O eixo da frente é ajustável por intermédio de parafusos e os cabos eléctricos são já de silicone.
Pode ser um ponto de partida para catapultar a marca para outros vôos...

Lola T600 - Slot Racing Company

 Em 1981, a Lola surgiu em Le Mans com o modelo T600, um protótipo de linhas arrojadas e inscrito pela própria "Lola Team" e teve como pilotos Emilio de Villota, Guy Edwards e Juan Fernández.
 O seu 15º lugar na geral e 3º da Classe S+2.0, ficou muito aquém do esperado por parte da equipa.
Mas para os slot cars, fica um modelo de linhas muito pouco usuais e que dificilmente se poderia esperar poder dele usufruir, mas melhor do que isso, é a real qualidade aqui demonstrada pela Slot Racing Company. Notável sem dúvida a recriação sobretudo da traseira deste protótipo, apesar de restarem dúvidas quanto a posição dos pilotos traseiros. Quanto ao resto do modelo, merece igualmente nota positiva.



Slot.It - Lola Aston Martin B09/60 (DBR1-2) LMP1

O Campeonato Italiano Slot.It, proporcionou ao próprio fabricante um teste dinâmico à sua última criação inovadora, ou seja, pôs em prática o seu conceito de tracção integral que equipará o seu futuro Audi R18 e-tron. Tratou-se igualmente de uma prova digital, razão pela qual surge na imagem de baixo, o chassis do Audi equipado com o chip que lhe permitia a mudança de calha.
 Mas essa não era a surpresa única, já que a Slot.It aproveitou igualmente para mostrar e testar o seu novo elemento da categoria LMP1, o controverso Lola-Aston Martin que participou no Mundial de 2009.
 Sob as cores da "Gulf", este construtor inglês apresentou um belo modelo, mas que não chegou a dar à marca os resultados esperados.

 No entanto, parece os testes terem mostrado que esta nova criação à escala 1/32, se mostra bem mais competente que o seu original irmão verdadeiro, já que a sua rapidez e facilidade de condução, acabaram por surpreender.
E pelo que as imagens nos mostram, a sua reprodução parece igualmente encontrar-se ao melhor nível.

 Mais um elemento a engrossar a família dos LMP1 e logo de um dos mais interessantes modelos em termos estéticos.
Desvenda-se também o visual do novo chassis , muito à semelhança do bem nascido Lola do mesmo fabricante e que já bem conhecemos.





 Revolucionário parece ser o novo conceito de patilhão, algo muito diferente do adoptado tanto para o anterior Lola como do Audi R18 também já editado, ambos da categoria LMP1.
 Os fios entram agora lateralmente e com uma ligeira inclinação, num conceito que estamos ainda por comprovar, já que parece não ter sido de agrado generalizado a aposta anteriormente adoptada.