segunda-feira, 8 de agosto de 2011

História - Formula 1 - A luta de 1976 em Slot

1976 foi no campo da Formula 1, um dos anos mais competitivos no que respeita à disputa do Campeonato do Mundo de pilotos.
 Os protagonistas foram nem mais nem menos, Niki Lauda e James Hunt.
Andreas Nikolaus Lauda, "Niki Lauda", havia ganho o campeonato do ano transacto. Em 1976, James Hunt viria a arrebatar o título com 69 pontos enquanto Lauda conseguia 68.
 Hunt dispunha de um Mc'Laren M23, enquanto por parte da Lauda, a Ferrari disponibilizou nesta época duas versões, o 312 T e o 312 T2.
O terceiro classificado, Jody Scheckter, ficava com os seus 49 pontos, bastante distante dos dois primeiros com os seus Tyrrell 007 e P34, já que também este construtor dispôs de dois distintos modelos na mesma época.
 James Hunt e Niki Lauda respectivamente em Mc'Laren e Ferrari.
 Mas o acontecimento histórico que constituiu esta disputadíssima batalha, motivou o fabricante "Scalextric/Superslot" para a reprodução e eternização deste glorioso acontecimento.
 Editou um Set em edição limitada a 8.000 exemplares com a interessante reprodução dos modelos M23 da Mc'Laren e do 312 T2 da Ferrari, dos pilotos em questão e protagonistas maiores desse Campeonato do Mundo.

Champanhe e Coca-Cola....nos festejos....
 Nesse ano, James Hunt utilizava uma balaclava exterior e que se fixava directamente no capacete, aumentando dessa maneira a sua protecção aos incêndios. Curiosamente, esse acessório foi contemplado na reprodução do Mc'Laren com o dorsal 11.
 Também o modelo se encontra muito bem reproduzido, ficando a faltar apenas os logos da "Marlboro" por razões sobejamente conhecidas.
 Mas para quem conseguir esses logótipos, o modelo fica a ganhar muito relativamente a esta decoração base.
 No chassis surge a placa que garante que este modelo faz parte da série limitada, já que existe o mesmo modelo em versão corrente e correspondente ao segundo piloto desta equipa, Jochen Mass.

O mesmo acontece com o modelo Ferrari cuja reprodução se apresenta excepcional. Aqui nem sequer se põe a questão da publicidade, já que as marcas de tabaco não existiam na Ferrari
O único reparo a fazer-se prende-se com a cor do capacete que Niki Lauda utilizava. Não se trata de um vermelho similar ao da cor da carroçaria, mas muito mais vivo conforme se pode verificar na imagem de baixo referente a modelos estáticos e à escala 1/43.
À excepção desta última chama de atenção, estamos perante uma reprodução verdadeiramente digna de um expositor. Enquadra-se sem qualquer pejo, em qualquer digna colecção de modelos da marca italiana.
Igualmente e à semelhança do que acontece com o Mc'Laren M23, também este 312 T2 vem dotado de uma placa que identifica tratar-se de um modelo de série limitada.
Em pista e tratando-se do fabricante que é, disponibilizam-se dois modelos dotados de força magnética para além da do próprio motor, o que lhes confere andamentos excepcionais. Já requerem cuidados redobrados, quando desprovidos desta ciência. Não se encontram descabidos de voltas que proporcionem algum prazer, mas ficam longe do que actualmente se projecta para funcionar apoiados na real valia das modernas mecânicas.
Acrescentar apenas, que este Set não foi disponibilizado no mercado espanhol.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

M3 - Scaleauto

Ho lá lá!!
Art Cart da Scaleauto.....

Mas que maravilha.....
E o da SCX, quando chegará??


Ferrari 512 BB - Uma delícia da carro

A Carrera é daqueles fabricantes que dividem opiniões.
Carros pesados, meio trambolhos, mas que apesar das suas nada agradáveis características e que os afastam do mundo das competições, quando lhes pegamos, até nos dão uma agradável sensação de prazer.
É verdade que confrontados com a concorrência, depressa ficamos com vontade de rapidamente os empandeirar-mos. Mas a realidade indica-nos que num grande número de vezes, se tratam de modelos de reprodução bem conseguida e muitas vezes esquecidos pelos restantes fabricantes.

 É o caso deste Ferrari 512 BB, modelo visto a participar e inscrito por várias equipas em Le Mans.
De linhas esplendorosas e magníficas, não exagerarei se disser que tem que fazer parte do espólio de qualquer coleccionador de modelos de Slot.
 A Carrera editou várias versões, mas este é para mim o que detém a decoração melhor conseguida.
E fiquei de facto fascinado com as suas linhas e com a sua reprodução.
Tive em tempos idos também, oportunidade de fazer uma prova com um destes modelos, emprestado por Paulo Mendes que mo entregou devidamente preparado e equipado com um motor da Slot.It. Levei sopa velha da concorrência, já que o seu peso o penalizava de sobre maneira, mas posso garantir que foi dos modelos mais fiáveis e que mais prazer me deu conduzir. De comportamento extremamente honesto, foi de facto um prazer poder pilotá-lo.
 Pena estes carros não serem mais aproveitados, pois dentro duma classe que os pudesse equiparar, talvez tivéssemos corridas equilibradas e com modelos variados.
Para mim é pelo menos um prazer, poder contar com este na minha colecção.

Porsche Carrera GT - Auto Art

 O super carro da Porsche da actualidade, foi já alvo de reprodução para o Slot.
 O Carrera GT, como modelo de produção Auto Art, mais vale dizer que se trata de um modelo verdadeiramente vocacionado para a estante, ou para dar umas verdadeiras passiatas à laia de um calmo e refrescante pavonear de esbeltas linhas.
 Aliás, a Auto Art não descartou esse aspecto pois dotou o modelo de uma excelente acompanhante para o senhor condutor poder com a dignidade necessária, poder desfilar.
 Mas trata-se de uma bela reprodução na sua mais civilizada versão, já que o modelo fechado surgiu numa segunda fase, após a sua apresentação.
Bela máquina.

História em imagens - Ferry Porsche

 Ferdinand Anton Ernst Porsche, carinhosamente apelidado de "Ferry Porsche", nasceu na Austria em 19 de Setembro de 1909 e faleceu em 27 Março de 1998.
Filho de Ferdinand Porsche, um checoslovaco muito cedo radicado na Áustria aquando da sua formação académica, por para ali ter sido deslocado a fim de dar continuidade ao seu inato talento muito cedo demonstrado para o mundo das ciências, onde se viria a formar em engenharia mecânica.
No entanto, Ferry Porsche não ficou atrás dos talentos de seu pai, tendo sido um exemplar seguidor.
 Ferry com 6 anos, em 1915 ao lado de Louise.

 Em 1921, este garoto já mostrava a herança do ADN.

 Em 1937 com o seu pai.

Ferry em 1937.

 Em 1950 na fábrica da Porsche, ainda na companhia de seu pai.

 Em 1951, na companhia do staf da fábrica.

 Em 1958, Ferry, a Porsche e a Volkswagen na conquista do território Norte Americano.

 Em 1960 na companhia do seu filho Ferdinand Alexander.

 Ainda em 1960, junto de um 356B.

 A fábrica, com alguns históricos 550 da marca.

 Ferry na linha de montagem no ano de 1961, com os gloriosos 356 em pano de fundo.

 1966 trouxe o modelo 100.000, no caso, um 912 Targa produzido para a Polícia.

 Em 1968, junto da estrela da casa, um 911.

 Posando em 19 de Setembro de 1979 junto de um Porsche 928S, no dia do seu 70º aniversário.

 Em 1984, com o retrato de seu pai em plano de fundo.

 1993 com o seu filho Ferdinand Alexander.

Ferry junto da sua esposa  Dorothea. Atrás e da esquerda para a direita, os seus filhos Gerhard, Hans-Peter, Ferdinand Alexander e Wolfgang, ainda no dia da comemoração dos seus 70 anos.

 Em 1994, naquele que é considerado o "Porsche Nº1" projectado por seu pai.

 Em 1996 comemorou-se a produção do carro Nº 1.000.000. Tratou-se de outro modelo para a Polícia.
Dois anos depois, veio a sua morte.
Felizmente, a marca mantém-se bem viva.....

Ford Pro Truck - Maralic

 Numa edição da Maralik e da Twister e numa edição limitada, chega-nos esta "Protruck Monster Energy".
 A ideia foi criar um produto competitivo para a modalidade TT e fazer frente à poderosa concorrência que tem proliferado nessa área.
As carroçarias são de plástico e numa produção Ninco, mas decoradas pela Maralic. A empresa Twister desenvolveu a parte mecânica de última geração e com a referência TWR-11 que fica pronta a receber a dita carroçaria.
 Foram editados apenas 25 exemplares e o seu preço cifra-se nos 315€.
 O aspecto convence, mas o preço, esse, ....bom, digamos que assusta...
Para a estante, é muito caro e para estragar, ai, ai, tanto dinheiro....

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Porsche - Muita história








Megane Trophy - SCX


A SCX faz-nos chegar mais uma versão do modelo que produzem há já algum tempo. Feito o molde, há que rentabilizá-lo. E no caso, é mesmo de tirara partido, pois não faltam versões e algumas delas, bem bonitas.

Força SCX.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vai um pão-de-forma?





Resistência GT Team - 2º Aniversário

Muito obrigado Luís Pedro.


O participante na última resistência na loja GT Team, o Luís Pedro, facultou-nos o vídeo por ele executado referente à prova de resistência comemorativa do 2º Aniversário GT Team. Para tal, basta aceder ao endereço que abaixo se deixa.

http://www.youtube.com/watch?v=pXkdI1re_3k