sexta-feira, 17 de abril de 2020

O grande Armindo Araújo e o Mitsubishi da Avant Slot

 O nosso campeão do mundo de produção, Armindo Araújo, viu o seu belo Mitsubishi EVO X que lhe proporcionou esse título, reproduzido para o slot car.
Foi graças às produções da Avant Slot que tivemos a felicidade de poder usufruir desta bonita versão de um modelo que à escala reduzida, consegue ainda hoje registar resultados de relevo.

 A miniatura encontra-se bem reproduzida e com excelentes cuidados, com a excepção de se encontrar "propositadamente" demasiado alargada ao nível das suas vias, conseguindo-se com isso levar as cotas da largura dos eixos, para valores que conseguissem fazer deles, competitivos.
 Mas não podemos servir-nos disso para considerar a miniatura mal reproduzida, até porque terá sido ponderadamente programada essa deformação apenas.
O resultado geral é excelente, mas de interesse maior, sobretudo para nós portugueses pelo elevado resultado atingido por este piloto luso.
 Mas veio-me casualmente parar às mãos um cobiçado modelo dessa mesma referência, tendo mesmo já sido versado neste Blog na devida altura e pela mesma razão. Detentor de um indesejado erro pelo fabricante, assumi-o de imediato como dos modelos de colecção de que não me poderia desligar. Não tendo contudo conseguido nunca determinar o número exacto de unidades assim chegadas ao circuito comercial, mesmo após consultado o fabricante, é no entanto uma certeza ter sido em reduzido número, se não mesmo, único. Mas é uma questão que ficará sem resposta, por não haverem fontes capazes de o certificar.
 Os erros por vezes acontecem e fugindo ao controlo de qualidade, algumas indesejadas unidades por possuírem defeitos, acabam por chegar ao mercado tornando-se peças cobiçadas sobretudo pelos "caçadores" de raridades. E este exemplar veio por casualidade cá chegar. Mas afinal, qual o erro ou defeito a apontar?
 Trata-se de um erro de tampografia que aconteceu na capota. As faixas azul e vermelha, de um dos lados não chegaram a ser impressas. Por comparação com outro modelo dado como perfeito, percebe-se naturalmente a diferença.
Erros que fogem a quem controla estas coisas, mas que chegando ao cliente final, funcionam de modo contra natura, isto é, ao invés de serem produtos rejeitados, passam a ser alvo de cobiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário