Abarcando quase todo o tipo de modalidades associadas à competição, os camiões terão sido uma das mais extraordinárias e exuberantes temáticas em que se terá envolvido.
E como o acompanhamento desta modalidade tem sido uma constante ao longo dos anos por parte deste fabricante, temos conseguido por essa razão assistir às mais recentes aparições dos criadores destes brutais camiões e seguir a evolução que estes monstros do asfalto têem seguido no panorama das competições internacionais.
E ao nível das miniaturas editadas, se tal como as restantes gamas não se têem mostrado famosos relativamente à sua dinâmica, algumas evoluções terão no entanto acontecido, onde não chegaram a faltar até, camiões da série "Fly Racing".
Mas pessoalmente vejo-as mais como objecto de colecção, pelo que me maravilho com estas preciosidades enquanto recheadas de pormenores se encontram.
Este Renault MKR foi a última criação deste fabricante e encontra-se genialmente reproduzido. Uma peça soberba de se lhe tirar o chapéu.
O Buggyra MK R08 havia sido o anterior modelo a chegar até nós, no que terá igualmente tido, aliás à imagem de todos os outros, também um extraordinário cuidado na sua recriação.
Pode gostar-se ou não, mas não poderemos pôr em causa a tremenda qualidade enquanto réplica que cada um representa.
Modelos para serem verdadeiramente admirados.
O estranho Buggyra MK002 tem já enquanto modelo de slot, alguns anos, mas é para mim um dos mais curiosos e interessantes modelos editados.
Os pormenores que consigo arrastam, fazem deles preciosos exemplares de colecção.
Outros modelos como o Man, Mercedes e Sisu, mais antigos são, mas todos eles representando muito bem a evolução dos tempos nesta matéria das lutas dos pesos pesados.
Mas se a primazia desta temática ligada ao mundo do asfalto pertenceu a este fabricante, no que respeita aos domínios dos terrenos fora da estrada, esses pertenceram a outro gigante, a Avant Slot.
Terão sido neste fabricante inúmeras as versões editadas, tendo mesmo surgido evoluções, tendo-se passado dos chassis de duplo motor que permitia tracção frontal por cremalheira, para um chassis de uma motorização apenas, simplificando imenso todo o sistema, mas sobretudo, reduziu-se ao peso e aos atritos.
Acabariam mesmo por reproduzir a versão do Man de três eixos, com tracção a ambos os eixos posteriores e ainda ao eixo da frente.
Claro que entre as versões de asfalto editadas pela Fly e estes, as diferenças do conceito mecânico para cada um são imensas, devido à especificidade dos terrenos onde cada um deles terá de rodar.
E assim, estes, para além de um patilhão inserido num braço basculante, encontram-se também equipados de amortecedores. A tracção deixa de ser exclusivamente ao eixo posterior, fazendo-se aqui a tracção a um dos eixos por pinhão/cremalheira e aos restantes, através do uso de polias e elásticos.
Mas na prática, apesar de todas as boas vontades, encontram-se bastante limitados pelas jantes de plástico que não garantem fixação suficiente aos eixos, e pela falta de eficácia do conjunto, tanto quanto seria desejável.
Mas seria injusto não focar aqui um dos pioneiras nesta matéria. A Scalextric/SCX editou muito antes de todos os outros, o seu camião de corridas da marca Mercedes. E para dizer a verdade, ainda que limitado por uma motorização pouco evoluída, nem se portavam nada mal.
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