domingo, 18 de setembro de 2016

Campeonato Grupo 5 - Deu-se o pontapé-de-saída...

Foi sexta-feira última que se iniciou o Campeonato de Gr.5, levado a cabo pelo GT Team Slot Clube.
Foram nove os pilotos que após o merecido período estival, se fizeram presentes. E com eles, algumas novidades ao nível das máquinas que se debateriam no habitual traçado permanente deste clube. A merecer maior relevo, encontrava-se o BMW M1 do fabricante Scaleauto que se estreava através das mãos de Bruno Martins e que aproveitava também para se desforrar de tão longa ausência das competições slot. Enquanto isso, Paulo Mendes e David Azevedo traziam também em estreia entre nós, uma das mais recentes criações da Sideways, o BMW 3.20. Estavam então lançados os dados da incerteza, já que a restante concorrência de dotes já firmados, se preparava igualmente para não se deixar ficar para trás.Os restantes concorrentes apostavam sobretudo no BMW M1 da Sideways, enquanto Augusto Amorim recorria ao velhinho Ford Capri.
E lá se partiu para a pole position, onde coube a César Amorim a honra de dar início à primeira das batalhas.
 César Amorim - BMW M1 - Sideways

 Augusto Amorim - Ford Capri - Sideways

 Paulo Mendes - BMW 3.20 - Sideways

 Nuno Aguilar - BMW M1 - Sideways

 David Fernandes - BMW M1 - Sideways

 David Azevedo - BMW 3.20 - Sideways

 Bruno Martins - BMW M1 -  Scaleauto

 Vítor Lopes - BMW M1 - Sideways

 Rui Mota - BMW M1 - Sideways

Tabela Pole Position
As surpresas começaram de imediato, quando Paulo Mendes demonstrava a mais valia do BMW 3.20, mas também Bruno Martins que assumia a segunda posição, mostrava que o modelo da Sideways está aí para lutar pelas vitórias, tendo demonstrado também que a quem sabe, não esquece.

Era então hora de se dar início à corrida verdadeiramente dita.
 E para se dar início à primeira manga, alinhavam David Fernandes, Rui Mota, Nuno Aguilar, Paulo Mendes, Vítor Lopes e César Amorim. Nas calhas virtuais ficavam, Bruno Martins, Augusto Amorim e David Azevedo.
E foram alguns os incidentes no início da prova, já que Nuno Aguilar se apercebia que o seu punho não funcionava nas melhores condições, tendo o mesmo acontecido a Augusto Amorim. David Fernandes atrasava-se irremediávelmente após a quebra de um dos fios do motor. Enquanto isso, Bruno Martins obrigava-se a troca de punho de calha para calha, já que recorria a punhos emprestados.
Vítor Lopes e David Azevedo, embora rápidos, debatiam-se com algumas saídas, o que os penalizaria. Sempre à-vontade, estava Paulo Mendes e o seu bonito BMW 3.20, que marcaria um ritmo inalcansável.
 Enquanto isso, Rui Mota muito à custa de uma prova sem percalços, acabaria por conseguir esconder um andamento ligeiramente inferior aos demais, vindo mesmo no final, a obter atrás de Paulo Mendes, a segunda posição.
 A conquistra da terceira posição foi uma verdadeira batalha entre Bruno Martins e Augusto Amorim, vindo a pertencer a vantagem, a Bruno Martins e o seu BMW M1 da "BASF"
Seguiram-se-lhes David Azevedo com menos uma volta e Vítor Lopes que com o seu bonito M1 ficaria na sexta posição. O sétimo lugar pertenceu a César Amorim, logo seguido dos mais azarados, Nuno Aguilar e David Fernandes.
 No pódio dos modelos, tanto o BMW 3.20 da Sideways como o BMW M1 da Scaleauto, mostraram enorme potencial, tendo-se mostrado verdadeiramente capazes de fazer campeonatos brilhantes.

 Quanto aos pilotos, Paulo Mendes demonstrou uma vez mais que à que contar sempre com ele, enquanto Bruno Martins, embora afastado à cerca de um ano, demonstrou que se mantém ainda em verdadeira forma. Não tivesse ele que andar a trocar de punhos e o resultado teria ainda sido melhor....

sábado, 17 de setembro de 2016

Lancia Stratos Gr.5 - Sideways

Começou a ganhar forma definitiva, a futura realização da Sideways.

 Depois do Ford Mustang nos ter chegado bem recentemente, eis que este fabricante italiano se apressa para nos oferecer mais uma criação transalpina da escala 1/1.
Um chassis largo e subido na secção traseira e estreito na parte frontal, fazem dele um singular modelo, onde terá em pista que provar se o desejado equilíbrio fica por essas razões afectado, ou não.
Não foi no entanto ainda desvendada qual a decoração que honrará a primeira edição, mas cremos ficar-se pela bonita versão das linhas aéreas "Alitalia", com que alinhou no Giro d'Itália no ano de 1977, tendo a dupla Munari/Soldano culminado a mesma com uma desistência.
 Talvez o mais carismático dos Stratos, apesar da versão "Marlboro"....
Em 1976, sob as côres da "Marlboro", venceria a prestigiada prova "Giro d'Itália".

 Imagens do Lancia Stratos vencedor do Giro d'Itália no ano de 1976, com a dupla Facetti/Soldano.



12 Horas de Braga - 2ª Edição - É já em Novembro

É nos dias 25 (treinos) e 26 (prova) de Novembro, que o GT Team Slot Clube leva a efeito a segunda edição das 12 horas de Braga.
Esta será uma competição mono-modelo, em que a escolha recaíu sobre o Porsche 911/991 do fabricante Scaleauto.
Brevemente, disponibilizar-se-à o regulamento oficial da prova.
Até breve...

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Campeonato Interclubes Bajas Slot 2016 - É este sábado

Decorre já este sábado, a antepenúltima prova do interessante campeonato destinado a modelos da categoria TT e que reúne um lote de excelentes pilotos oriundos de cinco clubes nortenhos.
A antepenúltima jornada deste campeonato decorrerá nas instalações do MetaClube em Guimarães, clube este que nos habituou já a traçados de interessante nível.
Boa sorte a todos quantos se fizerem presentes e que seja mais uma etapa plena de êxito.

Campeonato Grupo 5 - GT Team

Prossegue hoje nas instalações do GT Team Slot Clube, a segunda jornada destinada a modelos da categoria Gr.5.
Compareça

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Em 1978, Le Mans viu este Porsche 935 K2 de grupo 5 percorrer  o seu traçado. Infelizmente, apesar de ter completado a totalidade das 24 horas, problemas de motor não lhe permitiram classificar-se pelo incumprimento da distância mínima estipulada por regulamento.
 Mas a Sideways fez questão de nos fazer lembrar a sua passagem por aquele circuito. A sua combinação cromática, traz-nos um modelo alegre, mas ao mesmo tempo com a certeza de que será do agrado de poucos.
 No entanto, parece-nos extremamente correcta a reprodução deste Porsche, uma vez que a carroçaria corresponde com exactidão a esta versão da "Kremer".
 Mas trata-se ao mesmo tempo de uma decoração com um "look" inusual, o que transformará para alguns, em algo apetecível.
 Mecânicamente, vemos que recebe já o novo berço de motor e que abraça de forma mais abrangente o próprio motor.
Venha mais um.....
Resta perguntar, para quando a versão da mesma edição mas com a muito mais interessante versão da "Hawaiian Tropic" do Grupo IMSA e numa carroçaria anterior, do 935 K1. Bem sabemos que a opção dos 4 faróis aqui existente, irá ser um dos impedimentos, mas depois de terem editado um Lancia Beta cauda curta, com cauda longa, tudo será possível....

Ford Mustang Gr.5 - Chegou o novo Sideways


 Já chegou o novo Ford Capri da Sideways...desculpem, o novo Ford Mustang.
De facto, estes dois modelos podem prestar-se a alguma confusão.

 O Ford Mustang de Grupo 5 nasceu para tentar atingir nos campeonatos Norte Americanos, o mesmo sucesso que esta marca tinha conseguido na Europa sob o mesmo símbolo da oval azul. A filial norte americana no velho continente, através do modelo Capri, tinha atingido um notável êxito. Assim sendo, nada melhor do que se servirem daquele projecto para tentar conquistar semelhantes resultados, mas cobrindo toda aquela estrutura mecânica duma vestimenta mais condizente com os interesses comerciais americanos.
E nascia assim um "Capri Mustanguizado". Se a estrutura tubular e os órgãos mecânicos eram repartidos, a carroçaria era no entanto outra, servindo assim interesses comerciais, ainda que os princípios aerodinâmicos se tivessem também mantido. Daí, a enorme semelhança conseguida entre o americano Mustang e o seu primo europeu.
 Uma frente mais arredondada e um lábio de linhas mais rectilíneas que contrastam com uma frente mais angulada e um lábio mais arredondado do Ford Capri, acabam por não esconder toda uma mesma tendência de motor à frente e uma secção frontal esticada, complementadas com guarda-lamas substancialmente alargados.
As suas traseiras aparentam-se bem mais ainda do que as frentes, sendo talvez a estrutura dos vidros laterais a que mais se faz distinguir entre ambos.

E a semelhança entre ambos é de tal maneira notável, que o próprio chassis que a Sideways desenvolveu para o Ford Capri, serve os mesmos intentos no Ford Mustang, o que é o mesmo que dizer, que esse chassis, sem qulquer modificação, serve os dois modelos.
 A imagem de cima mostra o chassis do Capri e a de baixo, o do Mustang, mas como se pode observar, surge em ambos o registo de "Capri Zakspeed Gr.5"
E afinal, que diferenças os poderão marcar?
Comecemos por analisá-las.
 Levados à balança, a primeira constactação é de que a nova arma da Sideways se encontra mais pesada. 1,5gr é o que penaliza o novo Mustang, relativamente ao seu irmão mais velho.

 Separadas as carroçarias dos chassis e levadas novamente à balança, o registo inverteu-se, com, ainda que mínima, vantagem de 0,5gr para o Mustang.
 Mas então, se os chassis são iguais, onde estará a diferença?
 No registo dos chassis, confirma-se que a nova máquina se encontra munida de um órgão mecânico penalizador em 1,9gr.

 E é no novo berço do motor que se encontra a resposta. Em cima pode observar-se o comum berço que equipa os modelos Sideways desde a sua primeira edição. Em baixo, o novo berço.
Mais envolvente em relação ao motor, com paredes laterais mais elevadas, contempla ainda novas palhetas que permitem um melhor ajuste deste à bancada, tanto do lado do pinhão, como do lado oposto.
Em termos práticos, talvez a perda de vibrações assim  conseguida, compense o acréscimo de gramas com que se apresenta. Algo que talvez nunca venhamos a constactar, já que a opção de equipar estes chassis com bancadas Slot.It e para os quais se encontram preparados, se tem mostrado como a solução mais sensata quando se trata de tomar o melhor partido destes modelos.
Será que teremos agora argumentos para conseguir perceber que perante tanta igualdade entre ambos, algum conseguirá sobressair?
É difícil, mas haverá pormenores sobre os quais poderemos ponderar, sendo que todas elas apenas teóricas. Ao nível de cotas na parte mecânica e uma vez que repartem o mesmo chassis, a vantagem não recairá sobre nenhum, sendo nula.
E se houver algum factor a marcar a diferença entre ambos, será pois a carroçaria a definir essa fronteira. E pensamos que estará sobretudo na distribuição de pesos, o busílis da questão. Mas trata-se de algo que nos é impossível da avaliar, tal a semelhança entre ambos. Por onde começar então?
Ligeiramente mais comprido e com a diferença a registar-se sobretudo na secção frontal, poderá ser um dos pontos a favôr do Mustang. Isto porque o Capri regista uma ligeira tendência para levantar a frente aquando das bruscas acelerações e após se conseguir que tenha uma tracção perfeita, algo que é um dos pontos fortes deste modelo. Se o Mustang, à custa deste ganho de comprimento registar o acréscimo de gramas nesta secção, pode ter visto anulada essa tendência do Ford Capri, com consequente vantagem a pender para o seu lado.


 Apesar de muito ligeiramente mais alto, o novo aileron do Mustang mostra-se também mais estreito, acontecendo o mesmo com as extremidades finais dos alargamentos dos guarda-lama traseiros. Poderá isto dizer, que existe uma maior concentração de massa desta carroçaria na zona central da mesma, o que causará o consequente aumento de tracção. Se por um lado será vantajoso, por outro, poderá resultar num problema similar ao do Mustang, com a crónica tendência para levantar a frente à saída das curvas.
A frente do Mustang com extremidades mais largas, poderá beneficiar no limite, um apoio mais eficaz em curva.
Mas tudo isto são teorias que poderão caír por terra, aquando da sua passagem para a competição pura, no entanto, parece-nos que poderá vir a tornar-se ligeiramente superior, quanto mais não seja, a começar pelo próprio peso.
Mas poderá este Mustang colher benefícios da nova arquitectura pela qual a Sideways optou na sua construção. Dotado de guarda-lama frontais independentes da restante estrutura da carroçaria, poderá conferir-lhe alguma vantagem pelo real aumento de flexibilidade de que se encontra dotado. Este poderá vir a tornar-se no mais marcante aspecto distintivo entre ambos, mas apenas a prática o confirmará.
Curiosa é a opção que tomaram para a reprodução do aileron. Poderá ter acontecido apenas, para que esta coubesse dentro da embalagem comum deste fabricante, visto tratar-se de uma carroçaria que se encontra nos seus limites. Mas poderá vir aí mais qualquer coisa. Quem sabe se na maga não está por exemplo a sua reprodução em lexan? Se isso acontecer, o Capri esqueça....