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sábado, 11 de abril de 2020

Ainda o Opel Manta, agora 4X4

  Terão já percebido que entre mim e o Opel Manta da Avant Slot, existe uma ligação próxima, muito por culpa da minha paixoneta pelas provas maratona. Isto porque este modelo foi também um dos participantes do Dakar em várias edições. Mas como a Avant Slot não consegue dar o salto para nenhuma destas versões "Dakarianas", acabei eu por fazer a minha própria obra caseira.
 Uma vez que a MSC/Scaleauto disponibilizou um chassis plástico regulável em comprimento e dotado de tracção integral com características universais, parti de um destes chassis e uma carroçaria do Opel Manta da Avant Slot, para fazer o meu próprio TT.
 Mini, Peugeot 205, 406, Prosche 959 e Range Rover, foram modelos que repartiram este mesmo chassis, o que mostra a sua polivalência. Como tal, deveria também ser um bom princípio para o meu protótipo.



O trabalho de adaptação encontra-se algo simplificado, pois o pilar de fixação traseiro da carroçaria, coincide com o apoio das furações do próprio chassis, onde necessita apenas que se faça um furo central. Houve então necessidade de fazer apenas um adaptador para a frente. Depois de regulado o comprimento entre eixos de maneira a que se ajustasse essa medida com o comprimento entre as cavas das rodas, criei um suporte de fixação aos pilares da carroçaria com o comprimento necessário até à furação do chassis. Esse suporte serviu ainda pela parte de cima, como base para suporte de algum lastro, de forma a que nos saltos, a frente do modelo tenha tendência para cair o mais rápido possível.
 As únicas alterações necessárias na carroçaria, prendem-se com o as cavas das rodas frontais, onde há necessidade de se cortar um pouco de maneira a aumentar o diâmetro das mesmas e na placa porta pilotos do habitáculo, onde será obrigatório fazerem-se dois furos redondos, de forma a que os amortecedores traseiros possam desempenhar as suas funções. Tirando isso, nada mais há a fazer. Um trabalho bem simples, para um resultado final extraordinário.
Quanto à preparação do chassis, este requer algum trabalho. Tratando-se de chassis plásticos e que por consequência disso, extremamente leves para a melhor das práticas da modalidade TT, não se consegue deles retirar o melhor rendimento, sem que haja a tarefa de os fazer engordar. Isso faz-se através de recurso a lastros, que vão sendo feitos e adicionados à medida, até um limite que normalmente os regulamentos estipulam. Por outro lado, excesso de peso poderá também ser prejudicial para as mecânicas, sobretudo o motor. A imagem que acima se mostra não corresponde ao chassis montado no Opel deste artigo, mas sim do Porsche 959 que acabaria mesmo por conseguir o título de Campeão Nacional de Espanha, na categoria destinada aos modelos deste fabricante. Por essa razão, neste chassis mostra-se a tracção frontal a ser feita por elástico e a de trás por correia dentada. No caso deste Manta, esta passou as ser feita também por correia dentada ao eixo frontal, o que lhe confere uma característica dinâmica incomparavelmente mais eficaz. Também o braço basculante que sustenta o patilhão passou a ser mais comprido, proporcionado por uma frente da carroçaria mais longa, facilitando substancialmente a altura e amplitude dos saltos. Além disso, qualquer deles usufrui também de uma pequena mola no patilhão que reduz de alguma maneira os impactos aquando das quedas.

 O trabalho das suspensões tem também de ser revisto, através da adaptação de molas com vista ao aumento da eficácia nos sinuosos terrenos a que sujeitaremos estas prodigiosas máquinas, bem como as jantes e pneus, mais apropriados às necessidades específicas do mundo dos Todo Terreno.


 A imagem inferior não mostra ainda a tracção frontal a ser feita por correia dentada, mas é uma evidente necessidade, com o inevitável ganho de eficácia.
Mas atenção, não se iludam, um modelo assim preparado passará a integrar o grupo T3 das provas de TT, ou seja, das mais portentosas máquinas que poderemos encontrar neste mundo em que tudo se admite e  por isso, um carrinho assim preparado não teria qualquer hipótese de lutar frente a estas verdadeiras bestas, pelas posições cimeiras, mas garanto que proporciona um gozo de pilotagem indescritível. Fiquei muito contente com o meu e pode até ser que um dia, lá surja um qualquer grupo onde possa ser integrado.
Outra chamada de atenção, prende-se com a qualidade destes chassis. Se existiram chassis como o que apliquei neste Opel que aguentam toda a pancada, surgiram séries que partiam ao mínimo aperto de regulação dos chassis. Portanto, há necessidade de alguma sorte no que respeita à sua qualidade.

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