sábado, 3 de outubro de 2015

Campeonato GT Open - 2ª, 3ª e 4ª Provas

 Realizaram-se mais três provas deste campeonato dedicado a modelos da categoria GT. A segunda prova deste campeonato veria novamente Paulo Mendes a dominar os acontecimentos, no que parecia ser já uma incontestável supremacia do novo modelo da Black Arrow.
 E foram 3 os Ferrari deste fabricante que se fizeram novamente representar, sob a oposição de 2 Saleen, um Mosler, um Honda HSR e um BMW Z4.

 Muito embora Luís Azevedo tudo tivesse feito para se impôr a Paulo Mendes, a diferença de seis metros no final, fazia pender para este último, a vitória. Enquanto isso, Augusto Amorim impôr-se-ia com uma volta de diferença a David Fernandes e David Azevedo, estes últimos a definir a posição, igualmente pela diferença de metros. Mais para trás posicionar-se-íam, César Amorim, Rui Mota e Marco Silva a fechar a tabela de classificação.




Para a terceira prova, os habituais nomes em presença faziam prevêr mais uma animada noite de GT's, dada a experiência colectiva destes pilotos
 Mas seria novamente Paulo Mendes e o seu Ferrari a levar de vencida a demais concorrência, sendo que desta feita com uma diferença maior para o segundo classificado, Luís Azevedo e o seu Saleen, um modelo oriundo de um das edições de 24 Horas da Trofa, equipado com o obrigatória kit de luzes, o que penaliza o modelo em termos de peso.

 E David Fernandes acabaria por se impôr a Ausgusto Amorim, ocupando assim o lugar mais baixo do pódio. Do quinto ao oitavo lugares, ficaram respectivamente Rui Mota, César Amorim, Marco Silva e David Azevedo.


 Paulo Mendes pela terceira vez, a ocupar o degrau do meio.

A quarta prova ressentia-se das ausência de tanto de Luís Azevedo como de Marco Silva, o que levava à suspeita de que Paulo Mendes teria desta feita a vida muito mais facilitada rumo a um pleno de vitórias. E se a 1ª das mangas que integrava este piloto, Augusto Amorim e Rui Mota isso mesmo confirmou, a segunda das mangas que era composta pelos juvenis David Fernandes e César Amorim a ainda David Azevedo, trouxe-nos enormes surpresas.

 David Fernandes impôr-se-ia com uma volta de vantagem à surpresa chamada César Amrim, que por sua vez levaria a melhor sobre Paulo Mendes por questão de metros. Mas também David Azevedo se imporia aos restantes pilotos da 1ª manga, tendo ficado Augusto Amrim em quinto lugar e Rui Mota a fechar a tabela de classificação.
Apesar do decréscimo no registo de número máximo de voltas, esta acabaria por ser a mais disputada prova deste campeonato.
Paulo Mendes partirá para a próxima jornada já com o título no bolso, mas do que conhecemos dele, não deixará por créditos alheios a disputa pela primeira posição. Quanto às restantes posições, muito se encontra por definir.



Um pódio em que os mais jovens pilotos deste clube, assumiram as duas melhores posições absolutas.

Avant Slot . Continua a aposta nos camiões


A Avant Slot continua a sua aposta na linhagem de camiões e depois da aposta numa motorização só, ao invés das primeiras edições em que se apostava em dois motores, chegou a vez de se apostar num camião de três eixos, totalmente motrizes.
Para a primeira edição a escolha da versão recaíu novamente nas versões de apoio do Team Volkswagen e os seus Touareg. A decoração correspondente, será pois a da "Red Bull", aliás, exactamente igual à da versão de dois eixos já editada e já nossa conhecida.
E será sempre uma bela notícia, sobretudo numa altura em que se nota uma crescente aposta por parte de alguns clubes nas provas dedicadas à categoria dos Todo Terreno e onde os camiões começam a ter uma inusual procura.

Imagens do que será o chassis desta nova versão e que recorre a um berço de motor basculante, do tipo Fly Racing, com um apoio central à frente, com o efeito de rótula.
O mesmo princípio do berço de motor, aplica-se à versão de dois eixos., passando o chassis  a assumir um considerável aumento das suas dimensões, na nova versão de três eixos.


quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Sideways, em grande


 A Racer através da sua linha dedicada a modelos com carroçarias fabricadas em plástico, a Sideways, parece ser um dos mais saudáveis fabricantes da actualidade, continuando a engrossar a sua linhagem dedicada aos fantásticos modelos do extinto Grupo 5. E assim, um dos mais recentes elementos, a par da série de modelos Porsche 935, é o Ford Capri que se sagrou vencedor da divisão 2 da prova de Spa em 1980, pelas mãos de H. Ertl.
Na imagem de baixo, observa-se este modelo, já ao lado do futuro Ford que aumentará os modelos trazidos até nós.
Pois trata-se do Futuro Ford Mustang, um carro cuja carroçaria reparte com o Capri muito da linha global. Na realidade e embora este Mustang tivesse nascido por necessidade da Ford americana necessitar de resultados competitivos na Europa, podendo assim incrementar as suas vendas no velho continente, a verdade é que muito embora se trata-se quase do mesmo carro, este nunca haveria de conseguir os feitos que o irmão europeu tinha já conseguido.
Mas para o slot, fica-se desde já com a ideia de que se o Ford Capri é um dos melhores, este sê-lo-à também certamente. De linha e cotas muito próximas, não existe pretexto para disso duvidar-mos.
 E depois de apresentados os desenhos computorizados, eis que surgem as primeiras imagens do modelo já construído em fase de prototipagem.
 A imagem de cima mostra como se aproxima substancialmente das linhas do Ford Capri.




 Estamos certos, mais um glorioso para os Grupo 5, apesar da reduzida possibilidade de decorações a poderem chegar ao mercado.
 Mas a Sideways continua a sua senda de conquista dos aficionados e avança já também as primeiras imagens da sua futura produção. Enquanto não nos chega a armada alemã de BMW's 3.20, começa a adoçar o bico aos fieis da marca italiana Lancia. E depois do Beta Montecarlo e enquanto não edita a versão cauda curta desse glorioso, eis que se trabalha no Lancia Stratos de Gr.5
Para já apenas imagens de desenho, mas conhecendo nós a capacidade deste fabricante, prevemos que para meados do próximo ano possamos já contar com este transalpino para as primeiras experiências em pista.


 A baixa altura desta carroçaria poderá ser uma das grandes vantagens, mas a sua curta distância entre eixos aliada a uma carroçaria longa para além do eixo posterior, poderão ser factores a remar contra a maré.

 Não deixará no entanto de ser mais um modelo brutal e que poucos deixará indiferentes.

 Mas os carros não são a única apetência deste fabricante, que editou já bonecas ornamentais que complementam modelos em standby. Agora, chegou a vez das bombas de gasolina históricas, cabendo a honra do arranque, à gasolineira "Gulf".
 Para breve, poderemos contar com este elemento decorativo.
 E depois da série "John Player Special" se vêr incluída na temática "Historical Colors", chegou agora a vez da "Gold Leaf", que decorou alguns dos Lotus de Formula 1. E a primeira referência decorará também um Ford Capri, cabendo a representação do piloto a Jochen Rindt.
Afinal, um fabricante sempre em movimento....

domingo, 13 de setembro de 2015

Campeonato GT Open - Já arrancou

 Pondo definitivamente termo ao período de férias que todos temos sempre o prazer de gozar, o GT Team Slot Clube arrancou com mais um campeonato que preenche a época de 2015. Destinado a modelos da categoria GT, mas aberto à totalidade de modelos e marcas, não se exclui por essa razão, nenhum fabricante. E assim, foram três os pilotos que aproveitaram a oportunidade para descobrir o que vale o novo Ferrari do fabricante Black Arrow.
 Augusto Amorim, Paulo Mendes e David Azevedo, foram os pilotos que se dispuseram à escoberta desta nova máquina e bem demonstraram o enorme potencial que ali existe. E isto, muito antes de se descobrirem as verdadeiras potencialidades, uma vez que nenhum destes pilotos teve ainda grande tempo para o desenvolvimento do modelo.
Mas a prova arrancava com Luís Azevedo, Paulo Mendes, Rui Mota e David Azevedo na primeira das mangas e de início Paulo Mendes não conseguia tirar o melhor proveito da sua máquina, enquanto David Azevedo, muito embora demonstrando que o seu Ferrari fosse talvez o mais rápido em pista, ía padecendo com algumas falhas de contacto no seu Ferrari. Não tão rápidos mas a correr sem sobressaltos, Luís Azevedo e Rui Mota em Saleen íam fazendo a prova possível. Com uma ponta final de deixar os cabelos em pé a Luís Azevedo, Paulo Mendes arrebataria a vitória a este último, tendo ambos deixado Rui Mota a 2 voltas e David Azevedo a 4.
 Para a segunda manga, César Amorim apostava no Mosler, Augusto Amorim iria demonstrar o que valia o seu Ferrari enquanto Marco Silva apostava no Honda HSV. E Augusto Amorim começo de imediato a demonstrar alguma superioridade, mas teve em César Amorim um adversário à sua altura, tendo no final registado apenas menos uma volta. Marco Silva demonstrou alguma inadaptação ao carro, o que não lhe permitiu lutar com os seus adversários directos.
E contas feitas, nenhum dos pilotos da segunda manga se viria a conseguir superiorizar aos da primeira, o que deixaria Paulo Mendes como brilhante vencedor desta prova de estreia de campeonato e de modelo.

 O Ferrari 458 a levar de vencida a concorrência, em prova de estreia.

 No pódio de pilotos, Paulo Mendes via-se ladeado por Luís Azevedo e Rui Mota.