sábado, 29 de setembro de 2018

Lola B12/80 - Slot.It

A Slot.It vai editar a versão "Gulf" do Lola B12/80, naquele que é o segundo destes modelos, depois de o ter feito com a bonita versão "Lotus" decorado a preto e dourado, a fazer lembrar as versões da Lotus na Formula 1, sob a decoração da "John Player Special".

 Embora se tratem de modelos rigorosamente iguais, se pensar-mos em termos de competição slot, será mais aconselhavel optar-se pela versão que agora vem, porque modelo s negros sobre pistas negras, levantam sempre a questão de se tornarem carros cansativos para quem os pilota.
 Como modelo podemos atestar a sua elevada correcção de linhas e enquanto modelo dinâmico, será talvez o melhor de todos os LMP de origem Slot.It, usufruindo de uma carroçaria que lhe permite extrema flexibilidade, dados os seus dois pontos de ligação entre as secções frontal e traseira.
 A extrema leveza da sua carroçaria é outro dos notáveis pontos a considerar para o elevado desempenho deste modelo. O único reparo a fazer e que se dirige à totalidade dos modelos da categoria LMP deste fabricante, prende-se com o conceito desenvolvido para o seu ímpar patilhão. Entende-se o seu surgimento, dado o novo designe das frentes destes modelos, qacabaram por condicionar a utilização dos mais convencionais patilhões. Contudo, o desagrado dos praticantes, é geral.

 Mas em pista não há dúvida, não encontra opositor à sua altura, a menos que se virem para outros fabricantes, mas ainda assim não será fácil.

 Bonito e bela máquina.

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

O último dos vencedores de Le Mans - Slot.It

Faz já algum tempo que a Slot.It não nos presenteava com um vencedor de Le Mans e que se integram estes numa específica temática por si levada a cabo há já uns anos, correspondendo ao Audi R8 vencedor de Le Mans no ano 2000, a sua última realização chegada até nós.

Mas chegou agora a vez da edição do vencedor de 1987 dessa prova, no que será talvez o mais bonito de todos os Porsche 956/962 com a familiar decoração da "Rothmans".
 E se inicialmente as embalagens em cartão eram representadas invariavelmente com a mesma coloração laranja, a partir de determinada altura, estas começaram a ser decoradas de acordo com a coloração do correspondente modelo. E no caso que brevemente nos chegará, estaremos também perante uma das mais originais e melhor conseguidas embalagens.

 E este Porsche é sem dúvida um dos mais bonitos exemplares até nós chegados, relativos a esta clássica francesa.




Outros exemplares desta mesma série.















Será que o próximo vai ser o Toyota?

Nem só de Formula 1 vive a Policar

 Enquanto não nos chega o há muito esperado Ferrari de Formula 1 por parte da Policar, é-nos aventada outra boa notícia, com a disponibilização das imagens de um avançado protótipo do Ferrari 330 P4, ou vulgarmente apelidado de apenas, Ferrari P4.
 De magnífico aspecto, ficará um pouco aquém do desejado a reprodução das jantes, algo que entre a Slot.It muito raramente se acerta.
 E percebe-se desde já que que serão várias as reproduções a trazer para o mercado, dada a existência de dois distintos tipos de jantes mostradas.
Será este talvez, um dos mais esperados modelos de slot de última geração de slot cars, pois temos desde já a certeza de que dele poderemos contar enquanto modelo de competição. Dos P4 já existentes no mercado, pouco mais do que modelos de estante se poderia extrair deles, mas agora, bem, agora a conversa irá ser outra...

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Uma família de luxo. - Ferrari 512 BB - Sideways

Ainda inserido no mesmo espírito dos modelos de Grupo 5, a Sideways editou já alguns Ferrari 512 BB, uma máquina de linhas extraordinárias, mas que nunca terá chegado a expressar em resultados a boa imagem que transmite.
O seu terreno de eleição terá sido Le Mans, ajudado por uma carroçaria que aproveitava em velocidade as grandes rectas ali existentes.

 Mas por várias razões, nunca estes monstros chegaram a conseguir impôr-se, também por culpa de ser um dos terrenos mais cobiçados pela maioria dos fabricantes, onde a concorrência era sempre de enorme respeito.
 Mas a sua silhueta perpetuar-se-à, dada a extrema beleza e imponência que este 512 impôe.

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Uma bela família italiana - Lancia - Sideways


Pelas produções da Sideways, podemos hoje desfrutar de belos exemplares de Grupo 5 da italiana Lancia. Os Lancia Stratos de Gr.5 chegaram até nós na sua versão Test Car e de duas participações no Giro d'Itália, de onde sairia com o ceptro maior no ano de 1976, através dos pilotos C. Facetti / P. Sodano e sob as côres do patrocínador "Marlboro".
Mas a família evoluiu e o Startos acabaria por dar lugar ao Lancia Beta, igualmente na sua mais brutal evolução de Gr. 5. Também este modelo acabaria por se ver na lista de inscritos do Giro d'Itália e agora este fabricante acabaria por nos presentear com a versão tripulada por G. Villeneuve / W. Rohrl, onde com o número 576 participaria sob as côres da "Alitália" no ano de 1979.
Mas o modelo Beta acabaria por ser um pouco mais glorioso do que o seu antecessor, pelo que existem mais versões sobre este modelo, já que as suas participações acabariam por ser em maior quantidade.
Com o modelo sob as côres da "Fruit Of The Loom", H. Heyer acabaria mesmo por se sagrar campeão do campeonato alemão DRM no ano de 1980.

 Mas acabaria por ser sob as côres da "Martini" que este modelo acabaria por conseguir maior protagonismo, não pelo êxito que esse não chegou a ser consumado, mas por questões estéticas e por ter pertencido à extensa lista de participantes da edição de 1981 em Le Mans.
Lamenta-se a inexistência do terceiro elemento desta equipa nessa mesma edição, mas talvez esteja no programa de intenções fazê-lo chegar um dia, até nós.

 Uma das primeiras versões deste Beta, terá sido nos 1000 Km de Nurburgring no ano de 1979, através dos pilotos R. Patrese / W. Rohrl.
 Uma pequena família de Gr.5, mas plena de história a atravessar duas gerações de modelos.