sábado, 13 de outubro de 2018

Policar - Ferrari F40

 Encontra-se para breve a chegada do terceiro Ferrari F40 por parte da POLICAR. Com uma decoração apoiada no patrocinador "Pilot", poderá numa vista descontraída levar-nos a pensar tratar-se de uma versão já trazida até nós pela Slot.It. Mas enquanto essa era referente à participação de Le Mans, agora vai chegar-nos a versão do segundo classificado na prova de Silverstone do mesmo ano.
Em baixo o modelo de origem Slot.It, onde por comparação será possível observarem-se as diferenças das duas decorações. Quanto aos modelos em si, tratam-se exactamente da mesma versão, pelo que não haverá a apontar qualquer distinção entre ambos.
A apontar como erro, poderemos referir a falta de profundidade do centro das suas jantes, mas afinal, um erro permanente nas reproduções apoiadas nas criações da Slot.It e ainda a falta de pintura preta na parte inferior do lábio frontal, bem como a falta dos esticadores que suportam esse mesmo lábio.

Em baixo mostram-se as duas anteriores edições, onde no primeiro se regista um capôt frontal de três lâminas e no segundo, a existência de jantes de desenho diferente.


E graças à Policar vamos podendo desfrutar de variados modelos Ferrari, no panorama dos slot car.

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Thunder Slot - Mais um Lola T70 Spyder

 Para além de bonito, este novo Lola T70 Spyder da Thunder Slot tripulado por Mário Andretti em Road América no ano de 1968, pouco mais vem acrescentar às anteriores edições.
 Para além de um lindo azul claro meio metalizado e baço, poderemos distinguir esta terceira versão editada, pela aplicação dos escapes na parte superior do capôt-motor, juntamente com uma nova tomada de ar ali existente e de uma nova representação do motor, já que se trata agora de uma motorização de origem Ford, ao invés dos anteriores Chevrolet.
 A pala aerodinâmica existente na extremidade mais recuada desse mesmo capôt, apresenta agora um pequeno recorte para que o conjunto dos escapes ultrapasse os limites da carroçaria. Mas na verdade, o recorte deverá existir, mas os escapes não deveriam ultrapassar a medida do capôt.
Mas apesar do agradável aspecto que nos é apresentado nesta nova edição, trata-se afinal da mais mal retratada versão deste Lola Spyder. As cavas das rodas foram totalmente modificadas relativamente à versão original, mas foram mantidas no mino-modelo. A parte correspondente à tomada de ar do motor, assim como os próprios escapes, deveriam surgir na côr branca e não a cinza como se encontram. A frente do modelo deveria ter perdido as duas bocas redondas abaixo da zona dos faróis e a grande lâmina aerodinâmica da secção frontal, deveria ser mais curta, não se prolongando até às extremidades. E fiquemos por aqui, porque a nível de pormenores muito mais haveria a acrescentar.
E esta frente verdadeiramente remodelada confere a este Lola uma imagem bem distinta da das suas versões de série. Contudo, a reprodução do mini-modelo que mantém todos os traços da sua originalidade, acaba por falsear em absoluto essa nova imagem.
 E pela adopção da nova localização dos escapes sobre o capôt,  acontece que nas aberturas inferiores por onde nas anteriores versões surgiam os escapes, existem agora redes também elas inventadas, que nos impossibilitam de ver para lá do limite do mesmo capôt.

E com esta absoluta falta de exactidão de reprodução, acabamos por ter a partir da alteração dos escapes, uma versão em tudo igual às dos seus antecessores deste mesmo fabricante.
 A imagem inferior permite-nos observar as duas distintas localizações dos escapes.
 Mecânicamente encontramo-nos perante uma comprovada fórmula de êxito na categoria dos modelos Sport Protótipos Clássicos, ainda que na verdade estes façam parte do reduzido número de modelos específicos de Can-Am.
 E quando levados à balança, também nos fica a certeza de se tratarem dos mais leves modelos desta categoria, mas a outra certeza que se constacta, é de que o mais recente membro, é dos três o mais pesado.
 Mas a diferença de 0,7 gr não poderá ser considerada uma questão crítica, uma vez que em termos de preparação, de acordo com as opções dos elementos escolhidos, poderemos perder mais ou ficar a ganhar.
A restante mecânica mantém-se, pelo que poderemos juntar este, ao restrito núcleo de Clássicos voadores.

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Os Porsche 917K e o Porsche 917K/81 - Le Mans Miniatures

 O ano de 1981 viu o inédito facto de se poder assistir ao renascer de um "mito", através da intervenção dos irmãos Kremer. O surgimento do regulamento dos Grupo C, aguçou o interesse daqueles irmãos que de imediato solicitaram autorização e os planos do antigo Porsche 917 à Porsche, ao que terão sido correspondidos pela marca a refazer um histórico modelo devidamente actualizado à nova realidade.
 E assim, o mundo terá visto com imenso interesse e curiosidade a chegada deste bonito 917K/81, correspondendo o 81 da nova designação, ao ano da sua participação nas pistas. Infelizmente o desejado êxito não lhe terá seguido o exemplo, mas para a história fica este extraordinário marco de um modelo ter existido e participado na mesma prova em que 10 antes havia sido o herói maior da mesma prova.de Le Mans.
 E através da Le Mans Miniatures, temos também o privilégio de dele podermos desfrutar no mundo dos slot car.
As aperfeiçoadas linhas deste renascido ícone da Porsche que dispõe pela primeira vez de um aileron, encontram-se extremamente bem reproduzidas. Apenas a merecer reparo, está a forma como este fabricante interpretou a cava das rodas traseiras, que deveriam na totalidade acompanhar a forma arredondada das rodas e não cortar a direito e na horizontal, na sua parte superior. Algo absolutamente incompreensível.

 No restante, podemos afirmar que estamos perante mais uma peça de luxo por parte deste fabricante francês. onde a totalidade dos pormenores foi perfeitamente retratada, não faltando os pilotos iluminadores, corta-corrente, manípulo de extinção, piscas laterais, tudo no devido local e proporcionado.
E assim, através deste e de outros fabricantes, acabamos por poder desfrutar da quase totalidade das versões 917K enquanto modelos dinâmicos de slot à escala 1/32.

 Da Fly e NSR não faltou a mais histórica de todas as versões, pois foi através deste Porsche 917 vermelho do Team Salzburg que foi conseguida a primeira vitória da marca na mais importante e significativa prova do mundo do desporto motorizado, as 24 Horas de Le Mans. No caso da NSR, este fazia-se acompanhar do segundo modelo desta equipa em Le Mans.

 Dos mesmos fabricantes, vimos também chegar o segundo Porsche vencedor de Le Mans.

Por parte da Fly, pôde-se ver chegar ao mercado um dos mais belos conjuntos, que integrou os três participantes em Le Mans no ano de 1970 do histórico team de John Wyer.
Também duma edição especial e ainda do mesmo fabricante, o 917K com o dorsal 20, numa colecção alusiva ao piloto cineasta, Steve McQueen.
 A NSR trouxe-nos este mesmo modelo.

 Da Fly, chegou-nos outra preciosa representação, com a edição do modelo 21 também participante da edição de 1970, mas aqui na versão que serviu para rodar parte do melhor filme de sempre sobre a competição automóvel e levado a cabo numa hercúlea tarefa por Steve McQueen, que foi rodado também com modelos participantes oficialmente nessa prova.


 O bonito Porsche com as côres do "Team Gunston" foi também trabalhado pelos mesmo dois fabricantes.

 Outros exemplares igualmente interessantes acabaram por chegar por parte tanto da Fly como da NSR.




E depois disto não se poderão os "Porschistas" queixar da falta de um dos mais importantes modelos da marca, já que foi objecto de retrato por parte de alguns dos melhores fazedores de modelos de slot, tanto no capítulo da maqueta, como da dinâmica. E eu sou um deles...

terça-feira, 2 de outubro de 2018

20 Anos Slot.It - Duas décadas de sucesso

Foi a 21 de Setembro do ano de 1998 que a associação formada por Maurizio Ferrari e Maurizio Gibertoni os levaria a fundar a empresa "Galileo Engineering", empresa da qual nasceria a Slot.It, que se dedicaria numa primeira fase à edição de acessórios para o mundo dos slot car, como cremalheiras e pinhões, num crescendo tecnológico que acabaria por catapultá-la mesmo ao patamar máximo no ano de 2002, quando editaram o seu primeiro modelo de slot, um Audi R8C totalmente negro, que terá recebido mais tarde algumas evoluções mas também decorações.
 Sabemos que este modelo da Audi terá sido a escolha para o seu primeiro modelo, pela grande paixão nutrida por Maurizio Ferrari sobre aquela estilizada silhueta. No entanto, a falta de um grande historial à volta deste Audi R8C, tê-lo à remetido à edição de versões de teste e de treinos e participação nas 24 Horas de Le Mans, limitando-lhe assim um grande leque de possibilidade de edições sobre esta mesma base.




Mas no ano de 2012 comemorava-se o 10º aniversário do lançamente deste Audi, o que levou a que a Slot.It o relembrasse na forma de uma edição especial e limitada a 3000 exemplares.

 Trata-se de uma versão cromada e de decoração estilizada onde não falta o logo do fabricante e a bandeira do país de origem deste fabricante e onde no dorsal do mesmo surge o número 10, numa clara alusão ao 10º aniversário da sua primeira edição.
 Uma caixa de cartão prata e característica das suas edições especiais, serve também a este modelo como sua embalagem.
 Mas a limitação e falta de possibilidade de rentabilidade deste molde através de multiplas edições, terá talvez marcado a Slot.It, que terá tido no seu segundo modelo editado, um dos mais marcantes e rentáveis da sua linha, quando nos fez chegar a série de Porsche 956 e mais tarde, dos 962. Modelos de Grupo C muito bem aceites pelos praticantes desta modalidade, continua ainda hoje a marcar um lugar de destaque de entre as criações deste fabricante.

 E foi com estas duas versões do Porsche 956 LH  que terá de facto ganho muita força a Slot.It, pois para além de se tratarem de modelos muito bem aceites, eram também altamente competitivos, o que proporcionava aos praticantes sucesso garantido.

E trata-se esta aposta da mais acertada e que tem marcado a evolução da Slot.It mas também deste próprio modelo que viu já uma infinidade de evoluções onde vimos mesmo chegar os 962 IMSA.
Segue-se abaixo uma amostragem de alguns desses modelos duma bela linhagem bem explorada por este fabricante.













Mas para além da séria aposta recaída nos modelos de Grupo C, ouve a ousadia de entrar por outros domínios, também eles muito apreciados pelos praticantes, como terá sido o caso dos modelos Sport Protótipos Clássicos, algo que despertava um nostálgico sentimento entre um grande número de aficionados.
O Ferrari 312 PB dava o pontapé de saída numa clara aposta ganha, tanto por ter nascido de imediato competitivo, mas porque também não faltam adeptos desta marca.

 Outras marcas e modelos têm vindo a fazer aumentar o leque deste segmento, enriquecendo grelhas de notável variedade e número de participantes.



 Mas as apostas da Slot.It passaram a ser diversas e sempre com elevado sucesso, graças à incrível capacidade denotada para mostrar modelos cada vez mais capazes.



 Mas fabricar modelos de competição não é tudo quanto preencha as suas necessidades, pois o grau de exigência é contínuo e elevado enquanto construtor e impõe-se que sejam réplicas o mais fidedignas possível, o que os levou mesmo ao desenvolvimento de um sistema de tracção 4X4 notável, pois funciona nas rodas da frente apenas e enquanto em potência, deixando as rodas livres assim que deixe de se acelerar. Trata-se de algo nunca antes visto nesta escala de modelos eléctricos.
Foi aplicado de série no primeiro Audi R18 e-tron Quattro, com igual aplicação nos Alfa Romeo 155 e Opel Calibra da sua série DTM, mas aqui a título opcional.



E os modelos DTM, poderemos dizer que são a sua última aposta e a actual coqueluche da companhia. A introdução do Alfa Romeo 155V6 Ti, do Opel Calibra e dentro em pouco dos Mercedes 190E, trazem uma nova linha de competição bastante apelativa e que tem já os seus sérios adeptos.

Em 2016 renasce através da empresa "Galileo Engineering" a marca Policar e com ela, mais um apaixonado tema à volta dos carros e dos carrinhos de slot. Sempre apreciados, os Formula 1 Clássicos são uma nova força motriz para que a Slot.It deite uma vez mais mãos-à-obra e desenvolva apaixonados modelos eléctricos motorizados. E uma vez mais, aposta tudo, trazendo outro revolucionário sistema até nós. Com o objectivo de não deformar as belas réplicas dos motores que equipavam estes carros verdadeiros, vê-se a Slot.It obrigada a apurado estudo, de forma a miniaturizar todo o sistema de engrenagem que transforma a energia do seu micro-motor, em potência no eixo traseiro.
 E consegue-o com pleno êxito, através de uma revolucionária desmultiplicação que não compromete nem a velocidade, nem a travagem. Pelo contrário, tratam-se de modelos agradáveis e plenos de performances.

 Iniciou-se esta série com os Lotus 72 tendo a continuidade acontecido através do March 701 e ao que se espera para breve, Ferrari B2.
 

Temos então de dar os parabéns a um fabricante cuja marca na modalidade tem sido pautada pelo sucesso e apostas sempre no melhor caminho. Foram para nós 20 anos de boas surpresas com a certeza de que muitas mais virão.
Muitos parabéns Slot.It, pelo imenso percurso que tem feito e pelo que nos tem também proporcionado através das suas belas máquinas e inesquecíveis momentos.