domingo, 5 de abril de 2020

Arrow Slot, mais uma marca que desapareceu.

 Arrow Slot, marca de slot car propriedade de Albert Atienza, foi uma marca catalã que teve um período de vida extremamente curto.
 No entanto, foi tempo suficiente para ficar enquanto aficionado pela modalidade, com saudosa esperança de que um dia retome a actividade. A sua obra foi de qualidade suprema, tanto ao nível da maqueta dos dois modelos produzidos, como pela potêncial eficiência dinâmica que de cada um deles se consegue extrair.
 O Saleen S7R foi o primeiro dos dois a chegar ao mercado, sendo que numa primeira fase, apenas disponível em forma de kit e onde todo o interior e cristais, tanto dos vidros como das ópticas se encontravam reproduzidos em lexan. Estava em causa a diminuição do peso, mas uma opção que acabaria por esbarrar em alguns regulamentos que obrigavam os vidros a ser em plástico duro.
A verdade é que apesar da extensão da traseira que este modelo apresenta, é duma eficácia surpreendente. Acabariam por ser editados acessórios de outra rigidez, bem como o próprio modelo completamente montado. Que tenha conhecimento, apenas uma decoração acabaria por entrar no mercado.
 Já o segundo modelo, uma extraordinária reprodução do BMW V12 LMR, esse chegou-nos ao mercado em simultâneo, tanto montado como em kit.
 Mas antes do colapso deste saudoso fabricante, a Scaleauto deitaria ainda a mão à parte da estrutura que suporta a mecânica. Falo do chassis.
 A Scaleauto acabaria por desenvolver chassis tanto para o Saleen como para o BMW segundo a técnica 3D, onde a questão da redução de peso terá sido levada ao extremo e em que não foram descurados os pormenores fundamentais que os modelos modernos requerem para a totalidade das afinações, permitindo também assim a possibilidade da montagem do motor em berço independente e posição inline ou anglewinder, além da natural possibilidade de montagem de suspensões.
 E a verdade é que na categoria GT onde os regulamentos permitem a sua participação, acabam por ser os carros dominadores.
 Já na categoria de LMP, embora o BMW se sinta à vontade na disputa pelas vitórias, aqui acaba por sentir grande oposição por parte do Radical de origem também Scaleauto e do Toyota GT One, um modelo reaproveitado também pela Scaleauto depois de ter nascido como Proslot, mas repartindo o chassis com o Radical.
 Uma pena, sobretudo porque se tratavam de modelos que satisfaziam plenamente praticantes e coleccionadores, tanto pela eficaz dinâmica demonstrada, como pela qualidade da realização de cada um dos modelos apresenta.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Alguns, menos comuns....

Em 1994, Le Mans recebia o regresso da Bugatti e este era feito através do extraordinário EB110 SS.
  A Scalextric/SCX trouxe-nos a seu tempo, este raro participante de Le Mans, não tendo também ao nível dos slot car conseguido o pretendido êxito.

 Mas tal como na versão à escala 1/1, encontra-se também este munido de tracção integral, conseguida através da extensão do veio do motor para a frente e montando-se cremalheiras em ambos os eixos.

 Através das produções Le Mans Miatures, chegou também aos slot car o Bugatti 57S Tank, vencedor da mesma clássica no ano de 1939. De realização extremamente aprimorada, esta autêntica obra-de-arte merece plena conservação nas estantes dos coleccionadores.

  Da Hobby Slot Clasicos uma preciosidade, sobretudo para os portugueses amantes da modalidade. Trata-se do Citroën DS Proto com que Francisco Romãozinho, piloto recentemente falecido,  participou na edição de 1972 do Rali TAP. Trata-se de uma edição numerada e limitada a 150 exemplares.





O Range Rover pilotado por Rané Metge e vencedor da edição de 1981 do Rali maratona Paris-Dakar, foi-nos também trazido pelas produções dedicadas ao mundo dos TT's, pela MSC, actual Scaleauto.


O Audi 90 Quattro IMSA deu cartas nos campeonato americanos e através da Scalextric, também podémos a seu tempo dele usufruir nos slot car.
 Esta máquina de invulgar largura, viu as suas participações no campeonato americano, acontecerem através de duas máquinas oficiais.
Mas a Scalextric, além dessas versões, apresentaria também uma versão sob as côres da "Yacco", algo inspirado no campeonato de turismo francês e que por essa razão, nunca terá existido neste verdadeiro monstro.
Mas encontra-se dotado tal como na realidade, de tracção às quatro rodas e ainda possui sistema de luzes.
Da parte do fabricante Ostorero, foi editado o primeiro vencedor da 500 milhas de Indianápolis.
 Trata-se de uma extraordinária réplica, onde os cuidados na sua realização foram extremamente bem conseguidos.
Mas de tão perfeita, será necessáriamente para colecção apenas, ou quando muito, uma voltinha para inglês vêr.

O único reparo a haver, será relativo à côr dos pneus, pois a avaliar pelas parcas imagens ainda sem côr do modelo real e da prova na época, os pneus deveriam ser brancos e não pretos como se apresenta na miniatura, mas também como está no modelo actualmente.




Sobre as edições Sideways

Há pouco tempo foi-nos dada a notícia de que a Sideways nos faria chegar ao mercado a sua última criação, o bombástico Nissan Skyline, na sua versão de participação na pista de Kyalami, África do Sul, ano ano de 1982.
 Por imperativos da calamidade pela qual nos encontramos todos a passar, a expectativa agudiza-se visto não vermos o dia em que esta imponente máquina chega às pistas de slot car.
 E enquanto em pulgas lá vamos aguardando, socorrendo-nos das imagens disponibilizadas pelo fabricante para poder continuar a sonhar com o dia em que possamos ver esta brutal máquina a desfilar nos terrenos para o qual foi projectado.
 E agora, enquanto isso, vamos podendo continuar a sonhar e a criar expectativas mais elevadas. Será que chegaremos a ver a evolução desta engenharia japonesa? A imagem de baixo mostra-nos um  Nissan que seria bem mais interessante para as nossas reduzidas competições, pois um aileron mais avançado, sobre a zona da mala e mais baixo ainda, colheriam benesses no hora de carregar no botão do cronómetro. Expectativa legítima? Bem, já assistimos nesta marca a algumas modificações de moldes, como são os casos das traseiras dos Ford Capri, do Porsche 935 "Moby Dick" ao nível de grelhas, dos BMW M1 e também dos BMW 3.20. Portanto, até pode ser que me ouçam....
Mas curioso e intrigante, é o anunciado Toyota Celica Turbo igualmente de Grupo 5, ter sido já mostrado em imagens de aparente carácter definitivo e mesmo antes de se pensar sériamente neste Nissan e nada sabermos ainda acerca da sua edição.

 Trata-se de um modelo de linhas mais sóbrias, não tão imponente quanto o seu irmão de bandeira, mas de igual e inegável interesse.
 De linhas mais fluídas e sóbrias, tornam-no num modelo de elegância invulgar no campo das versões de Grupo 5.
 Agora, venha de lá o anúncio da sua chegada.