domingo, 14 de janeiro de 2018

2ª Prova Grupo C - Mais uma de Paulo Mendes

 Decorreu já a segunda prova específica para modelos do Grupo C e integrada no calendário de actividades do Clube Slot do Minho.
 Desta vez pôde-se contar com a presença de José Pedro Vieira e Luís Azevedo, mas continuaram a fazer-se notar as ausências de David Fernandes e Nuno Mendo. Congratulamo-nos também com a continuada presença de Miguel Carvalho, um elemento que apesar de possuir uma máquina menos performante do que as da maioria dos concorrentes, teima em fazer-se representar com o seu modelo do coração.

 Tratou-se de uma das mais disputadas provas desta categoria, pois foi constante a luta pela melhor posição final e que teve como intervenientes, os suspeitos do costume, isto é, Paulo Mendes, Augusto Amorim e Luís Azevedo, que acabariam por terminar nas três primeiras posições e por essa mesma ordem, mas exactamente com o mesmo número de voltas.
 Mais para trás, eram Rui Mota e David Azevedo que se entretinham pela disputa do quarto lugar, mas este último viu-se penalizado com algum desacerto das palhetas, acabando por disso beneficiar o seu opositor directo.
 Mas eram também Marco Silva e José Pedro Vieira que se entretinham na luta pelo sexto lugar, logo seguidos de Eugénio Veiga. Miguel Carvalho é que acabaria por se vêr com o andamento condicionado, após o chassis do seu Sauber se ter quebrado no encaixe do patilhão. Marco Freire em época de estreia na modalidade via-se a cortar a meta a apenas quatro voltas deste último, o que vem demonstrar a sua evolução enquanto piloto. A fechar a tabela de classificação, o nosso benjamim, João Preto. Naturalmente a sua presente preocupação, prende-se mais com o auto-domínio e a descoberta dos limites da sua máquina. No entanto, foi notório o seu controlo cada vez mais apurado.
 O que parece ficar cada vez mais claro, é que o Nissan parece ter-se transformado no verdadeiro dominador desta categoria, enquanto Porsche Toyota Lancia e Sauber ficam destinados aos lugares mais secundários.


 E quanto a pilotos, um trio habitual a preencher os lugares de pódio.

Campeonato Rallyslot Entre Douro e Minho - 1ª Prova - Slot Clube do Porto

 Foi o Slot Clube do Porto que recebeu a caravana de pilotos para a primeira das seis provas dum campeonato que unificou num interesse comum, três dos mais representativos clubes do norte de Portugal. Em disputa encontravam-se duas classes, para as quais os pilotos que integram os três clubes, Slot Clube do Porto, Guimarães Slot Clube e Clube Slot do Minho se prepararam o melhor possível, tendo-se visto máquinas com elevado nível de preparação.



 E como habitualmente neste clube anfitrião, o elevado nível dos seus pilotos, obrigou a que a concorrência se tivesse aplicado sériamente para com eles conseguir disputar cada uma das posições.


 No final, a vitória em cada uma das classes acabaria por pertencer a elementos do Clube Slot do Minho, a Luís Azevedo nos Grupo B e a David Azevedo nos WRC.


 Mas tal como esperado, vitórias suadas  já que o histórico nível competitivo dos elementos do Slot Clube do Porto, não costuma permitir grandes veleidades a elementos forasteiros.

  Organizativamente, uma vez mais o já longínquo traquejo dos elementos do SCP, só permite que sejam referenciados como exemplo a copiar.






sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

As novidades confirmadas da Slot.It para 2018

 O extraordinário Toyota de Gr.C em versão cauda longa, é-nos agora mostrado pela Slot.It sob as côres da "Leyton House". Bonito quanto baste, já só peca pela ânsia que nos proporciona.
Um dos raros exemplos de fracasso deste fabricante, é o Audi R18 da categora LMP. Os mesmos adjectivos poderão ser aplicados ao que chegou a prometer, sistema de tracção integral de que se encontram equipados estes pequenos monstros, que na realidade, dominaram mesmo por vários anos consecutivos as edições de Le Mans. Trata-se então de um dispensável modelo no mundo do slot, a menos que façamos parte do restrito número de coleccionadores que pautam a marca ou a clássica francesa, como um dos objectivos a preencher nas colecções. Mas a verdade é que iremos contar com mais um, no mercado
 Para a categoria de modelos GT1, uma categoria um pouco esquecida nas competições de slot, veremos chegar mais um Nissan R390 GT1 na sua primária versão de testes, algo já anteriormente acontecido. Torna por essa razão algo incompreensível a sua chegada, admitindo apenas como válida, se se encontrar substancialmente melhorada dinâmicamente, isto porque tanto poderão ter sido revistos os pesos da carroçaria, como a concepção do chassis que poderá agora admitir as mais recentes bancadas de motor de 6 apoios.
 Para os GTR, luz verde para mais um Mc'Laren. Carros sempre bonitos, não constituirá no entanto novidade absoluta.
 Para os DTM, uma das mais esperadas chegadas de 2018. Digamos que será como de pão para a boca, que vemos o surgimento do Mercedes da categoria DTM. Não só por se ter tornado num dos maiores protagonistas daquele campeonato, mas também para que percebamos se se encontrará à altura do bem sucedido e rival Opel Calibra.
Mas o Ferrari da Policar, não lhe ficará atrás no que a interesse diz respeito. Pois será igualmente um dos mais interessantes modelos que veremos chegar ao longo do corrente ano e esperamos que seja capaz de protagonizar disputas de alto nível com os Lotus e March de que dispomos já no mercado. Não se creia no entanto, que a imagem deste Ferrari disponibilizada pelo fabricante, corresponda ao da sua edição, não, trata-se de um modelo de outro fabricante, mas que representa a versão proposta para lançamento.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Aí está!

Pois é, a Slot.It mostra-nos já a primeira versão com a carroçaria correspondente ao ano de 1995, do Alfa Romeo 155 V6 TI. E não é nada mais nem menos, do que a extraordinária versão vestida sob as côres da "Martini", afinal, um dos mais esperados modelos da série DTM deste fabricante, tratando-se do modelo pilotado por Nicola Larini e participante no campeonato DTM no ano de 1995 no circuito de Avus Ring.

March 701 Policar - Segunda versão

Jackie Stewart foi o vencedor do GP de Espanha que teve lugar no circuito de Jarama, decorria o ano de 1979. Havia este GP de ficar marcado também pelo incidente entre Jackie Oliver em BRM e Jacky Ickx em Ferrari. Mas este êxito do escocês, foi pretexto para a edição do segundo March 701 da Policar.
Encontra-se este com saída iminente e é com bastante agrado que veremos a chegada deste March inscrito por Ken Tyrrell e vestido com a característica côr azul da que viria mesmo a ser mais tarde, um consagrado team no seio do Campeonato do Mundo de Formula 1.
 A principal diferença existente entre este e o da primeira edição, para além da óbvia decoração, encontra-se na parte exterior do habitáculo, onde a parte correspondente ao pára-brisas se prolonga até ao roll-bar e que acabava por proporcionar uma melhoria aerodinâmica, mas também proporcionava uma optimização do apoio de cabeça.
 A recolocação dos retrovisores foi outra realidade distintiva entre ambas as versões, passando agora a encontrarem-se mais recuados.

 Como crítica, apenas apontar a ausência da lâmina deflectora aerodinâmica que surge na côr prateada, à saída do escoamento de ar do radiador frontal.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

O que nos aprontará a Slot.It?


 Os Alfa Romeo 155 V6 TI, parece estarem a ser por parte da Slot.It, alvo de várias evoluções. Depois de nos terem feito chegar a versão de 93/94, estamos prestes a vêr uma das mais evoluídas versões deste modelo, ou seja, o modelo que militou no campeonato DTM em 1996.

Mas pelo caminho e ao que parece, bem poderemos contar também com as versões de 1995 e 1994. As distinções são mais fácilmente observáveis no design do spoiler frontal.
Em baixo, a imagem que antecipava o Alfa que hoje já conhecemos.
 Na traseira, entre a versão de 1994 e a de 1996, a diferença faz-se sobretudo ao nível dos difusores e da colocação dos escapes. Lateralmente a zona das embaladeiras também é motivo de diferenciação entre ambas as versões.

 Não deverá estar a tardar a chegada do Toyota de Grupo C cauda longa, onde o aileron surge agora integrado no capôt traseiro, já que este nos foi dado a conhecer à sensivelmente um ano.
 Esta fase de prototipagem mostra-nos uma carroçaria bastante translucida, o que invoca a ideia de um belo trabalho no capítulo do seu peso.

Talvez numa estratégia comercial, encontra-se também atrasado mais um dos Porsche 962 vencedor de Le Mans sob as côres da "Rothmans", isto porque não será por falta de molde que ainda não terá visto a luz do dia. Anunciado já há muito, começa já a fazer ferver os adeptos desta marca. Note-se que no anuncio desta edição, surgia este Porsche em versão cauda curta (KH), mas na versão acima mostrada, encontra-se já devidamente representado, na sua versão cauda longa (LH).