quarta-feira, 1 de junho de 2011

Suspensão Slot.It

 Uma nova suspensão foi apresentada pela Slot.It.





 Composta por uma série de elementos, exigirá alguma atenção a sua montagem.


 Uma série de medidas de parafusos disponibilizados também, poderão ser fundamentais para a regulação ideal.


 O modelo capaz da estreia desta nova suspensão, é o novo Toyota, já que o chassis vem preparado com furações adequadas para a regulação da mesma, a partir do exterior.



 Por dentro tudo se encontra perfeitamente capaz de receber este complexo conjunto de peças.






 Na imagem de baixo, são mostrados os dois orifícios que permitem a passagem da chave para regulação da suspensão.

Novas soluções Slot.It

 Propondo um novo patilhão modificado sobretudo na zona da entrada dos fios do motor, acaba por permitir uma fixação pioneira dos mesmos.
 Acabara-se os fios soltos.
O fio entra descarnado no orifício existente para o efeito e simplesmente aplica-se depois um parafuso allen.
 Simples e funcional.
Claro que a partir dagora será mais provável a quebra dos mesmos, mas nada que umas revisõezinhas não o evitem.
 E agora, acabaram-se as justificações para o prejuízo dum fio solto no calor duma boa disputa.....

Citroën ID 19 - SCX

 Herói da edição de 1959 no rali de Monte Carlo, vê agora chegar a sua réplica ao mundo dos ralis dos pequeninos.
 Infelizmente a réplica tal como a gostaríamos de vêr reproduzida, não aconteceu. Passará despercebida à maioria das pessoas e em abono da verdade, até nem terá grande importância, mas as primeiras séries deste histórico modelo da Citroën, não tinham a parte inferior da frente, tal como surge no modelo de slot.
Tratava-se de uma chapa quase plana, com umas grelhas mesmo junto ao pára-choques. Mas foi reproduzida a frente dos modelos que se lhe seguiram, onde surge uma vinca pronunciada na zona da roda.
Outro pormenor que não corresponde à melhor das reproduções, prende-se com a posição dos faróis suplementares. Se na primeira reprodução da Scalextric estes se encontravam correctos, agora foi mantida essa posição, o que não corresponderá à edição agora disponibilizada.
Mas afinal, o modelo encontra-se tão bem reproduzido e é ainda tão importante pelo seu histórico resultado num tempo em que os regulamentos ainda permitiam a presença de três pessoas no carro e este terceiro elemento esqueceu-se de entrar na miniatura, que não nos podemos dar ao luxo de dar grande importância a estes pormenores.
Mecânicamente, o conceito da SCX é mantido, assim como é mantido também o sistema de luzes. A largura do eixo traseiro ficou altamente penalizado pelas cotas da carroçaria daquela zona. Em pista, uma grande dor de cabeça, sobretudo quando conduzido em pistas limpas. Comprido e estreito, vê dificultada a sua passagem nos ganchos, muito embora a existência de semi-eixos à frente possa facilitar alguma coisa.

Mas é muito bonito este modelo de dimensões descomunais....

Toyota 88C - Slot.It

 Deve estar para chegar ao mercado o há já muito anunciado Toyota 88C da Slot.It, na sua versão de Daytona de 1989.
Ao que as imagens deixam transparecer, a bancada do motor permite a fixação deste através de parafusos, do lado oposto à cabeça do motor.
A referência deste modelo é SICA 19A.

Scaleauto - Novos motores

 Ambos capazes de atingir as 20.000 rpm a 12V, tratam-se de motores distintos, correspondendo à referência SC-08b um motor de caixa pequena com 216 gcm de torque e à referência SC-11b um motor de caixa grande com 284 gcm de torque.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Comparativo Mazda VS Mazda

 Depois dos anteriores comparativos entre os Mazda 787B da Slot.It e o da recém chegada Mr. Slotcar, chegou agora a vez de decobrir a verdade no verdadeiro terreno de batalha.
 A pista escolhida foi a do GT Team Slot Clube, terreno bem meu conhecido e mais disponível para o efeito.
 Rectas grandes encadeadas com partes de alguma dificuldade técnica, parecem também reunir as desejadas dificuldades para comparar velocidade e comportamento dos mini-modelos.
 Os modelos seleccionados foram então o último modelo do Mazda editado pela Slot.It e gentilmente cedido para o efeito por Bruno Martins e o novo Mazda que constituía para nós uma absoluta incógnita, o pretito da Mr. Slotcar.
 Modelos completamente de série onde se partiu para o primeiro turno de 3 minutos com cada um deles, onde nem as palhetas foram substituídas, nem o aperto do chassis foi revisto.


 O primeiro a inaugurar a pista foi o modelo do novo fabricante no mercado.
Denotando de imediato uma capacidade de tracção inesperada, comprova que a opção do tipo de borracha se comporta perfeitamente no plástico da Carrera, que no entanto mantém nesta pista alguma borracha, o que certamente ajudará ao ganho de tracção.
 29 voltas e dois despistes onde ficou patente alguma tendência inesperada para capotar, registou como melhor volta o tempo de 8,893 segundos.
 Partiu-se de seguida e exactamente nas mesmas circunstâncias, com o modelo da Slot.It.
Três despistes vêm comprovar a maior dificuldade de pilotagem com este modelo, onde se deve realçar a menor capacidade de tracção e uma grande tendência para perder a traseira.
 E pior, foi concluir que conseguiu menos duas voltas e com um tempo de 9,017, mostra ainda que foi 0,127 segundos mais lento.
Surge então a surpresa. O novo Mazda consegue apesar do maior peso total, surpreender o mais que comprovado modelo italiano.
 E partiu-se então para a fase seguinte, onde se procederam a acertos de basculação entre carroçaria e chassis e ainda do berço do motor.
 Os pneus da frente que se mostraram também altos em qualquer dos modelos, foram substituídos por capas da Scaleauto.
 Inicia-se agora o teste com o modelo italiano e a melhoria de comportamento é abismal, passando-se nos mesmos 3 minutos,  das 27 para as  33 voltas e baixam-se 0,267 segundos passando o registo da melhor volta para os 8,750 segundos.
Agora o modelo comporta-se de forma magnífica, não tendo sequer esboçado tendência para o despiste, embora se mantenha claro que a tendência para perder a traseira, se mantém.
 E é chegada a vez do Mr. Slocar.
E nova surpresa.
Com início cauteloso, ainda com a memória fresca das cambalhotas, foi-se apertando o ritmo e com alguma facilidade se começa a cimentar a ideia que quase se pode apertar tudo o que nos apetecer.
Parece outro modelo. A desconfiança desaparece e começa a proporcionar verdadeiro gozo.
 E embora no fim registe as mesmas 33 voltas cumpridas pelo Slot.It, superou com alguma facilidade o tempo de 8,750 segundos, a marca anterior. O crono registou o tempo de 8,722 segundos, mais rápido 0,028 segundos. Não parece muito, mas trata-se afinal de uma estreia que teve como fiel da balança, um dos melhor sucedidos Grupo C do fabricante italiano e do mundo.
Merece destaque o fabuloso comportamento de raiz, em que demonstra uma frente excelente e um comportamento de traseira digno de registo, As engrenagens parecem perfeitas e as suas palhetas mostraram-se também excelentes.

Até onde poderá ir esta nova bomba?

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Novas versões da SCX

 O fabricante espanhol SCX, edita duas novas decorações, uma para o Peugeot 908 e a outra para o Audi R10.
Duas versões, uma para cada marca, mas ambas correspondentes à última edição de Le Mans, em equipas privadas.
Pena que após o excelente trabalho apresentado na sua série Pro, não nos faça chegar estes dois modelos dentro da mesma série.

domingo, 29 de maio de 2011

Liga de Clubes 2011

Este sábado último dia 28, realizou-se o fecho da Liga de Clubes, um campeonato de que constaram este ano  modelos clássicos dos fabricantes NSR e Slot.It e que contou para esta última prova do ccampeonato com a presença de 11 equipas, tendo decorrido nas instalações do Clube Slot da Trofa.


Estas mini resistências têm como participantes, vários reconhecidos clubes dentro do panorama nacional, a começar pelo clube organizador, tendo este ano passado por cinco pistas diferentes.

Uma vez mais acabou por ser o Clube Slot da Trofa a conseguir o melhor resultado final sagrando-se campeão, apesar desta ter tido um inesperado desfecho.
É reconhecido o real valor deste clube que já se encontrava na primeira posição do campeonato e participando em terreno sobejamente conhecido dos seus pilotos, foi com alguma surpresa que a equipa "GT Team" conseguiu levar de vencida aqueles heróis.
Luís Azevedo que tendo conseguido três brilhantes turnos de pilotagem, todos acabou por surpreender, ajudando a esta brilhante vitória. Como esta equipa precisava de assegurar uma posição à frente do Clube Slot do Porto para se classificar na segunda posição final, esta vitória veio garantir essa desejada posição.

Está então o Clube Slot da Trofa de parabéns tanto pela excelência organizativa conseguida como por esta excelente vitória neste disputadíssimo campeonato, assim como também o Clube Slot do Porto, os nossos mais directos adversários.

Mas de parabéns está a totalidade da família Slotista, que bem soube honrar em todas as participações o grande espírito de amizade que se tem vindo a fazer notar.

Agora, as três primeiras classificadas têm lugar assegurado em Espanha. Há que animar malta..........

OBRIGADO a todos e até à próxima.....

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Novos Ninco

 Prestes a chegar estão os novos Pro da Ninco. Audi, Lamborghini e Renault, são três novas referências, se bem que nenhum constitua novidade absoluta, mas sim novas decorações para o R8, o Murcielago e o  Megane Trophy.
 O menos interessante parece estar o Megane, pela decoração pouco atraente que ostenta.