domingo, 3 de dezembro de 2017

Rali Slot Clube do Porto - Mais uma realização

 O Slot Clube do Porto levou a efeito a realização de mais um rali, tendo desta feita recebido para além dos habituais pilotos deste clube, três participantes oriundos do Clube Slot do Minho.




 Eugénio Veiga, José Pedro Vieira e Rui Mota foram os três representantes do clube bracarense, tendo José Pedro tido uma brilhante representação ao conseguir a segunda posição absoluta numa das classes que ali evoluíram. Também Rui Mota, noutra das classes, acabaria por ficar a um passo de subir ao degrau mais baixo do pódio.
 E como sempre neste clube da invicta, o parque automóvel foi um regalo de se ver.
 O convívio, outra das mais valias de que ali se consegue usufruir.









 Rui Queirós, sempre a mostrar como se deve andar de Porsche, isto é, em constantes atravessadelas.

 José Pedro Vieira numa excelente actuação aos comandos de um extraordinário Chevrolet Corvette.


Mais uma excelente demonstração de boa organização de ralis por parte do Slot Clube do Porto. Parabéns à organização.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

3 Horas Resistência Slot Car - Para fechar o ano do Clube Slot do Minho


Para finalizar o ano de competições, o Clube Slot do Minho leva a efeito uma prova de resistência com a duração de três horas, a decorrer no dia 9 de Dezembro de 2017. Serve esta mais como prova de convívio, finda a qual os pilotos rumarão ao jantar de final de ano, onde decorrerá a entrega de prémios referente às competições ocorridas neste Clube durante a presente época competitiva.
Os modelos escolhidos para esta competição, serão os Clássicos Sport Protótipos, os mesmos que serviram para fecho dos campeonatos do corrente ano.

Fecho de campeonatos - Clássicos Sport Protótipos

 Decorreu esta quinta-feira, a última prova do Campeonato de Sport Protótipos e simultaneamente,  a primeira prova sob a égide do novel Clube Slot do Minho.
 Marcaram presença na primeira das mangas, os pilotos que se encontravam melhor posicionados em termos de campeonato. Foram eles, Luís Azevedo, Augusto Amorim, José Pedro Vieira e Rui Mota.
Acabaria por ser uma manga muito bem disputada e onde o ritmo dos três primeiros impressionava não só pela rapidez, como também pelas poucas saídas protagonizadas por cada um deles. Acabaria por ser Rui Mota a surpreender, ao bater tanto Augusto Amorim, como Luís Azevedo e onde a quarta posição acabaria por pertencer a José Pedro Vieira. Esta classificação deixava Luís Azevedo como virtual campeão, a menos que da manga seguinte alguém se intrometesse entre este e Augusto Amorim, o segundo classificado desta manga.
 A segunda manga acolhia Paulo Mendes, Eugénio Veiga e Nuno Aguilar, este último a estrear-se neste campeonato. E era também este piloto que surpreendia no início da prova, já que o andamento por si imposto levava a supôr que a terceira posição final viesse a poder ser sua. Assim acontecendo, implicava isto que a sua interposição entre Luís e Augusto viesse a fazer pender o titulo a favôr de Augusto Amorim, mas uma perda de rendimento deste acabaria por alterar o rumo dos resultados passando o título a ser favorável a Luís Azevedo. Pelo contrário, Paulo Mendes acabava por ter um desempenho pouco comum em si, já que o seu Lola se ía mostrando pouco cooperante, muito por culpa de uma altura de pneus desadequada.
Mas no final os três primeiros da primeira manga, acabavam mesmo por ocupar as três primeiras posições, o que deixava Luís Azevedo à espera da confirmação de mais um título, algo que dependeria apenas das verificações técnicas aos modelos. E assim feitos os procedimentos, chegava a confirmação de que de facto, era Luís Azevedo a a assumir o título de um campeonato que mostrou sempre ter -se mantido na luta.
Eugénio Veiga ocuparia a terceira posição desta manga, tripulando um dos menos competitivos modelos em presença.
 E a vitória conseguida por Rui Mota, acabaria por lhe proporcionar uma subido no campeonato de sexto para terceiro, algo beneficiado também pelas ausências tanto de David Azevedo como de David Fernandes.
 E assim terminou mais um campeonato onde se vincam cada vez mais as altas potencialidades demonstradas pelos pilotos que neste clube militam bem como as elevadas performances igualmente demonstradas pelos modelos em presença. E quanto a modelos, tivemos um campeonato do ano transacto em que os Matra se mostraram como os carros mais poderosos, mas o actual, veio demonstrar que afinal os carros franceses descobriram um sério adversário, já que em cinco provas, quatro das vitórias couberam desta vez aos Mc'Laren.

 E no final, um pódio em que o ceptro maior pertenceu a Luís Azevedo.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Clube Slot do Minho


Encontra-se oficialmente criado o Clube Slot do Minho.

Este clube formalizou-se no dia 25 de Julho do corrente ano por agregação de todo o histórico material e humano do bem sucedido GT Team Slot Clubetendo-se ainda constituído como associação.

O original logótipo foi modernizado, tendo-se mantido o cronómetro, símbolo de exigência de rapidez, repartindo simbolicamente o seu desenho com o formato de uma básica pista e ainda um comando, algo imprescindível nesta modalidade. A ladear todo este simbolismo, encontra-se um estilizado par de asas, que acarreta a simbiose entre novos vôos e êxitos.

A primeira vez que esta designação se tornou pública, data de 22 de Maio de 1988 com a organização da sua primeira prova, o "Rallye Slot Santos da Cunha". O êxito conseguido foi uma realidade, comprovada pela actual presença de um bom número de praticantes em vários clubes, nascidos dessa primeira experiência enquanto pilotos de slot cars. A 13 de Maio do ano seguinte inaugura a sua própria pista de quatro calhas da marca Scalextric/SCX, como secção de slot cars integrada na Associação Académica da Universidade do Minho.
Com a extinção das instalações que acolhiam aquela pista, os mais acérrimos aficionados praticantes deste clube, acabariam por se dispersar por outras organizações.
A 8 de Setembro de 2007 nasce a loja "GT Team Slot Cars", na qual paulatinamente passariam a integrar-se alguns dos elementos que deram corpo ao original Clube Slot do Minho. Deles constam por exemplo os nomes de Nuno Aguilar e Rui Mota. Um novo incremento acontece aquando da transferência desta loja para a posse de Augusto Amorim, um dos iniciados do primeiro acontecimento promovido pelo Clube Slot do Minho, assumindo-se pela primeira vez a criação do  GT Team Slot Clube e onde a grande aposta dos elementos que a compuseram passou a assumir uma forte vertente desportiva. Mais tarde, acabaria por promover-se a associação entre o GT Team Slot Clube e a ART, tendo passado a ser este clube conhecido por GT Team ART Slot Clube, sendo cada vez mais marcada a sua existência pela procura da glória. E esta assumida conduta atrás do êxito, marcou vários anos com títulos nacionais e além-fronteiras, o que o posicionou a par do Clube Slot da Trofa, como um dos mais gloriosos clubes de slot portugueses.

E chegou agora o momento de ir mais além e para isso começou-se agora a trabalhar. Com a chegada e regresso de elementos de enorme valia, casos de Eugénio Veiga, David Azevedo e Luís Azevedo, o passo em frente assumiu outras proporções.

E renasceu o
 Clube Slot do Minho.

Aos interessados, faculta-se aqui o endereço oficial da Internet e também do Facebook, deste clube/associação.
http://www.csminho.com/

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Revo Slot - Porsche 911 RSR

 Chegou ao mercado mais uma decoração para os Porsche 911, da parte do recente fabricante Revo Slot.
 Com uma carroçaria diferente das primeiras edições, ao nível do pára-choques frontal e também com um novo aileron, acaba por se mostrar de visual mais interessante e agressivo.

 Mais uma bela peça de origem mecânica proveniente da BRM, mas aqui à escala 1/32.

 Dum desafio do importador americano à BRM, nasceram estas extraordinárias peças de colecção e porque não, de competição.
Tratam-se dos populares "Muscle Cars" que fizeram as delícias dos campeonatos norte americanos no final da década de 60 e inícios da de 70. E que melhor exemplo do que estes extraordinários Camaro e Boss Mustang?
 De rara beleza, o Camaro sobressai não só pelas suas fluídas linhas, mas também pela bem conseguida decoração sob as côres da "Sunoco".

 Mas não lhe fica atrás o belo Mustang que muito conhecido ficou pela sua vestimenta azul, branca e vermelha.
 Só falta imaginar estas bestas do asfalto, a brilhar nos plásticos de slot cars.
 
 Estes modelos à escala 1/24 não terão muita facilidade em vingar entre os nossos clubes, por na maioria dos casos nos encontrar-mos demasiado arreigados à escala 1/32, bem como pela falta de material suplente e ainda os maiores custos iniciais que estes implicam, mas haverá países onde serão certamente um êxito e claro, nos Estados Unidos da América do Norte, a coisa deve mesmo prometer.
 A sua beleza não deixará ninguém indiferente e a variedade de decorações ajuda nesse particular.
 Alguns pormenores marcam a diferença entre modelos, mas serão as decoração a definir as opções dos compradores.

 Sem dúvida uma bela opção tomada por este fabricante que mais uma vez espeta um marco no universo dos slot cars.