quarta-feira, 22 de julho de 2020

Sideways - Lamborghini Huracan GT3


 Da parte da Sideways pode contar-se com mais uma versão do Lamborghini Huracan GT3, enquanto não nos chega o mesmo modelo decorado com as côres da "Alitalia".
 Não sendo uma novidade, acaba por ter sido um dos menos divulgados modelos por parte do próprio fabricante, apesar de se mostrar extremamente atraente.
 Com uma combinação de côres invulgares e que dificilmente se poderiam conjugar, acabam por baralhar-nos com um inesperado resultado agradável.
 Faz recordar as primeiras versões deste Lamborghini quando eram ou totalmente verdes, ou totalmente laranja. E na verdade esta decoração resulta justamente dessas duas primeiras versões, onde até alguns dos patrocinadores acabaram por se transferir para com um interessante resultado final.



terça-feira, 21 de julho de 2020

Os Porsche 962 Slot.It e repensar na justiça para os iniciados

 A série dos Porsche 956/962 do fabricante Slot.It, foi aquela que deu origem à produção da sua série dedicada aos modelos de Grupo C, tendo-se estes Porsche tornado hoje como a maior série de modelos alguma vez vista, em produção de um só fabricante.
Ao longo das sucessivas edições, a Slot.It tem tido o mérito de consecutivamente os conseguir evoluir, ao ponto do seu mais recente lançamento, o Porsche 962 IMSA, conseguir manter-se na linha da frente, quando pensamos em termos competitivos.
 Ainda que por mim tidos como os melhores representantes dos modelos de Grupo C para as competições de slot car, os Nissan acabariam por ser preteridos relativamente ao mais histórico Grupo C do fabricante italiano. A minha paixão pela marca de Estugarda levou-me a uma escolha de coração, tendo optado mesmo pelo Porsche 962 IMSA, para a minha participação no último campeonato desta categoria em que participei.
 Esta beleza vestida com as côres da "Budweiser" acabou por ser a escolha, para um campeonato que sabia, iria ser extremamente competitivo. Os adversários andavam assanhados e consciente da guerra aberta por eles imposta, levou-me a aprimorar na sua preparação.
 Munido de jantes de magnésio no eixo de tracção e de plástico de reduzido diâmetro à frente, acabariam por ser parte da fórmula de um modelo que se viu montado com um berço equipado com um motor de origem NSR de caixa grande em posição anglewinder. Parte do resultado positivo que daqui resultou, deveu-se ainda à afinação dos parafusos de aperto do citado berço, bem como da montagem de suspensões de molas médias, tanto lateralmente como nos pontos de apoio mais recuados. Outra opção que fugiu aos equipamentos originais, foi a escolha de um patilhão de lâmina curta.

 E acabaria por ser com ele que completaria o campeonato com um pleno de vitórias, sem qualquer contestação por parte dos competitivos Nissan que se fizeram presentes. De comportamento soberbo, dócil e capaz de proporcionar uma confiança absoluta, veio mostrar que a Slot.It tem ainda razões válidas para continuar a sua aposta num modelo que poucos ainda acreditariam como sendo competitivo, frente a uma concorrência cada vez mais refinada. E a mim surpreendeu-me também, pela verdadeira superioridade que conseguiu com ele naturalmente impôr.

 Mas será a formula até agora utilizada, capaz de satisfazer aqueles que se queiram iniciar no capítulo da competição? No meu parecer, não. Isto porque jamais alguém que se queira aventurar competir a este nível, sairá dessa experiência, satisfeito.
 São muitos os pontos a dominar, até que se chegue a um patamar de satisfação como o acima descrito. São anos de experiência a fazer e desfazer carros, apertar parafusos, rodar motores, enfim, muitas horas a competir e a abrir um gigante fosso entre iniciados e consagrados.
Portanto, seria razoável abrir em qualquer campeonato, uma segunda opção orientada a estreantes. A categoria aqui agora trazida dos Grupo C será um exemplo a considerar. Porque não reduzir ao mínimo o nível de preparação dos mesmos, optando-se apenas pela permissão da montagem de suspensões, algo que funcionará já como um verdadeiro quebra-cabeças, mas que proporcionará modelos mais agradáveis e os orientará já para o espírito da preparação a que cada um se verá mais tarde obrigado, no sentido da sua natural evolução.
 E se comparar-mos um modelo de preparação ao mais alto nível com um de rudimentar preparação, as diferenças de andamento serão naturalmente, abismais.
 Os mais básicos, equipados de motor de caixa pequena em posição inline, já com suspensões e com capas a cobrirem as jantes da frente, tornar-se-ão modelos interessantes e competitivos, o que me parece uma formula barata e perfeitamente condizente com as necessidades de quem se quer aventurar na experiência de se tornar piloto de slot cars.
 Comparados um com o outro, percebem-se substanciais diferenças que farão com que um se posicione no patamar dos iniciados e outro, capaz das mais acesas disputas pelas vitórias.

 Apesar da menor distância entre eixo traseiro/patilhão, o porsche 962 IMSA teve muito a ganhar, já que passou a delinear as trajectórias das curvas com maior eficácia.

Arrow Slot, uma marca que deixou saudades

 Arrow Slot é uma marca extinta e que teve um fim prematuro, nascida pelas criações do espanhol Albert Atienza mas que conseguiria um invulgar nível de excelência. Dois modelos apenas foi o que se tornou possível fazer sob este nome, tendo mais tarde a Scaleauto assumido algum controlo desta produção, vindo mesmo a produzir chassis específicos para cada um dos dois modelos, proporcionada pela tecnologia 3D.

 O lançamento da marca aconteceu através do modelo Saleen, comercializado inicialmente apenas em kit.
 Para bastante mais tarde ficaria a sua primeira e única versão deste modelo comercializado com decoração completa e vendido totalmente acabado.

 O segundo projecto deste fabricante, trouxe-nos o excelente BMW V12 da categoria LMR, com o qual a marca alemã acabaria mesmo por levar de vencida a concorrência na clássica de Le Mans, no ano de 1999.
 Infelizmente e depois deste ter sido inicialmente comercializado também em kit, a versão que nos chegaria totalmente montada, não corresponde à versão vencedora de Le Mans, a mais ambicionada. Não deixa no entanto de representar um verdadeiro marco, no que concerne a peças perfeitas chegadas ao mundo dos slot cars.
Mas façamos uma pequena resenha da valia de cada uma destas deliciosas peças, quando o tema se prende com a competição.
 O modelo da categoria LMR só pôde por mim ser inscrito nas competições da categoria LMP, porque assim o regulamento o permitia, visto não se tratar na verdade de um LMP, caso contrário, seria vetada a entrada deste modelo em qualquer competição. Como adversários pude debater-me com os excelentes Radical e os Toyota GT One, modelos que repartem o mesmo chassis, dado tratarem-se ambos de origem Scaleauto e repartirem as mesmas cotas.
 Mas outros, tais como os Lola de origem Slot.It, ou modelos de origem Avant Slot dotados de chassis 3D puderam ser vistos como adversários. De qualquer das formas, a grande oposição a este BMW V12 LMR, proveio mesmo da parte dos Radical da Scaleauto.

 Esta excelente base acabaria por se mostrar quando equipado com o extraordinário chassis 3D, um dos mais competitivos modelos e com o qual acabaria por registar vitórias.
 O regulamento obrigava à montagem de berço para motores em posição inline, o que por se tratar a minha opção de um berço Slot.It, me obrigou a cortar a parte mais recuada e que contorna a cremalheira, para que assim se tornasse possível o encaixe neste chassis. Mas é também possível a opção de berço para motor em posição anglewinder, o que quanto a mim, teria sido mesmo a melhor das opções, mas que nalguns casos implicaria a obrigatoriedade de se optar por motores de configuração Flat, ou seja, de caixa mais baixa.
A opção do patilhão recairia num de origem Sloting Plus, tendo escolhido jantes de origem Scaleauto por questões de peso, mas bastante delicadas e de fácil deterioração no local de aperto, o que obriga a bastantes cuidados nesta operação. A relação foi condicionada pelo traçado da pista "Vitor Costa", a pista permanente de origem Ninco existente no Guimarães Slot Clube, onde decorreu o campeonato e as suspensões seriam as clássicas de molas de dureza média de origem Slot.It.
A fórmula acabaria por permitir o melhor dos resultados possível, já que culminaria com algumas vitórias e a conquista do título no final do campeonato, apesar da tremenda oposição vinda da parte de Marco Silva e do seu inigualável Radical.
Para a categoria dos modelos GT, optei pelo Saleen igualmente de origem Arrow Slot, considerando que esta minha aposta constituiria a mais equilibrada opção, apesar de conhecida a enorme qualidade vinda da parte dos Ferrari de origem Black Arrow. Uma aposta corajosa, conhecidas que são as performances daqueles Ferrari, mas conhecendo também eu as características deste brutal GT, o meu arrojo acabaria por dar os seus frutos.
 Dotado na sua preparação de chassis igualmente 3D de origem Scaleauto, o que considero outra verdadeira obra de arte, nasceria um dos mais brutais modelos de que tive oportunidade de desfrutar.
 Recorrendo igualmente a jantes Scaleauto, mas aqui também a um patilhão da mesma origem, acabaria por conseguir o equilíbrio "perfeito".

O motor apertava num berço de origem Slot.It, mas aqui em posição anglewinder. As suspensões convencionais de molas médias de origem igualmente Slot.It, fizeram um trabalho notavelmente perfeito.


A hegemonia por mim imposta com esta fórmula seria neste caso,  absoluta. Apesar da também enorme oposição, pude dar-me ao luxo de dominar as competições do princípio ao fim do campeonato, tal foi a supremacia desta criação de origem Arrow Slot.
 Um brutal modelo de que nunca mais me esquecerei, pelo prazer de condução que me proporcionou e pelo incontestável domínio que com ele consegui exercer.
 E com isto poderei aqui manifestar a minha incompreensão pelo desaparecimento de tão nobre marca nascida da ambição de Albert Atienza e que pelas enormes qualidades demonstradas por ambos os modelos, nada levaria a crer que chegasse a dificuldades que levariam este fabricante a perecer tão precocemente no panorama dos slot car. Pode ser que um dia renasça e nos surpreenda novamente.
Felicidades Albert y un fuerte abrazo, por las maravillas que nos has dado.