domingo, 6 de dezembro de 2020

Opel Calibra DTM - A vez do "Cliff" - Slot.It

Chegou já ao mercado o Opel Calibra do campeonato DTM, pelas criações da Slot.It. Sendo um dos modelos já nossos conhecidos, este apenas nos traz uma nova decoração, encontrando-se integrado na sua série dedicada a modelos vencedores ou campeões.
Integrando um grupo que conta já com cinco modelos que se distinguem tanto pelas suas decorações como pelas duas diferentes carroçarias, este Calibra representa a versão campeã daquele campeonato no ano de 1996 pelas mãos do piloto Manuel Reuter, razão pela qual se destaca a sua embalagem da das restantes séries correntes deste fabricante.
Com decoração correcta, não haverá nada a apontar, a mais esta preciosidade que vem fazer crescer à escala 1/32, um dos mais interessantes campeonatos que terão existido.

À semelhança dos Alfa Romeo e Mercedes que se viram repetidos através das anteriores edições do fabricante Ninco, este não constitui excepção, já que também esta versão terá já visto a luz do dia no longínquo ano de 1995 através do mesmo fabricante, volvidos que foram portanto, vinte e cinco anos.
Mecânicamente, apostou-se na mesma bitola que tem pautado a totalidade das últimas edições da Slot.It.
As versões "Clif", "ProMarkt" e "D2/Hutchison Telecom" repartem a mesma carroçaria, ficando agora a versão oficial da Opel e a da "Hasseröder/Old Spice" em minoria.

Hesketh 308 "Warsteiner" - Fly

Pelas produções Fly, chegou já ao mercado mais uma versão do bonito Formula 1, o Hesketh 308 pilotado por Harald Ertl no Grande Prémio da Alemanha no ano de 1975.
Patrocinado e vestido pelas côres das cervejas "Warsteiner", não passará despercebido certamente, pela natural beleza que emana, associado há esbelta linha que ostenta.
Trata-se no fundo, de mais uma obra-de-arte a juntar às anteriores criações deste fabricante, no que respeita à escolha feita da edição dos modelos que representam as melhores épocas do mundial de Formula 1, quando nos referimos a belos modelos dessa categoria do desporto motorizado.
Mantendo a mesma filosofia mecânica dos anteriores modelos, Lotus 78, Williams FW07, March 761 e Brabham BT 44, não poderemos pois contar com eles enquanto modelos absolutamente competitivos, reservando-se-lhes um papel mais domingueiro e para uns entretens mais caseiros.
E há imagem do acontecido anteriormente com o Brabham BT 44, também o chassis deste Hesketh foi herdado do March 761, mas que curiosamente acabou por se vêr modificado de forma a não interferir com o formato arredondado dos pontões laterais. assumindo uma forma mais triangular.

Mas existe algo mais em comum, entre estas duas preciosidades da década de 70 do passado século. Aqui também, tanto as jantes traseiras como as frontais, acabariam por chegar através do mesmo March, o que acaba por constituir um erro, apesar da extrema semelhança entre ambas, no mundo real.
A existência de um curioso apêndice frontal, será talvez um dos aspectos mais identificativos deste modelo.

Quanto aos chassis, o March serve de base a três modelos, tendo o Williams e o Lotus ficado de fora desta opção.
Mas se o Hesketh retoma o nome da marca original deste fabricante, a Fly, os restantes vão repartindo os nomes de Flyslot e Slotwings, no que parece ser uma baralhada que em nada agradará aos coleccionadores, na hora de catalogar os modelos deste fabricante.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Thunder Slot em tempo de Natal

É já a partir do dia 16 de Dezembro que o fabricante Thunder Slot irá distribuir as suas novas decorações para o McLaren Elva MkI e também para o McLaren M6A, com duas novas decorações para cada um deles.

Uma versão dourada e outra com predominância de branco cortada por uma faixa azul, são as duas bonitas decorações que vestirão o mais competitivo clássico da actualidade e que este fabricante nos irá fazer agora chegar.
Não apresentando nenhum deles qualquer diferenciação relativamente às anteriores edições, não deixam contudo de ser tidos por bem vindos.

Quanto ao M6A da McLaren, também um deles apresentará a pouco comum côr branca nesta marca como côr base e dominante. Também não nos traz este, qualquer novidade acrescida de qualquer outra ordem. 
Mas se considero a versão Elva como o mais competitivo Sport Protótipo Clássico da actualidade, este é com toda a certeza um dos seus verdadeiros grandes adversários.
A segunda versão veste-se de um laranja avermelhado e aproxima-se mais do que nos habituámos já a vêr nesta marca.
Um belo presente de Natal que a Thunder Slot nos acaba de propôr.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Mais uma decoração para o BMW M4 DTM - Carrera


Do fabricante austríaco Carrera, mais uma belíssima decoração para os já conhecidos BMW M4 do campeonato alemão DTM.
Entregue ao piloto germânico Marco Wittmann e com uma decoração reinterpretada a partir das celebrizadas na década de 1980, foi assim que a BMW M Motorsport se inscreveu no campeonato DTM de 2018.
Toda uma já conhecida filosofia deste fabricante se mantém na construção desta miniatura, o que se por um lado se caracteriza por uma ímpar robustez, por outro, penaliza-o em termos de performance relativamente à demais concorrência.
Mas não deixará nunca de representar mais uma lindíssima participação por parte da marca bávara naquele campeonato e que se juntará a outras anteriores belas aparições.
Num campeonato dominado pela Mercedes e Audi e que teve como campeão Gary Paffett, o piloto da BMW não haveria de ir além do 4º lugar no final do mesmo, tendo sido contudo o melhor representante da marca de Munique, inscrito como "BMW Driving  Experience M4 DTM".

Também da Carrera, outros belos exemplares do M4 aqui mostramos.



domingo, 22 de novembro de 2020

Nasceu a segunda estrela - Slot Racing Company


Notável, é a adjectivação adequada aquando do deslizar do olhar sobre este novo Lancia, onde sobressaem não só a qualidade das suas linhas, mas onde sobeja a enorme qualidade dos incríveis pormenores desta última criação da Slot Racing Company.

Sem dúvida que lhe fica reservado um lugar ao lado da sua anterior criação de luxo, que surpreendeu o mundo quando fez chegar até nós um excepcional Peugeot 205 Turbo 16.
Mas estas novas linhas proporcionaram ao fabricante um novo brilhantismo, dada a complexidade das linhas deste verdadeiro monstro mecânico italiano, que se situa aqui num patamar tão digno de uma excepcional peça de colecionismo estático, como de um extraordinário modelo do mundo dos slot car.
Mecanicamente e relativamente ao seu irmão de craveira, este foi agora equipado com o bem nascido motor M3 da marca, por troca com o M1 que equipava os Peugeot. Parece no entanto, que o trabalho exercido pelas suspensõe se tornou menos eficaz nesta nova criação.
As imagens mostram-nos a perfeição de toda uma aposta que levou exagerado tempo até ver a luz do dia, mas parece que não ficam dúvidas quanto a ter valido a pena esta exasperada espera.
Mas para que se perceba o verdadeiro encanto disponibilizado nesta obra-de-arte, aqui ficam alguns pormenores capazes de mostrar e de fazer jus ao que aqui temos vindo a enaltecer.
Entre o pára-brisas e o capô, surge uma rede "interrompida", de onde se torna possível perceber alguns detalhes que surgem abaixo do nível da carroçaria.
O delicioso pormenor das janelas bem demonstram o quanto refinada se encontra esta peça de colecção. Mas igualmente o interior surge extremamente cuidado e até no próprio retrovisor, não foi esquecido o extensor que ajuda a uma melhor fixação na porta.
No guarda-lama frontal direito, contemplou-se também a existência de um tampão de depósito. Todos os feixos de fixação e dobradiças foram igualmente representados.
Tal como à frente, também a grelha existente na traseira permite-nos observar parte do que se passa dentro desse compartimento.
O próprio interior foi objecto de extrema atenção e detalhe, como se constacta através da reprodução do notável livro de notas nas mãos do pendura. Também nos fatos de piloto e pendura, os patrocínios existentes mereceram fiel reprodução.
Mas esta criação da SRC deixou-me tentado a uma provocatória e injusta comparação, mas suficientemente justificada, para que melhor se percebam todos os elogios de que aqui foi alvo esta preciosidade.
De aparências equivalentes, SRC e Scalextric/SCX, os dois fabricantes em questão, mostram enormes diferenças ao nível dos inúmeros pormenores, cujas imagens falarão por si.

E quando comparado com o seu verdadeiro antecessor, os elogios que se fazem a um, forçosamente far-se-ão ao outro, pelo que aqui será mais o coração a mandar do que qualquer outro argumento que possamos referir, no que se referirá a qual dos dois se possa sobrepôr em termos qualitativos. Afinal, duas brilhantes reproduções, que não nos deixam qualquer margem de distinção.
Duas peças de extraordinário valôr, que nos retira a verdadeira tentação de os levar para a pista, afinal, o verdadeiro terreno para o qual terão nascido.
E depois desta chegada, apetece exigir que se concentrem em fazer-nos chegar o Audi Quatro, Lancia 037, Renault 5 Turbo, Deltona, Ford RS 200 ....
E perante isto, só poderemos tecer elogios e congratular um fabricante que muito tem apostado para se fazer notar como um dos melhores do mundo.