quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Alfa Romeo 155 V6 Ti DTM - Slot.It

O já conhecido Alfa Romeo da Slot.It, tem já um par. Depois da versão oficial de 1993, chegou o mesmo modelo sob as côres da "Jägermeister", no sempre bonito côr-de-laranja. Apesar deste representar um modelo participante no campeonato DTM no ano seguinte, em 1994, as diferenças entre ambos são nenhumas. Bom, as jantes não são iguais....
 Trata-se pois de mais um belo exemplar deste reconhecido fabricante italiano, com a certeza de estar-mos perante em belo exemplar de competição, tal como se demonstrou já em testes desenvolvidos por este mesmo Blog.

 Pela observação das imagens, percebe-se o quão iguais são estes dois 155.
 E começa-se assim, enquanto não nos chega o Opel Calibra, o enriquecimento de uma era dos extraordinários modelos do campeonato DTM.

Peugeot 205 Grand Raid - Dakar 1989

Na continuidade da aposta nos modelos de TT e integrados na sua série "África Legends", a Scaleauto faz-nos agora chegar mais um Peugeot 205 Grand Raid na sua versão de 1989 e sob as côres da "Pioneer", tendo dado assim continuidade às suas produções em resina.
 A Peugeot, depois de se ter lançado na aventura do raide maratona "Paris-Dakar" no ano de 1987 através do seu modelo 205 Grand Raid, uma versão modificada e alongada do corrente 205, apostava nos três anos seguintes no seu modelo 405, mas não abandonando nunca, o seu bem sucedido, 205.
Curioso, é o facto de no primeiro ano estes leões do deserto se terem vestido com as côres da "Camel", para nos dois anos seguintes serem ptrocinados e vestidos com as côres da "Pioneer", retomando o amarelo da Camel no término das suas aventuras africanas, no ano de 1990.
 A Scaleauto presenteara-nos já com a criação do modelo 205 participante do Dakar no ano de 1987, mas este ano fez-nos chegar a versão de 1989. Foram dois 205 e dois 405 que tentaram neste ano a proeza da vitória, tendo essa cabido ao mais recente dos modelos franceses. Mas este fabricante proporciona-nos na aquisição deste 205, optar-mos pela versão com o dorsal 205 ou 207, já que o acompanha uma folha de decalques cujos números, nomes dos pilotos e matrículas, assim o permitem.
 Entre as versões de 1987 e a de 1989, pouco significativas são as diferenças entre ambos, à excepção de manifesta diferença decorativa, onde as côres marcam por si só, uma grande diferença.
 Mas embora poucas, são algumas as diferenças existentes entre ambos. Na frente, é possível perceber que os pára-choques apresentam formas distintas, tendo a versão de 1989 recebido abaixo do mesmo, uma protecção do cárter, algo inexistente no modelo de 1987.
 Na capota, a tomada de ar central é ligeiramente modificada e enquanto no modelo de 1987 existem dois pilotos luminosos, na versão de 1989 surge uma nova tomada de ar sobre o lado direito do modelo.
 Já na secção traseira, as diferenças são absolutamente inexistentes. Mas se atentar-mos nas matrículas, percebemos que afinal, apesar dos anos, estamos perante o mesmo Peugeot 205 Grande Raid.
O agora chegado recebeu por parte deste fabricante, ainda que de pequena monta, alguns miminhos. Assim, poderemos observar jantes em que foram aprimoradas através de tinta, o centro e a representação das porcas, enquanto os pneus receberam agora a branco, a sua marca.
Pelas mãos da Scaleauto, vemos o nosso mundo dos TT, um pouco mais enriquecido.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Sideways e a sua séria aposta na competição

 O primeiro modelo GT3 do fabricante Sideways, será o já anunciado Lamborghini Huracan. Era já conhecida a intenção de nos fazerem chegar este modelo, mas surgem agora as primeiras imagens pormenorizadas, do que virá a ser verdadeiramente esta sua nova criação e onde se percebe a sua séria aposta na competição.

 Mas este novo modelo começa por nos surpreender no imediato pela sua esplendorosa silhueta muito bem conseguida à escala 1/32. Tudo parece no sítio e retrata com incrível realismo a versão que lhe dá origem. A dimensão das rodas e a qualidade da sua reprodução, serão parte da chave deste êxito visual.

Mas é no seu revolucionário chassis, que mais ficamos surpreendidos. Rompendo com a actual concepção utilizada nos seus modelos de Grupo 5, apresentam um desenvolvimento em que nos parece vir a poder resultar dinamicamente, pela sua capacidade de torção e absorção de vibrações.

 Um esquema já anteriormente utilizado pela Sloting Plus nos seus Reinard, mas onde agora se permite regular a sua flexibilidade, através do aperto ou desaperto dos copos que surgem no local das ranhuras e com esse prévio propósito.

 A prática dirá se efectivamente este estudo trará benefícios, mas estando o fabricante a apostar no seu desenvolvimento, cremos por isso encontrar-se no bom caminho. Mas, tal como nos Grupo 5 de sua origem, também este chassis se encontra preparado para receber os berços de motor de origem Slot.It, o que se poderá vir a tornar-se nalguma vantagem acrescida.



 Um novo patilhão, poderá também acrescentar alguma pitada de acréscimo dinâmico.
Estaremos perante o grande rival do Ferrari da Black Arrow?

Fim-de-semana em grande - GT Team Slot Clube

 Começa sexta-feira próxima, um dos mais intensos momentos dedicados à modalidade e levados a cabo por iniciativa do GT Team Slot Clube.
Iniciam-se as festividades comemorativas de fim-de-época, com uma prova orientada para a utilização de modelos clássicos oriundos dos três mais significativos fabricantes deste tipo de carros, da actualidade. E teremos assim oportunidade de vêr pela primeira vez em confronto com os seus directos rivais, os Lola T70 do novo fabricante, Thunder Slot. Mas este não será o único aliciante, já que serão formadas equipas de dois pilotos, sendo que em cada uma das equipas estará um piloto menos credenciado e que será atribuído através de sorteio. Pretende-se assim recriar o verdadeiro espírito do prazer e convívio, entre todos aqueles que têm oportunidade de comungar este belo hobby.
Para sábado fica marcada outra surpresa, já que se estrearão os F1 da Policar numa prova com a duração de 4 Horas e em que se formarão equipas de 2 a 3 pilotos.
Tendo já vindo préviamente preparados e afinados do distribuidor para a Península Ibérica, a IBB, os pilotos terão apenas que mostrar os seus dotes num modelo que será novidade para todos. A curiosidade é absoluta, mas se vier a surpreender, pode ser que se abra a porta para finalmente se assistir ao regresso do mundo dos F1, aos slot car.
Depois disto, haverá lugar à entrega de prémios relativa à época de 2016, que ocorrerá no final de um jantar convívio onde se reunirão os assíduos adeptos participantes nas actividades levadas a cabo por este clube e que uma vez mais, viu alguns dos seus membros presenteados com algumas glórias, nomeadamente um campeão e um vice-campeão nos campeonatos nacionais de Espanha.
Não quer no entanto a direcção do GT Team Slot Clube deixar passar em claro todo o esforço e dedicação dos seus membros durante este ano de 2016, mas igualmente daqueles que embora não fazendo parte do mesmo, decidiram estóica e voluntáriamente colaborar e permitir que algumas das nossas actividades tivessem sido exponencialmente enriquecidas.
Muito obrigado e que 2017 seja ainda um melhor exemplo, é a vontade deste excepcional e extraordinário grupo.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

4 Horas Slot Car - GT Team

O GT Team Slot Clube tem agendado uma resistência de Natal com a duração de 4 horas, em que estreará os novos Formula 1 de origem Policar, no que será talvez a estreia nacional em termos de competição, com este tipo de carros deste fabricante. Serve também para aquilatar e divulgar as potencialidades deste novo produto no capítulo competitivo dos slot cars, dado que se trata de uma categoria ainda sem implementação entre os praticantes, após a extinção quase em absoluto dos F1 de origem Scalextric/SCX.
A competição está orientada de forma a que todos os modelos sejam iguais, tendo estes sido preparados e cedidos pela "IBB Auto Racing", o distribuidor da Policar para a Península Ibérica e onde as equipas serão formadas por mais do que um piloto.
No final, o grupo de participantes e associados rumará à festa de fim-de-ano onde se cumprirá a habitual cerimónia de distribuição de prémios.



quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Segunda edição 12 Horas Braga 2016


O GT Team Slot Clube, teve o grato prazer de levar a efeito a segunda edição das 12 horas Slotcar de Braga, tendo tido o privilégio de poder contar com três equipas de Espanha, uma de Viana do Castelo, uma de Guimarães e vários elementos vimaranenses distribuídos por outras tantas equipas.
As fortes formações do país vizinho, acabariam por ser os maiores opositores das equipas do clube organizador, mas não haveriam de ser apenas essas equipas a surpreender, já que se assistiria a excelentes desempenhos por parte de alguns dos elementos que integravam tanto a equipa do Meta Clube de Guimarães, como do Viana Motor Clube, equipa oriunda do conhecido clube motorizado daquela cidade, que acabariam por fazer registos muito interessantes.
Mas esta segunda edição iniciar-se-ia com um momento solene, um minuto de silêncio dedicado ao nosso querido amigo António Portela, um dos grandes aficionados da modalidade e que partiu recentemente do nosso mundo terreno.
Iniciada a prova, era a equipa nacional "RDCC Slot Team" que se impunha, mas cedo se via apoquentada por problemas mecânicos que a obrigavam a a demorada operação nas boxes. Obrigados a substituição de pinhão e cremalheira, viam-se em queda na classificação geral e obrigados a forte andamento, na tentativa de anulação do prejuízo.


Entretanto, era a equipa "Rias Baixas" que começava a mostrar fortíssimo andamento, que aliado a ausência de problemas e de um andamento primoroso do campeão de velocidade espanhol em título, assumiam o comando da prova.

Ainda no início da prova, também a "Art Slot Cars" se vê irremediavelmente atrasada, após o desaperto da cremalheira primeiro e posteriormente, também se vendo obrigada à substituição do conjunto pinhão/cremalheira.

Ainda no capítulo dos azares, era o "Team Slot Ibéria 88" que se via apoquentado com uma inexplicável quebra do berço do motor. Uma demorada operação de boxes, comprometia também um bom resultado, vendo-se os seus elementos irremediavelmente atrasados por este imponderável.


E enquanto na pista se viviam escaldantes momentos e as animosidades das lutas pela conquista dos melhores lugares, no restante espaço deste clube, aproveitava-se o tempo para a diversão e convívio.

Um belo serviço de bar onde não faltou variedade alimentar,  esteve à disposição dos utentes deste espaço, tendo a organização podido contar para este serviço com prestimosa colaboração de altruístas colaboradores, tendo a organização desta edição muito a agradecer por esta prestimosa colaboração.



Mas na pista, era também a equipa do "Meta Clube" que sofria as amarguras das avarias. Também e tal como às restantes equipas bafejadas pelo azar, via-se atrasada na classificação, acrescentando-se a isso,alguma dificuldade por parte de alguns pilotos na adaptação a este desconhecido traçado. E enquanto uns sentiam as dificuldades inerentes às adversidades duma prova de endurance, outros, ajudados pela existência de calhas virtuais, aproveitavam para acomodar da melhor maneira, as suas barriguinhas.







A equipa espanhol "Rias Baixas" mantinha-se sólidamente no comando, enquanto o "GT Team Slot Clube" e a "RDCC Slot Team" tudo íam fazendo na luta pela apróximação ao comando. Uma luta difícil, mas que paulatinamente se ía fazendo.

Galeria de fotos









































Mas no final, a vitória maior haveria de caber à excelência do ambiente e convívio que ali se viveu entre todos, numa ímpar camaradagem de entreajuda.
Mas no capítulo competitivo, apesar da tremenda recuperação a que se assistiu por parte da equipa "RDCC Slot Team", haveriam de ser os espanhóis da "Rias Baixas" a levar de vencida esta edição, e que após se terem apoderado da primeira posição, nunca mais a largariam.
A apenas duas voltas dos segundos e também após fortíssimo andamento, classificar-se-ía o "GT Team Slot Clube".
A quarta posição haveria de caber à "Galicia Slot", mas no final era a disputa pela quinta posição que mais aquecia o final de festa. Também com uma notável recuperação esteve a "ART Slot Cars" que após descida na classificação no início da prova, impunha um ritmo que os manteria em grande parte da prova na sexta posição, mas sempre a reduzir distãncia para os quinto classificados, os homens da "PSV Slot Team". Mesmo encima do baixar da bandeira, a troca de posições acontecia, mas uma jogada de mestre do piloto espanhol ao desligar o seu punho, permite que o seu carro deslize o suficiente para ficarem a esta distãncia, com a vantagem a pertencer à equipa espanhola e participante com o Porsche 911/997 mais bonito.
Mais atrasados e nas sétima, oitava e nona posições, classificar-se-iam respectivamente o "Team Slot Ibéria 88" que imporiam também uma séria recuperação, o "Viana Motor Clube", uma equipa a estrear-se nestas batalhas mais sérias e onde denotou surpreendente andamento e a fechar com menos 10 voltas, a também azarada equipa do "Meta Clube".

E este excepcional sábado festivo, culminava com a protocolar cerimónia de entrega de prémios, nas pessoas de David Azevedo e Nuno Aguilar.

1º - Rias Baixas

2º - RDCC Slot Team

3º - GT Team Slot Clube

4º - Galícia Slot

5º - PSV Slot Team

6º - ART Slot Cars

7º - Team Slot Ibéia 88

8º - Viana Motor Clube

9º - Meta Clube
Resta-nos um agradecimento especial à IBB Auto Racing e Scaleauto pelo contributo com que podemos contar para a realização desta "2ª edição das 12 Horas Slot Car de Braga", à pastelaria Doce Rosa - balcão de S. Vicente e ainda ao Município bracarense, assim como toda a colaboração a título particular de associados e simpatizantes deste clube. A todos participantes que com a sua garra e boa disposição conseguiram abrilhantar mais esta festa do slot, um grande bem haja. Aos nossos vizinhos de Espanha que tão bem sabem abrilhantar a modalidade, um imenso obrigado.
Agora, começa a preparação da 3ª edição, a decorrer em 2017. Então até já caríssimos apaixonados.....