quarta-feira, 29 de abril de 2020

Descubra as diferenças - Mini Scalextric

 O Mini da Scalextric na sua última evolução, teve criações tanto da marca mãe inglesa, como também da sua filial francesa. O que abordarei agora, são as diferenças existentes entre ambos.
E para começar, poderei referir que se a criação inglesas se pauta por uma infindável variedade de decorações sobre carroçarias de inúmeras côres, a edição francesa surge na exclusiva côr vermelha. Esse será o primeiro apontamento sobre uma carroçaria que se mostra em tudo, absolutamente igual à dos restantes Mini's ingleses.
Mas se através das carroçarias existem poucos apontamentos distintivos entre eles, aspectos há em que os aspectos que os aproximam, são quase nenhuns.
 Ambos isentos de chassis, pela opção da montagem de toda a mecânica na placa porta piloto, o primeiro aspecto a chamar a atenção, centra-se nas jantes. Tirando partido das jantes de cinco braços que servem inúmeros modelos de origem inglesa, também este Mini das terras de Sua Majestade se encontra equipado com elas. Já o Mini gaulês opta por jantes da mesma dimensão, mas de desenho único e completamente fechadas.

 Através dos vidros, consegue também perceber-se a existência  de piloto do lado direito e pendura à esquerda no Mini amarelo e apenas a existencia do piloto e aqui, do lado esquerdo, no vermelho. As cabeças também são distintas entre eles.
A imagem inferior mostra bem a quantidade de bonecos existentes em cada um deles, mas sobretudo uma placa porta pilotos bem distinta, sobretudo na secção frontal.

A enganadora aparência da placa portadora do conjunto mecânico, esconde inúmeras diferenças. A versão inglesa serve-se de adaptadores para fixar o motor, enquanto o concorrente francês se serve de aplicação directa, por pressão. Mas a restante placa mostra-se substancialmente diferente, sobretudo na secção frontal que depois fica escondida debaixo do capô. Ainda que se sirvam de um motor com a mesma referência, o Johnson 111, o motor inglês encontra-se bobinado com fio vermelho, enquanto a versão francesa usa fio amarelo. Note-se que a opção deste motor acabaria em séries mais recentes, por ser mudada, mas apenas nos modelos ingleses. Os pinhões são também de tamanhos diferentes, embora com o mesmo número de dentes. O eixo traseiro na versão britânica encaixa no "chassis" através de chumaceiras plásticas e usa uma cremalheira de côr amarela, enquanto no concorrente estas passam a ser de bronze e a cremalheira, a ser preta.

Mas um dos aspectos mais diferenciadores entre eles, encontra-se no conceito do patilhão pela qual cada um dos fabricantes optou. Se o modelo britânico opta por um conceito mais tradicional, a versão francesa recorre a uma inversão deste órgão. Ou seja, virado para o lado interior, consegue assim que se torne mais escondido e invisível pela parte de fora da carroçaria.

 Afinal, dois modelos tão iguais mas com diferenças tão significativas.

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