terça-feira, 29 de novembro de 2011

Considerandos....

 Custou, mas parece que finalmente os Radical da Scaleauto se começam a impor com a naturalidade que se lhe reconhece.
Desde sempre por mim indicado como um modelo absolutamente fora de série, parece no entanto ter custado aos participantes, a interiorização da sua supremacia  enquanto modelo da classe LMP.
 Finalmente, este LMP parece que não encontra rival nos confrontos bracarenses, onde os modelos da restante concorrência parecem absolutamente fulminados pelas suas performances.
 Contando com uma variedade de decorações já disponíveis, consegue-se ainda tirar partido de algumas edições que surgiram em Kit e que permitem a desejada por alguns, personalização das suas carroçarias.
 Agora levanto uma questão:
Em teste publicado neste Blog, demonstrou-se que ao nível dos Grupo C, os modelos da Slot.It poderão deparar-se com um cenário semelhante.
 O Mazda do fabricante canadiano Mr. Slot Car, enquanto modelo absolutamente de série, provou, apesar do seu excessivo peso, tratar-se de uma máquina mais rápida que o rival italiano.
 As condições poderiam até ser favoráveis, já que a pista era uma Carrera e os pneus sendo de série, poderiam ter um composto que melhor funcionasse neste tipo de pista. Mas a verdade é que ficou uma porta aberta e não se vê ainda ninguém a querer experimentá-la, tal como aconteceu com a edição da Scaleauto.
Será mais um modelo irresponsavelmente vetado ao insucesso, ou espera-se pelos acessórios que lhe potenciam as performances?

Top Slot - Mercedes-Benz 500K

 A Top Slot vai lançar esta autêntica preciosidade.
 Bonito e com uma qualidade crescente apresentada por este fabricante, torna-se sem dúvida numa verdadeira preciosidade para coleccionadores.
 Detalhado quanto baste, não parece apresentar erros de relevo.
 Visto de cima, mostra um ímpar esplendor.
 Mecânicamente tratar-se-á de um banal modelo de Slot, contudo, uma verdadeira pérola para os aficionados slotistas.

Delta Wing - O espantoso projecto não pára

 
 
Foi no circuito americano de Road Atlanta, que foi feita oficialmente a apresentação do mais louco projecto da actualidade, relacionado com o mundo automóvel de competição. Depois de se ter visto reprovado como chassis para a Formula Indy, este projecto do "Delta Wing" recolheu a simpatia da ACO, a organização promotora da lendária prova de resistência de Le Mans.
Embora não se tratando de um projecto de concenso geral, recebeu pelo menos a atenção da generalidade dos amantes dos automóveis, embora muito se tivesse duvidado da sua real potencialidade como modelo de alta competição, passando mais por um grande projecto publicitário. Este projecto de grande envergadura, viu envolvidas entidades como a Highcroft Racing, Don Panoz e Dan Gurney.
Desenvolvido desde a década de 90 por Ben Bowly, ex-designer chefe da Lola Cars, viu-se inicialmente projectado como um monolugar e apresenta actualmente as seguintes características:
 
Peso: 475 Kg
Altura: 1.03m
Distância entre eixos: 2.9m
Chassis: Compósito ultraleve
Arrasto aerodinâmico: CX 0.24
Pneus Frontais: 4.0/23.0 R15
Pneus Traseiros: 12.5/24.5 R15
Eixo Frontal: 0.6m
Eixo Traseiro: 1.7m
Distribuição de Peso: 27.5% - Frente / 72.5% - Trás
Travões: Disco e Pastilhas de Carbono

A formula para o possível êxito do conceito apresentado, está na aposta numa eficiência energética apoiada num baixo coeficiente de penetração, baixo peso e a potência disponibilizada pelo motor. A conjugação destes valores, rondará como sendo metade da apresentada pelos tradicionais e actuais modelos da classe LMP1. Espera-se que em Le Mans, este conceito consiga em termos de consumo, uma redução que se cifre abaixo dos carros a gasolina da classe raínha.
Para 2012, participará como convidado especial em Le Mans, o que não o certificará na classificação da prova e os seus promotores também não arriscam qualquer expectativa enquanto projecto válido.
Apesar de toda a pomposidade a que este projecto se está a ver envolvido, é certo que ainda não existe um motor definido para o catapultar para o asfalto das pistas de competição, o que poderá pôr em causa a afirmação de que projecto pode ser desenvolvido, independentemente do propulsor utilizado. O projecto inicial, envolverá um 4 cilindros em linha de 1600cc turbo-comprimido, capaz dos 300cv às 8000 rpm.
De chassis inicialmente previsto de construção da All American Racers de Dan Gurney, parece ter-se avançado antes pela aquisição dos AMR-One da Aston Martin, como ganho de tempo e testes necessários para a sua homologação.
Para a construção dos pneus especiais de 4" que este modelo receberá no eixo frontal, anunciou-se uma parceria extraordinária com a Michelin.
Entretanto, esperam-se os primeiros testes dinâmicos em pista, ainda no final deste ano.

 

Kellison MRRC

E enquanto não se realiza a aguardada chegada do Cheetah, a MRRC lança estes bonitos Kellison. Duas versões que se fazem marcar não só pelas decorações distintas, mas também por algumas diferenças ao nível do seu capôt dianteiro.
Modelo datado de 1959, parece ainda hoje possuidor de uma silhueta bem mais condizente com uma era mais moderna...






 Os catálogos.....
 1959 / 1960

 1962

 1963

 1964

 1964

 1966

 1966

 1968

 1969

 1970


FlySlot - Anuncia novidade

A FlySlot anuncia o lançamento do Porsche 911/997 RSR participante das 24 Horas de Le Mans de 2010. Tratando-se de um modelo editado pela MSC à escala 1/24 ou pela Carrera nas suas produções super pesadas, poderá a sua chegada representar algo interessante. Isto claro, se não se lembrarem uma vez mais de editar esta máquina com motor atrás do eixo traseiro. Oxalá sigam os mais comuns conceitos slotísticos da actualidade.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

356 - NINCO


 Chegou mais um Porsche 356 da Ninco.
 A decoração, é interessante....

Lotus 78 - FlySlot

 Por parte da FlySlot, uma nova decoração para o interessante Lotus 78.
 O piloto justifica esta edição, já que Emilio de Villota foi um piloto que marcou uma geração espanhola.
 O que continua a faltar é a representação do pequeno radiador na parte frontal deste modelo.
 Embora com uma decoração que pouco nos diz, a cor amarela permite uma melhor visualização do modelo em pista.

4 Horas S. Martinho - Mercedes SLS Scaleauto

Resistência 4 Horas de S. Martinho
                Mercedes SLS Scaleauto                

Numa prova de organização conjunta entre o GT Team Slot Cars e o Clube Slot de Braga, irá ser levada a cabo, uma segunda prova de resistência com a duração de 4 Horas, específica para o recente modelo do fabricante Scaleauto, o Mercedes-Benz SLS.

Esta terá lugar nas instalações e pista do Clube Slot de Braga no próximo dia 26 de Novembro do corrente ano.


Os motores Spirit SXXX e os pneus NSR serão fornecidos pela organização mediante sorteio e o modelo deverá encontrar-se equipado com o berço de motor original, em posição inline.