quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

TT, estarão na moda?

 Estará a modalidade TT na moda?
Vá-se lá saber, mas que parece estar a ganhar terreno à velocidade, lá isso parece.....
É cada vez maior o envolvimento de praticantes do slot, a esta mais recente categoria ligada aos automóveis. Modelos dotados de engenhosos sistemas que os tornam capazes de transposiçãos delicadas, começam a torná-los apetecíveis e capazes de proporcionar campeonatos de interesse generalizado.
 Também por parte dos fabricantes, começam a vêr-se arrojadas apostas, algumas delas capazes de obrigar a orçamentos invulgares e ao alcance de poucos.
Mas há modelos para várias classes e mais importante, para orçamentos mais modestos.
 SCX, Ninco, Avant Slot, MSC, Scaleauto, XC Slot, APO, são alguns dos fabricantes que dedicaram parte ou a totalidade da sua linha de produção a esta série de modelos Todo-o-Terreno.
 E como se não bastasse o aliciante que são as surpreendentes capacidades dinâmicas, os fabricantes começam a tornar também os seus modelos cada vez mais apetecíveis em termos estéticos e históricos.
 Alguns são réplicas exactas dos verdadeiros campeões das gloriosas maratonas africanas, como o Paris-Dakar por exemplo.
 Mas o que nos trará o futuro?
O que trarão os fabricantes nas manga?
 Alguns novos modelos andam na forja e os praticantes não andam a dormir, já que uma onde de interesse por estes modelos, anda a contaminar praticantes e clubes,

Porsche 935 K2 Coupes Benelux-SPA 1980 - Sideways

 O fabricante Racer através da sua linha Sideways, editou os modelos Porsche 935 e 935 K2, esperando-se que outras evoluções com base no 935 venham a ser trazidas por este fabricante. Mas a Sideways não prima por nos trazer autênticas réplicas destes interessantes modelos que militaram no fantástico Gr.5. Embora o que agora aqui vos traga até esteja bastante próximo da realidade, é fácilmente perceptível que a representação do guara-lama traseiro do lado esquerdo, não deveria contemplar a tomada de ar de dimensão considerável e de formato rectangular, para conter duas tomadas de ar de menores dimensões, uma, de forma mais ou menos arredondada encontra-se na parte superior e outra rectangular e de pequena dimensão, próxima da base. No lado direito, embora não haja fotografias, era comum surgirem a toda a altura da superfície, o que nos levará a suspeitar que desse lado a miniatura se encontre bem reproduzida.

Na traseira, o pára-choques deveria ser liso e sem qualquer ranhura na sua parte central, onde deveria surgir o logótipo da "Gauloises". O fabricante solucionou a questão, fazendo-o subir para junto do símbolo da "Pepsi".
 Os retrovisores posicionados numa posição algo estranha, estão no entanto correctos. No entanto, o pé dos mesmos não deveria existir.

O modelo 914/6 da Porsche participou pela primeira vez em Le Mans no ano de 1970, ano de estreia em vitórias por parte da Porsche nesta prova, através do seu histórico modelo 917. Inscrito pelo Sonauto e tripulado por Ballot-Lena e Guy Chasseuil, viria a conseguir uma surpreendente sexta posição absoluta no final desta prova maratona e conquistando a primeira posição de entre os modelos do grupo GT, o que demonstrou uma maior eficácia frente aos seus irmãos 911.
Muito deste êxito se deveu tanto à fiabilidade mecânica, mas também ao excelente equilíbrio deste modelo, proporcionado pela posição central do motor, imediatamente atrás do piloto.
 E através das produções Slot Racing Company, chegou-nos esta preciosidade ao mundo dos slot. E para que se torne igualmente capaz de resultados de relevo à escala 1/32, aguardemos que um qualquer fabricante de chassis 3D se lembre da sua existência. Estamos em crer que pelas suas excelentes cotas, poderá vir a demonstrar características dinâmicas surpreendentes. Largo quanto baste aliado a uma muito baixa altura, dar-lhe-ão aptências dinâmicas fora do comum.
 Mas a SRC proporcionou-nos uma reprodução de excelente nível e qualidade. Olhar para ele, cativa-nos de imediato. Mas surpreende mais ainda, quando reparamos que por dentro da grelha de respiro do motor, se torna possível a observação da réplica do 6 cilindros que equipa estes carros. Para mim, mais uma verdadeira jóia que vem preencher o universo deste cada vez mais cativante mundo dos slot car.

 As imagens de cima e de baixo, dão um cheirinho do que é possível obsevar-se através da grelha que ajuda a respirar o seis cilindros deste modelo.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Porsche 935 Le Mans 1980 - Sideways


 A versão do Porsche 935 que se cotou como o melhor Gr.5 na edição de 1980 em Le Mans, chegou já aos slot por intermédio do fabricante Sideways. Este modelo que alia simplicidade decorativa a um resultado tremendamente eficaz em termos estéticos, constitui por outro lado, uma peça incrivelmente carregada de erros.
E poderemos começar por um dos pormenores que caracteriza invulgarmente este modelo especificamente. A imagem de baixo mostra-nos uma estranha tomada de ar situada na parte superior dos guarda-lama traseiros e perto tanto do óculo traseiro como da tampa do motor. De facto, julgo tratar-se este 935, do único existente com estas tomadas de ar. Ainda na mesma superfície, dá para perceber que as tomadas de ar triangulares existentes na totalidade destes modelos, deveriam encontrar-se aqui, numa posição substancialmente avançadas, ao mesmo tempo que protegidas superiormente por uma rede.

 A parte inferior do spoiler frontal é constituído por um lábio que permitia a sua regulação em altura. Toda essa peça encontrava-se pintada de branco mas na miniatura, o fabricante resumiu a situação a pintar de branco apenas a beira que se posiciona horizontalmente.
A extremidade frontal dos guarda-lama traseiros, nesta versão apresentava o lado esquerdo completamente fechado enquanto no lado direita, era a mais habitual entrada de ar. mas a miniatura contempla entradas de ar de ambos os lados, tendo a Sideways disfarçado a situação pintando a grelha à côr da carroçaria, numa espécie de sucatice que deixará os menos conhecedores algo baralhados. Porquê dum lado preto e do outro azul, seria uma pergunta natural, mas a realidade diz-nos que a abertura existe apenas de um dos lados.

 Na traseira os escapes deveriam encontrar-se no plano inferior do pára-choques e em posição central, no entanto, tal como se mostra na foto acima, estes não se encontram conforme a imagem de baixo.



A faixa branca do pára-brisas deveria também ser mais estreita e apresentar-se com largura constante e não tal como se vê na reprodução em miniatura.
Uma bonita peça, mas infelizmente carregada de incorrecções e isto, mesmo sem entrar na questão de um molde verdadeiramente vergonhoso.

Sideways ou Scaleauto? Porsche 935

Sideways ou Scaleauto?
Obviamente Sideways, mas....
.....mas é preciso esperar para vêr.
Isto porque, se o mundo do slot abraça sempre, tanto a vertente do coleccionismo como a da competição, ou até os dois em simultâneo, poderemos acabar por ter sempre entre mãos, esse dilema. Escolher o modelo pela perfeição, ou pelo melhor dos desempenhos dinâmicos?
E ainda que não tenhamos experimentado nem um nem outro em pista, não há dúvidas de que o melhor desempenho pertencerá ao do fabricante Sideways, mas...... e aqui haverá um mas, mas ainda com um grande ponto de interrogação. É que a Scaleauto dispõe de chassis fabricados segundo o conceito de peça única e específicos para cada modelo, o que deverá potenciar significativamente o seu modelo. E assim, ficarão grandes dúvidas quanto ao melhor desempenho comparativo.
 E no que se refere à maquetagem? Aqui, segundo a minha observação, o braço da balança cai sem qualquer dúvida para o lado do modelo espanhol da Scaleauto. Um molde soberbo, onde as formas deste Porsche se mostram de extremo rigôr, dar-lhe -iam de imediato a maior das notas. Enquanto isso, a versão da Sideways para além de se mostrar com erros de maqueta,está feito com moldes de muito inferior qualidade, onde se percebem escandalosamente as uniões das várias peças que constituem o molde da carroçaria. Mas o maior erro e que sobressai com maior facilidade, encontra-se nas formas dos guarda-lama frontais. Estes deveriam ser mais arredondados da superfície superior para as laterais e no caso da versão azul aqui mostrada e onde se isentam as grelhas de escoamento superiores, estas foram tapadas de forma a parecer um autêntico remendo (imperceptível nas imagens).
 Embora as versões mostradas mantenham na realidade e entre si algumas diferenças, é por exemplo o caso do formato das embaladeiras e que se encontram bem representadas em cada um deles, a versão da Sideways interpretou muito mal a ligação do guarda-lama frontal a este acessório. A imagem de cima mostra-nos as saídas de ar do interior do guarda-lama, extremamente largo, muito recto e extremamente anguloso na parte superiora. Já na versão da Scaleauto, mostra-se primorosamente representado.

E aqui fica mais uma passagem pela detecção de diferenças entre dois fabricantes.

Porsche com Arte... Imagens






domingo, 20 de dezembro de 2015

3 H Resistência TT - Meta Clube - GT Team / ART foi equipa vencedora

Decorreu ontém nas instalações do Meta Clube em Guimarães, uma resistência TT com a duração de 3 horas.
Com um total de sete equipas, recorreu-se ao habitual método das calhas virtuais, o que vai baralhando sempre de alguma maneiras, as contas dos resultados finais referentes a cada uma das equipas.
 E o pontapé de saída acabaria por calhar a duas equipas de Guimarães, uma delas a da casa e às duas representantes bracarenses presentes e que representavam o Clube GT Team.
Acabaria este início de prova por penalizar a equipa da casa, já que o seu Bowler acabaria por ser afectado por algumas falhas de contacto eléctrico, o que permitia e abria caminho às equipas bracarenses para brilhar nesta calha de abertura, mostrando que os Schlesser ali se deslocavam com clara ambição de se baterem de igual para igual com os fantásticos e habituais dominadores da categoria T2 e que têm sido os Bowler.
Claro poder de concentração era demonstrado por todos, quando ocupavam o papel de verdadeiros pilotos que se lhes exigia por parte de cada equipa. Enquanto isso, Nuno Aguilar fazia de fantástico "relatador" dos acontecimentos que íam ocorrendo no decorrer das mangas.

A organização esteve em excelente nível e a pista de traçado muito interessante, continha as suas ratoeiras e que acabam por ser o sal e a pimenta destas lides do mundo dos TT. Salientar que a organização conseguiu um cumprimento de horários que acabaria por permitir até uma pequena lancharada pelo meio, que permitia ao mesmo tempo aumentar o caloroso convívio com que se viveu esta jornada.. É que se por um lado a luta na pista era intensa, fora dela a relação humana sobressaía igualmente pela positiva.



E se no capítulo organizativo o "Meta Clube" esteve em grande, no desportivo não esteve atrás, já que acabaríamos por assistir a uma verdadeira guerra de nervos neste fecho de prova. Meta Clube e GT Team/ART, partiam para a última calha em disputa com o mesmo número de voltas, mas em calhas absolutamente opostas, com a vantagem posicional a pertencer aos bracarenses. E se Rui Castro fazia das tripas coração e lá ía aguentando como podia o ritmo imposto por Augusto Amorim, quando este último apertou mais ainda a sua cadência, o rival vimaranense dar-se-ia irremediavelmente por vencido, acabando ambos a calha com uma vantagem de três voltas para a equipa forasteira. A terceira posição viria a ser conquistada pela equipa do Porto "MP Team" que com os pilotos Márcio Teixeira e António Pina, conseguiam também surpreender com extraordinário ritmo no seu também fantástico Bowler. César Amorim e Nuno Aguilar, pilotos que integravam a segunda equipa bracarense e fazia parte da "ART/GT Team" e tripulando um Schlesser, viriam a ocupar o quarto lugar final, demonstrando igualmente um andamento e ritmo muito rápido e seguro.
No final e para a posteridade, ficou a foto de grupo com a totalidade dos membros participantes em mais uma mini-maratona que preencheu mais um sábado de boas emoções e muito bem passado.
 No pódio dos modelos, parece que pela primeira vez neste clube, os Bowler foram arrebatados do primeiro degrau, por troca com  aquele que parece vir a rivalizar sériamente com este dominador da categoria T2.