sexta-feira, 22 de novembro de 2019

As vitórias, dependem da conjugação de vários factores

 Um dos campeonatos que mais prazer nos últimos tempos me proporcionou, foi o dedicado aos fantásticos protótipos do extinto Grupo C e muito bem mantidos em produção pelo fabricante Slot.It. Afinal, o que tem sido também o grande filão deste gigante italiano, onde se por um lado evolui modelos por si já editados, por outro vai continuando a conseguir trazer-nos modelos absolutamente novos e onde se esperam para uma data não muito longínqua, a chegada de dois novos modelos da Jaguar. Se por um lado passou este agrado da minha parte por questões de tendência natural para esta categoria e da estética proporcionada pela generalidade destes modelos, por outro, foi a felicidade em ter conseguido tirar o melhor partido das apostas mecânicas por mim ali aplicadas, quando me encontrava ciente de que não me encontrava de todo assertivo quanto à melhor das opções da actualidade, dentro da já vasta gama de modelos disponível.
Partindo de um Porsche 962 IMSA, uma boa base a par de mais dois ou três exemplos, mas no qual se descobrem normalmente limitações, acabei por com ele registar um ciclo de quatro vitórias consecutivas num campeonato que integrava cinco provas, mas onde a primeira delas haveria de ser anulada. E assim sendo, conseguia com ele fazer um pleno. Mas a melhor das sensações não terá mesmo sido esse pleno conseguido, mas sim a raríssima sensação de com ele ter literalmente liberdade para fazer o que com ele quisesse, quase que numa sensação de "gozo", no bom sentido, evidentemente, com a restante concorrência. Rápido e valentemente seguro, permitia-me deixar que se aproximassem, ou fugir quando quisesse, independentemente da calha onde me situasse. E contudo, chegar ao fim do campeonato sem perceber onde se situava o limite desta máquina, foi ainda a mais estranha sensação por mim vivida, pois fosse qual fosse a velocidade de ataque às curvas, simplesmente, tudo aguentava.
Mas não posso com isto deixar aqui no ar a ideia de que tudo se deveu a mérito meu, um bom piloto, uma boa preparação, enfim, poderia inventar mais uns quantos falsos atributos. Não, não poderia, pois existe ainda uma peça fora do baralho que terá contribuído com toda a certeza para grande parte deste avassalador êxito .
 Refiro-me ao fabuloso punho de que dispus. Sempre me confrontei com punhos de extrema falta de fiabilidade e altos custos e dos quais não conseguia nunca retirar deles o melhor de que precisava. Mas afinal, a Sloting Plus dispõe no mercado de um dos mais extraordinários punhos, podendo eu dele colher agora vários benefícios. De aspecto demasiado "simplório", poderá por essa razão merecer da nossa parte alguma imediata rejeição. Mas desenganem-se, dado tratar-se de facto de algo que de tão simples, tem a capacidade de nos surpreender em absoluto. Poderei começar pela sua leveza. Sem grandes ""aparelhagens" nele montadas e dotado de um chassis onde se encontra a totalidade dos circuitos integrados e em que o gatilho funciona por leitura óptica, o seu peso e simplicidade deixam-no imediatamente em vantagem perante a concorrência. Um fio comprido de origem, permite-me a mim, um concorrente conhecido pelos meus "bailados em palco", não dar grandes esticões como muitas vezes me via a acontecer, com as naturais desastrosas consequências que daí poderão advir. As afinações, quase todas elas perfeitamente intuitivas, simplificam imediatamente a sempre desagradável tarefa de se conseguir a afinação perfeita para cada tipo de pilotagem. E para regulação em prova, ficam ao nosso alcance apenas dois reóstatos. O do travão e o da sensibilidade (controlo de tracção).
A imagem de baixo, mostra os dois botões que ficam depois disponíveis para pequenos ajustes no decorrer da prova.
 O seu gatilho mostra-se bastante leve, proporcionado pela força da mola perfeitamente estudada. O seu preço uma agradável surpresa, pois com os 150€ de que é necessário dispôr para se desfrutar deste punho, não se consegue hoje comprar outro de similar qualidade. E o melhor de tudo, a sua tremenda fiabilidade. Com este punho vou já na terceira época e para além dum gatilho quebrado pela tremenda força que exerço nos mesmos, mais nenhuma manutenção este punho requereu. Note-se que a Sloting Plus se dispôs imediatamente à sua substituição por um outro de material e concepção distinta, não se tendo nunca mais repetido esta anomalia.
Um elementar livro de instruções onde constam a totalidade das regulações, são um perfeito guia para que possamos formatar os poucos elementos que se encontram nele integrados, à nossa medida. Depois, durante as provas, necessitamos no máximo de nos preocupar com dois reóstatos de regulação do punho. Um será o da travagem e o outro, o da entrega, sendo ambos aqueles que surgem com maior dimensão, mas também com maior acessibilidade, permitindo assim que sem grandes cuidados, possamos mesmo no decorrer das provas dar-nos ao luxo de pequenos acertos.
E se os dotes de condução foram importantes e importante foi também o nível de preparação do modelo, é importante também ressalvar que estiveram directamente dependentes deste importantíssimo acessório, produzido e criado de acordo com enorme sentido de qualidade por que pauta por sistema este fabricante, na produção de todos os produtos que faz questão de disponibilizar no mercado. O seu fundador, Miquel Miret, um espanhol de estatura elevada, homem de enorme bom senso e simpatia e que prima pelo grau maior de exigência nas suas criações, deu aqui também um passo qualitativo, num campo onde a oferta é grande, mas em que infelizmente nos debatemos constantemente com enorme falta de fiabilidade.
Parabéns Miquel pela qualidade dos produtos Sloting Plus de que vamos podendo dispôr e que contribuem assim para o melhor desenvolvimento desta apaixonante modalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário