domingo, 5 de abril de 2020

Arrow Slot, mais uma marca que desapareceu.

 Arrow Slot, marca de slot car propriedade de Albert Atienza, foi uma marca catalã que teve um período de vida extremamente curto.
 No entanto, foi tempo suficiente para ficar enquanto aficionado pela modalidade, com saudosa esperança de que um dia retome a actividade. A sua obra foi de qualidade suprema, tanto ao nível da maqueta dos dois modelos produzidos, como pela potêncial eficiência dinâmica que de cada um deles se consegue extrair.
 O Saleen S7R foi o primeiro dos dois a chegar ao mercado, sendo que numa primeira fase, apenas disponível em forma de kit e onde todo o interior e cristais, tanto dos vidros como das ópticas se encontravam reproduzidos em lexan. Estava em causa a diminuição do peso, mas uma opção que acabaria por esbarrar em alguns regulamentos que obrigavam os vidros a ser em plástico duro.
A verdade é que apesar da extensão da traseira que este modelo apresenta, é duma eficácia surpreendente. Acabariam por ser editados acessórios de outra rigidez, bem como o próprio modelo completamente montado. Que tenha conhecimento, apenas uma decoração acabaria por entrar no mercado.
 Já o segundo modelo, uma extraordinária reprodução do BMW V12 LMR, esse chegou-nos ao mercado em simultâneo, tanto montado como em kit.
 Mas antes do colapso deste saudoso fabricante, a Scaleauto deitaria ainda a mão à parte da estrutura que suporta a mecânica. Falo do chassis.
 A Scaleauto acabaria por desenvolver chassis tanto para o Saleen como para o BMW segundo a técnica 3D, onde a questão da redução de peso terá sido levada ao extremo e em que não foram descurados os pormenores fundamentais que os modelos modernos requerem para a totalidade das afinações, permitindo também assim a possibilidade da montagem do motor em berço independente e posição inline ou anglewinder, além da natural possibilidade de montagem de suspensões.
 E a verdade é que na categoria GT onde os regulamentos permitem a sua participação, acabam por ser os carros dominadores.
 Já na categoria de LMP, embora o BMW se sinta à vontade na disputa pelas vitórias, aqui acaba por sentir grande oposição por parte do Radical de origem também Scaleauto e do Toyota GT One, um modelo reaproveitado também pela Scaleauto depois de ter nascido como Proslot, mas repartindo o chassis com o Radical.
 Uma pena, sobretudo porque se tratavam de modelos que satisfaziam plenamente praticantes e coleccionadores, tanto pela eficaz dinâmica demonstrada, como pela qualidade da realização de cada um dos modelos apresenta.

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