segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Campeonato Clássicos Protótipos - Quinta prova e fim de campeonato


 A quinta e última prova do Campeonato Clássicos Protótipos, tinha já os principais protagonistas com as posições definidas, já que Luís Azevedo confirmou antecipadamente a sua ausência nesta prova de fecho de campeonato. Mesmo assim, era matemáticamente possível que Rui Mota empatasse com este piloto, mas os critérios de desempate, a este vir a acontecer, eram sempre favoráveis ao primeiro, pelo que as classificações no campeonato, só com grandes desaires ou com grandes surpresas na classificação desta última prova, poderiam alterar o que quer que fosse, no que respeita às classificações cimeiras.

 No entanto a boa disposição esteve sempre presente e revimos até uma cara já há muito desligada dos slot, acompanhado da sua descendência.


 À partida, os habituais modelos e uma repetição da presença do simpático Marco Silva, apostado na sua própria evolução enquanto piloto e até como preparador. Mas na ausência de Luís Azevedo, acabaria por participar com o Chaparral que tem sido um dos principais protagonistas deste campeonato.
E a prova decorreu uma vez mais com uma elevada toada imposta por Augusto Amorim e Paulo Mendes, com este último a conseguir impôr-se pela segunda vez com o seu fantástico Ford GT40. Mas José Pedro Marques subiria desta feita ao pódio, conseguindo levar a melhor sobre Rui Mota, este último naquele que viria a ser o melhor dos Mc'Laren deste campeonato, tendo sido nesta prova o único dos três pilotos com este modelo a ter marcado presença. Razões de força maior, não permitiram que nem Ricardo Ferreira nem David Azevedo pudessem ter estado presentes neste fecho de campeonato.
 Mas entre primeiro e quarto classificados, a diferença foi de 4 voltas, o que mesmo assim demonstra o real equilíbrio entre as forças em presença. A quinta posição foi conquistada por David Fernandes, o nosso pequeno piloto capaz de andamentos diabólicos. Seguiu-se-lhe Marco Silva, a demonstrar sérias melhorias no que respeita ao domínio deste complicado traçado, tendo deixado atrás de si César Amorim, que desta feita optou pela sua presença pilotando um Matra-Simca. Novo carro a necessitar de nova adaptação de condução, o que nem sempre é simples.

 E com este segundo lugar, Augusto Amorim arrebata mais um título. Paulo Mendes consegue com esta surpreendente ponta final, chegar à segunda posição, deixando Luís Azevedo no degrau mais baixo do pódio.

 Em cima, o pódio desta última prova e em baixo, o do campeonato. No lugar de Luís Azevedo, apenas se vê o seu Chaparral....
....mas depois da sua chegada com uma vitória no bolso nas 24 Horas de Bruxelas, teve ainda tempo para o registo que abaixo se mostra.....

Parabéns a Augusto Amorim pela fantástica conquista com um modelo que à partida se suspeitava ultrapassado e a Paulo Mendes pela excelência da sua recuperação nas últimas provas.
Mais um excelente campeonato, onde a lutas pelas posições se manteve invariávelmente, ao rubro e que foi ainda abrilhantado com a presença dos vimaranenses Marco Silva e Rui Varela. Obrigado a todos os que com a sua presença, tanto como participantes activos ou simplesmente como espectadores, conseguiram dar sinal mais a mais um belo campeonato levado a cabo pelo GT Team Slot Clube.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Os pormenores que marcam a diferença - Original Slot Cars

 Esta marca que prima por fidelizar cada um dos seus modelos, consegue de facto consecutivamente cumprir esta sua linha orientadora. Uma das suas próximas reproduções, começa já a confirmar essa surpreendente característica. O próximo 205 Turbo 16 a ser editado e que participou sob as cores da Gauloises, utilizava jantes específicas e pouco características neste modelo. Mas a Original Slot Cars não fugiu à sua obrigação e mostra-nos já em pormenor este órgão específico.


 Já no que nos mostra relativamente ao "Gauloises Blondes" existentes na parte frontal do capôt, a coisa parece não estar a correr tão bem. Se repararmos na imagem que abaixo se mostra relativamente ao modelo real, as letras "BLONDES" deveriam ser consideravelmente mais altas e a primeira letra, o B de Blondes, quase alinha pela letra A de "GAULISES". A sua reprodução na miniatura, fica aquém da realidade. Algo afinal, bem menos complicado de acertar, do que ter que se reproduzir alguma peça nova, como é o caso das jantes.
Poderei no entanto estar a cometer algum erro de interpretação, já que é sabido que de rali para rali acontecem alterações ao nível dos logótipos publicitários.

Ficamos agora na expectativa de saber se vamos também ver reproduzida a bateria de faróis suplementares que surgem na imagem que abaixo se mostra.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Matra Simca MS 670B - Agora o vencedor - Slot.It

 Vai chegar-nos brevemente a versão vencedora de Le Mans do Matra Simca MS670B e numa produção Slot.It.
 Como habitualmente e por tratar-se de uma versão vencedora, a sua embalagem é a característica de cartão, neste fabricante.

 Trata-se de um modelo em tudo semelhante ao já anteriormente editado, com a excepção das cores, em que na primeira edição se utilizava a cor vermelha e neste o verde, ambos sobre o azul característico da marca e que ajudava a uma maior facilidade da sua identificação no decorrer da prova. Claro que tanto o dorsal como os nomes dos pilotos foram também alvo da respectiva correcção.


 Talvez menos atraente visualmente do que o primeiro que nos chegou, mas com a acrescido valôr histórico de um modelo com palmarés em Le Mans.





 Mecanicamente, nada a acrescentar.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Novo patilhão Slot.It para os modelos LMP

A Slot.It apresenta o seu novo patilhão específico para os seus modelos da categoria LMP.
 Constituído por vários elementos, entre os quais as lamelas, o patilhão própriamente dito, uma anilha e parafusos.
 As lamelas serão para dobrar a meio e interposta entre as suas duas faces, colocam-se as palhetas.
 Este conjunto é depois introduzido pela parte frontal do patilhão, dobrando-se depois a palheta para a parte posterior.

 Depois introduzem-se nos orifícios existentes para o efeito, as carapuças que constituem as extremidades dos fios que transportarão a corrente eléctrica até ao motor. Estas poderão ser substituídas por parafusos allen. A colocação destes tem agora uma posição pouco ortodoxa, mas necessária para um melhor funcionamento deste órgão.

 Para melhor reforço frontal, as lamelas poderão receber uma pequena dobra frontal, o que constitui um novo tipo de montagem, mas não sob orientação oficial.
 Mais um louvável passo no constante desenvolvimento de conceitos e acessórios deste fabricante.


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Matra-Simca MS670 - Slot Racing Company

Em 1972, a Matra-Simca através da dupla de pilotos H. Pescarolo e G. Hill, conseguiam pela primeira vez na história da marca, a vitória absoluta nas 24 Horas de Le Mans.
A Slot Racing Company, continuando na senda de alguns históricos do automobilismo mundial, vai trazer-nos este exemplar que na sua versão curta se impôs aos seus irmãos cauda longa.

Um pouco de História da marca Matra
A Matra, conhecida no seu início por Mecanique Aviation Traction, era uma companhia francesa que englobava actividades relacionadas com automóveis, bicicletas, aeronáutica e o armamento militar. Propriedade da família Floirat originalmente, a Matra ficou famosa na década de 60, através do seu envolvimento na produção de automóveis desportivos e de corridas, nas quais foi obtendo marcantes êxitos. No ano de 1994, passou a ser uma filial do Grupo Lagardere, operando sob este nome desde então até à actualidade.
E a miniatura? De facto, estamos perante quase uma obra de arte, aliás algo em que este fabricante nos sabe verdadeiramente agradar. Mais uma vez, uma carroçaria de excelência. Pena este fabricante não acompanhar este brilhantismo, no que se refere ao seu conceito mecânico. Algo a precisar de novo empenho por parte destes espanhóis, ou simplesmente através de uma parceria que lhes permitisse esse necessário incremento.