domingo, 17 de abril de 2016

Campeonato Interclubes Bajas Slot - Quarta Prova - E tudo "GT Team" levou...

Foi um tremendo êxito para o GT Team / ART Slot Car, a quarta jornada do campeonato dedicado aos modelos TT e ao qual aderiram cinco clubes do norte de Portugal.
 Rumou a Braga a caravana de adeptos e máquinas da categoria TT, da qual fazem parte as Classes T1, T2, T3 e T5.
De elevado gabarito o nível tanto de pilotos como de máquinas, onde para além dos modelos saídos das linhas de montagem industriais, participam ainda autênticos protótipos de fabricantes já firmados, mas também criações pessoais, das quais se destacam os trabalhos de José Guilherme, Rui Costa e mais recentemente Diogo Matos, sendo que este último acabou mesmo por construir a sua própria carroçaria.
 Serviu de tecto para o evento, as instalações do GT Team Slot Clube, local agendado para que neste sábado último, aqui fosse realizada a quarta jornada deste competitivo campeonato.
 O parque fechado, local onde se reúne a totalidade dos modelos após boa verificação, feitas estas por um representante do clube organizador e outro, o próprio promotor desta iniciativa, era um verdadeiro luxo.
 No capítulo dos pesos pesados que se integram na classe T5, destacava-se o veículo militar de três eixos e 6 rodas motrizes, num projecto desenvolvido por Rui Costa, mas conduzido pelo veterano António Bernardino, o culpado pela expansão e popularização da modalidade na terra dos arcebispos.
 Além de promotor, José Guilherme dedica-se também à prática de belos registos fotográficos dentro da modalidade. Enquanto isso, era David Azevedo e Luís Azevedo que orientavam a logística que definiria o decorrer da prova.


O traçado da pista com um total de 23 metros de perímetro, encontrava-se estratégicamente elaborado de maneira a contemplar zonas rápidas, contrabalançadas com situações de dificuldade acrescida através ou de obstáculos, saltos ou percurso sinuoso e com pequenas armadilhas.
Este conjunto de elementos, marcariam a diferença entre os verdadeiros protótipos e os mais próximos das versões de série.

Nas séries integradas nas classes T3 e T5, haveriam de ser os jeep's da classe T3 a ditar a lei da maior rapidez, relegando os camiões da classe T5 para um plano inferior.
E quem acabaria por mandar mesmo mais, era Paulo Mendes com um Gordini" da XC Raid. Com um misto de andamento ditado entre a exuberância e a rapidez pura, acabaria por se sagrar vencedor absoluto da jornada, vencendo naturalmente também a sua classe, elevando o nome do "GT Team" ao degrau mais alto do pódio pela primeira vez nesta jornada.




Luís Azevedo, o segundo representante do clube nesta mesma classe, acabaria por ter um desempenho mais modesto, causado por problemas de vária ordem, mas relacionados com falta de contacto insolúvel. Isso levá-lo-ía ao décimo primeiro lugar da geral e sexto da classe T3. Note-se que habitualmente, este piloto encontra-se na luta pelas primeiras posições.











Um belo piropo surgiria por parte de José Pedro Vieira, a propósito do incrível andamento imposto por Paulo Mendes.

A classe T2 era a que se seguia para enfrentar o difícil traçado que os concorrentes teriam que contornar. Ainda que participando em mangas diferentes, esta era a classe em que o GT Team inscrevia mais pilotos. Augusto Amorim, David Azevedo e David Fernandes, eram então quem defendia as já conhecidas côres deste clube, com a responsabilidade de tentar uma vez mais, a vitória.
Igualmente brilhantes, estiveram Augusto Amorim e David Azevedo. E estes dois pilotos, acabariam mesmo por conseguir ocupar os dois mais altos degraus da classe, conseguindo mesmo Augusto Amorim a segunda posição absoluta na classificação geral, enquanto David Azevedo ocuparia o décimo segundo lugar. Mas foi de tal modo notável o seu andamento, que o deixaria a apenas uma volta da conquista absoluta. Se o desempenho de Paulo Mendes havia já sido notável, que dizer então do soberbo andamento imposto por Augusto Amorim num modelo de classe inferior.
Uma vez mais, estivemos perante desempenhos extraordinários da parte destes representantes do GT Team / ART.


O Schlesser com que Augusto Amorim se tem apresentado neste campeonato, tem imposto um ritmo quase imbatível, vindo a derrotar a imagem de pedestal conseguida durante alguns anos pelos Bowler Nemesis do mesmo fabricante Ninco.








E enquanto no traçado TT se corria contra o tempo, Francisco Matos corria para conquistar clientes para a sua banca de comes e bebes.
Abel Marques, um dos homens dos automóveis verdadeiros, foi apanhado na armadilha....
Enquanto isso, pilotos houve com dificuldades físicas, não foi Senhor Paulo?





Dos dois Bowler Nemesis desta manga, um acabaria em segundo na classe e o outro em quarto.




Carolina Azevedo estreava-se na modalidade, mas as dificuldades com que teve de se defrontar, levá-la-íam ao abandono. Não desanimes Carolina, assim começamos todos...

Albino Francisco, um dos sérios candidatos à vitória na Classe T1 foi outro dos participantes que acabariam por ver um bom resultado hipotecado, quando numa pistagem os fios das palhetas rebentaram. Retomar a prova, depois disso, não foi nada fácil e empurra-lo-iam para a quadragésima primeira posição, algo absolutamente irreal para a categoria deste piloto. Domingos Sousa e Afonso Sousa, pai e filho, são um dos vários bons exemplos de convívio familiar que esta modalidade contempla. Cada um com a sua ambição própria, têm-se mantido fieis a este campeonato.


E na classe T1, a dos modelos mais próximos dos de série, a disputa pela melhor posição possível por parte do GT Team / ART, estava entregue a Rui Mota. Também aqui, o único representante deste clube organizador esteve em grande, acabando por sagrar-se vencedor, atingindo ainda uma honrosa décima quinta posição à geral.
E nesta classe, também as realizações da SCX vieram destronar o domínio imposto pelos modelos Ninco, o que acontecia até muito recentemente.
E estava então já ditado, um domínio convincente por parte destes representantes, que em três vitórias possíveis, haviam conquistado as três. Faltava apenas o nosso representante nos camiões, o jovem César Amorim. No entanto, aqui a concorrência era mesmo muito forte o que obrigava o nosso pequeno a grande apuro.





E César Amorim demonstrou que filho de peixe sabe nadar e embora com um concorrente muito sério a disputar a prova lado-a-lado, mostrou uma serenidade, velocidade e aptidões verdadeiramente surpreendentes, acabando por impôr-se a César Lima por apenas uma volta. E à geral, o terceiro lugar absoluto, era também seu.



Nuno Aguilar seguiu-se-lhe e ocupava o lugar de segundo representante do GT Team / ART nesta classe. Muito rápido também, mas com sérios problemas de palhetas, a sua prova haveria de se tornar difícil. No entanto, o quarto lugar à classe e o sétimo da geral marcam ainda assim uma posição de relevo.

Mas nos pesos pesados, era António Bernardino que dava nas vistas, com o seu brutal camião militar de três eixos e tracção total.


Entretanto, o chassis da "Slot Circuits" foi sorteado e o feliz contemplado foi Luís Faria.

Em pleno vôo, a bomba militar espalhava verdadeiro charme.





Pódio Classe T3 - 1º Paulo Mendes (GT Team / ART)
2º Lelo Ribeiro (Slot Clube Porto)
3º Diogo Matos (sem clube)




Pódio Classe T1 - 1º Rui Mota (GT Team / ART)
2º Emídio Peixoto (Clube Slot Braga)
3º José Pedro Vieira (Guimarães Slot Clube)




Pódio Classe T2 - 1º Augusto Amorim (GT Team / ART)
2º - David Azevedo  (GT Team / ART)
3º Marcos Dias (Clube Slot Braga)

Pódio Classe T5 - 1º César Amorim (GT Team / ART)
2º César Lima (Guimarães Slot Clube)
3º Rui Castro (Meta Clube)


A família GT Team / ART teve tempo no final para saborear este pleno.

Campeonato GT Open - Novo vencedor

 Decorreu sexta-feira última a segunda jornada do Campeonato GT Open, integrado nos campeonatos organizados pelo GT Team Slot Clube.
 Doze foram os pilotos presentes, em dia de apresentação oficial do novo equipamento da época de 2016 deste clube, a "GT Team ART Slot Cars". E quanto às máquinas em presença, Marco Silva apostava no Honda HSV da Scaleauto, enquanto Rui Mota recorria ao Mosler da NSR e Carlos Afonso apostava no bonito Ferrari com a decoração do campioníssimo da Moto GP, o incrível Valentino Rossi. Paulo Mendes apostava num novo Ferrari e cedia o seu da anterior jornada, a David Fernandes. Como novidade, mais um Saleen pelas mãos de Filipe Cruz do Slot Clube da Trofa e a estrear-se neste campeonato.
 Em baixo, o novo Ferrari de Paulo Mendes.
 E o Ferrari de Carlos Afonso, a aposta de última hora, por troca com o BMW Z4 da Scaleauto.
 A jornada foi, tal como ultimamente têm sido, animadíssima, com grandes incertezas quanto à ordenação das posições individuais na classificação. Inicialmente, Ricardo Ferreira dava sériamente nas vistas, mas à medida que os pilotos se íam revezando, a incerteza adensava-se pelo extraordinário ritmo que cada piloto ía conseguindo impôr. Carlos Afonso começava no entanto a desentender-se com o seu Ferrari e Rui Mota , com um berço partido, acabaria por ser o azarado da jornada. Enquanto isso, Filipe Cruza dava nas vistas com um andamento prometedor para quem nem sequer havia treinado nesta traçado.
 Mas eram Luís Azevedo e Paulo Mendes que mais prometiam e viriam mesmo a assumir as duas primeiras posições no final da prova, por esta ordem. Mas David Azevedo, o vencedor da primeira jornada, imiscuía-se nesta luta, vindo a conquistar a terceira posição, com o mesmo número de voltas de Paulo Mendes.
 Mas muito perto estiveram ainda Augusto Amorim e a revelação da jornada, Filipe Cruz, que ocupariam as quarta e quinta posições. Ricardo Ferreira, César Amorim, Vítor Lopes e David Fernandes seguiam-se-lhes por esta ordem, tendo entre eles protagonizado também uma interessante luta.
Marco Silva e Carlos Afonso parece quererem perpétuar a luta entre vimaranenses, tendo acabado em décimo e décimo primeiro respectivamente. Rui Mota fecharia a tabela de classificação, no décimo segundo lugar.
 A classificação ordenada dos modelos.
 O Saleen de David Azevedo, conseguia desta vez impôr-se à armada Ferrari que se fez presente, desfazendo o "quase mito" de que os modelos da Black Arrow seriam imbatíveis.


Pódio da Prova

Pódio - Pilotos Ouro

Pódio - Pilotos Prata

Pódio - Pilotos Bronze

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Campeonato Interclubes Bajas Slot 2016 - GT Team Slot Clube

 Realiza-se este sábado 16 de Abril nas instalações do GT Team Slot Clube, em Braga, a quarta prova do Campeonato Interclubes Bajas Slot.
Trata-se de uma realização conjunta que reuniu cinco clubes das cidades do Porto, Braga e Guimarães e que tem conseguido um invejável lote qualitativo de pilotos e máquinas.
Será certamente e uma vez mais empolgante a disputa pelos lugares cimeiros, já que são variadíssimos os candidatos em cada uma das classes em presença, desde os T1, modelos de série, até aos verdadeiros protótipos mais ou menos artesanais de que fazem parte os modelos integrados nas classes T3, carros e jeep's e T5, específica para camiões.
O GT Team Slot Clube estará como habitualmente representado por pilotos que integrarão a totalidade das classes em disputa, na tentativa de alcançar a melhor posição possível. em cada uma delas.


 Alguns dos nossos modelos em acção, na última realização ocorrida na cidade berço.



 No parque fechado, os modelos podem ser melhor observados.






domingo, 10 de abril de 2016

Arrancou o Campeonato GT Open - GT Team

Arrancou na passada sexta-feira, o terceiro campeonato organizado pelo GT Team Slot Clube. Chegou a vez dos modelos GT, numa classe aberta aos vários fabricantes deste tipo de modelos.
 E se os fabricantes escolhidos foram cinco, NSR, Arrow Slot, Scaleauto, Slot.It e Black Arrow, os modelos acabariam por variar na mesma quantidade tendo eles sido o Saleen, Mc'Laren, Honda HSV, Mosler e Ferrari. Estavam pois feitas as apostas dos pilotos e abertas as hostilidades. Era hora de se partir para a qualificação, dando-se depois seguimento à escolha das calhas por parte dos pilotos.
 Era pois variada a concorrência que os cinco Ferrari em maioria, iriam encontrar em pista e eram também grandes as expectativas quanto a um possível equilíbrio entre estes e os restantes modelos.
 E para a saída de campeonato, encontravam-se David Fernandes (Saleen), Marcos Ferreira (Mosler), Rui Mota (Mc'Laren), César Amorim (Saleen), Ricardo Ferreira (Ferrari) e Nuno Dias (Honda). E se Marcos Ferreira continuava o seu período de aprendizagem mostrando já forte andamento, Nuno Dias no mesmo patamar, não conseguia evoluir da melhor maneira, fruto de um modelo que lhe causava mais dificuldades do que o desejado. Mas dos restantes concorrentes, sobressaíam os dois Saleen e o Ferrari de Ricardo Ferreira, a mostrarem tratar-se estes dois modelos, de excelentes máquinas.
E com o recurso às calhas virtuais, era notório que a luta pelas melhores posições iria ser disputada por estes dois modelos, tendop Luís Azevedo demonstrado que o seu Saleen com uma motorização melhor, poderia ter levado de vencida esta jornada.
 Mas também Augusto Amorim, Paulo Mendes, Vítor Lopes e David Azevedo, todos eles com modelos Ferrari da Black Arrow, mostravam a grande valia deste verdeiro GT, que encontrava oposição apenas no Saleen da Arrow Slot.
 Mas foi muito combativa esta primeira jornada, não se podendo considerar que tivesse havido grande supremacia por parte de ninguém, antes pelo contrário, já que com andamentos muito próximos, a incógnita quanto a um vencedor, manteve-se até ao final.
 O quadro da tabela da classificação geral, bem demonstra o verdadeiro equilíbrio ocorrido com estes modelos GT, onde se realça o facto de Ferrari's e Saleen's se terem classificado à frente de todos os restantes modelos participantes, à excepção de Rui Mota em Mc'Laren que se impôs ao Saleen de César Amorim.
 E seria David Azevedo a conquistar uma justa vitória, com uma condução extremamente rápida e eficaz, tendo batido a restante concorrência que diga-se, era de respeito. Ricardo Ferreira, na disputa por metros, conseguia também impôr-se a Vítor Lopes.
 O pódio dos modelos, com dois Ferrari e um Saleen nos três primeiros lugares.

Pódio da prova

Pódio - Pilotos Ouro

Pódio - Pilotos Prata

Pódio - Pilotos Bronze

sábado, 9 de abril de 2016

Lola B12 69EV - SLOT.IT

A Slot.It programa para Agosto do corrente ano, a edição do Lola B12 69EV LMP, uma evolução do Lola B10 LMP, mas numa versão totalmente eléctrica. Esta versão participou no Festival Good wood Festival of Speed em 2013, tendo estabelecido um novo recorde daquela pista.

24 Horas Slot.It

A era digital, ainda que com pouca força a nível de clubes, começa internacionalmente a dar os seus primeiros passos já com algum carácter qualitativo. A prova disso, encontra-se retratada neste pequeno vídeo disponibilizado pela Slot.It.