quarta-feira, 23 de novembro de 2016

5ª e última prova Campeonato Porsche 991 GT3 - Scaleauto

 Acabou o campeonato levado a cabo pelo GT Team Slot Clube, destinado aos modelos Porsche 911/991 do fabricante Scaleauto e que serviu em simultâneo, de preparação para as 12 Horas de Braga que decorrerá já no próximo fim-de-semana e que terá como protagonista, este mesmo modelo do fabricante espanhol.
 Foram inúmeros os pilotos que aproveitaram este campeonato para preparar as suas máquinas e poderem familiarizar-se com este traçado de alguma dificuldade técnica.
Pudémos contar para esse fim, com pilotos de Viana do Castelo e Guimarães, assim como alguns de Braga que se encontravam há algum tempo afastados da velocidade.
Quer este clube agradecer publicamente o esforço despendido por esses pilotos, já que requereu da sua parte esforço monetário e disponibilidade para se deslocarem nalguns casos, uns bons quilómetros.
 E partia-se então para a primeira das mangas, com os cinco pilotos melhor posicionados no campeonato. Eram então Augusto Amorim, David Azevedo, César Amorim, Rui Mota e Nuno Mendo, que dariam o pontapé de saída para a derradeira prova. Ressalvar a ausência por motivos de força maior, de um dos mais sérios candidatos à conquista do título, Paulo Mendes.
E foi Augusto Amorim quem uma vez mais imporia um ritmo acima da concorrência, impondo-se no final da manga aos restantes concorrentes e com uma vantagem de duas voltas sobre David Azevedo, o segundo classificado, mas também este a demonstrar poderosíssimo andamento. Seguiam-se-lhes Rui Mota e César Amorim, ambos com duas voltas de desvantagem relativamente aos pilotos que se lhes precederam. A fechar a tabela, posicionava-se Nuno Mendo, que apesar de quinto classificado, demonstrou na pista a evolução que tem vindo a provar, prova após prova.

Para a segunda manga encontravam-se António Miranda, aos comandos do Porsche de Paulo Mendes, Nuno Aguilar, o regressado Ricardo Ferreira e Luís Pinto, o segundo piloto vianense.
 
 E a surpresa desta manga viria da parte de Ricardo Ferreira, já que nem a sua ausência prolongada, nem a estreia do seu Porsche, constituíram qualquer handicap para que este pudesse mostrar um notável andamento e garra. E no final o quarto lugar absoluto com o mesmo número de voltas do terceiro classificado, bem o demonstra. Sem dúvida de parabéns e a demonstrar que poderemos contar com um sério candidato na luta pela vitória nas 12 Horas de Braga.
 Nuno Aguilar seguiu-se-lhe, muito embora quatro voltas a menos fosse o registo no final da prova.
 Luís Pinto, também ele em fase de adaptação ao traçado, impôr-se-ía a António Miranda, este último, o piloto campeão no XXI Campeonato Nacional de Espanha da categoria TT Scaleauto, claramente o piloto menos rodado neste complicado traçado.

 E na classificação final, a surpresa maior vinha mesma no quarto lugar obtido por Ricardo Ferreira, já que protagonizou um regresso que quase culminava com uma subida ao pódio.

 Uma vez mais mais o 911/991 de Augusto Amorim, conseguiu instalar-se no mais cobiçado dos lugares.
 E o pódio dos pilotos, com Augusto Amorim, David Azevedo e Rui Mota.

E esta última jornada consagraria uma vez mais Augusto Amorim como vencedor de mais um campeonato. David Azevedo seguiu-se-lhe e na terceira posição, César Amorim, a demonstrar que cada vez mais mais temos que contar com a garra deste jovem piloto. Muitos parabéns César, pelo extraordinário desempenho que tens vindo a demonstrar.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

E esta hem?

Não é que este existe mesmo?
É conhecida a série da Sideways em que dedica um de cada modelo para o decorar com as côres da John Player Special. E desta vez, a versão não é inventada, existiu mesmo e o seu piloto foi Ian Grey.
Boa Sideways....

Os Porsche 956/962 que se encontram na forja - Slot.It

 O filão Porsche 956/962, vai-se enriquecendo com as edições da Slot.It. Mais uma edição com as côres da Jägermeister e outra do 962 IMSA com o verde o dourado e o branco da Miller, juntar-se-ão há já longa lista de interessantes Porsche de Grupo C que já existem. Estamos certos que já mais haverá um modelo tão explorado quanto este, muito embora se abordem as respectivas alterações nas linhas deste icónico modelo germânico.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Comemorativo do XXI Campeonato Nacional de Espanha 2016

 Coube desta vez a um modelo Scaleauto, a honra de modelo comemorativo do XXI Campeonato Nacional de Espanha 2016, que decorreu recentemente em Igualada, localidade situada nas proximidades de Barcelona.
 Com vários dizeres alusivos ao acontecimento dispersos pelo aileron, capota, capôt e lateral, todos eles na côr prata, distinguém-nos das restantes versões correntes deste mesmo Subaru WRC.

Na lateral, consta o logótipo da "Associação Catalã de Slot". Estes modelos e tal como habitualmente, foram distribuídos pelos pilotos participantes em cada uma das categorias naquele evento. E para Braga, por intermédio dos pilotos "GT Team / ART", vieram alguns.

Lindo, lindo, lindo....

....mas apesar disso, carregado de erros!
Numa produção do fabricante italiano BRM, chegaram ao mercado o NSU TT e o Simca 1000 Rallye 2.
Tal como habitualmente, as suas produções chegam-nos à escala 1/24 e também a essa mesma escala nos chegam estas verdadeiras preciosidades. E a reduzida dimensão real de ambos, faz com que a sua grande escala relativamente aos mais comuns modelos de slot à escala 1/32, não se transforme num verdadeiro obstáculo quando pretendermos com eles, desfrutar de algumas batalhas nas habituais pistas onde normalmente conseguimos desfrutar do verdadeiro prazer da curtição da modalidade.
 Olhemos então para uma dessas peças, no caso, a vertente alemã, personificada na bombinha em que se transformaram os NSU TT/TTS, mas aqui o do piloto Dino Eitel com a sempre bonita côr da "Gulf".
 Trata-se de uma reprodução em plástico e em que se apostou em vidros de lexan, permitindo assim que se reduzisse ao seu peso final, mas sobretudo na metade superior da carroçaria, melhorando-se por essa razão, o seu equilíbrio em curva.
 Dotado de chassis metálico, o que permitirá melhorar mais ainda o seu equilíbrio, já que o centro de gravidade destas pequenas máquinas baixe considerávelmente.
 Equipado de um motor de caixa pequena em posição anglewinder, encontra contudo no seu eixo traseiro o maior pólo de atracção. Isto porque, pela primeira vez no slot encontramos um modelo com camber negativo nas rodas traseiras, simultâneamente, de tracção. Fazendo uso de um pequeno cardan centrado nesse mesmo eixo, consegue-se assim manter ambas as rodas inclinadas relativamente ao plano horizontal da pista. Admite-se, que esta aposta venha a traduzir-se em lucro comportamental das réplicas destas pequenas bombinhas.
E olhar para eles, maravilha-nos......
Mas partamos para um pequeno comparativo, em que o poremos num confronto com igual versão, mas da mais comum escala 1/32.
Servir-nos-emos então duma produção Revell, correspondente exactamente ao mesmo carro, permitindo-nos aditmir não se tratar no entanto, exactamente da mesma versão, já que a colocação de alguns logótipos não corresponde exactamente à mesma posição.
 E olhando para ambos, algumas diferenças acabam naturalmente por sobressair. A côr, ausência e presença de spoiler frontal, alargamentos das rodas, serão alguns dos aspectos que não passam despercebidos. Quanto à côr, trata-se de algo sempre difícil de avaliar, mas diz-me a minha convicção, que a maior correcção se encontra do lado da versão maiorzita. E quanto ao resto?

Este pequeno "Gulf" nunca se equipou de spoiler frontal, e dispunha do radiador completamente a descoberto. Quanto aos alargamentos, apenas umas ligeiras abas lhe foram acrescentadas.
 Assim sendo, a versão mais reduzida encontra-se bem mais correcta, já que cumpriu com exactidão em ambas as situações. Mas podem ser observados mais pormenores.
A barra em alumínio que liga os dois grupos ópticos frontais, deveria no modelo da BRM surgir substanciamente mais grossa, já que assim, nem sequer permitiu a inclusão descentrada para o lado esquerdo do modelo, da sigla "TT" e o seu respectivo xadrez, tal como se torna possível observa na imagem que mais acima se mostra, do modelo real. Também a sigla NSU que surge centrada a acima da citada barra, deveria ser retratada com maior dimensão. Os piscas laranja de formato rectangular, deveriam ainda no mesmo modelo, aparentar maior dimensão.
Mas percebe-se pela leitura da imagem de baixo, a enorme correcção que a Revell nos conseguiu apresentar, relativamente a todos estes pormenores.
Abordemos agora a secção traseira, servindo-nos para o efeito da imagem do modelo real que aqui se mostra.
Mesmo ao centro, surge gravado na chapa um "rectângulo" sem faces laterais, substituídas por arredondamentos. Esse pormenor surge retratado na ver~so da Revell, mas não da BRM.

 Mas o painel traseiro contém mais erros na criação à escala 1/24. Tal como à frente, também atrás desapareceu a sigla "TT" e respectivo xadrez, por culpa da reduzida altura entre o capôt-motor e o triplo conjunto óptico traseiro. E se atentar-mos no friso demarcado na própria chapa e que culmina com uma curvatura para baixo no alinhamento do farolim mais interior, percebemos que se encontra uma vez mais incorrecto na versão da BRM, já que a sua terminação acontece a direito.

 Os próprios farolins e pisca incluído, surgem de forma demasiado proeminente. Ridiculamente sobressaídos, mostram-se verdadeiramente irreais. A grelha que surge no painel lateral e que serve de tomada de ar de arrefecimento do motor, além de mal desenhada é também demasiado baixa, algo que uma vez mais a Revell reproduziu com maior realismo e exactidão.

 Mais dois pormenores em que a Revell continua a marcar pontos. Esta versão específica gastava jantes BBS rendilhadas e não as de furos redondos com que a BRM o equipou. Um pormenor bem mais discreto mas de incompreensível falha por parte da BRM, encontra-se na colocação do discreto pisca que se localiza sobre os guarda-lama frontais e já perto do pilar da capota (junto ao triângulo do corta-corrente). Pequeno e redondo, a Revell não se esqueceu dele. Na verdade, a BRM também não, apenas o deslocalizou. E para onde? Pasme-se, ficou lateralmente junto ao grupo óptico frontal.

Agora a inocente pergunta. Porque não terão eles reproduzido antes a versão "Jagermeister"?



É que este sim, corresponde em tudo à versão reproduzida, à excepção é claro, dos erros de proporções apontados.


Ah, um último pormenor. Não vos parece que o piloto de tão à frente que se encontra, deva estar a aprender a conduzir?
Afinal, como se pode errar tanto, numa escala tão mais favorável?
Apesar disso, não me perguntem porquê, estou encantado com este NSU...
Haverá coragem para os pôr a rolar em pista? Com certeza que sim, mas de certeza que não sou eu....

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Campeonato Interclubes Bajas Slot - 10ª e última prova

É este sábado dia 19 que decorrerá a última prova deste extraordinário campeonato dedicado aos modelos Todo Terreno, a decorrer nas instalações do Guimarães Slot Clube.
Referir que este campeonato nasceu duma iniciativa de Guilherme Tavares da Silva, um membro do Slot Clube do Porto, que conseguiu juntar cinco clubes da zona norte, para se conseguir pela primeira vez em Portugal um campeonato desta dimensão e específica para este tipo de modelos do mundo dos slot cars.
Com os títulos todos por decidir em quatro classes, é pois com natural emotividade que cada um dos ambiciosos campeões encararão esta última jornada.
Boa sorte a todos .....