quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

BRM, em grande ...As novidades

 Enquanto por cá se ultimam os preparativos para o esperado campeonato de Grupo 2 à escala 1/24 com base nos modelos 1300 dos fabricantes BRM/TTS, são dadas a conhecer algumas das iniciativas que estes fabricantes se aprontam para fazer chegar ao mercado.
 Mas estes "grandes pequerruchos" começam até a despertar já o interesse de alguns pilotos à algum tempo afastados destas lides. O prazer de pilotagem que nos proporcionam, acrescido da belíssima imagem que nos transmitem, fazem acordar saudosas imagens que mantemos ainda gravadas e bem vivas nos nossos cérebros à umas décadas.
Os primeiros testes em pista Carrera começaram a fornecer alguns dados importantes para a organização deste campeonato de que muito se espera.
 E como se não bastasse, este fabricante teima em acicatar-nos essas vivências, aprontando-se para nos espetar mais uma farpa daquelas que deixam marcas bem vivas. Pois não demorará muito e para o reino dos nossos "pequeninos" acabará também por chegar o Autobianchi A112 Abarth. E não sabemos o que poderemos esperar mais, mas se nos surgirem o 1275 GT, o Hillman Imp, o Ford Anglia, enfim, uma mão cheia de inesperadas máquinas, já não será de nos espantar-mos.

 Mas encontrando-se para breve a chegada do já anunciado Ford Escort MK I, este fabricante anuncia também e tal como antecipadamente previra-mos, a edição do Alfa Romeo Giulia GTA e do BMW 2002. Mas talvez antes disso, surgirão novas versões tanto do Renault R8 Gordini e também do Mini Cooper 1300.
 Mas agora o interesse despertado entre os aficionados, começou a centra-se nos mais encorpados modelos de Grupo 2, onde uma das maiores surpresas acontece com a chegada ainda no decorrer deste ano, do Opel Kadett GTE, algo que de facto não prevíramos.
 Mas talvez o maior interesse se fique mesmo nos modelos italiano e alemão, aqueles que terão deixado os registos mais significativos no seio das grandes competições do mundo automóvel.
 E enquanto isso, mais lá para o final do ano, veremos também o renascer dos Grupo C por parte da BRM, com a chegada do Porsche 962 CK.
Mas para já, o que nos faz manter mais despertos, são mesmo os novos pequerruchos.

domingo, 27 de janeiro de 2019

Campeonato Grupo C - E vão três para Miguel Guerreiro

 Se as provas neste clube vimaranense do Guimarães Slot Clube são vividas com muito calôr humano, é também uma certeza que o convívio é um complemento muito valorizado pelos participantes que ali militam.
 E disso faz até parte, um serviço de bar exemplarmente levado a cabo por Miguel Antunes, mas sempre com a colaboração dos seus parceiros de clube.

 E para a prova as expectativas eram elevadíssimas, onde se contava com desempenhos de elevado nível por parte de Miguel Guerreiro, a ter que defender a sua honra após as vitórias conseguidas nas duas anteriores provas e onde se tentava perceber até onde poderia ir José Pedro Vieira, Marco Silva, Filipe Vinagreiro, Filipe Carreiro, Ricardo Moura, Miguel Sousa e Paulo Marques.
 Com dezasseis pilotos presentes, era Albano Fernandes e António Lafuente que se faziam mais notar pelas suas ausências, estando contudo reunido um bom lote de pilotos, capazes de garantir mais uma animada jornada.

 E iniciada a batalha, os quatro primeiros classificados da primeira calha bem demonstravam ao que vinham, com Marco Silva a mostrar-se imediatamente como um dos grandes potenciais vencedores da jornada, logo seguido de Miguel Guerreiro e Miguel Sousa com menos uma volta e José Pedro Vieira em quarto, apesar do seu início menos conseguido.

 À medida que entravam novos pilotos, pela estrutura da prova que recorre à opção das calhas virtuais, a gestão conseguida por computador, ía-nos dando a ideia dos potenciais dominadores desta terceira prova. E ficava claro, que para além dos quatro primeiros anteriormente mencionados, também Filipe Carreiro, Paulo Marques e Filipe Vinagreiro se queriam sem complexos, imiscuir na batalha pela conquista do ceptro maior.

 Frasco Leite começava também a surpreender aparecendo nas posições cimeiras, enquanto pelo contrário, Ricardo Moura começava a ficar aquém do resultado da sua segunda prova, onde havia conseguido a quarta posição final.


 E nas posições cimeiras, enquanto Marco Silva se via a perder terreno, era José Pedro Vieira que assumia a liderança, logo seguido de Miguel Guerreiro. Filipe Vinagreiro e Filipe Carreiro não desarmavam também, enquanto Paulo Marques parecia estar a perder alguma da performance demonstrada na anterior jornada.
 E a intensidade das lutas era de tal forma, que a incerteza comprometia um vaticínio antecipado quanto a um provável vencedor. E víamos assim, Miguel Guerreiro a pular para o topo da tabela de classificação, enquanto entre José Pedro Vieira e Marco Silva a luta prometia manter-se até final, mas sempre com Filipe Vinagreiro a espreitar o primeiro dos deslizes.
 Mas para baixo, no meio da tabela, o equilíbrio parecia igualmente ser uma constante, com Frasco Leite, Rui Mota, Miguel Sousa, Bruno Magalhães e Damião Castro a deixarem no ar a mesma incerteza.
 E com luta quase até ao final, Miguel Guerreiro acabaria uma vez mais e pela terceira vez em três provas, por se impôr, logo seguido por três pilotos com o mesmo número de voltas e onde José Pedro Vieira acabaria por levar a melhor sobre Filipe Vinagreiro e Marco Silva respectivamente, o que veio comprovar o elevado nível competitivo que ali se viveu. E do quinto ao décimo primeiro lugar as diferenças acabariam também por ser mínimas, onde Filipe Carreiro encabeçaria o lote destas posições. Miguel Antunes ocupou confortavelmente a décima segunda posição, seguido de Domingos Vinagreiro, Ricardo Moura, José Augusto e André Ferreira.
 Mais uma jornada de luxo e em que Miguel Guerreiro terá dado um verdadeiro passo no sentido da conquista do título nesta categoria.
 E na próxima quinta-feira lá estarão os suspeitos do costume e sempre com o mesmo espírito de luta aguerrida que se tem visto até agora e onde o aparecimento de alguém atrevido que lhes queira fazer frente, será sempre bem visto.

John Player Special Collection - A vez do Porsche 935 K2

  Enquanto não nos chega o bonito Porsche 935 do "Team Brumos", a Sideways faz-nos chegar enriquecendo a sua série "John Player Special Collection" o Porsche 935 K2.
 Série iniciada com a sua primeira criação dos modelos de Grupo 5, o Ford Capri Zakspeed, temos assistido à continuidade desta série, à medida que vão surgindo mais modelos desta fantástica categoria.



 E se Ford Capri, BMW M1, Ferrari 512 BB, e Porsche 935/78 "Moby Dick" se serviam apenas das côres preta e dourada, à excepção da introdução de metade da bandeira do Reino Unido nalguns deles que acrescia algum colorido mais, já o BMW 3.20 acabaria por ser enriquecido com o acréscimo da côr azul nos números, assistindo-se agora agora no recém chegado Porsche 935 K2, ao surgimento da côr vermelha à frente e atrás, com a inclusão do sponsor "Total" nessas zonas.
 Se em parte o coloca de certa forma fora do padrão a que nos habituaram, é verdade que a inclusão desta côr lhe conferiu uma nova estética de enorme agradabilidade. E o que depois disto poderemos esperar? Mais côres, ou o retorno à mais convencional estrutura cromática da Jonh Player Special?

Chega ao mercado um pequeno tesouro - Scalextric/Superslot

 Pois podem até nem ser grandes máquinas, o que não são mesmo. Podem até estar sem qualquer brilho, o que é uma verdade. Mas a verdade mesmo, é que não existirá ninguém que lhes fique indiferente.
 Pelas produções da Scalextric/Superslot, chegou ao mercado este Set composto por um Volkswagen carocha e uma carrinha Volkswagen "pão de forma", com a extraordinária representação com que a natureza normalmente ornamenta os carros que são dados ao desleixo.
 Uma perfeita simulação de ferrugem foi a aposta deste fabricante em cada um dos modelos, para assim conseguir uma invulgar imagem sobre as suas produções de slot car. O realismo conseguido é absolutamente notável, mas se não fará parte dos horizontes da totalidade dos apaixonados da modalidade, será no entanto certo que existirão aqueles que não deixarão passar em claro esta notável obra de arte exposta neste conjunto.

 Simulação de ferrugem associada a pinturas gastas pelo sol absolutamente e desprovidas de brilho, conferem a cada um deles a perfeita noção de velharia que alguns carros apresentam.
 Uma pena é o facto de não se ter retratado da mesma forma, o estado de degradação ao nível das suas jantes, tampões e pneus. Também as partes cromadas dos pára-choques, piscas, aros dos faróis e retrovisores no modelo carocha, poderiam apresentar algum do seu natural brilho a emergir nalguns locais de ferrugem, assim como os frisos existente que na realidade são em alumínio polido, teriam também merecido um tratamento mais realista, visto por exemplo o alumínio sofrer apenas oxidação, o que na realidade passa por uma perda de brilho e não pela mudança de côr, tal como surge afinal representado.

Mas no computo geral,  é verdade que nos encontramos perante um verdadeiro tesouro capaz de surpreender qualquer um.
Parabéns pela ideia e excelência da qualidade do trabalho apresentado.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Campeonato Grupo C - Miguel Guerreiro a bisar - Guimarães Slot Clube

 Foi quinta-feira passada que o Guimarães Slot Clube recebeu para a segunda jornada do Campeonato de Grupo C, os apaixonados participantes deste disputado campeonato.
 E iniciada a prova, a primeira surpresa era protagonizada por José Pedro Vieira que ao atingir as 29 voltas, deixava no ar, que ali se encontrava para a discussão pela vitória absoluta. Mas um fio solto, acabaria por hipotecar as ambições deste piloto bracarense. E com o seu azar, outros pilotos acabariam por saltar para a linha da frente, onde destacamos o fabulosos desempenho de Miguel Guerreiro, que obteria uma categórica vitória com um Mazda,
Mas Marco Silva cuja aposta recaíra na participação com um Nissan, mostrou-se igualmente capaz de performances notáveis, o que o levaria à segunda posição final. Mas era Paulo Marques igualmente em Mazda, o recentemente regressado e que se iniciara apenas na primeira das provas deste campeonato, era sem dúvida alguma, a maior das surpresas. E venha de lá mais algum calo na pilotagem e dentro  de pouco tempo te-lo-emos a fazer estragos sérios. Mas a sua particpação, culminaria com a obtenção da notável terceira posição.
 E do quarto ao décimo lugar, as distâncias entre cada um dos pilotos fazia-se pela diferença mínima. Prova-se assim o quanto disputada foi mais esta jornada, num campeonato em que o equilíbrio é uma realidade.
 Alguns azares terão definido prestações menos conseguidas, mas certamente serão regularizadas para as provas que se segurão, com a primeira a acontecer já quinta-feira.

 No pódio dos modelos, a surpresa acontece por terem sido desta vez os Mazda a impôr-se aos rivais Nissan, afinal, aqueles que consideramos como os mais eficiantes Grupo C.