quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Estes já deixam alguma saudade ......

 A Ninco foi um dos revolucionários construtores de modelos de Slot dos tempos modernos.
E o seu modelo de lançamento foi este Renault Clio. Caixa de cartão e folheto explicativo, faziam parte do conjunto.

 
 Outras referências com base no mesmo modelo, foram fazendo parte e engrossando a lista de lançamento deste fabricante. Entretanto, a caixa de cartão deu lugar à mais funcional caixa de acrílico.

 Mas um dos pontos fortes e que terá até estado na base do seu êxito, passou pela aposta em modelos na altura, de agrado generalizado. A reprodução dos bem aceites modelos do campeonato alemão DTM, foram colhendo a generalidade da aceitação dos praticantes.
 E este Alfa Romeo foi o primeiro a fazer as nossas delícias.

 Mas DTM sem os Mercedes não faria grande sentido. E lá acabaram por chegar, também em várias versões.

 Este modelo verde metalizado, trazia não só continuidade à série como um agradável "new look", já que as cores metalizadas não eram na modalidade, muito comuns.

 O Opel Calibra estendeu ainda mais a gama, permitindo complementar excelentes campeonatos DTM, à nossa escala.....

 O Ferrari 166MM, deu entrada à linha de modelos clássicos que a Ninco bem soube ir tirando partido.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ford RS200 Diabolique - Rali de Portugal 1986

Hey hermanos, nosotros estamos esperando hã!!

Depois da edição do Ford RS200 por parte do fabricante MSC e mais ainda depois de vermos o modelo de Joaquim Santos / Miguel Oliveira no seu catálogo, é com grande expectativa que aguardamos a chegada deste histórico modelo para as hostes lusas, que no entanto marcou de forma negativa a edição de 1986 do Rali de Portugal e acabou por ser um dos fortes argumentos para a precipitação do fim dos Grupo B, a par da tragédia que vitimou no mesmo ano Henri Toivonen.

Mas Joaquim Santos era um ídolo e associado a uma verdadeira máquina de fábrica, constituía na época um verdadeiro doce para os portugueses.
 Depois de editadas três versões, sendo uma delas a oficial, para nós sem dúvida que será o expoente maior, a chegada do modelo da "Diabolique".
 E este modelo é na sua generalidade equivalente ao modelo base já editado. Mas no modelo "Belga", a tomada de ar ao nível do tejadilho é diferente. Na versão do modelo nacional, esta é igual à do modelo oficial, mais arredondada na zona efectiva das tomadas de ar para o compartimento do motor, mas a parte central deste apêndice, deverá ser ligeiramente prolongado para trás. Tal como existe no RS200 da MSC, esta peça encontra-se curta relativamente à realidade da Diabolique.

A imagem de cima não corresponde à participação no Rali de Portugal.


Nestas imagens dá bem para perceber como a tomada de ar da capota é bem diferente da da versão oficial e da Diabolique. Maior, angulosa e mais alta.
Como se pode ir verificando, a silhueta não varia duns modelos para os outros, fazendo apenas a diferença a questão decorativa de cada um deles.

Quanto à secção frontal, poderá ou não estar equipado com a bateria suplementar de faróis, mas o que não contempla mesmo conforme se pode verificar através da imagem de baixo, são os faróis adicionais que se encontram integrados de série. Nas reproduções já existentes, a MSC equipou os seus RS200 com esses faróis, mas no "Diabolique" isso não poderá acontecer, o que prevejo pouco provável.

Na parte traseira, todos os RS200 se encontram em pé de igualdade, o que é o mesmo que dizer que não será necessário qualquer esforço adicional para que haja correcção absoluta.

Nesta vista superior, constata-se que tudo se mantém equivalente nas três versões em confronto, à excepção claro, das respectivas decorações.


Como se pode verificar por comparação com as imagens do modelo real que acima se expôem onde não se exclue o muleto, o modelo da MSC (mais acima) surge com uma má reprodução da altura da capota, o que lhe confere uma altura excessiva das janelas laterais.
Uma pena, pois este importante modelo do Mundial de Marcas e da Ford, merecia melhor reprodução, já que dinâmicamente o modelo é excepcional.

 Miguel Oliveira numa clara postura de esforço, para chegar ao nível desse grande piloto, Joaquim Santos.
É caso para dizer, o gigão e o anante....

Tecno Slot

Um novo conceito para brincar....
Este recente fabricante, para já, dedica-se à fabricação de chassis para adaptação a carroçarias existentes à escala 1/43.
Uma certeza é a incógnita que esta escala levanta, quanto ao interesse que possa despertar entre os amantes da modalidade.
O futuro dirá, se esta será a sua única aposta....

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Novidades NINCO

A Ninco prepara-se para mais uma fornada de novidades.
Bem, na verdade prepara-se para encher o mercado de novas decorações de modelos já nossos conhecidos.

Na sua série "Lightning" surgirão uma nova versão do Audi R8, Ford GT e Porsche 911/997.
No mundo dos "Clássicos" um Austin Healey participante nas Le Mans Classics, mas que como curiosidade, poderemos dizer que virá equipado com material "racing", como é o caso dos rolamentos.

Na "Ninco 1", uma nova versão do Renault Megane Trophy e ainda um Lamborghini Diablo.


O recentemente chagado BMW M3 da série "Xlot" verá uma nova decoração em série limitada ao mesmo tempo que será editado também a sua carroçaria em Kit branco.
Parece que vai recomeçar neste fabricante a brincadeira das séries limitadas, agora à escla 1/28.

À pois é!!

 O Campeonato Nacional Italiano Slot.It vai decorrer e em dois distintos campeonatos.
Sábado, os GT Endurance equipados de sistema digital "Oxigene" e no domingo, o Campeonato Italiano Slot.It Clássicos.
 Por um lado, a entrada efectiva no mundo do digital, o que só vem comprovar que na verdade as apostas sérias vão mesmo começar a entrar também por aqui.
Por outro, os clássicos vão passar a ter modelos mais variados, pois a Slot.It teve a excelente ideia de permitir a adopção de carroçarias suas, mas também da MRRC, Sloter, Fly, isto para citar apenas alguns fabricantes admitidos, em chassis HRS2, desde que correspondam a modelos até finais de 1975.
 Deverá ser um excelente campeonato.....