terça-feira, 23 de novembro de 2021

Nissan GT-R GT3 Nismo - O GT3 da Slot.It

A Slot.It surpreendeu-nos quando anunciou a sua incursão pelo mundo das máquinas da categoria GT3. Eram conhecidas e acarinhadas as suas apostas nos Grupo C e também DTM, mas se nas duas anteriores apostas a concorrência poderá ser considerada nula, agora este fabricante italiano arrisca em penetrar por terrenos altamente enlameados. Primeiramente insurgiu-se numa categoria de pouquíssima representatividade, ao criar o Nissan Skyline e agora, numa aposta arrojadíssima, imiscui-se por campos de batalha já altamente minados por fabricantes como a Black Arrow, Scaleauto, Sideways e até a NSR.
A escolha dos melhores modelos será neste mundo preponderante, mas estas foram já tomadas pelos seus antecessores, sendo que, se a nível mecânico poderemos encontrar a Slot.It como pontualmente ultrapassada, é uma certeza que continua ainda como uma referência, servindo-mo-nos nós praticantes, das suas mecânicas para potenciar modelos de outras origens.
Mas se a questão dinâmica foi já aqui sumáriamente abordada, pretendo agora fazer uma viagem à questão estética desta nova bomba nipónica nascida para as competições slot car. E o primeiro aspecto a merecer uma chamada de atenção, será a côr. Ainda que muito bonito, na verdade este vermelho deveria ter recebido uma tonalidade mais escura e metalizada, num erro de palmatória e perfeitamente escusado.
Mas encontramo-nos perante um modelo espectacularmente bem reproduzido, onde se louva o facto de ter sido produzido através de um molde de grande qualidade, ou pelo menos com um molde muito acima da média de que este fabricante se costuma servir e de que não nos encontrávamos já habituados na Slot.It. 
E considerando-se que se trata de um modelo dinâmico, não poderíamos exigir que se encontrasse ao nível de um modelo de colecção estático, mas poderá muito bem ombrear com esses, numa qualquer estante de modelos eleitos para esse fim.
Marcado também pela negativa, poderemos focar os suportes do aileron que deveriam ser rendilhados, ou na pior das hipóteses manter estes para a competição e fornecer à parte, uns devidamente representados como já por vezes o tem feito e também os dois bocais de enchimento do depósito de combustível que existem do lado direito e que deveriam ter sido pintados de prateado, ao invés de surgirem representados a preto. Algo perfeitamente possível de se ter acertado.


E quanto ao restante que a carroçaria nos mostra, tudo parece perfeito. Apenas referir que uma vez mais a Slot.It não acerta no casamento entre as rodas e as respectivas cavas da carroçaria, fazendo-se isto notar, mais do seu lado direito.

Mais um Lola - Slot.It

Se a Sideways tem mostrado grande pujança no que a novidades absolutas diz respeito, a Slot.It tem conseguido trazer-nos também novidades absolutas, a par de decorações novas para modelos já conhecidos e também já antecipadamente anunciados.
Chegou a vez do seu modelo da categoria LMP melhor sucedido, o Lola B12/80, vêr chegar mais uma decoração, desta vez correspondente à participação mal sucedida nas 12H de Sebring no ano de 2014.

Trata-se na verdade de um Mazda Skyactiv inscrito pelo Team Speed Source, que teve os pilotos Sylvain Tremblay, Tom Long e Ben Devlin aos seus comandos. Mal sucedido nos treinos onde não registaram qualquer tempo, este carro munido de uma motorização diesel, partiria da cauda da grelha, mas ainda assim, conseguindo terminar a mesma na trigésima posição. Pior esteve o outro carro da equipa que partindo um lugar à sua frente, não lograria completar as 12 horas de prova.
Eventualmente, tratar-se-à de um dos mais bonitos modelos com esta carroçaria, com pena nossa de não ter conseguido um resultado digno da imagem que apresenta.
Pena pertencer a uma categoria de modelos em que pouco se tem apostado no mundo das competições slot car. O seu desempenho dinâmico já mostrou ter o seu interesse, mas o conceito do suporte do patilhão poderá ter sido um dos aspectos penalizadores destes carros.

 A imagem inferior mostra o chassis desta miniatura, e que se tem mostrado comum à restante gama dos Lola LMP, onde se vê o suporte do patilhão, bem distinto da generalidade dos carrinhos de Slot. E o que parecia de início um desenvolvimento interessante, acabou por se transformar no calcanhar de Aquiles desta série, por se quebrar aquando das derrapagens violentas, ou quando os modelos são atingidos por outro, sem que o patilhão salte da calha.


 

Que futuro para o Nissan GT-R Nismo? - Slot.It

A chegada do Nissan GT-R Nismo GT3 da Slot.It, permite que possamos fazer já uma primeira análise sobre o valôr comparativo com as máquinas já existentes da categoria GT3. E para já, O Ferrari da Black Arrow continua a ser a máquina todo poderosa desta categoria, pelo que será conveniente começar este comparativo por baixo.
E numa análise sobre o seu peso, poderemos constactar que pela primeira vez, a Slot.It preparou uma agradável surpresa aos mais puristas e preocupados com a real situação de conservação dos seus modelos. Sem que nada se estrague e com a possibilidade de reversão ao seu estado original, torna-se possível a substituição da bandeja porta piloto por outra em lexan e querendo-se, poderá ser retomado o seu estado original, sem que nada se tenha danificado. E este acessório, regista na balança um peso de 6,5gr, apresentando a carroçaria sem aileron um registo de 22,9gr.
Pesada a carroçaria sem interior, percebe-se de imediato o ganho significativo de que se poderá usufruir, com a sua substituição por uma alternativa em lexan.
O registo que se verifica sobre o conjunto mecânico torna-se enganador, visto o equipamento de série não corresponder na maioria dos casos, às opções de preparação que os regulamentos exigem, porque se opta maioritáriamente por berços para motor de caixa grande e em posição anglewinder, o que será substancialmente diferente da opção original, que recorre a um motor de caixa pequena e em posição sidewinder. E assim sendo, passa a ser um dos pontos sem relevância na consideração comparativa.
Mas quando o assunto é a carroçaria e pegando como termo de comparação numa das últimas criações da concorrente Sideways, o Ford GT, percebe-se que a o Nissan perde em cerca de 2,2 gr.

Dado que o conceito mecânico da Sideways se encontra mais próximo dos regulamentos actuais, percebe-se que os 87,2 gr do Ford GT, não chegam para bater o registo de 77,9 gr do Nissan, mas tal como acima descrito, passam a ser valôres a não considerar, pela disparidade das opções mecânicas de que cada um se encontra equipado. Mas relativamente aos pesos das carroçarias, se é certo que o Ford GT terá menos a ganhar quando se retirar o seu interior por ser bem mais reduzido e por apresentar um peso total de 22,2 gr e o Nissan sem interior 17,7 gr, fica um diferencial de 4,5 gr. Ora, se o interior do Nissan registou 6,5 gr, existe uma ganho de 2 gr relativamente ao Ford GT. Parece provável que o interior do Ford GT registe mais do que esse valôr, pelo que a vantagem, ainda que por pouco, deverá pender a favôr da marca americana.

Quanto às cotas, percebe-se que entre eixo traseiro e patilhão não há quem possa disso tirar vantagem, apesar da maior distância entre eixos para o Nissan, mas não sendo preponderante esta característica para os desempenhos dinâmicos, poderá ser desprezada.

Já não podemos desconsiderar as medidas de comprimento, largura e altura. E de maiores dimensões e posicionado num plano mais recuado, o aileron do carro nipónico deverá penalizá-lo consideravelmente, bem como uma posição do habitáculo também mais recuada, o que contribuirá para uma maior distribuição de pesos para a retaguarda, com as consequentes desvantagens daí inerentes. Já no que respeita a larguras, existe uma igualdade generalizada entre a quase totalidade dos modelos. Poderá contudo o Nissan tirar algum partido da maior largura do seu lábio frontal, na altura de servir de apoio em pista, nas curvas mais exigentes.
Já as alturas indicam-nos uma clara vantagem para o Ford GT. Muitíssimo mais baixo tanto à frente como atrás, permitem-nos perceber o quanto será mais eficaz em comportamento, esse modelo. Brutalmente díspares neste particular, estamos em crer que será por aqui que o mini-modelo da Sideways colherá grandes louros perante este bonito e atraente Nissan GT-R Nismo GT3.
De carroçaria por todo muito mais baixa, um aileron de menores dimensões e também ele consideravelmente mais baixo, serão por certo os argumentos para a receita que levará o Ford GT a bater sem apelo nem agravo esta nova criação da Slot.It. E isto porá este Nissan em maus lençóis, já que os restantes modelos concorrentes, parecem eles estar também à altura de contrariar qualquer infiltração deste Nipónico no seio dos modelos com características ganhadoras.

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Slot.it e o Ferrari 512M - As primeiras chamadas de atenção

A anunciada criação do fabricante Slot.It, espera-se, por se ter transformado num dos verdadeiros ícones da marca Ferrari, não venha a comprometer a bela imagem deixada na realidade, como aconteceu com a edição do Ferrari 330 P4, que acabaria por defraudar os Tiffosi, ao apresentarem uma carroçaria em que se somaram variados erros.
Estando nesta fase a ser apresentado como um modelo protótipo, sobra tempo para correcção de pormenores que são já detectáveis. Mas esperemos que assim seja e que não aconteça como em anteriores edições, onde se "topam à distância" erros passíveis de correcção, mas que tristemente acabamos por vê-los chegar ao mercado sem que nada tivesse sido feito para apresentar as peças ao melhor nível.
E para este 512M, poderemos começar já a indicar algumas imprecisões, todas elas de fácil correcção, à excepção eventualmente, dos pequenos "flaps" existentes nas extremidades do capô traseiro. Se compararmos Imagens do modelo real, com as da miniatura já mostrada, percebe-se na reprodução um ligeiro aumento das suas dimensões, bem como um excesso de altura a que se encontram as mesmas. Mas se essa alteração obriga à criação de novos moldes e ainda nos sobre paciência para admitir que não os corrijam, pelo menos que prestem mais atenção aos logos da "Shell" que neles se encontram e que foram estampados a lerem-se da parte de trás do modelo e não a partir da frente.

Outro aspecto prende-se com a existência do símbolo amarelo da Ferrari. De facto esse existe do lado direito, mas não do esquerdo. Mais abaixo percebe-se que a Slot.It o estampou também do lado inexistente.
Se atentarmos ao retrovisor único nesta versão e existente na capota, surge no seu topo uma luz. Infelizmente, este pormenor escapou e a miniatura virá pela certa, a ser equipada dum convencional retrovisor.


Na secção frontal e do lado direito do número 16, existe um autocolante de forma triangular e que será próximo duma côr laranja fluorescentes, contornado por um filete preto. Várias imagens assim o comprovam, mas infelizmente e sem que se perceba a razão, a Slot.It apresenta-nos esse pormenor, em amarelo.
E se há coisas que se percebem, outras são indesculpáveis. E para que se perceba a totalidade dos erros, teremos de esperar cerca de três meses. Aguardemos no entanto, que até lá, algo seja corrigido.

Também as extremidades dos guarda-lama das rodas da frente apresentam nesta versão uma espécie de lâminas de pequena dimensão e até pouco perceptíveis, mas que existem e que vão deste o farol até ao chapéu do "boneco da capa negra" do "Porto Sandman". Infelizmente, este pormenor não creio que possa vir a ser representado.
Valha-nos ao menos o facto da Slot.It na maioria das vezes conseguir a reprodução da linha dos modelos, bastante próximo do correcto e que neste caso, não parece ser excepção.

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Toyota 86c - Slot.It

Da parte da Slot.It, chega ao mercado o quarto Toyota do modelo 86c, num representante do campeonato nipónico de Grupo C, no ano de 1986.
Não acrescentando nada às anteriores edições, a diferença acaba por se fazer exclusivamente pela nova decoração agora apresentada, a fazer lembrar um pouco o representante de Le Mans no ano de 1988, sob as mesmas cores do patrocinador "Minolta". 
Este representante do país do sol nascente, não lograria ir além da vigésima quarta posição final nos 1000 Km de Fuji, numa prova em que as três primeiras posições pertenceriam à Porsche e Jaguar.
Encontrando-se ao mesmo nível das anteriores edições, nada teremos a apontar relativamente à sua carroçaria, nem às questões mecânicas, já que repartem a totalidade dos seus conceitos.



 Claro que completará uma bela família, por ele formado e pelas três anteriores edições.