quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Mr Slotcar - Nuremberga 2016

A Mr, Slotcar dispõe já da primeira decoração do Mc´Laren F1 GTR, numa reprodução de um modelo real. E trata-se do vencedor das 24  horas de Le mans em 1995. Como pilotos, a tripla composta por Y. Dalmas/M. Sekiya/J. J. Letho e levaram este modelo da categoria GTR à luta até final da prova, de onde sairiam como vencedores, depois duma luta cerrada com o Courage de Bob Wolleck.
Mecânicamente, encontra-se equipado com o motor Sprinter 2 da Scaleauto, bem como material de competição de igual proveniência.




BMW 3.20 Gr.5 - Qual o melhor?

 O belo BMW 3.20 de Grupo 5, foi escolha de dois fabricantes com estatuto reconhecidos no universo dos slot cars. Contudo, o conceito orientador de cada um destes dois fabricantes, é díspar e enquanto a Revell produz modelos preferencialmente vocacionados para utilizações caseiras e amadoras, a Sideways, vocaciona os seus modelos quase exclusivamente para o mundo da competição e que normalmente assume a génese da grande maioria dos clubes, numa ambiência muitas vezes quase assumida como sendo profissional.
De edição já com alguns anos, o modelo da Revell era já sobejamente conhecido. A Sideways propôs-nos muito recentemente este mesmo modelo, constituindo portanto, uma novidade. E o primeiro impacto que sentimos ao observar esta recente produção, é estar-mos perante um modelo demasiado quadradão. E quanto mais o comparar-mos com o seu rival de estante, mais firme se torna esta nossa inicial convicção. E embora não tenhamos como confirmar as medidas do modelo real e depois escaladas para confirmar as reais cotas que deveriam ter, é com firme convicção que assumo como exageradas as medidas apresentadas pelo recém-chegado 3.20.
Percebe-se na imagem de cima, o quanto mais largo é o modelo da direita, de origem Sideways e quanto a mim, erradamente.
A finura dos pormenores na versão da Revell fazem-se notar e sobressair. Uma grelha de invejável requinte ornamentada com faróis e piscas de qualidade e reprodução superiora, conferem-lhe uma qualidade suprema. Apenas mencionar que a cobertura branca dos dois faróis mais interiores, deveriam proporcionar-lhes uma maior dimensão.
Pelo contrário, a Sideways apresenta esses pormenores com desagradável acabamento e duma pobreza que se desejava inexistente, sobretudo num fabricante que atingiu já um patamar a quem se exige muita mais qualidade. No entanto, a verde alface, surgem as coberturas dos faróis numa dimensão bem mais correcta.

Também as côres do logótipo da "Jagermeister" no circulo que circunda o veado, surgem com interpretação diferente. Na imagem de cima (Revell), optou-se correctamente pelo castanho, enquanto na imagem de baixo (Sideways) se pode vêr que a opção recaíu no preto.

No que respeita às traseiras do 3.20, o mesmo acontece. Absolutamente brilhante a reprodução da Revell (modelo da direita), enquanto a Sideways nos apresenta um conjunto de farolins absolutamente paupérrimos. Contudo, em ambos os casos parece-me apresentarem-se um tudo nada mais altos do que deveriam na realidade ser.

O aileron deveria ser cromado, tal como a Revell o representou e não cinzento tal como se observa na versão da Sideways.
O deflector aerodinâmico existente na extremidade posterior da capota, é outro dos pormenores em que a Sideways falha redondamente. Em forma de tábua com duas pronunciadas vincas nas extremidades e que servem de ancoragem nos pilares da capota, proporcionam um efeito demasiado negativo nesta reprodução. Pelo contrário, uma reprodução muito mais realista na versão da Revell, mantendo uma distância constante entre este acessório e a própria capota, com as partes terminais de ancoragem nos pilares, a fazer-se de forma ténue e arredondada. No entanto, em ambos os casos ficará a faltar um pequeno apoio central existente neste apêndice e que serve de fixação na capota.

Lateralmente este modelo conta com uma vinca que se prolonga a meia altura do carro, passando pelos dois guarda-lama e contemplando também a porta e onde deveria existir um pequeno desnível entre a parte de cima e a de baixo, apenas nas portas. Os guarda-lama deveriam contemplar apenas um ligeiro vinco.
Aqui, em nenhum dos casos a opção foi a correcta. Isto porque, se a Revell assumiu esse desnível em toda a sua extensão, isto é, nas portas onde estará correcto, mas igualmente nos guarda-lama, o que está incorrecto, a Sideways apostou apenas num vinco que apanha a totalidade da sua extensão, o que estará incorrecto nas portas, pois deveriam contemplar o pequeno desnível.


A reprodução das jantes será a parte menos conseguida por parte da Revell, com um desenho mal conseguido e dimensão incorrecta
E quanto à versão da Sideways, acontecem incorrecções que a mim me desagradam de sobremaneira. A primeira prende-se com o desenho da cava da roda posterior e onde na reprodução quase acompanha o formato arredondado da roda. Se reparar-mos melhor, poderemos verificar que na parte mais recuada, a cava vai-se afastando cada vez mais da roda, não acompanhando esta. A segunda, sendo esta bem mais grave, prende-se com a linha de cintura do modelo e que passa acima dos alargamentos das rodas da frente. Na imagem do modelo real, percebe-se que se trata duma linha horizontal que vem desde a porta, até junto do pisca, local onde apresenta uma ténue e quase imperceptível curvatura descendente. A linha superior do capôt é que vem num plano descendente desde o alinhamento do pára-brisas até quase se unir à linha de cintura, já na zona do pisca. Repare-se agora na imagem de baixo, da reprodução deste exemplar bávaro. As duas linhas, a de cintura e a superior do capôt, assumem uma abrupta curvatura descendente logo após e em simultâneo com a zona do guarda-lama alargado onde começa a curvatura igualmente descendente para o spoiler frontal.  Este defeito proporciona um visual ridículo que merecia muito mais e melhor trabalho, num modelo com enorme significado dentro da BMW.

Ao nível do prolongamento vertical do eixo frontal, o BMW da Sideways é de 1,75mm mais largo

E atrás, a diferença cifra-se nos 3,05mm.

Mas nem tudo está mau no modelo Sideways. As suas jantes mostram-se de qualidade muito superior, tanto ao nível de qualidade como de reprodução.


A reprodução das jantes no modelo da Revell não se mostram tão interessantes.
E como conclusão, poderemos adiantar que se se compreende a ligeira deformação proporcionada na carroçaria da Sideways como forma de o apróximar da restante linha da sua produção, torna-se incompreensível a imprecisão nas linhas de um tão belo, interessante e quase pioneiro modelo dos brutais Gr.5 que marcaram uma era da competição automóvel, associado ainda a uma igualmente incompreensível falta de requinte de um sem número de pormenores. Uma pena tanta asneira e que poderá ser abafada apenas, se este se mostrar tão competitivo em pista, quanto o desejável.

Policar em Nuremberga


 Em Nuremberga, a Policar anunciava através da representação Slot.It, as novidades que pretende editar no corrente ano de 2016. E prevista para o mês de Abril, está a chegada do primeiro Ferrari F40 LM, com a anunciada decoração IMSA de 1990 e que foi pilotado por J. P. Jabouille / O. Grouillard. É muito provável que esta versão tenha sido revista em relação às séries da Slot.It, com muito prováveis melhorias dinâmicas.
Em relação às produções da Slot.It, nota-se que a parte central do capôt frontal surge agora com três derivas verticais (não conseguimos confirmar que assim fosse na realidade) ao invés da única que existia nos primeiros F40 (imagem de baixo). Tudo o resto parece ter-se mantido exteriormente, inalterado.




E depois de editado já o Lotus 72 anunciado, anuncia-se como próximo lançamento uma versão pilotada por G. Hill. 
Mas mostrava-se já a versão deste mesmo modelo e que vitimaria Jochen Rindt durante os treinos oficiais do Grande Prémio de Itália, em Monza. Trata-se de um Lotus 72 desprovido de apêndices aerodinâmicos, tanto à frente como atrás, o que lhe confere um visual diferente.




 Prevê-se ainda para o corrente ano, a chegada da versão 72D com as bonitas côres da John Player Special.
 Para o final do ano, mas antes do Natal, anuncia-se a chegada do segundo F1 deste fabricante, o March 701.


 É também mostrada a linha de acessórios para cada um dos modelos que se encontram já nas referências de catálogo.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Thunder Slot - Uma nova marca apresentou-se em Nuremberga

 Surge no mercado mais um fabricante de modelos à escala 1/32. E para apresentação, surge promovendo mai um Lola T70, mas desta vez o MKIII. Depois da Fly com o MKI e da Sloter com o Spyder, eis que mais um fabricante aposta nos históricos Lola.
Em cima, o Lola T70 da Fly.

 De boa aparência, o conceito geral parece aproximar-se das produções NSR. De tal modo a semelhança do conjunto das rodas, que nos leva a suspeitar, repartirem mesmo esse acessório.
 E duas decorações são já mostradas, uma, a vermelha, pertencente à dupla J. Surtess / D. Hobbs, participantes na BOACX 500 em Brands Hatch no ano de 1967.
O outro, o amarelo, teve ao seu volante Jo Bonnier / B. Axelsson e participaram exactamente na mesma prova, mas um ano mais tarde.

 De linha aparentemente perfeita e com um molde que nos parece igualmente perfeito, fica a expectativa até nos inteirar-mos verdadeiramente do que afinal se tratará.

 Também à imagem da NSR, o pneu suplente que na época era obrigatório, encontra-se presente, mas na sua verdadeira dimensão e não numa mera simulação.

 Equipados com mecânica própria, o chassis admite para o motor berço independente e em posição sidewinder. O seu berço em formato triangular, parece igualmente ter sido inspirado nos desenvolvimentos da NSR. No entanto, os modelos clássicos deste último, encontram-se equipados com berço não triangular, apesar do motor em posição sidewinder.
 Os bronzes surgem com formato próprio e munidos de concavidade cónica, o que permitirá uma optimização da sua lubrificação.

 E o fabricante propôe já chassis e berços de durezas distintas.