sexta-feira, 25 de setembro de 2020

O "Kamikaze" da Sideways - Nissan Skyline Turbo Grupo 5

O segundo japonês a ser trazido por parte da Racer / Sideways, trata-se de uma verdadeira máquina de dimensões absolutamente descomunais, ao ponto do fabricante se ter visto obrigado a embalar o modelo desprovido de aileron, visto as dimensões standard da caixa não o permitirem. Mas a  fácil montagem desse acessório possibilita até, que o mesmo seja fixado por pressão, escusando-nos do uso de cola. Claro é, que se o pretendermos perfeitamente fixo, esta terá de ser usada.

E que dizer do modelo? Se o Celica não nos mereceu qualquer reparo, pelo contrário, este Nissan levanta-nos sérias suspeitas relativamente à correcção da sua reprodução. Através da imagem que acima se mostra do modelo real na prova das 9H de Kyalami no ano de 1982, detectamos imediatamente que o guarda-lama frontal na ligação aos faróis, apresenta uma superfície plana, que não encontramos na miniatura reproduzida. Mas a suspeita continua, porque embora não tenha encontrado qualquer imagem do modelo real com as formas apresentadas pela Sideways, surgem algumas miniaturas com igual moldagem à encontrada neste modelo da escala 1/32. Portanto, aqui fica uma grande incerteza. A incerteza mantém-se também e pelas mesmas razões, quando olhamos para a imagem de cima e vemos a janela da porta em que se encontra inserido um vidro triangular e um rectangular. Pelo contrário, na versão Sideways, surge um único de grande dimensão. Reparamos também na ausência do friso preto que contorna o pára-brisas e também as janelas laterais. Também os retrovisores exteriores se encontram representados com um suporte demasiado comprido.
Mas encontramo-nos perante uma miniatura verdadeiramente imponente, cuja imagem nos inspira confiança suficiente para o julgar no imediato, como uma das boas máquinas de Grupo 5 reproduzidas por este fabricante.
A imagem inferior vai confirmando também as chamadas de atenção às possíveis incorrecções acima descritas, mas acrescenta mais uma. Se atentarmos na superfície do alargamento da carroçaria situada entre a porta e a roda traseira, percebemos a existência a preto da letra "C", que na miniatura deveria ter surgido mais acima, mas o erro encontra-se no triângulo preto situado entre a letra C e a roda. Ora esse triângulo, é uma saída de ar ali existente, um buraco portanto. Mas a Sideways simplificou, e representou-o apenas através de uma pintura a preto.

Mas abordadas as possíveis gafes ao nível  da sua interpretação construtiva, com que é que poderemos contar afinal, enquanto modelo para a competição?
Sem dúvida, tratar-se-à de uma das boas referências ao mais alto nível. Pelo menos, integrar-se-à no lote dos modelos da primeira liga, por contraposição do que sucede com o Toyota Celica LB Turbo, que cremos se encontrará menos apto.
Comparemo-lo então com um dos modelos que pode ser tido como uma das referências do campeonato de Grupo 5, o BMW M1, mas sempre com a certeza de que outros haverão, como são os casos do BMW 3.20 ou do Ford Mustang por exemplo. De cotas similares, à excepção da dimensão da traseira que poderá vir a ser a razão de alguma penalização, poderemos encará-lo como um modelo de comportamento idêntico ao do carro germânico.

Se o seu comprimento poderá ser influenciador pela negativa, poderá por outro lado vir a beneficiar da da sua menor altura. Com uma linha de cintura abaixo da do BMW e com uma capota de reduzida dimensão e com os pilares "C" a fazerem apoio no alinhamento do eixo traseiro, poderá ser ajudado pela contribuição duma melhor distribuição do peso que se encontra em altura, relativamente à máquina bávara.
Alinhadas as rodas traseiras, a imagem inferior mostra-nos o quanto mais comprido é este nipónico, quando comparado com o M1.
O BMW poderá ainda beneficiar de uma melhor distribuição de peso na secção frontal, pois a sua capota mais avançada poderá permitir maior equilíbrio na hora das acelerações mais violentas. Quanto ao maior apoio frontal permitido pelos extensos lábios frontais e de que os modelos se aproveitam nas curvas mais rápidas, neste particular, julgo podermos estar perante uma equivalência absoluta.
A largura do eixo traseiro poderá conferir algum benefício ao Nissan, visto o BMW encontrar as suas rodas balizadas pela própria carroçaria. Já o Nissan apresenta cavas largas onde as rodas poderão ser levadas ao limite da largura da carroçaria.
À frente a mesma situação poderá acontecer, apesar de nunca se ter sentido défice de apoio no caso do BMW, pelo que poderá tratar-se de uma vantagem "desprezível".
Na distância entre eixo traseiro-patilhão, o equilíbrio é absoluto.


Ao nível da balança, é o BMW quem leva a melhor, mas sabendo-se que em muitos campeonatos existe a permissão de substituição do interior por outro em lexan e percebendo a extrema dimensão deste, no caso do Nissan, é perceptível que a liderança neste particular possa mudar de mãos.
Parece nesta altura notória alguma vantagem do M1, mas como todos sabemos, é mesmo na pista que se descobrem as verdades e aí, nunca se sabe se não surgirão surpresas e a inversão dos papeis.

Toyota Celica LB Turbo Gr.5 - Sideways

Trata-se este Celica de uma novidade absoluta dentro da linhagem dos Grupo 5 do fabricante Racer / Sideways.
Militante e campeão no campeonato DRM através do piloto Harald Hertl no ano de 1977, encontramo-nos perante uma excelente réplica à escala 1/32, onde não são detectadas quaisquer falhas, nem ao nível das suas linhas, nem da sua decoração. Também os moldes se mostram de boa qualidade, ao invés do que se tem visto nalguns fabricantes. Apenas um reparo à dimensão do escape que se encontra representado lateralmente, que surge demasiado reduzido.No entanto, terá com toda a certeza acontecido, para minimizar o seu arrastar nas curvas, aquando do seu rebaixamento nas preparações. Parece no entanto, que a montagem de suspensões laterais será problemática , pela proximidade destas às redes ali existentes.
Muito bem reproduzido, esta peça poderá encontrar nas suas cotas algumas condicionantes enquanto modelo de competição.
Com uma frente demasiado estreita e a fazer lembrar as cotas do Lancia Stratos de Gr.5 deste mesmo fabricante, poderá vêr na falta dessa largura e do apoio da sua frente, alguns limites na sua preparação e desenvolvimento.
Quando comparado com a outra novidade da Sideways, podemos perceber o quanto este Celica se poderá encontrar limitado.
Mas a balança define-o como um dos mais leves modelos desta categoria.
Mas será talvez no Lancia Strratos que encontrará um dos seus mais directos concorrentes. Mas será o mesmo que assumir, que será mais um dos elementos da "segunda liga", a par dos Lancia Stratos, Lancia Beta, Ferrari 512 BB e Porsche 935.
Na meta dos pesos, ainda assim também acaba batido pelo Stratos. 
Mas as cotas de ambos encontram-se muito próximas ao nível da largura das suas frentes, mas com clara vantagem para o Celica, na distância entre o eixo traseiro e o patilhão.
Com a possibilidade de um pouco mais de apoio da carroçaria por parte do Stratos, este poderá ainda usufruir da possibilidade de ter um eixo da frente também um tudo nada mais largo.
E se à imagem do sucedido no último ano com o Campeonato Luso Galaico, numa competição entre equipas do Norte de Portugal e da Galiza na vizinha Espanha, em que se limitaram as melhores máquinas desta categoria, este novo Celica poderá apresentar argumentos válidos...

Chegou a "armada" japonesa - Sideways

Baseada sobretudo em modelos originalmente alemães quando o campeonato era referente ao interno de modelos de Grupo 5 ou Le Mans, modelos italianos quando o mundo já era sobretudo Le Mans ou Giro d' Itália e ainda americanos no Campeonato IMSA e outros que pela terra do Tio Sam decorreram, viram estes modelos nas produções da Racer / Sideways, essas mesmas recriações. Embora tivesse também militado na Alemanha o Toyota Celica LB Turbo, este tardou a chegar até nós, integrado neste grupo de "bombas" do Gr. 5 e dedicados ao mundo dos slot car. Mas não veio este nipónico só e fez-se acompanhar de um outro japonês, que neste caso, com vida feita por outras bandas, como o Japão, ou África do Sul, no caso desta representação até nós agora chegada.
Serão abismais as diferenças entre ambos, com o Celica a mostrar-se de linhas finas e elegantes e o Nissan Skyline Turbo de linhas monstruosas e verdadeiramente abrutalhadas.
Mas qualquer deles é bem vindo, até porque ajudam a quebrar a linha de modelos que se encontram em produção neste fabricante e que são para nós já sobejamente conhecidos...

BMW 3.20 Gr.5 - Sideways

Com o patrocínio da "Sachs Sporting", chegou da parte da Racer / Sideways mais este espectacular BMW de Gr.5.
De inegável valôr estético, se vem engrossar o lote destes BMW já editados e nossos conhecidos, contribui também para o aumento do número de modelos que este fabricante tem como "prato forte" das suas produções.
Dotado de uma decoração de rara beleza, será certamente um dos mais bonitos BMW 3.20 da Sideways.

E tendo este fabricante editado as evoluções que este BMW foi tendo ao longo da sua vida útil enquanto modelo de competição, é nesta configuração de carroçaria, o terceiro modelo até nós chegado. Referir a especificidade do seu aileron e dos guarda-lama frontais e ainda do seu spoiler afilado com tomada de ar central.
No entanto, nem tudo é exactamente igual. Se na imagem superior se percebe a existência de uma única tomada de ar sobre os guarda-lama traseiros direito neste novo modelo, na versão da "Warsteiner" existem duas, uma de cada lado. Já a imagem inferior, permite que se verifiquem grelhas com dois ou quatro faróis.
E assim  se vão reescrevendo à escala, as páginas destes verdadeiros monstros do asfalto.

Porsche 956 KH - Slot.It continua na aposta dos Porsche

Constituindo o nono modelo com a especificidade dos 956 cauda curta, a Slot.It faz chegar agora ao mercado o interessante modelo que militou nos 1000 Km de Kyalami no ano de 1983, através da dupla de pilotos constituída por J. Lammers e J. Palmer.

As comuns côres do patrocinador "Gunston" não fizeram deste modelo parte, dando os característicos laranja, castanho e dourado deste patrocinador (imagem inferior), lugar a apenas dois tons de amarelo com um fino debruado preto.

Mas o resultado estético daí resultante, não é por isso menos apelativo pelo que será de louvar a escolha assumida pela Slot.It, aquando da sua opção.


Como se poderá observar pela imagem do modelo real, o "Team Gunston" que surge há frente na carroçaria, deveria surgir em letra mais forte e que permitisse melhor leitura.

Comparando-o com a última referência editada destes modelos, damo-nos conta de que, apesar de de pouca monta, houve alguma mexida.
Se a perda da antena se trata de um pormenor sem qualquer importância, poderá ter existido alguma intencionalidade na mexida acontecida mais à retaguarda. Na imagem que abaixo se mostra, é perceptível a redução em altura, do aileron deste novo Porsche. Percebe-se ainda a existência de um piloto vermelho em posição central de maior dimensão, mas que à imagem da antena, também este terá mais em vista uma aproximação à realidade, do que de algum proveito dinâmico.

Nestas duas imagens, percebe-se a redução em altura do aileron, mas também, para que isso se tivesse tornado possível, da diminuição dos pilares do seu suporte.

Relativamente ao peso, o seu ligeiro aumento deverá ter tido como causa tanto a introdução de fios eléctricos de maior comprimento, como da inclusão das novas fichas pela qual a Slot.It começou a dotar os seus modelos, tornando assim mais simplificada a tarefa de substituição dos motores, sem necessidade de recurso à desagradável tarefa de uso de solda.
A vista inferior de ambos, permite a observação da adopção de um novo berço de motor, mas da manutenção do mesmo chassis.
A maior novidade será mesmo a adopção da ficha de ligação que permitirá a facilidade em uso caseiro, da troca das motorizações.

Porsche 962C - O terceiro elemento - Slot.It

A Slot.It editou o terceiro Porsche do modelo 962C. Depois das versões "Camel" e "Leyton House", chegou a vez do "Kenwood", um modelo que participou na edição de Le Mans do ano de 1989. 
Talvez um dos mais vistosos Porsche deste modelo, nada nos traz para além disso mesmo, que pudesse marcar a sua diferença relativamente às anteriores edições.
Mas de estética interessante, poderá ser o suficiente para que assuma o seu lugar nas colecções dos fantásticos modelos do Grupo C.

domingo, 20 de setembro de 2020

Os progressos no Toyota LMP - SRC


 A Slot Racing Company (SRC) mostra novamente o progresso que tem estado a acontecer no seu futuro modelo da categoria LMP. E o que já nos tem sido dado observar, é prometedor.... 

Chegou a vez do BMW - BRM/TTS

Depois do fantástico Alfa Romeo e dos anteriores Escort, Mini, Fiat Abart, Simca e NSU, a BRM/TTS vai deitar agora mão ao anunciado BMW 2002. E a avaliar pelos desenhos divulgados, tratar-se-á do modelo de stop's quadrados e cuja carroçaria recorre a alargamentos mais próximos da versão Turbo. 
Será que veremos mais tarde a primitiva carroçaria da Alpina?