terça-feira, 1 de novembro de 2016

Campeonato Porsche 991 GT3 - Já vão duas....

 Se a primeira prova deste campeonato foi bem disputada, ficou no entanto completamente ofuscada pelo nível e resultados da segunda.
 Com a presença de mais pilotos, esta segunda jornada recebia pilotos melhor preparados, mas também com os pilotos mais novatos neste traçado a demonstrarem uma muito melhor adaptação.
Partiam então para a primeira das mangas, César Amorim, Rui Mota, David Azevedo, Nuno Mendo e Augusto Amorim. E a disputa pela liderança nesta manga, esteve entregue a David Azevedo, César Amorim e Rui Mota, tendo este último conseguido manter-se no primeiro lugar quase até ao fim, altura em que tanto César Amorim como David Azevedo assumem a luta pela liderança, numa luta titânica. Enquanto isso, Augusto Amorim aproximava-se também dos pilotos da frente e Nuno Mendo mostrava sérios progressos num difícil traçado.
 E no final, a diferença entre David Azevedo e César Amorim, os dois primeiros, ficou tal como a imagem de baixo bem documenta, com a vantagem a pertencer ao primeiro. Rui Mota classificar-se-ia ainda na mesma volta e Augusto Amorim acabaria com uma volta a menos. O resultado bem demonstra o incrível equilíbrio existente.

 A segunda manga contou com os pilotos Paulo Mendes, Luís Azevedo, Nuno Aguilar, António Miranda e Luís Pinto, o segundo piloto vianense.
 Aqui destacaram-se tanto Luís Azevedo como Paulo Mendes, demonstrando alguma supremacia sobre os demais. O andamento destes dois pilotos foi notório a ponto de no final virem a ocupar as duas primeiras posições. Mais para trás ficariam Nuno Aguilar, Luís Pinto, Carlos Miranda e Nuno Mendo e que ficariam também, atrás dos pilotos da primeira manga. Mas apesar disso, foi uma prova em que a totalidade dos pilotos mostraram melhoria significativa relativamente à primeira prova.
Mas tanto Nuno Aguilar como António Miranda se estreavam neste campeonato, o que lhes criava dificuldades acrescidas relativamente a quem se estreara já na semana anterior.

 Mais uma prova em que as disputas foram renhidíssimas e onde se mostrou um elevado nível tanto de pilotagem como de preparação das máquinas que se encontram em constante evolução.
 Parabéns aos homens do pódio, pois mostraram de facto andamentos de altíssimo nível.

 Luís Azevedo conseguiu desta vez impôr-se aos ferozes adversários.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Adeus António Portela.....saudades.....

 É com imenso pesar, que anunciamos a participação do falecimento do nosso amigo António Portela, um marcante membro da nossa família slotista e que pautou a sua prática integrado no Slotcar Clube da Trofa. Este fervoroso e resistente adepto da modalidade, há já muitos anos que lutava com graves problemas de saúde. Agora foi vencido, permanecerá no entanto bem vivo nas nossas memórias.
Os membros do GT Team Slot Clube vêm por este meio manifestar sentidos pêsames à família enlutada.
Um grande adeus e até sempre, amigo Portela.....

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Slot.It - Um novo Chaparral 2E?

Fomos surpreendidos com a edição de mais um Chaparral 2E por parte da Slot.It e isto porque à primeira vista, parecia simplesmente ser, mais do mesmo. No fundo, até não deixa de o ser, mas existem diferenças.
A imagem de cima mostra a nova versão a ser editada, enquanto as duas imagens que abaixo se seguem, respeitam a modelos já editados. Observemos então, as três imagens.
A fotografia de cima mostra-nos um Chaparral 2E  cujo pára-brisas se encontra perfurado e parcialmente escurecido, o que pela observação da imagem imediatamente seguinte, se percebe que assim não era nas anteriores versões.
Mas vemos também encima, que num nível inferior relativamente à grande tomada de ar localizada quase ao lado do piloto, existe um tampão de combustível. Também esse acessório era até então inexistente, como se poderá confirmar pela observação das terceira e quarta imagens.



 Mas as diferenças estendem-se à secção traseira. Na parte superior do capôt-motor, surge agora uma nova conduta de ar na grelha mais recuada aí existente do lado esquerdo. A pequena lâmina aerodinâmica vertical, existente na extremidade deste capôt, desaparece. Mas a maior curiosidade, resulta da opção de utilização dos stops duplos, apenas do lado esquerdo. Do lado direito surge uma grelha que se sobrepõe à totalidade daquela abertura, anulando os stops que normalmente ali se situavam. Outra curiosidade mas menos relevante, é o facto da totalidade das grelhas terem assumida a mesma côr da carroçaria. Anteriormente, estas eram cromadas.
Passam despercebidas, mas afinal as diferenças existem mesmo...

Sideways - Mais novidades

 Ainda antes do Lancia Stratos de Gr.5 vêr a luz do dia, eis que a Sideways nos mostra já o seu futuro modelo da categoria GT3, o Lamborghini Huracan.
 Como habitualmente, é-nos mostrada uma versão protótipo na côr preta, mas onde se torna ainda assim, possível apreciar uma máquina que nos parece extremamente bem reproduzida. Agora, é-nos pedido que pacientemente aguardemos pela sua chegada.

 Mas o que está mesmo para chegar, é a futura reprodução de mais um Ferrari 512 BB, na versão participante em Le Mans sob as côres da "3M".
 Embora já nossa conhecida por intermédio das produções "Carrera", esta decoração não deixará indiferentes os praticantes e apaixonados pelos modelos do cavalinho italiano.

 O seu chassis, pode ser observado de ambos os lados.

Primeira prova Porsche 991 GT3 - Preparação 12 Horas de Braga

 Decorreu na passada sexta-feira a primeira prova das provas que se enquadram no campeonato, mas que tem também como objectivo a preparação para as próximas "12 Horas de Braga".
Para além dos habituais e assíduos participantes nas provas do GT Team Slot Clube, contou-se ainda com dois elementos duma equipa de Viana do Castelo, que se serviram do evento para melhor se adaptarem ao traçado e se inteirarem do nível de preparação do seu Porsche.
E como é habitual, o início das hostilidades aconteceu recorrendo-se à prova de qualificação, que teve em David Azevedo o piloto que estabeleceria o melhor registo.
 Luís Pinto


 Augusto Amorim


 Miguel Carvalho


 Luís Azevedo


 César Amorim


 David Azevedo


 Nuno Mendo

 E os registos conseguidos, ditariam as mangas em que cada piloto se encaixaria. E coube então o início a Augustro Amorim, Miguel Carvalho, Luís Pinto e Rui Mota.
 E esta batalha viria a ser vencida por Augusto Amorim que ainda terá sentido alguma oposição por parte de Rui Mota, enquanto Miguel Carvalho suplantava com alguma facilidade a Luís Pinto, este a debater-se com alguma dificuldade, já que o novo traçado em que se guerreava, constituiu um sério obstáculo.

 A segunda manga recebeu David Azevedo, César Amorim, Nuno Mendo, Paulo Mendes e Luís Azevedo.
 E havia de ser Paulo Mendes a imprimir um ritmo que o distanciaria da demais concorrência, muito embora Luís Azevedo tudo fizesse para não deixar a o seu adversário fugir-lhe. A entrar na guerra dos dois melhores da primeira manga, encontravam-se David Azevedo e César Amorim, já que impunham ritmo semelhante. Nuno Mendo, apesar de ter demonstrado grande e rápida adaptação a este traçado, não era suficiente para conseguir manter-se no ritmo dos seus adversários, cometendo pequenos erros que o foram penalizando.
 Mas no final, aconteceu um desfecho inesperado, já que tanto Paulo Mendes como Luís Azevedo, os dois melhor classificados, haveriam de ser desclassificados por se apresentarem no final com carroçarias com pêso abaixo do admissível.
 E assim sendo, era Augusto Amorim que herdava a primeira posição, lugar conseguido pela diferença de metros entre ele, David Azevedo e ainda César Amorim. Nas posições seguintes, classificar-se-iam Rui Mota, Miguel Carvalho, Nuno Mendo e Luís Pinto.

 Numa prova em que apesar do grande domínio demonstrado por parte de Paulo Mendes e também Luís Azevedo, a diferença entre os quatro primeiros classificados, cifra-se-ia afinal, numa mera volta.
Venha a próxima....