segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Novo Porsche 962 na forja - Slot.It

A versão 956/962 da Porsche tem sido o mais notável modelo de Slot Car até hoje abordado por um fabricante e tudo por culpa da Slot.It que não deixou cair ainda a imagem do que terá sido o mais brilhante dos Grupo C construídos.
Depois da recriação do 956, que viu reproduzidas as versões KH e LH, para a série dos 962, também ela com várias abordagens, onde não ficaram esquecidas as séries IMSA, seria espectável que este modelo perdesse agora força no que respeita a novas produções, para além da possibilidade da continuidade na exploração de novas decorações.
Mas não, a surpresa em torno deste germânico, continua a marcar pontos. Prepara-se então a chegada da primeira série dos 962, em que o aileron passou a encontrar-se desligado do capô traseiro, passando a fixar-se ao restante conjunto através de suportes com fixação à zona do chassis. A traseira assume então nova forma e mais familiar com os restantes modelos já nossos conhecidos e editados pelo mesmo fabricante, como o Mazda 787B, o Saber C9, o Toyota 88C, Nissan R89C/R90 e a totalidade da série dos Jaguar.
Por se ter transformado num modelo muito popular por entre as equipas privadas que militaram naquele campeonato, estes deram-se ao cuidado de fazer as suas próprias evoluções, pelo que a panóplia de se poder vir a ter no futuro inúmeras variantes, é uma real possibilidade, assim a Slot.It o queira.
Mas a extraordinária peça que nos ofereceram com a chegada do Jaguar XJR10, eleva a fasquia das expectativas e que promete a recriação de novas preciosidades com a chegada destes novos 962.
E para já, a abordagem passa apenas pela secção traseira destes modelos, mas as variantes poderão passar tanto pelas frentes, como até pelas laterais.
E aqui ficam em imagens, a tremenda possibilidade do que por aí poderá vir.



Obrigado Slot.It por todo o esmero e dedicação que nos tem proporcionado.

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Os novos Mercedes C-Class do DTM - Slot.It

Prepara-se a Slot.It para nos fazer chegar os novos Mercedes do DTM, através de duas anunciadas decorações, a da "Warsteiner" e a da "ProMarkt".
Ainda que repartam a mesma carroçaria, pormenores há que marcarão a diferença entre ambos, como será o caso do spoiler frontal em que se apresentam com formas diferentes, o pára-choques traseiro e ainda as coberturas das rodas traseiras, já que representam também épocas com dois anos de distância.
Mas qualquer deles se mostra perfeitamente apelativo, a par da novidade que constituem as suas linhas.

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

O que vem aí? - Slot.It

 Numa altura em que a escala 1/24 ganha claramente terreno, construtores existem que se mantêm na continuidade das suas apostas na que será ainda, a escala rainha. Pois teremos então por parte da Slot.It e à escala 1/32 e a chegar lá para o final do ano, mais um Alfa Romeo 155 V6Ti, da interessante categoria dos modelos do DTM/ITC.Também o Ferrari 512 M verá chegar a sua segunda versão. Com um histórico mais carismático, esta versão da "Sunoco" torna-se bem mais apetecível do que a versão de lançamento, muito embora salte mais à vista a incorrecção das jantes aqui mostradas em dourado, quando deveriam contemplar um centro amarelo e o respectivo aro, em cromado.Também se trabalha já num futuro modelo para a categoria dos LMP. Trata-se agora do Oreca, que proporcionará a edição de uma infinidade de decorações pertencentes a inúmeras equipas. Como novidade de interesse para os praticantes da modalidade Slot cars, temos a substituição do conceito dos patilhões utilizados nesta categoria, pelo convencional e quase universal sistema de clip.Dado também como pronto e com data breve para chegar às bancas, encontra-se o Chaparral 2F. O pontapé de saída caberá à versão participante nas 24 H de Daytona, pela dupla de pilotos constituída por Phil Hill/Mike Spence.Tratando-se de um modelo já reproduzido por vários fabricantes, espera-se que a Slot.It se tenha esmerado em mais esta reprodução. Se em termos dinâmicos não temos dúvidas de que se tratará de uma referência relativamente aos seus antecessores, em termos de maqueta, teremos de esperar para ver.As imagens disponibilizadas parecem não deixar dúvidas quanto à qualidade e fidelidade das suas linhas, mas nada como dispor de um na palma da mão, para uma critica mais consistente e acertiva.Louva-se desde já a perspicácia do fabricante na aposta da recriação da evolução dos modelos, já que nos disponibilizou anteriormente, uma excelente versão, quando nos fez chegar o Chaparral 2E. Agora, chegou a vez do 2F!

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

The last Jaguar - Uma obra-prima - Slot.It


Chama-se XJR10 e esta última versão nascida pelas criações da Slot.It, nada tem a vêr com as anteriores edições. É uma verdadeira surpresa o que este fabricante nos disponibiliza neste Jaguar. Recriado com um molde excepcional, começa aí por merecer o nosso louvor, já que tem sido um dos grandes problemas deste fabricante. Parece que finalmente foi descoberta a fórmula para que daqui em diante, as reproduções subam ao patamar desejado.De aparência similar há da restante gama já nossa conhecida, este belo exemplar mostra-se com grande potencial dinâmico, proporcionado pelas grandes divergências com as anteriores séries.Um dos poucos aspectos que fazem perceber a sua distinção relativamente às anteriores edições, prende-se com o novo desenho dos faróis. Tendo perdido as grande campânulas que albergavam dois faróis de cada lado, recebe agora e em formato elipsoidal, dois estreitos cristais que integram um farol apenas, de cada um dos lados. Também sobre os flancos e numa zona recuada, surgem pela primeira vez duas proeminentes tomadas de ar tipo chaminé, também elas inexistentes até agora em qualquer das demais versões.Em termos mecânicos recebe agora um berço de novo formato que integra um motor de caixa pequena em posição linear. O formato deste novo berço, totalmente reto de ambos os lados, obriga a que o chassis receba do seu lado direito e em substituição dos anteriores triângulos, (removíveis para montagem de berço para motores em posição anglewinder) uma peça que se inicia de forma triangular na mesma, mas que se prolonga até ao limite do berço do motor, na retaguarda.Diferencia-se ainda esta carroçaria das demais, na sua linha superior dos flancos que se apresentam paralelos ao solo, entre os guarda-lama frontais e traseiros, o que nas restantes versões surge num formato ascendente entre ambos os guarda-lama.

Mas é nas dimensões que surge a maior surpresa. Nada nos indiciava à vista livre, tal disparidade entre o recém-chegado e os demais já nossos conhecidos. De tal forma, que a Slot.It se viu impossibilitada de nos fornecer o modelo com o aileron montado de série, pelo que nos é fornecido em separado dentro do blister e teve ainda se se socorrer de uma correcção nas furações da base em que este nos é oferecido, de forma a poder mantê-lo igualmente fixo na sua base.
Uma diferença substancial entre eixos e apresentando-se com o patilhão verdadeiramente avançado, surpreende pelas gigantes cotas com que nos surge.
Mas maiores dimensões não são sinónimo de maior peso e por isso, também aqui a surpresa vem à tona. 2,3gramas é o ganho que a balança regista para este novo exemplar, algo verdadeiramente significativo, se atentarmos ao seu gigantismo.

Repare-se por comparação, nos distintos berços que equipam as primeiras gerações e a actual. Isto, para não tornar a tocar no assunto das dimensões.
Cremos que esta evolução venha a permitir algumas melhorias nos desempenhos dinâmicos, tanto beneficiado pela enorme distância entre o eixo traseiro e o patilhão, como pelo seu mais baixo centro de gravidade conseguido pelos seus flancos que se mostram mais baixos, como ainda pelo seu mais aligeirado peso final.
Uma família já muito bem compostinha e onde partimos do princípio de que acabaremos por vêr chegar também este mesmo XJR10, vestido com as côres da "Bud Light".
Parabéns pela excelência deste produto agora apresentado.  Ainda que cometa erros nalguns modelos em que estaremos prontos a apontar o dedo, casos há em que somos obrigados a reconhecer a excelência e mérito deste fabricante. Parabéns Slot.It.

Inadmissivelmente grosseiro - Ferrari 512M Slot.It

Encontra-se já no mercado o Ferrari 512M da Slot.It, no que terá sido talvez, um dos mais esperados modelos por parte dos coleccionadores e amantes das máquinas de Maranello, a comuna da região de Emília-Romanha, província de Modena, sobretudo para se poderem dar ao luxo de substituir a muito menos agradável criação da Spirit, embora tivesse esta perdurado no seio das estantes dos coleccionadores sem poder ser substituido por coisa melhor, por cerca talvez, de duas décadas.
De encher verdadeiramente o olho, acaba penalizado pelo excesso e grosseiro número de erros que consegue acumular, algo verdadeiramente inadmissível para um fabricante com a craveira a que a Slot.It já nos habituou.
Na questão dinâmica, não poderemos esperar muito mais do que até aqui temos vindo a conhecer das suas realizações, já que é mantida a generalidade dos seus conceitos, ficando muito a depender do seu peso geral, cotas e respectiva distribuição de pesos.

Quando comparado na balança com o primeiro clássico deste fabricante, o Ferrari 312 PB, percebe-se o quanto esta nova realização foi beneficiada, muito embora as 0,4gr de penalização, apesar de se tratar de um modelo substancialmente maior e capotado, donde se conclui que tem existido ao longo destes anos, o cuidado de reproduzir cada um dos pormenores com constante atenção à questão do seu peso final.

Com uma distância entre eixos muito superior, e um avanço significativo da posição do patilhão, cremos que não será difícil que este novato venha a poder ter um desempenho substancialmente melhorado.
Contudo, a imagem inferior mostra que o de mais antiga produção admitia montagem de berço para motor em posição anglewinder, o que não acontece no mais recente dos modelos. Também passou a ter três pontos de aperto entre a carroçaria e o chassis, o que permitirá menor eficácia no momento das afinações, já que o apoio em apenas dois pilares se tem mostrado de melhor eficiência.
Não cremos contudo, que venha a poder rivalizar com os melhores modelos do mesmo fabricante, como são os casos do Chaparral 2E ou McLaren M8A e muito menos com as últimas criações do fabricante Thunther Slot e os Porsche 908/3 e 917/10 da NSR.

Então postas as boas notícias, ataquemos o que de facto se torna tão ridículo num modelo que se transformou num marco histórico da marca, sobretudo pela sua participação na clássica de resistência francesa, através da sua integração em várias equipas e ainda em Daytona através do icónico team americano da Penke, sob as côres da "Sunoco" e que terá repetido presença assim vestido, também nas 24 Horas de Le Mans.
          
E para começar, reparemos na cava das rodas da frente. Na reprodução da miniatura, a curvatura acaba no limite do capô e bem acima da zon a do chassis (zona prateada), quando esta deveria prolongar-se em contínua curvatura até ao nível do chassis (parte prateada), mas terminando mesmo antes de o atingir. Isto indicia como é óbvio, que o desenho desta curvatura não se encontra correcto. Além disso, os logos da "FERODO" e da "Shell", encontram-se exageradamente grandes, proporcionando um desagradável efeito.
                   
O segundo aspecto prende-se com a altura da parede superior da cava da roda, onde se situa o logo da "SANDEMAN". Se atentarmos na extremidade mais recuada, percebe-se melhor o quanto baixa se encontra esta parede na miniatura, comprometendo mesmo a boa reprodução do símbolo da Sandeman, que acaba por vêr a parte branca alinhada no limite da cava da roda.
Podemos também referir  a já habitual fraca reprodução das jantes, sem qualquer profundidade que recriasse o realismo que se exigiria, coisa que felizmente parece ter sido objecto de atenção na reprodução do seu futuro Ferrari F1 126 C2, e onde se descartou ainda a reprodução da porca central de aperto das mesmas.

                                   
Mais grave parece encontrar-se a reprodução lateral do capô traseiro. A partir do alinhamento do seu limite de abertura e para trás, este começa a alargar, servindo-se de uma zona perfeitamente vincada e delimitada. No minimodelo, esta começa a alargar de forma mais progressiva e suavizada, sendo depois substancialmente mais comprido do que o que se encontra na versão real. Percebe-se o quanto afastado se encontra o logo da "STP" do limite da abertura do capô, quando deveria encontrar-se bastante próximo desse mesmo imite. Assim sendo, confrontamo-nos com uma traseira excessivamente esticada, desde a zona da porta do modelo, até à cava da roda. Percebe-se ainda a ausência do logótipo da marca "FERRARI" no capô-motor perto da janela lateral do carro. Se fosse o caso de falta de licenças, poderiam usar a política que muitas vezes se usa de esconder por baixo de um autocolante removível ou através de decalque fornecidos aparte, o que não acontece.

                                
E que dizer da péssima reprodução dos faróis?
Exageradamente grandes e mal desenhados, levaram a que Slot.It recorresse a um contorno dos mesmos com uma faixa preta, dividindo-os ainda a meio, através de outra faixa preta. Algo verdadeiramente inventado, surreal e sem nexo. Poderemos referir ainda a ausência da pequena barbatana vertical utilizada na extremidade dos guarda-lama frontais, um retrovisor mal reproduzido, pilotos iluminadores na côr azul na capota, inexistentes, tratando-se estes de pormenores já anteriormente apontados em anteriores análises sobre este mesmo modelo.
Enfim, um absoluto desapontamento, tendo como base um dos mais esperados modelos Ferrari da década de 70 do passado século e que se tornou num verdadeiro ícone da marca do "Cavallino Rampante".