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sábado, 26 de dezembro de 2015

Historical Colors - Sideways

A Sideways iniciou a sua série dedicada às côres das equipas históricas sob o título "Historical Colors" e que que farão reviver legendárias côres associadas ao desporto automóvel mundial. e esta série iniciou-se com a famosa decoração psicadélica que vestiu o Porsche 917 LH participante na edição de 1970 das 24 Horas de Le Mans e inscrito pelo Team Martini. Outras decorações e côres deste Team se encontram agendadas, mas não foram apenas as côres da Martini a fazer história no mundo automobilistico, pelo que se espera que este fabricante nos vá surpreendendo, apesar do catálogo editado levantar o véu acerca de algumas das famosas decorações que foram cobrindo os traçados do desporto automóvel.

A primeira referência coube pois às côres utilizadas pela nova arte em expansão na década de 70 e que conhecida ficou por psicadélica. O modelo escolhido por este fabricante foi o Porsche 935/78 e mais conhecido por "Moby Dick".
 Um resultado visual excelente, é o que resultou deste verdadeiro exercício de estilo.
"Gold Leaf Team Lotus" fez a sua história no campo da Formula 1, e o malogrado piloto Jochen Rindt integrou esta equipa liderada por Colin Chapman.
 Este piloto que marcou uma era da Formula 1, acabaria mesmo por se tornar Campeão do Mundo a título póstumo, depois de ter falecido durante o decorrer do GP de Itália no circuito de Monza, decorria o ano de 1970.
 A Sideways escolheu as côres da "Gold Leaf" para a sua segunda referência, ao mesmo tempo que aproveitou o ensejo para fazer um tributo a este piloto, inscrevendo mesmo o seu nome na capota deste belo Ford Capri.

 Mas se as anteriores côres escolhidas para esta série ficaram famosas pela participação em várias provas, a terceira referência diz respeito a uma decoração única, que fez tanto parte de um modelo único, como também decorou apenas por uma vez um automóvel. Tratou-se da decoração do Porsche 917/20 participante na edição de 1971 das 24 Horas de Le Mans, sob as côres de um patrocínio ligado ao mundo da carne animal e que representa a côr de um porco e as referentes partes em que este deverá ser desmanchado após a sua morte. E é esta a razão que o levou também a ficar conhecido por "Pink Pig" ou "Cochon Rose", o que em português significará "Porco Rosa".
E o resultado é simplesmente magnífico, tendo sido escolhido uma vez mais o Porsche "Moby Dick" para mais uma bela peça de colecção.

Resta salientar que muito provávelmente nunca veremos integrada nesta série as côres da "John Player Special", já que a Sideways optou por uma linha específica só para estas côres e das quais podemos já contar com um Ford Capri, um BMW M1 e um Porsche 935/78 (Moby Dick) e do qual se espera como quarto modelo, o BMW 3.20. Trata no entanto de um carro ainda não chegado ao mercado.
Como curiosidade, poderemos acrescentar que esta série atribui um piloto famoso a cada carro. E assim, ao Ford Capri coube Mário Andretti, ao BMW M1 o Ayrton Senna e ao Porsche 935/78, Emerson Fittipaldi.




quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Mercedes-Benz SLS GT3 - Scaleauto

A Scaleauto depois de ter editado o Mercedes do português José Pedro Fontes à escala 1/24, acabou por nos fazer chegar também este bonito e para nós interessante exemplar, à escala 1/32.
 E esta peça trazida pelo Pai Natal, para além de ser um dos mais bonitos Mercedes SLS GT3 editados pela Scaleauto, mostra-se como uma interessante e perfeita réplica do competitivo modelo germânico.
E para nós portugueses, claro que esta versão nos diz muito, pois registou algumas vitórias e pole position's no "Iberian Supercars Trophy", campeonato que percorreu alguns autódromos nacionais e também espanhóis.
 Pouco haverá pois a apontar a esta versão, o que nos alegra de sobremaneira...
 ....mas e parece haver sempre um mas, nuestros hermanos resolveram de alguma maneira estragar-nos a festa, escrevendo o nome do nosso compatriota, como "J. P. FUENTES", apesar de, e valha-nos isso, terem mantido a nossa bandeira.
E vivam os nossos José Pedro Fontes...e Miguel Barbosa, a dupla que tripulou esta máquina em Jarama no ano de 2011.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Um bom Natal

 Um Feliz Natal, são os desejos deste Blog a todos quantos têm mantido acesa esta página.

TT, estarão na moda?

 Estará a modalidade TT na moda?
Vá-se lá saber, mas que parece estar a ganhar terreno à velocidade, lá isso parece.....
É cada vez maior o envolvimento de praticantes do slot, a esta mais recente categoria ligada aos automóveis. Modelos dotados de engenhosos sistemas que os tornam capazes de transposiçãos delicadas, começam a torná-los apetecíveis e capazes de proporcionar campeonatos de interesse generalizado.
 Também por parte dos fabricantes, começam a vêr-se arrojadas apostas, algumas delas capazes de obrigar a orçamentos invulgares e ao alcance de poucos.
Mas há modelos para várias classes e mais importante, para orçamentos mais modestos.
 SCX, Ninco, Avant Slot, MSC, Scaleauto, XC Slot, APO, são alguns dos fabricantes que dedicaram parte ou a totalidade da sua linha de produção a esta série de modelos Todo-o-Terreno.
 E como se não bastasse o aliciante que são as surpreendentes capacidades dinâmicas, os fabricantes começam a tornar também os seus modelos cada vez mais apetecíveis em termos estéticos e históricos.
 Alguns são réplicas exactas dos verdadeiros campeões das gloriosas maratonas africanas, como o Paris-Dakar por exemplo.
 Mas o que nos trará o futuro?
O que trarão os fabricantes nas manga?
 Alguns novos modelos andam na forja e os praticantes não andam a dormir, já que uma onde de interesse por estes modelos, anda a contaminar praticantes e clubes,

Porsche 935 K2 Coupes Benelux-SPA 1980 - Sideways

 O fabricante Racer através da sua linha Sideways, editou os modelos Porsche 935 e 935 K2, esperando-se que outras evoluções com base no 935 venham a ser trazidas por este fabricante. Mas a Sideways não prima por nos trazer autênticas réplicas destes interessantes modelos que militaram no fantástico Gr.5. Embora o que agora aqui vos traga até esteja bastante próximo da realidade, é fácilmente perceptível que a representação do guara-lama traseiro do lado esquerdo, não deveria contemplar a tomada de ar de dimensão considerável e de formato rectangular, para conter duas tomadas de ar de menores dimensões, uma, de forma mais ou menos arredondada encontra-se na parte superior e outra rectangular e de pequena dimensão, próxima da base. No lado direito, embora não haja fotografias, era comum surgirem a toda a altura da superfície, o que nos levará a suspeitar que desse lado a miniatura se encontre bem reproduzida.

Na traseira, o pára-choques deveria ser liso e sem qualquer ranhura na sua parte central, onde deveria surgir o logótipo da "Gauloises". O fabricante solucionou a questão, fazendo-o subir para junto do símbolo da "Pepsi".
 Os retrovisores posicionados numa posição algo estranha, estão no entanto correctos. No entanto, o pé dos mesmos não deveria existir.

O modelo 914/6 da Porsche participou pela primeira vez em Le Mans no ano de 1970, ano de estreia em vitórias por parte da Porsche nesta prova, através do seu histórico modelo 917. Inscrito pelo Sonauto e tripulado por Ballot-Lena e Guy Chasseuil, viria a conseguir uma surpreendente sexta posição absoluta no final desta prova maratona e conquistando a primeira posição de entre os modelos do grupo GT, o que demonstrou uma maior eficácia frente aos seus irmãos 911.
Muito deste êxito se deveu tanto à fiabilidade mecânica, mas também ao excelente equilíbrio deste modelo, proporcionado pela posição central do motor, imediatamente atrás do piloto.
 E através das produções Slot Racing Company, chegou-nos esta preciosidade ao mundo dos slot. E para que se torne igualmente capaz de resultados de relevo à escala 1/32, aguardemos que um qualquer fabricante de chassis 3D se lembre da sua existência. Estamos em crer que pelas suas excelentes cotas, poderá vir a demonstrar características dinâmicas surpreendentes. Largo quanto baste aliado a uma muito baixa altura, dar-lhe-ão aptências dinâmicas fora do comum.
 Mas a SRC proporcionou-nos uma reprodução de excelente nível e qualidade. Olhar para ele, cativa-nos de imediato. Mas surpreende mais ainda, quando reparamos que por dentro da grelha de respiro do motor, se torna possível a observação da réplica do 6 cilindros que equipa estes carros. Para mim, mais uma verdadeira jóia que vem preencher o universo deste cada vez mais cativante mundo dos slot car.

 As imagens de cima e de baixo, dão um cheirinho do que é possível obsevar-se através da grelha que ajuda a respirar o seis cilindros deste modelo.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Porsche 935 Le Mans 1980 - Sideways


 A versão do Porsche 935 que se cotou como o melhor Gr.5 na edição de 1980 em Le Mans, chegou já aos slot por intermédio do fabricante Sideways. Este modelo que alia simplicidade decorativa a um resultado tremendamente eficaz em termos estéticos, constitui por outro lado, uma peça incrivelmente carregada de erros.
E poderemos começar por um dos pormenores que caracteriza invulgarmente este modelo especificamente. A imagem de baixo mostra-nos uma estranha tomada de ar situada na parte superior dos guarda-lama traseiros e perto tanto do óculo traseiro como da tampa do motor. De facto, julgo tratar-se este 935, do único existente com estas tomadas de ar. Ainda na mesma superfície, dá para perceber que as tomadas de ar triangulares existentes na totalidade destes modelos, deveriam encontrar-se aqui, numa posição substancialmente avançadas, ao mesmo tempo que protegidas superiormente por uma rede.

 A parte inferior do spoiler frontal é constituído por um lábio que permitia a sua regulação em altura. Toda essa peça encontrava-se pintada de branco mas na miniatura, o fabricante resumiu a situação a pintar de branco apenas a beira que se posiciona horizontalmente.
A extremidade frontal dos guarda-lama traseiros, nesta versão apresentava o lado esquerdo completamente fechado enquanto no lado direita, era a mais habitual entrada de ar. mas a miniatura contempla entradas de ar de ambos os lados, tendo a Sideways disfarçado a situação pintando a grelha à côr da carroçaria, numa espécie de sucatice que deixará os menos conhecedores algo baralhados. Porquê dum lado preto e do outro azul, seria uma pergunta natural, mas a realidade diz-nos que a abertura existe apenas de um dos lados.

 Na traseira os escapes deveriam encontrar-se no plano inferior do pára-choques e em posição central, no entanto, tal como se mostra na foto acima, estes não se encontram conforme a imagem de baixo.



A faixa branca do pára-brisas deveria também ser mais estreita e apresentar-se com largura constante e não tal como se vê na reprodução em miniatura.
Uma bonita peça, mas infelizmente carregada de incorrecções e isto, mesmo sem entrar na questão de um molde verdadeiramente vergonhoso.

Sideways ou Scaleauto? Porsche 935

Sideways ou Scaleauto?
Obviamente Sideways, mas....
.....mas é preciso esperar para vêr.
Isto porque, se o mundo do slot abraça sempre, tanto a vertente do coleccionismo como a da competição, ou até os dois em simultâneo, poderemos acabar por ter sempre entre mãos, esse dilema. Escolher o modelo pela perfeição, ou pelo melhor dos desempenhos dinâmicos?
E ainda que não tenhamos experimentado nem um nem outro em pista, não há dúvidas de que o melhor desempenho pertencerá ao do fabricante Sideways, mas...... e aqui haverá um mas, mas ainda com um grande ponto de interrogação. É que a Scaleauto dispõe de chassis fabricados segundo o conceito de peça única e específicos para cada modelo, o que deverá potenciar significativamente o seu modelo. E assim, ficarão grandes dúvidas quanto ao melhor desempenho comparativo.
 E no que se refere à maquetagem? Aqui, segundo a minha observação, o braço da balança cai sem qualquer dúvida para o lado do modelo espanhol da Scaleauto. Um molde soberbo, onde as formas deste Porsche se mostram de extremo rigôr, dar-lhe -iam de imediato a maior das notas. Enquanto isso, a versão da Sideways para além de se mostrar com erros de maqueta,está feito com moldes de muito inferior qualidade, onde se percebem escandalosamente as uniões das várias peças que constituem o molde da carroçaria. Mas o maior erro e que sobressai com maior facilidade, encontra-se nas formas dos guarda-lama frontais. Estes deveriam ser mais arredondados da superfície superior para as laterais e no caso da versão azul aqui mostrada e onde se isentam as grelhas de escoamento superiores, estas foram tapadas de forma a parecer um autêntico remendo (imperceptível nas imagens).
 Embora as versões mostradas mantenham na realidade e entre si algumas diferenças, é por exemplo o caso do formato das embaladeiras e que se encontram bem representadas em cada um deles, a versão da Sideways interpretou muito mal a ligação do guarda-lama frontal a este acessório. A imagem de cima mostra-nos as saídas de ar do interior do guarda-lama, extremamente largo, muito recto e extremamente anguloso na parte superiora. Já na versão da Scaleauto, mostra-se primorosamente representado.

E aqui fica mais uma passagem pela detecção de diferenças entre dois fabricantes.