terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Meta Clube - A última prova

 O carismático "Meta Clube", comemorou com uma prova Inter-clubes o seu oficial encerramento. A cidade berço recebeu uma vez mais e com este propósito, a caravana de elementos que participou num projecto de alto nível e que uniu vários clubes nortenhos, no que terá sido um ímpar projecto.

 Eram no entanto apenas três as categorias admitidas, sendo que uma delas se estreava a nível nacional. Para além dos conhecidos modelos das classes T2 e T3, surgiam os modelos com carroçarias próprias ou adaptadas, aos já conhecidos chassis "Dakar" do fabricante Scaleauto. De notar que este grupo teve considerável adesão, tendo-se vistos desde os Porsche e os Mini do próprio fabricante, até às pick-up's, Bowler, BMW e Opel, adaptados a este chassis de interessante potencial.

 A pista apresentava-se de elevada complexidade, mas melhor ou pior, pilotos e máquinas lá se adaptavam e entravam nas lutas, numa tarde onde o que mais realçou, foi sem dúvida o extraordinário convívio ali conseguido entre os diversos elementos representantes dos clubes que ali se fizeram presentes.




Apanhados





































Momentos


































Pódios




2ª Prova Clássicos Slot Car

 Decorreu já a segunda jornada dedicada aos modelos clássicos e para duplas de pilotos. Constitui curiosidade, estas serem feitas por sorteio, o que constitui prova-a-prova, novidade absoluta.

 E sorteio feito, as duplas ficavam assim constituídas:
David Azevedo - Luís Pinto
Augusto Amorim - Ricardo Ferreira
David Fernandes - César Amorim
Paulo Mendes - Nuno Mendo
Rui Mota - António Miranda
 A prova decorre com duas passagem por cada calha, o que a tornaria mais prolongada do que o habitual, mas a redução de 5 minutos para 4, permite assim que o tempo total final, não seja substancialmente alterado.

 A dupla constituída por Augusto Amorim e Ricardo Ferreira, era aquela que se mostrava mais capaz de ocupar a primeira posição, mas outras duplas  tentavam resistir à força desta dupla, apostando sempre em andamentos que lhes permitissem aproveitar um qualquer deslize destes comandantes.


 Paulo Mendes e Nuno Mendo, apostavam em demonstrar a valia do novo produto de origem Thunder Slot. E ficou provado que se trata de uma mais valia a chegada desta nova marca, já que se trata de um carro extremamente veloz e que após o necessário estágio de evolução, será muito capaz de disputar as vitórias absolutas.



 Também Rui Mota e António Miranda se conseguiam aplicar na tentativa de contrariar a supremacia dos lideres, mas era mesmo sobre a primeira posição que se registava a mais árdua luta, já que David Fernandes/César Amorim empreendiam verdadeiro ataque à liderança.


 Mas as contas íam-se baralhando, dada a passagem das equipas pelas calhas mais rápidas e também pelas mais lentas, o que provocava oscilações na classificação, que deixavam sempre no ar interessante incerteza.
 Mas viriam mesmo a ser Augusto Amorim e Ricardo Ferreira a sagrarem-se os vencedores da segunda jornada, num pódio ocupado ainda por David Fernandes e césar Amorim na segunda posição e a primeira dupla Pro-Am na terceira posição, constituída por Rui Mota e António Miranda. E esta terceira posição deixava António Miranda pleno de felicidade, com a sua primeira conquista de um pódio no capítulo da velocidade. Relembre-se, que este piloto é apenas o Campeão de Espanha de TT na categoria Scaleauto.

 Mais uma vitória para os Mc'Laren, um modelo do fabricante Slot.It e que tem demonstrado enorme potencial.
No final, Paulo Mendes rejubilava-se também com o desempenho do seu Lola da Thunder Slot.
Em baixo, a alegria dos ocupantes do pódio.
E sexta-feira próxima decorrerá a terceira prova deste campeonato, onde a incerteza quanto a um candidato à vitória final, é uma certeza.

NSR - Foi difícil, mas está aí


 A NSR já há muito que não nos presenteava com novidades, baseando-se estas, apenas em novas decorações sobre bases já nossas conhecidas e quantas vezes, pertencentes ao campo do imaginário.
 Mas eis que finalmente, o anunciado Corvette C7 R de 2015 nos é apresentado. Embora na sua versão de competição, chegam-nos imagens deste belo Corvette, mas ainda desprovido da sua decoração de guerra, que é como quem diz. na sua pura e original versão de competição.
 E no meu ponto de vista, trata-se de um extraordinário modelo e sempre apoiado na comprovada qualidade mecânica habitual. De linhas aparentemente muito bem conseguidas e tratando-se de mais um NSR potencialmente capaz de bons resultados competitivos, estamos perante um carro com o melhor dos dois mundos.
 Indubitavelmente, estamos perante um Chevrolet Corvette extraordinariamente atraente.

domingo, 18 de dezembro de 2016

Slot.It 2017

E o que nos traz a Slot.It no novo ano?
 Não constituindo na grande maioria novidades absolutas, são no entanto nalguns casos, esperados com alguma expectativa.
Embora o novo Chaparral 2H nos traga modificações de pormenor na carroçaria, não serão suficientemente significativas para apelar à sua aquisição, a não ser aos mais exigentes coleccionadores de "diferenças", ou procurados para a competição por aqueles que descobriram nele um modelo pleno de potencialidades dinâmicas.
 Um novo Lola surgirá e a sua carroçaria, ainda que próxima da anterior versão B10-60, apresenta uma secção frontal substancialmente modificada, com um grupo óptico de grande dimensão e de formato arredondado, contrariando a anterior versão de frente muito mais aguçada.
Um novo Matra-Simca surgirá igualmente. Ainda que a linha deste novo campeão francês se assemelho ao anteriormente editado, apresenta substanciais diferenças, sendo a tomada de ar para o motor, a marque a amior diferença entre ambos. Agora mais baixa e de formato longitudinal, contraria significativamente a forma da adoptada na versão de 1974.
Também o Mc'Laren M8D ressurgirá. De grande semelhança com o até agora chegado, verá a sua diferença registada na secção inferior, onde a seu término junto à cava da roda frontal termina agora em cunha.

Mas o Opel Calibra será um dos mais esperados modelos para 2017. Será o segundo modelo dentro da gama de carros retratados do campeonato DTM dos anos 90 e vem conotado desde já como sendo melhor que o já conhecido Alfa 155 V6 TI, que surpreendeu pelo seu extraordinário comportamento dinâmico. E se este vier a ser melhor.....

 Os Porsche 956/962 é que continuam a enriquecer o catálogo deste fabricante. Trata-se de um filão sem fim à vista e para já anuncia-se mais uma versão com as côres da "Jägermeister" e outro do campeonato IMSA, com as côres da "Miller".
 E o recente Audi R8, chegará brevemente com uma das decorações mais marcantes, aquando da sua participação no circuito de Adelaide, na Austrália.

Policar 2017

No capítulo dos Formula 1 para 2017, o que nos reserva a Policar?
Depois de nos fazer chegar o histórico Lotus 72 em duas das anunciadas versões, 2017 verá chegar também o estranho Lotus 72 desprovido tanto do seu aileron, como também das suas duas pequenas asas frontais, numa reprodução da versão que vitimaria Jochen Rindt no GP de Itália e que lhe haveria ainda assim de lhe valêr o título de Campeão do Mundo a título póstomo.
Mas 2017 verá com maior interesse a estreia do March 701, um modelo de linhas também ele algo estranhas e que não agradará certamente a gregos e a troianos.
É no entanto um modelo curioso e que merece da nossa parte um aplauso à Policar, pela sua segunda escolha ter recaído neste modelo. E como se poder verificar, este encontra-se já na sua fase quase final.
 E se a "Gold Leaf " contrubuíu para marcar sériamente uma histórica época da Lotus, terá sido certamente mais marcante para este Team, a chegada das côres da "John Player Special". E a Policar far-nos-à também no ano próximo, chegar este fantástico Lotus 72 na sua versão "D" e que proporcionaria ao piloto brasileiro Emerson Fittipaldi a conquista do seu primeiro título mundial na categoria raínha.
Dotado de novas côres, um aileron redesenhado e nova tomada de ar para os cilindros do motor, acabam por conferir a esta versão da Lotus uma nova imagem.