quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Campeonato Slot Raids TT 2017 - Inicia-se este sábado


Arranca já neste sábado próximo, o Campeonato Slot Raids TT 2017, promovido pelo GT Team Slot Clube, numa iniciativa que engloba várias Classes, mas todas sob a regulamentação praticada em Esapnha ao abrigo do organismo URRS.
Abrangendo seis Classes, espera-se a adesão dos praticantes em mais do que uma das classes, o que tornará o campeonato mais disputado em cada uma delas.
Aos eventuais interessados, aqui se disponibilizam no link abaixo, os regulamentos pelo qual se regerá este campeonato.
https://drive.google.com/drive/folders/0B8itiwZhjwktVXJPdGxqZHJFelU

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Eis que chega o quinto "John Player Special"

 Há já algum tempo anunciado, o BMW 3.20 Gr.5 da Sideways, chega-nos agora integrado na sua série de edição limitada dedicada às côres da "John Player Special".
Depois do Ford Capri, BMW M1, Porsche 935 Moby Dick e do Ferrari 512 BB, chegou a vez do 3.20. Contráriamente a todas as anteriores versões desta série, desta vez trata-se de uma versão que existiu de facto e que teve como piloto, Ian Grey.
E ao que parece, estaremos perante uma excelente réplica, absolutamente condizente com a realidade, onde nem sequer faltam os vidros azulados.

1º Campeonato LusoGalaico Velocidade - Começa este fim-de-semana

 Com apoio da Scaleauto / IBB Auto Racing, vai ter início no sábado próximo o 1º Campeonato LusoGalaico de Velocidade, uma iniciativa que uniu o Guimarães Slot Clube e GT Team Slot Clube de Portugal e ainda o Slot Baixo MiñoMangallo Slot e Club Rias Baixas Slot de Espanha.
Este campeonato conjunto repartido entre estes cinco clubes, compõe-se de três campeonatos, já que se realizam os campeonatos DTM Pro, para modelos de última geração e dotados de chassis 3D, DTM Clássicos, do qual fazem parte os modelos participantes naquele campeonato até 1995, onde se incluem a recente criação da Slot.It e um campeonato de resistência por equipas, para os já conhecidos Grupo C.
E o tiro de partida acontecerá na pista do clube de Guimarães, para onde rumará a caravana de participantes aderentes a esta iniciativa. O nível competitivo será elevado, já que as formações se encontram recheadas de participantes reconhecidamente dotados.
Vai pois começar em força, esta época de 2017.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Falcon Slot Cars - Uma nova marca

 Falcon Slot Cars é um novo fabricante que se apronta a fazer a sua chegada. As imagens disponíveis da sua primeira criação, os Porsche 908/3 Turbo, não revelam do que se tratam verdadeiramente estas miniaturas, mas a primeira impressão que nos fica, é de modelos dinâmicamente próximos dos SRC ou Fly e em termos de reprodução, estamos perante modelos extremamente angulosos e de formas declaradamente erradas, como é o caso das asas verticais que suportam o aileron.
 Tendo estes carros uma frente bastante arredondada, não é essa a sensação que nos transmitem as fotografias até nós chegadas. Poderão as intenções ser boas, mas ou muito nos enganamos, ou estaremos perante mais um flop.

Sideways - A surpresa

Chegou o primeiro Lancia Stratos Grupo 5 da Sideways. E afinal, para nossa surpresa, não nos chegará nenhuma das míticas decorações, mas uma versão totalmente negra e baça, comum nos modelos que na época serviam como base para homologação. Não deixa no entanto de ser uma surpresa amarga, pois não seria exactamente isto que se esperava.
Mas chega também mais uma versão do BMW M1 de Grupo 5, com uma decoração que não gera consenso, mas que reproduz o melhor de todos os M1 construídos para aquele campeonato.

Renault 5 Grupo 2 - Le Mans MIniatures

 Disponível a partir desta semana, encontrar-se-á este belo Renault 5 de Gr,2 oficial, participante no Rali de Monte Carlo em 1978 pelas mãos de Jean Ragnoti, tendo-o terminado na segunda posição final. Trata-se de uma surpreendente criação da Le Mans Miniatures, mas senti-mo-nos extremamente gratos pela sua criação, já que além de bonito, é também detentor desse extraordinário resultado.
 E a miniatura em si, denota a extrema qualidade habitualmente posta em cada um dos seus modelos. O único e eventual senão, poderá prender-se com a provável falta de características dinâmicas, já que tratando-se de uma realização em resina poderá encontrar-se penalizado em termos de peso.
Obrigado e parabéns Le Mans Miniatures.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Mais dois da Slot.It para 2017

 A Slot.It anuncia mais uma versão para o Porsche 962C KH e outra para o Nissan R90CK. Em ambos os casos, é indiscutível que se tratam de modelos com apelativas decorações, ao mesmo tempo que se comprova o excelente filão que representam os Porsche 956/962 para a Slot.It.
Venham eles....

1º Campeonato Raid Slot Luso Galaico - Prestes a arrancar

Vai levar-se a efeito a partir do dia 25 de Fevereiro o primeiro campeonato Luso-Galaico, destinado a modelos de TT e aos associados de cada um dos clubes organizadores.
Repartido entre Portugal e Espanha, este campeonato percorrerá as instalações da Mosslot, em Espanha, do Slot Clube do Porto, Guimarães Slot Clube e GT Team Slot Clube, finalizando-se esta iniciativa com uma concentração num verdadeiro festival TT, em Tui, Espanha.
As categorias admitidas são as habituais T1, T2, T3, T5 e como novidades, as T2 Scaleauto e T-Retro, sendo que esta última fará parte do programa, apenas na prova de fecho do campeonato.
Os regulamentos pelo qual se regerá esta iniciativa, serão os mesmo do organismo espanhol URRS.
Cada participante poderá apostar em duas das categorias para as quais pontuará, mas admitindo-se a sua participação na totalidade das categorias.
Todas as provas se encontram agendadas com início às 9:30h, devendo ocupar-se a totalidade do sábado.
 Mais uma iniciativa que elevará o nível da modalidade nacional e espanhol, dada a qualidade dos praticantes em presença.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Audi R8 LMP Slot.It - o segundo



Com a referência SICA33A, a Slot.It edita o seu segundo Audi R8 da categoria LMP, no que será também o seu primeiro lançamento do ano de 2017 e depois de nos ter feito chegar o mesmo modelo, mas na sua versão vencedora de Le Mans no ano 2000.

 Trata-se do modelo que participou na prova de Adelaide, na Austrália e com a curiosa decoração alusiva ao meio selvagem que caracteriza grande parte daquele território.
 A sua singular decoração não deixará muitos indiferentes, dada a sua originalidade e exuberância das suas côres.

 Sem dúvida um belo exemplar, que foi igualmente trazido até nós pela Scalextric/SCX, o que vem provar que esta decoração não poderá ficar esquecida por quem quer que edite este modelo.
 

domingo, 15 de janeiro de 2017

Segunda prova do "Troféu Slot Car NSR - Aston Martin & Porsche"

 Decorreu nas instalações do GT Team Slot Clube, a segunda jornada do campeonato destinado aos Aston Martin e Porsche 911/997 do fabricante NSR e onde cada piloto pode participar com ambos os modelos.
 E como cada piloto pode fazer a sua opção quanto ao modelo que privilegia para iniciar a prova, é sempre possível ver-se Aston e Porsche misturados, embora a classificação se faça distintamente e por modelo, mas também existindo no final uma classificação conjunta em que cada piloto soma os pontos obtidos com cada um deles.
Mas era Augusto Amorim a iniciar-se de Aston Martin, quem ditaria o mote para a luta pela vitória. Quem quisesse vencer, teria que fazer mais do que as suas 127 voltas, uma marca já verdadeiramente notável e elevada. Paulo Mendes de Porsche, sentia-se verdadeiramente incapaz de o seguir, assim como aconteceria igualmente com os restantes participantes com os Porsche, como foram os casos de David Azevedo, César Amorim e Rui Mota, que acumulavam sucessivos despistes.
 Os homens de Viana do Castelo, Nuno Mendo e Luís Pinto, começam a ser presença assídua nos nossos campeonatos, registando-se em cada participação os esperados progressos. Também Miguel Carvalho tem conseguido desta feita manter-se presente e David Fernandes, faltoso na prova de inauguração, mostrou-nos desta vez ao que vinha.
 Com uma excelente exibição com o seu Porsche, verdadeiramente ao nível dos melhores Aston Martin, David Fernandes viria a vencer naturalmente a sua manga, surpreendendo mesmo com as 126 voltas conseguidas. Seguiu-se-lhe Miguel Carvalho, tendo Nuno Mendo levado a melhor sobre Luís Pinto, apesar da proximidade numérica das voltas.

 A quarta manga compunha-se de alguns dos mais capazes de atacar o registo de Augusto Amorim.
 Paulo Mendes, Rui Mota e César Amorim perfilavam-se como os mais aptos, mas o azar haveria de bater à porta de Paulo Mendes, o que lhe retiraria qualquer veleidade de aspiração à vitória. E assim e depois de César Amorim não aguentar o ritmo imposto por Rui Mota, seria este último a tentar atingir a marca de Augusto Amorim. E no final, acabariam por ser os metros a atribuir a primeira posição a este último. Mas os azares atingiriam também David Azevedo no seu Aston Martin, o que o relegaria para a última posição da manga e Augusto Amorim ocuparia a terceira posição, num desempenho também nada condizente com as suas capacidades velocistas.

 Na quarta e última manga encontrava-se uma vez mais David Fernandes, um piloto sempre capaz de surpreender. E se com o Porsche já havia feito um brilharete, o que contar dele agora, que iria de Aston Martin? E de facto o seu andamento era uma vez mais surpreendente, mas acabaria também ele por vêr a sua máquina pregar-lhe uma partida, quando após um acidente o berço do motor partia. Era para si o fim de uma sexta-feira notável, mas as corridas também são compostas de sortes e azares.
 E assim, era Miguel Carvalho quem levaria a melhor nesta última manga, logo seguido de Luís Pinto e Nuno Mendo.
 E feitas as contas finais, Rui Mota sagrava-se o vencedor absoluto e dos Aston Martin nesta segunda jornada, enquanto David Fernandes na terceira posição final, levava a melhor na armada Porsche.
O melhor representante na classificação conjunta acabaria por ser Augusto Amorim ao ter conseguido a segunda posição absoluta e igualmente segundo nos Aston Martin e com o Porsche, uma sexta posição final e terceiro melhor representante da marca alemã.

 No pódio final da prova, um Porsche teima em querer aparecer, desta feita o do jovem David Fernandes.


Na classificação dos Porsche, David Fernandes acabaria por vencer, seguido de Paulo Mendes e Augusto Amorim.

Nos Aston Martin Rui Mota levaria a melhor, seguido de Augusto Amorim e César Amorim.
Mais uma etapa concluída esperando-se agora que as fasquias se tornem cada vez mais difíceis de transpôr, dada a evolução sobretudo das máquinas, mas também de alguns dos pilotos.