domingo, 12 de julho de 2020

Mc'Laren Elva M1A, o melhor clássico da actualidade

 O aparecimento do fabricante Thunder Slot, trouxe filosofias de construção com aposta em materiais e mecânica, que se fizeram de imediato, notar.
 O seu primeiro modelo, o Lola T70 MK III levou os apaixonados da modalidade a perceberem no imediato, o potencial ganhador que nele se encontrava. Contudo, algumas máquinas de origem NSR e também Slot.It, eram capazes de esgrimir argumentos, quando a luta se orientava na disputa pela vitória. Naturalmente não contentes, estes técnicos nascidos nas fileiras da NSR, acabariam por permitir aos sedentos adeptos, usufruir duma máquina que com alguma naturalidade, acabaria por se impôr à demais concorrência. Tratou-se do Lola T70 Spyder. Este acabaria por fazer de facto a diferença, deixando a concorrência em sentido.
Mas guardava-se ainda algo na manga e acabaria o mesmo fabricante por apontar baterias a uma nova máquina. Tratava-se do interessante Mc'Laren M6A, um modelo cujas cotas deixavam fortes esperanças no ar. Entretanto, da concorrência tinha-mos a Slot.It a apostar também no Mc'Laren M8D e em dois modelos da Matra. Mas percebia-se que o limite dos modelos deste fabricante ficavam aquém do limite da preparação dos dois últimos modelos da Thunder Slot. A última ofensiva surgia por parte da NSR com a edição do prometedor Porsche 908/3, que para além de se tratar de um modelo dotado das melhores cotas do segmento, trazia um novo berço de motor que permitia agora a sua fixação aquele órgão mecânico por parafusos e encontrava-se também munido de novos bronzes montados de forma muito mais inteligente.


Mas depois de espremidos ao máximo, nem Slot.It nem NSR se conseguiriam equiparar às melhores máquinas da Thunder Slot. Se é verdade que ambos os modelos deste fabricante se possam de certo modo equiparar em performances, na minha opinião o modelo de origem Neozelandesa colhe alguma vantagem relativamente ao Lola. Relevante, foi a constactação de que afinal, a Thunder Slot acabou mesmo por abafar as boas performances tidas até à data, pelos seus dois concorrentes.
Mais recentemente chegaria a sua última criação, uma pequena jóia. Refiro-me ao precioso Mc'Laren Elva M1A. Mereceria a sua chegada um teste que nos levasse a perceber a sua valia relativamente às duas poderosas máquinas que se lhe antecederam, partindo apenas para esse teste comparativo, com aquele que considerei o melhor dos dois. Servi-me então do Mc'aren M6A bem preparado por Filipe Vinagreiro, um dos associados do Guimarães Slot Club e da nova máquina, com uma preparação da minha autoria. Percebendo que alguns pormenores poderiam ser melhorados no M6A, propus-me deitar-lhe mão, ao que o cronómetro lá ía correspondendo com ligeiras descidas de décimos de segundo. Dotado de similar afinação, era hora de pôr o precioso Elva em confronto directo no terreno para o qual nasceram.
 E o cronómetro fez o seu trabalho e os registos permitiram concluir que mais uma vez, a Thunder Slot terá feito bem o seu trabalho de casa. Para além de ter batido o seu rival de marca, mostrou-se delicioso de condução, capaz de devorar com plena mestria, curvas encadeadas tipo "S"s. Se já nos anteriores modelos o prazer de condução se mostrava uma realidade, este, consegue deixar-nos mais deliciados ainda.
 Fica pois claro, que a concorrência ver-se-à obrigada a complicados trabalhos forçados, no sentido de não deixar fugir um fabricante que embora mais recente, parece ter descoberto a melhor de todas as fórmulas. Nem Slot.It nem NSR se encontram presentemente capazes de oferecer luta directa pela conquista das vitórias absolutas, o que torna apetecível por parte dos participantes em competições, na aposta em modelos da Thunder Slot.

 E são já várias as máquinas deste fabricante de que podemos usufruir, com vista à luta pela conquista do primeiro lugar.

 E se o Mc'Laren "Sunoco" consegue o título do "mais bonito", é no Elva que deposito a maior confiança para a luta pelas vitórias. Uma máquina verdadeiramente soberba e que nos encanta na sua pilotagem.
Isto claro, enquanto a Thunder Slot não nos surpreende com a edição de uma nova "BOMBA"....

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Novos Opel Kadett GT/E- BRM

Não acrescentando novidades tanto de carroçaria como mecânicas, a BRM disponibilizará dentro em breve duas novas decorações para o ainda recente Opel Kadett GT/E.


A versão amarela poderá fazer lembrar o anteriormente editado nas mesmas côres, mas a distribuição cromática tornou-se mais elaborada e distinta.
A configuração do spoiler da frente dos modelos que aí virão, farão com que a anterior edição do modelo azul, faça dele único nesse particular.
Já a versão com predominância do  branco, faz lembrar tempos mais modernos, das séries da primeira versão de tracção frontal. Muito bonita a decoração pela qual se optou, foge assim também ao mais comum preto e amarelo das versões oficiais.

Porsche 911 GT1

A Revo Slot tem conseguido manter-se activa e trazendo-nos máquinas que serão muito bem vindas.
As suas criações à escala1/32 mas dotadas de chassis metálicos apoiados em sub-chassis, num conceito em tudo igual ao dos modelos do fabricante BRM/TTS, tornam o desempenho destes minimodelos bastante interessante.
E são para já três as versões apresentadas para a primeira fornada, a saber, a versão de testes para desenvolvimento do mesmo e as duas versões participantes oficialmente em Le Man's.


De estética absolutamente irrepreensível, será mais uma das apetecida obras-de-arte deste fabricante.

Resta-nos esperar que numa segunda leva, nos façam chegar o modelo inscrito pela "Schubel", patrocinado pela "Hutchison Telecom" com que o nosso Pedro Lamy conseguiu brilhar pela primeira vez na clássica francesa e que tinha a particularidade de usar jantes únicas para este modelo.

O seu chassis de conceito mais do que comprovado, não deixará cair por terra as apetecíveis performances.


Considerações - Escala 1/32 VS 1/24

 Tida como escala raínha na Europa até há muito poucos anos, começa hoje a questionar-se se a escala 1/32 começa já a ser para alguns praticantes preterida relativamente à escala 1/24.
 A força dos slot cars tida nos anos 70, 80 e por ai fora até aos mais recentes anos, baseava-se na escala 1/32 pela elevada aposta dos fabricantes nessa escala. Mas ainda nos anos 60 do passado século, a escala 1/24 teve os seus momentos de glória com uma notória ascensão, mas que veria um retrocesso significativo nos anos 80, 90 e anos subsequentes, com um claro decréscimo de interesse, rumando de forma significativa à extinção.
O novo século XXI trouxe-nos a continuidade duma clara afirmação da escala 1/32, mas surpreendeu também pela chegada de fabricantes com uma aposta efectiva na quase extinta escala 1/24. Não esquecer que o fabricante Carrera manteve sempre na sua linha de produção de modelos desta escala pouco procurada, o que terá contribuído para o seu não desaparecimento, muito por culpa da sua produção de pistas tidas como correspondentes a esta mesma escala.
Se fabricantes tem havido que exploram na medida do possível novas categorias e conceitos que têem feito evoluir a escala 1/32, outros terão apostado forte para fazer renascer a modalidade em torno dos modelos de maiores dimensões.
E a verdade é que cada vez mais temos estado a assistir a uma clara aposta por parte dos clubes, na escala 1/24. Não invalida isto, que os modelos de mais reduzida dimensão continuem a ter o seu espaço e razões para a sua existência, já que a exequibilidade de se brincar com a modalidade dentro de um espaço caseiro, se torna muito mais praticável, quanto mais pequenos forem os modelos.
Mas a verdade é que os clubes começaram a perceber a vantagem das máquinas de maior dimensão e a aposta na mais recente escala passou a ser nalguns casos, preponderante, tirando partido de questões estéticas e da reprodução de modelos competitivos que não resultariam de outra forma, colhendo ainda frutos da introdução de chassis metálicos que potenciam os comportamentos dinâmicos.
E daí termos começado a assistir a um cada vez maior número de competições pela quase generalidade dos clubes, sendo sem qualquer dúvida os fabricantes Scaleauto e BRM/TTS, os grandes responsáveis pela sua expansão. E se Ninco ainda chegou a fazer sem êxito a sua incursão pela escala 1/28, uma escala que aumentava as dimensões dos modelos, mas que os tornava menos volumosos para a dimensão das actuais pistas, a verdade é que terão sido os outros a levarem a água ao seu moinho, com a aposta na escala 1/24.
 A introdução nesta escala de modelos que marcaram algumas gerações que se mantêm hoje como os verdadeiros amantes da modalidade, acabou por ser sobretudo na Europa, um dos factores preponderantes para o êxito a que temos vindo a assistir.
 Mas acontece também quem tenha conseguido conciliar os benefícios de cada escala. A Revoslot conseguiu aliar a popular escala 1/32 à tecnologia dos chassis metálicos, proporcionando aos seus modelos comportamentos inegavelmente interessantes, tendo daí nascido deliciosas máquinas de competição. Mas a inegável verdade, é que a escala 1/24 tem vindo a galopar e a ganhar tremendo terreno com vista à sua supremacia nas competições clubísticas.
Deixemos então rolar os acontecimentos para verificar a verdadeira tendência, mas será quase certo que os mais pequenos bólides se verão dentro em breve em palpos de aranha, obrigando fabricantes a uma verdadeira revisão de intenções, ou a aplicarem-se e descobrirem o milagre para a sua manutenção no seio das competições mais ousadas.

sábado, 4 de julho de 2020

Para arrasar? - Primeira análise - BRM

 As criações da BRM têm vindo a cativar um cada vez maior número de apaixonados pela modalidade e a obrigar a que os dados como certos adeptos da modalidade, se convertam a esta escala e a estes modelos mais especificamente.
 E a chegada do Alfa Romeo GTA 1300 Junior, justifica que surjam as primeiras análises comparativas entre estes que são dados como os Grupo 2 de maior cilindrada. No entanto, este Alfa Romeo poderá esbarrar nalguns desacertos de regulamento, dada a sua verdadeira cilindrada de 1300 cc que o posicionaria na Classe dos Cooper S, Simca 1000, NSU TT e Fiat 600 Abarth. Um problema a resolver por cada um dos clubes que apostar na competição dedicada a estes soberbos modelos.
 E o primeiro aspecto que urge observar, será a altura das carroçarias de cada um deles. A vantagem torna-se clara para o recém chegado Alfa, absolutamente imbatível nesse particular. E é ao Ford Escort que se reserva a posição da retaguarda, por se ver batido pelo Opel Kadett GTE.

 Também o resultado da balança posiciona o Alfa na melhor das posições, com uma vantagem de 5g sobre o Opel, mas de 10g sobre o Ford. As coisas parece começarem a ficar definitivamente decididas, mostrando uma filosofia equivalente à aposta da Slot.It, em que em cada uma das novas produções consegue consecutivamente ser melhorada relativamente às anteriores.


 Quanto às larguras máximas conseguidas no eixo posterior, tudo se inverte. Contudo, as pequenas diferenças registadas entre cada um, não parecem representar argumentos de valia superior, sobretudo quando o comportamento das traseiras dependerá mais da quantidade de massa existente em cada uma das carroçarias para trás e das suas alturas e comprimentos relativamente ao eixo posterior. E no computo geral, essa vantagem parece continuar a beneficiar o último produto da BRM, ficando a última posição na posse do Opel.


 Já nas distâncias registadas entre o eixo posterior e o patilhão, essa vantagem recai no Opel Kadett GTE, sendo o Alfa o menos beneficiado.

 Em análise a quantidade de massa existente na traseira de cada um. O Opel parece-nos o mais prejudicado, sendo o Alfa Romeo GTA o que mais frutos colhe.
 O Ford Escort terá na sua traseira um compromisso que não comprometerá.

Não haverá dúvidas de que este Alfa Romeo irá transformar-se no verdadeiro campeão, sendo as restantes posições disputadas por Opel e Escort e futuramente, também pelo BMW 2002.
A questão que se porá agora, é: Quais são os senhores que se seguem?
Na lista poderemos alimentar a esperança de chegar a vêr os Ford Capri 2600 RS e até os Triumph Dolomite Sprint, mas também a evolução deste modelo da Alfa Romeo, na sua versão 2000 de quatro faróis. A vêr vamos...